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Como desenhar um triângulo de números em C++ usando laços - Desafio de Programação Resolvido em C++Quantidade de visualizações: 749 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C++ para imprimir uma triângulo de números. Este desafio é muito parecido com a pirâmide de números que já vimos em outras dicas e exercícios aqui no site. Seu código deverá solicitar o número de linhas e desenhar o triângulo no seguinte formato: Informe a quantidade de linhas: 8 1 121 12321 1234321 123454321 12345654321 1234567654321 123456787654321 Veja a resolução comentada deste exercício usando C++: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int n, i, j, k, x; // vamos ler a quantidade de linhas cout << "Informe a quantidade de linhas: "; cin >> n; // um laço que repete na mesma quantidade de // linhas informadas for(i = 1; i <= n; i++){ // preenchemos com n - i espaços do lado // esquerdo do triângulo for(j = 1; j <= n - i; j++){ cout << " "; } // preenchemos os números em ordem crescente for(k = 1;k <= i; k++){ cout << k; } // preenchemos os números em ordem decrescente for(x = i - 1; x >= 1; x--){ cout << x; } // e colocamos uma quebra de linha aqui cout << "\n"; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
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C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
C++ do básico ao avançado - Conheça a origem da linguagem C++Quantidade de visualizações: 13505 vezes |
C++ começou como uma versão expandida de C. As extensões C++ foram inventadas primeiramente por Bjarne Stroustrup, em 1979, no Bell Laboratories em Murray Hill, New Jersey. Ele inicialmente chamou a nova linguagem de "C com classes". Contudo, em 1983 o nome foi mudado para C++. Embora C fosse uma das linguagens preferidas e mais usadas para programação profissional em todo o mundo, a invenção de C++ se fez necessária devido a um fator de programação: o aumento da complexidade. No decorrer dos anos, programas de computador se tornaram maiores e mais complexos. Mesmo sendo uma excelente linguagem de programação, C tem seus limites. Em C, uma vez que um programa atinja a marca de 25.000 à 100.000 linhas de códigos, este se torna tão complexo que é difícil analisá-lo como um todo. A manutenção de seu código se torna um pesadelo. O propósito de C++ é quebrar esta barreira. A essência do C++ é permitir que programadores compreendam e gerenciem programas cada vez mais complexos. A maioria das adições feitas ao C por Stroustrup suportam a programação orientada a objetos, às vezes chamada de POO. Stroustrup afirmou que algumas das características da orientação a objetos de C++ foram inspiradas em uma linguagem chamada Simula67. Assim, C++ representa a combinação de dois métodos poderosos de programação. Desde que C++ foi inventada, ela já passou por três revisões importantes, com adições e modificações da linguagem. A primeira revisão ocorreu em 1985 e a segunda em 1990. A terceira ocorreu durante a padronização do C++. Há vários anos que este trabalho de padronização foi iniciado. Para esta finalidade, uma associação entre a ANSI (American National Standards Institute) e a ISO (International Standards Organization) resultou em um comitê de padronização. O primeiro documento contendo o padrão proposto foi criado em 25 de janeiro de 1994. Neste documento, o comitê ANSI/ISO C++ manteve as características definidas por Stroustrup e acrescentou algumas outras. Mas, no geral, este documento inicial refletiu o estado de C++ na época. Logo após a finalização do primeiro documento de padronização C++, um evento ocorreu e com ele a linguagem foi amplamente expandida: a criação da Standard Template Library (STL) por Alexander Stepanov. A STL é um conjunto de rotinas generícas que podemos usar para manipular dados. A STL não é somente poderosa e elegante, mas também muito extensa. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um arquivo em C++ usando a função rename()Quantidade de visualizações: 11681 vezes |
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam renomear arquivos. Isso pode ser feito com o auxílio da função rename() ou _rename(), disponível no header io.h or stdio.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:int rename(const char *oldname, const char *newname); a) EINVAL - Invalid argument - Os nomes dos arquivos contém caracteres inválidos; b) ENOENT - No such file or directory - O caminho do arquivo é inválido; c) EACCESS - Acesso negado - Algum outro programa está usando este arquivo e mantém controle sobre o mesmo. Veja um trecho de código C++ no qual renomeamos um arquivo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos renomear este arquivo char arq_antigo[] = "C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt"; char arq_novo[] = "C:\\Dev-Cpp\\arquivo2.txt"; // vamos testar se o arquivo foi renomeado com sucesso if(rename(arq_antigo, arq_novo) != 0){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Arquivo renomeado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } É possível usar a versão Unicode de rename() ou _rename(). O método _wrename, também presente em io.h or stdio.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos renomear este arquivo wchar_t arq_antigo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt"; wchar_t arq_novo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\arquivo2.txt"; // vamos testar se o arquivo foi renomeado com sucesso if(_wrename(arq_antigo, arq_novo) != 0){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Arquivo renomeado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Passos Iniciais |
Como usar a função WinMain das aplicações C++ GUI usando a Windows APIQuantidade de visualizações: 9679 vezes |
Cada programa de interface gráfica escrito em C++ e usando a Windows API possui como ponto de entrada de execução, a função WinMain(). Esta função é a equivalente do main() em aplicações console. Veja sua assinatura:int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow) É possível usar esta função sem a macro WINAPI, ou seja: int WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow) O primeiro passo a observar é que esta função deve retornar um valor inteiro quando finalizar. Isso serve para informar ao sistema operacional se algum erro ocorreu durante a tentativa de sua execução. Vejamos agora uma explicação detalhada de seus parâmetros: HINSTANCE hInstance - É um handle para o módulo executável do programa (o arquivo .exe na memória). HINSTANCE hPrevInstance - Sempre NULL para programas Win32. LPSTR lpCmdLine - Os argumentos da linha de comando como uma única string. Não inclui o nome do programa. int nCmdShow - Um valor inteiro que pode ser passado para a função ShowWindow(). hInstance é usado para tarefas tais como carregar recursos ou outras que são realizadas em um módulo. Um módulo é um EXE ou DLL carregada em seu programa. hPrevInstance era usado como um handle para uma instância executada anteriormente no Win16. Este cenário não mais ocorre. Em Win32 podemos ignorar por completo este parâmetro. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
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