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Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversa - Exercícios Resolvidos de C++Quantidade de visualizações: 285 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C++ que leia um número de 3 dígitos e o inverta, escrevendo o número lido e o invertido. Por exemplo, se o usuário informar o valor 753, seu programa deverá invertê-lo, resultando em 357. Seu programa deverá exibir a seguinte saída: Observação: Seu código deverá usar apenas os operadores matemáticos disponíveis, por padrão, na linguagem C++. Informe um valor inteiro de três dígitos: 753 O valor original é: 753 O valor invertido é: 357 Veja a resolução comentada deste exercício usando C++ console (modo texto): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas para a resolução do exercício int numero, temp, inverso; // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro // na faixa 100 a 999 (incluindo) cout << "Informe um valor inteiro de três dígitos: "; // vamos ler o valor informado cin >> numero; // vamos verificar se o valor está na faixa permitida if(numero < 100 || numero > 999){ cout << "Valor fora da faixa permitida" << endl; } else{ // vamos criar uma variável temporária para // manter intacto o valor lido temp = numero; inverso = 0; // guardará o valor invertido // vamos inverter o valor agora while(temp != 0){ inverso = (inverso * 10) + (temp % 10); temp = temp / 10; } // vamos mostrar o resultado cout << "O valor original é: " << numero << endl; cout << "O valor invertido é: " << inverso << endl; } cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
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GNU Octave ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Pesquisa Operacional |
Exercício Resolvido de Octave - Programação Linear - Um fazendeiro decidiu misturar duas rações, a Ração X e a Ração Y. Cada porção de ração dada aos animaisQuantidade de visualizações: 179 vezes |
Pergunta/Tarefa: Este exercício de Octave aborda o uso da função glpk() para resolver um problema de Pesquisa Operacional usando Programação Linear. 1) Um fazendeiro decidiu misturar duas rações, a Ração X e a Ração Y. Cada porção de ração dada aos animais exige 60g de proteína e 30g de gordura. A Ração X possui 15g de proteína e 10g de gordura, e custa R$ 80,00 a unidade. A Ração Y apresenta 20g de proteína e 5g de gordura e custa R$ 50,00 a unidade. Quanto de cada ração deve ser usada para minimizar os custos do fazendeiro? Sua saída deverá ser parecida com: A solução para o problema de minimização é: x = 2.40 y = 1.20 O custo mínimo é: 252.00 Antes de passarmos ao código Octave, vamos fazer a modelagem matemática do problema. O primeiro passo é identificar as variáveis. Assim, vamos chamar de x o número de unidades da Ração X e de y o número de unidades da Ração Y. Veja: x = Número de unidades da Ração X y = Número de unidades da Ração Y E então temos a função custo: custo = 80x + 50y A primeira restrição diz respeito à quantidade de proteína em cada porção de ração. Sabendo que a Ração X apresenta 15g de proteína e a Ração Y apresenta 20g de proteína nós temos: R1: 15x + 20y >= 60 (proteína) A segunda restrição diz respeito à quantidade de gordura em cada porção de ração. Sabendo que a Ração X apresenta 10g de gordura e a Ração Y apresenta 5g de gordura nós temos: R2: 10x + 5y >= 30 (gordura) As restrições R3 e R4 dizem respeito à não negatividade das variáveis de decisão: R3: x >= 0 R4: y >= 0 Veja agora o código Octave completo (pesquisa_operacional.m): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos começar definindo a matriz que representa a função de # minimização c = [80.0, 50.0]'; # agora a matriz de restrições A = [15, 20; 10, 5]; b = [60, 30]'; # as restrições de não negatividade e o limite superior lb = [0, 0]'; ub = []; # definimos as restrições como limites inferiores ctype = "LL"; # indicamos que vamos usar variáveis contínuas (não inteiros) vartype = "CC"; # vamos usar minimização, por isso definimos o valor 1. Se fosse # maximização o valor seria -1 s = 1; # definimos os parâmetros adicionais param.msglev = 1; param.itlim = 100; # e chamamos a função glpk() [xmin, fmin, status, extra] = glpk(c, A, b, lb, ub, ctype, vartype, s, param); # mostramos a solução para o problema de minimização printf("A solução para o problema de minimização é:\n\n"); printf("x = %.2f\n", xmin(1)); printf("y = %.2f\n", xmin(2)); # para finalizar vamos mostrar o custo mínimo printf("\nO custo mínimo é: %.2f\n\n", fmin); Ao executar o código você perceberá que, para minimizar os custos do fazendeiro, deverão ser usados na mistura 2,4 unidades da Ração X e 1,2 unidades da Raça Y, a um custo mínimo de R$ 252,00. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como verificar se uma determinada data é um dia útil usando PHPQuantidade de visualizações: 13070 vezes |
Nesta dica eu mostro como é possível usar um código PHP para verificar se uma determinada data é um dia útil. Para isso nós usamos o argumento "w" para retornar um valor inteiro para o dia da semana e testamos se ele é diferente de 0 e 6, ou seja, sábado e domingo. Veja o código PHP completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos PHP</title> </head> <body> <?php // data: 22/11/2006 $data = mktime(0, 0, 0, 11, 22, 2006); $dia_semana = date("w", $data); // domingo = 0; // sábado = 6; // verifica sábado e domingo if(($dia_semana != 0) && ($dia_semana != 6)){ echo "Esta data é um dia útil"; } else{ echo "Esta data NÃO é um dia útil"; } ?> </body> </html> Quando executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Esta data é um dia útil |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
POO - Programação Orientada a Objetos - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 2 - A classe Circulo (construtores, métodos, getters e setters e encapsulamento)Quantidade de visualizações: 18831 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma classe Circulo para representar círculos. Esta classe deverá conter os seguintes atributos e métodos: a) Uma variável privada do tipo double chamada raio que guardará o valor do raio atual do circulo. b) Métodos get() e set() públicos que permitem definir e acessar o valor da variável raio. c) Um construtor que recebe o valor do raio como argumento. d) Um método getArea() que calcula e retorna a área do círculo. e) Um método getCircunferencia() que calcula e retorna a circunferência do círculo. f) Um método aumentarRaio() que recebe um valor double e o usa como percentual para aumentar o raio do círculo. Crie uma classe contendo um método main() para testar a funcionalidade da classe Circulo. Eis um exemplo de entrada e saída: Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: Circulo.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Circulo{ private double raio; // guarda o raio atual do círculo // construtor que recebe o valor do raio como argumento public Circulo(double raio){ this.raio = raio; } // permite obter o raio do círculo public double getRaio(){ return raio; } // permite definir o raio do círculo public void setRaio(double raio){ this.raio = raio; } // obtém a área do círculo public double getArea(){ double area = Math.PI * Math.pow(this.raio, 2); return area; } // obtém a circunferência do círculo public double getCircunferencia(){ double circunferencia = (2 * Math.PI) * this.raio; return circunferencia; } // permite aumentar o raio de acordo com uma porcentagem fornecida public void aumentarRaio(double porcentagem){ this.raio = this.raio + (porcentagem / 100.0) * this.raio; } } Veja agora o método main() que nos permite testar a funcionalidade da classe Circulo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe Circulo Scanner entrada = new Scanner(System.in); System.out.print("Informe o raio do círculo: "); double raio = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); Circulo c = new Circulo(raio); // vamos mostrar o valor do raio atual System.out.println("Raio: " + c.getRaio()); // vamos mostrar a área System.out.println("Área: " + c.getArea() + " metros quadrados"); // vamos mostrar a circunferência System.out.println("Circunferência: " + c.getCircunferencia() + " metros"); // vamos aumentar o raio do circulo em uma determinada porcentagem System.out.print("\nInforme o percentual de aumento do raio: "); double percentual = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); c.aumentarRaio(percentual); // vamos mostrar o valor do raio atual System.out.println("Raio: " + c.getRaio()); // vamos mostrar a área System.out.println("Área: " + c.getArea() + " metros quadrados"); // vamos mostrar a circunferência System.out.println("Circunferência: " + c.getCircunferencia() + " metros"); } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como excluir um diretório em C# usando a função Delete() da classe DirectoryInfoQuantidade de visualizações: 9936 vezes |
O método Delete() da classe DirectoryInfo do C# é muito útil quando precisamos excluir um diretório. Esta função é do tipo void, ou seja, não retorna nada. Veja um código completo demonstrando o seu uso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.IO; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // vamos criar uma nova instância da classe DirectoryInfo DirectoryInfo dir = new DirectoryInfo(@"C:\estudos_csharp\imagens"); // vamos tentar excluir o diretório try { dir.Delete(); Console.WriteLine("Diretório excluído com sucesso."); } catch (Exception e) { Console.WriteLine("Não foi possível excluir o diretório: {0}", e.ToString()); } Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Diretório excluído com sucesso. Se o diretório a ser excluido não estiver vazio, a chamada ao método System.IO.DirectoryInfo.Delete() poderá gerar o seguinte erro: Não foi possível excluir o diretório: System.IO.IOException: A pasta não está vazia. : 'C:\estudos_csharp\imagens' at System.IO.FileSystem.RemoveDirectoryInternal(String fullPath, Boolean topLevel, Boolean allowDirectoryNotEmpty) at System.IO.FileSystem.RemoveDirectory(String fullPath, Boolean recursive) at System.IO.DirectoryInfo.Delete() at Estudos.Principal.Main(String[] args) in C:\estudos_c#\Estudos\Principal.cs:line 12 |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o tamanho de uma string em Ruby usando o método length da classe StringQuantidade de visualizações: 9025 vezes |
Em várias situações nós precisamos obter o tamanho, ou seja, o comprimento ou quantidade de caracteres de uma palavra, frase ou texto em Ruby. Para isso nós podemos usar a função length da classe String. Esta função é chamada em um objeto String e retorna o seu tamanho com um inteiro. Veja um exemplo completo de seu uso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # declara e inicializa uma variável string nome = "Osmar J Silva" # obtém a quantidade de caracteres na string quant = nome.length # exibe o resultado puts("A string contém " + quant.to_s + " caracteres") Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A string contém 13 caracteres |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby |
Veja mais Dicas e truques de Ruby |
Dicas e truques de outras linguagens |
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