Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Como calcular o Índice de Massa Corporal em Java - Como calcular IMC em Java - Desafio de Programação Resolvido em JavaQuantidade de visualizações: 11133 vezes |
Pergunta/Tarefa: O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, em que a massa está em quilogramas e a altura em metros. A fórmula é a seguinte: A classificação é feita de acordo com as seguintes regras: a) < 16 - Magreza grave b) 16 a < 17 - Magreza moderada c) 17 a < 18,5 - Magreza leve d) 18,5 a < 25 - Saudável e) 25 a < 30 - Sobrepeso f) 30 a < 35 - Obesidade Grau I g) 35 a < 40 - Obesidade Grau II (severa) h) >= 40 - Obesidade Grau III (mórbida) Escreva um programa Java que leia o peso e a altura de uma pessoa e retorna seu IMC classificado de acordo com a tabela acima. Sua saída deverá ser parecida com: Informe seu peso: 82 Informe sua altura: 1.85 Seu IMC é: 23.959094229364496 Sua classificação é Saudável Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar o peso e a altura da pessoa System.out.print("Informe seu peso: "); double peso = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe sua altura: "); double altura = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos calcular o IMC double imc = peso / (altura * altura); System.out.println("Seu IMC é: " + imc); // vamos mostrar a classificação if(imc < 16){ System.out.println("Sua classificação é Magreza grave"); } else if((imc >= 16) && (imc < 17)){ System.out.println("Sua classificação é Magreza moderada"); } else if((imc >= 17) && (imc < 18.5)){ System.out.println("Sua classificação é Magreza leve"); } else if((imc >= 18.5) && (imc < 25)){ System.out.println("Sua classificação é Saudável"); } else if((imc >= 25) && (imc < 30)){ System.out.println("Sua classificação é Sobrepeso"); } else if((imc >= 30) && (imc < 35)){ System.out.println("Sua classificação é Obesidade Grau I"); } else if((imc >= 35) && (imc < 40)){ System.out.println("Sua classificação é Obesidade Grau II"); } else{ System.out.println("Sua classificação é Obesidade Grau III (mórbida)"); } System.out.println("\n"); } } |
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C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercício Resolvido de C++ - Um método recursivo que calcula o número de Fibonacci para um dado índiceQuantidade de visualizações: 479 vezes |
Pergunta/Tarefa: Observe a série de números Fibonacci abaixo: Série: 0 1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89 Índice: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Este algoritmo consiste em, dado um determinado índice, retornar o número de Fibonacci correspondente. Recursivamente, o cálculo pode ser feito da seguinte forma: fib(0) = 0; fib(1) = 1; fib(indice) = fib(indice - 2) + fib(indice - 1); sendo o indice >= 2 Os casos nos quais os índices são 0 ou 1 são os casos bases (aqueles que indicam que a recursividade deve parar). Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: int fibonacci(int indice){ // sua implementação aqui } Informe o índice: 6 O número de Fibonacci no índice informado é: 8 Veja a resolução comentada deste exercício usando C++: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> using namespace std; // assinatura da função recursiva int fibonacci(int indice); int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int indice; // vamos solicitar o índice do número de Fibonacci cout << "Informe o índice: "; // lê o índice cin >> indice; // calcula o número de Fibonacci no índice informado cout << "O número de Fibonacci no índice informado é: " << fibonacci(indice) << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } // função recursiva que o número de Fibonacci em um determinado índice int fibonacci(int indice){ if(indice == 0){ // caso base; interrompe a recursividade return 0; } else if(indice == 1){ // caso base; interrompe a recursividade return 1; } else{ // efetua uma nova chamada recursiva return fibonacci(indice - 1) + fibonacci(indice - 2); } } |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção |
Como pedir para o usuário selecionar somente um elemento no Revit usando a função PickObject() do objeto Selection da Revit C# APIQuantidade de visualizações: 143 vezes |
Durante o desenvolvimento de plug-ins e macros para o Revit usando C# e a API do Revit, nós precisamos pedir para o usuário selecionar um elemento e efetuar alguma operação com ele. Para isso nós podemos usar a função PickObject() do objeto Selection. O objeto Selection é obtido a partir de um UIDocument, que, por sua vez, é obtido usando this.ActiveUIDocument. Após a aquisição do objeto Selection, nós chamamos a função PickObject() e retornamos um objeto Reference, para representar o elemento selecionado pelo usuário na área de desenho do Revit. Se o objeto Reference retornado for diferente de null, então sabemos que o usuário selecionou o elemento e podemos proseguir com a execução do código do Plug-in ou macro. Veja o código Revit C# completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using System.Linq; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument; // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um // elemento TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um elemento"); // obtemos uma referência ao objeto Selection do // UIDocument ativo Selection selecao = uidoc.Selection; // e finalmente esperamos que o usuário selecione o elemento Reference selecionado = selecao.PickObject(ObjectType.Element); // agora testamos se o usuário realmente selecionou um // elemento if (selecionado != null) { TaskDialog.Show("Aviso", "Você selecionou um elemento."); } } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } } |
Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como gerar vetores e matrizes com números inteiros aleatórios usando a função random.randint() da biblioteca NumPy para - Machine Learning com PythonQuantidade de visualizações: 485 vezes |
Veremos nessa dica como podemos usar o método random.randint() da biblioteca NumPy para gerar vetores e matrizes já preenchidos com números inteiros aleatórios. Note que a criação de vetores e matrizes preenchidos com números randômicos é uma parte importante para o desenvolvimento de modelos de teste (test models) em Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e outras áreas de estudo que envolvem Data Science. Vamos começar com a forma mais simples do uso da função random.randint() para gerar um vetor de 10 elementos contendo números aleatórios de 0 até 10 (não incluído): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importamos o módulo random da bibliteca NumPy from numpy import random def main(): # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios # de 0 (incluído) à 10 (não incluído) valores = random.randint(10, size=10) print("O vetor gerado foi: ", valores) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código teremos um resultado parecido com: O vetor gerado foi: [0 3 2 3 8 9 3 9 6 4] Aqui nós informamos o limite alto do valor aleatório a ser gerado (mas ele não é incluído). Se quisermos limitar a faixa inferior, podemos tirar proveito dos parâmetros low e high da função randint(). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importamos o módulo random da bibliteca NumPy from numpy import random def main(): # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios # de 50 (incluído) à 101 (não incluído) valores = random.randint(50, 101, 10) print("O vetor gerado foi: ", valores) if __name__== "__main__": main() Agora o resultado será parecido com: O vetor gerado foi: [92 89 66 52 61 77 55 58 72 55] Para gerarmos uma matriz, por exemplo, de 2 linhas e 4 colunas, só precisamos gerar o vetor de números aleatórios e em seguida usar o método reshape(), também da biblioteca NumPy para converter a matriz de uma dimensão (vetor) em uma matriz de duas dimensões. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- from numpy import random def main(): # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios # de 1 (incluído) à 21 (não incluído) valores = random.randint(1, 21, 8) # agora vamos converter o vetor para uma matriz # de 2 linhas e 4 colunas valores = valores.reshape(2, 4) print("A matriz gerada foi: ", valores) if __name__== "__main__": main() Quando executamos este código nós temos um resultado parecido com: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- A matriz gerada foi: [[17 5 2 9] [14 10 10 19]] A partir da versão 1.19 da NumPy, os desenvolvedores da biblioteca recomendam o uso do método integers() do módulo default_rng(). |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
JavaScript para matemática - Como obter o menor entre dois ou mais valores numéricos usando a função min() do JavaScriptQuantidade de visualizações: 7573 vezes |
A função min() do objeto Math da linguagem JavaScript pode ser usada quando temos dois ou mais valores numéricos e gostaríamos de retornar o menor deles. Note que esta função não aceita um vetor (array) como argumento, ou seja, os valores devem ser fornecidos de forma literal ou passados como variáveis independentes. Veja o código JavaScript completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var n1 = 45; var n2 = 18; var menor = Math.min(n1, n2); document.write("O menor número é " + menor); </script> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O menor número é 18 O retorno do método min() é um objeto Number representando o menor dos valores fornecidos. Se nenhum argumento for informado, o retorno será um objeto Infinity, enquanto um objeto NaN será retornado se algum dos valores fornecidos não for um valor numérico válido. |
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando Python - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando PythonQuantidade de visualizações: 3420 vezes |
Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0). Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2: \[\vec{v} = \left(7, 6\right)\] Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D: Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9. Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6). Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras: \[a^2 = b^2 + c^2\] Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira: \[a = \sqrt{b^2 + c^2}\] Passando para os valores x e y que já temos: \[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\] Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final: \[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\] E aqui está o código Python que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # função principal do programa def main(): # vamos ler os valores x e y x = float(input("Informe o valor de x: ")) y = float(input("Informe o valor de y: ")) # vamos calcular a norma do vetor norma = math.sqrt(math.pow(x, 2) + math.pow(y, 2)) # mostra o resultado print("A norma do vetor é: %0.2f" % norma) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 7 Informe o valor de y: 6 A norma do vetor é: 9.22 Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
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JavaScript - Como testar se um ponto está dentro de um círculo em JavaScript - Desenvolvimento de Games com JavaScript |
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