Você está aqui: AutoCAD Civil 3D .NET C# ::: Dicas & Truques ::: Alinhamento - Alignment

Como pedir para o usuário selecionar um alinhamento no Civil 3D usando a função GetEntity() do AutoCAD Civil 3D .NET C# API

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Em várias situações nós precisamos pedir para o usuário selecionar um alinhamento e, após a seleção, obter o id do alinhamento selecionado para efetuarmos alguma operação nele. Para isso nós podemos usar a função GetEntity() do objeto Editor da AutoCAD Civil 3D .NET C# API.

O primeiro passo é criar um objeto PromptEntityOptions passando a mensagem para o usuário selecionar o alinhamento. Se o usuário selecionar outro objeto que não seja um alinhamento, a mensagem definida em SetRejectMessage é exibida. Note o uso de AddAllowedClass para permitir a seleção apenas de objetos da classe Alignment ou derivadas dela.

Depois de solicitar a seleção, nós obtemos um objeto ObjectId, que é retornado pela função GetEntity().

Veja o código AutoCAD Civil 3D .NET C# completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;
using Autodesk.AutoCAD.Runtime;
using Autodesk.Civil.ApplicationServices;
using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices;
using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices;
using Autodesk.AutoCAD.EditorInput;
using Autodesk.Civil.DatabaseServices;

namespace Estudos {
  public class Class1 : IExtensionApplication {
    [CommandMethod("Alinhamento")]
    public void Alinhamento() {
      // vamos obter uma referência ao documento atual do Civil 3D
      CivilDocument doc = CivilApplication.ActiveDocument;

      // obtemos o editor
      Editor editor = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.Editor;

      // vamos iniciar um nova transação
      using (Transaction ts = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.
        Database.TransactionManager.StartTransaction()) {
        try {
          // vamos pedir para o usuário selecionar o alinhamento
          PromptEntityOptions opt = new PromptEntityOptions(
            "\nSelecione um alinhamento");
          opt.SetRejectMessage("\nO objeto precisa ser um alinhamento.\n");
          opt.AddAllowedClass(typeof(Alignment), false);
          
          // vamos obter o id do alinhamento selecionado
          ObjectId id_alinhamento = editor.GetEntity(opt).ObjectId;

          editor.WriteMessage("\nO id do alinhamento selecionado é: " +
            id_alinhamento + '\n');
        }
        catch (System.Exception e) {
          // vamos tratar o erro 
          editor.WriteMessage("Erro: {0}", e.Message);
        }
      }
    }

    public void Initialize() {
      // pode deixar em branco
    }

    public void Terminate() {
      // pode deixar em branco
    }
  }
}

Ao executar este código AutoCAD Civil 3D .NET C# nós teremos o seguinte resultado:

O id do alinhamento selecionado é: (1455527762496)

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MySQL ::: Dicas & Truques ::: Chaves, Índices e Restrições de Integridade Referencial

Como adicionar uma chave primária a uma tabela MySQL usando o comando ALTER TABLE ADD PRIMARY KEY

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Em algumas situações poderá ocorrer a necessidade, talvez por motivos de manutenção na base de dados, de criar uma chave primária para uma tabela MySQL já existente. Isso pode ser feito com o auxílio do comando DDL ALTER TABLE ADD PRIMARY KEY.

Comece criando uma tabela livros sem chave primária. Veja o comando CREATE TABLE:

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CREATE TABLE livros(
  id int(11) unsigned NOT NULL,
  titulo varchar(45) NOT NULL,
  paginas int(10) unsigned NOT NULL
)ENGINE=InnoDB;

Se dispararmos um comando DESCRIBE livros veremos a seguinte estrutura:

Field     Type               Null     Key    Default   Extra    
id        int(11) unsigned   NO       -      -         -      
titulo    varchar(45)        NO       -      -         -      
paginas   int(10) unsigned   NO       -      -         -
Como podemos ver, a tabela livros realmente não possui uma chave primária. Sendo assim, vamos usar o comando ALTER TABLE ADD PRIMARY KEY para adicionar uma chave primária ao campo id. Veja:

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ALTER TABLE livros ADD PRIMARY KEY(id);

Dispare o comando DESCRIBE livros novamente e veja o resultado. Agora o campo id está marcado como chave primária:

Field     Type               Null     Key    Default   Extra    
id        int(11) unsigned   NO       PRI    -         -      
titulo    varchar(45)        NO       -      -         -      
paginas   int(10) unsigned   NO       -      -         -



Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Como pesquisar um item em uma lista Python e retornar seu índice usando a função index()

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Em algumas situações nós precisamos pesquisar um item em uma List do Python e retornar o índice de sua primeira ocorrência. Para isso nós podemos usar o método index(), que aceita uma string, um number, um object, etc, e retorna o índice da primeira posição do item dentro da lista.

Veja um exemplo de seu uso:

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"""
  Este exemplo mostra como pesquisar um item em
  uma lista. Se o item for encontrado, seu índice é
  retornado. Do contrário uma exceção do tipo ValueError
  é levantada.
"""

def main():
  # cria uma lista de inteiros
  valores = [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18]

  try:
    indice = valores.index(13)
  except ValueError:
    print("O valor pesquisado nao foi encontrado")
  else:
    print("O valor foi encontrado no índice", indice)
    
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O valor pesquisado não foi encontrado.

Note que no exemplo nós usamos um bloco try..except para tratar a exceção ValueError, disparada quando o item pesquisado por meio da função index() não for encontrado na List. Veja:

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Exception has occurred: ValueError
13 is not in list



PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover os espaços em excesso de uma string e deixar apenas um espaço entre as palavras usando a função preg_replace() e expressões regulares do PHP

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Nesta dica mostrarei como é possível tirar proveito da função preg_replace() da linguagem PHP para retirar os espaços em excesso de uma frase ou texto. Note o uso da função trim() para remover também os espaços antes e depois da frase ou texto.

Veja o código completo para o exemplo:

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<?php
  // uma frase com excesso de espaços 
  // vamos deixar apenas um espaço entre as palavras
  $frase = "   Gosto muito de   programar em    PHP  ";
  $frase2 = trim(preg_replace('/\s\s+/',' ', $frase));
  echo "Com espaços: " . $frase . "<br>";
  echo "Sem espaços: " . $frase2; 
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Com espaços:  Gosto muito de   programar em  PHP
Sem espaços: Gosto muito de programar em PHP


Pode ser necessário você olhar no código fonte da página HTML para visualizar melhor o resultado.


C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios

Arquivos e diretórios em C++ - Como escrever em arquivos usando a função WriteFile() da API do Windows

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A função WriteFile() da Win32 API é útil quando precisamos escrever em arquivos. Esta função foi projetada para escritas síncronas e assíncronas, enquanto WriteFileEx() é somente para escritas assíncronas.

Veja o protótipo desta função:

BOOL WINAPI WriteFile(
  HANDLE hFile,
  LPCVOID lpBuffer,
  DWORD nNumberOfBytesToWrite,
  LPDWORD lpNumberOfBytesWritten,
  LPOVERLAPPED lpOverlapped
);


Antes de escrevermos em um arquivo, é importante entendermos o significado dos parâmetros da função WriteFile():

a) HANDLE hFile - Este é o handle para o arquivo no qual queremos escrever. Este handle deve ser criado com os direitos de acesso de escrita GENERIC_WRITE.

b) LPCVOID lpBuffer - Um ponteiro para o buffer que contém os dados que serão escritos no arquivo.

c) DWORD nNumberOfBytesToWrite - O número de bytes a serem escritos no arquivo.

d) LPDWORD lpNumberOfBytesWritten - Um ponteiro para uma variável que receberá o número de bytes escritos. A função WriteFile() define o valor desta variável como zero antes de fazer seu trabalho ou verificação de erro.

d) LPOVERLAPPED lpOverlapped - Um ponteiro para um estrutura OVERLAPPED. Esta estrutura é exigida se o handle para o arquivo for obtido usando FILE_FLAG_OVERLAPPED para o parâmetro dwFlagsAndAttributes da função CreateFile(). Geralmente usamos NULL para este parâmetro.

Veja um trecho de código no qual usamos a função WriteFile() para escrever duas linhas em um arquivo texto:

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#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // dados a serem escritos no arquivo
  CHAR frase[80];
  DWORD nOut; // bytes escritos
  
  // nome do arquivo
  CHAR arquivo[] = "C:\\testes.txt";
  
  // vamos abrir o arquivo para escrita.
  // se o arquivo não existir nós vamos criá-lo.
  HANDLE hArquivo = CreateFile(arquivo, GENERIC_WRITE, 0, NULL,
    CREATE_ALWAYS, FILE_ATTRIBUTE_NORMAL, NULL);

  if(hArquivo == INVALID_HANDLE_VALUE){
    cout << "Erro ao abrir o arquivo: " << GetLastError() << endl;
  }
  else{
    // arquivo aberto com sucesso. Vamos escrever
    
    // dados a serem escritos no arquivo
    CHAR frase1[80] = "Programar em C++ é bom demais\r\n";
    CHAR frase2[80] = "E a Win32 é da hora!!!!";
    DWORD nOut; // bytes escritos
    
    // vamos escrever a primeira frase
    WriteFile(hArquivo, frase1, strlen(frase1), &nOut, NULL);
    cout << nOut << " bytes foram escritos. " << endl;
    
    // vamos escrever a segunda frase
    WriteFile(hArquivo, frase2, strlen(frase2), &nOut, NULL);
    cout << nOut << " bytes foram escritos. " << endl;   
  }
    
  // vamos fechar o handle
  CloseHandle(hArquivo);
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string é maior, menor ou igual a outra em C# usando o método Compare()

Quantidade de visualizações: 11549 vezes
Em algumas situações nós precisamos fazer a comparação de duas palavras, frase ou texto e verificar se as duas strings são iguais ou se uma é maior ou menor que a outra. Para isso nós podemos usar a função Compare() da classe String da linguagem C#.

Este método retorna maior que 0 se a primeira string for maior que a segunda, menor que 0 se a primeira string for menor que a segunda e 0 se as duas strings forem iguais.

Veja um código C# completo demonstrando o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string palavra1 = "aacd";
      string palavra2 = "abcd";

      if (String.Compare(palavra1, palavra2) > 0) {
        Console.WriteLine("Palavra1 é maior que palavra2");
      }
      else if (String.Compare(palavra1, palavra2) < 0) {
        Console.WriteLine("Palavra1 é menor que palavra2");
      }
      else {
        Console.WriteLine("Palavra1 é igual a palavra2");
      }

      Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executarmos este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Palavra1 é menor que palavra2


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

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