Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o seu nome e seu sobrenome, cada um em variáveis separadas. Faça a validação - Desafio de Programação Resolvido em JavaQuantidade de visualizações: 230 vezes |
Pergunta/Tarefa: Este desafio de programação aborda a manipulação de strings e caracteres em Java. Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o seu nome e seu sobrenome, cada um em variáveis separadas. Faça a validação dos dados para que o sobrenome tenha no mínimo 5 caracteres. Em seguida crie uma nova string composta pela primeira letra do nome, as 5 primeiras letras do sobrenome e um número aleatório na faixa de 10 a 99. O resultado deverá ser impresso em letras maiúsculas. Sua saída deve ser parecida com: Informe o seu nome: Karla Informe o seu sobrenome: Moreira Resultado: KMOREI30 Informe o seu nome: Julio Informe o seu sobrenome: Sá O sobrenome deve ter no mínimo 5 caracteres. Informe o seu nome: Júlio Informe o seu sobrenome: Santos Resultado: JSANTO40 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Random; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // para o número aleatório Random rand = new Random(); int numero = rand.nextInt(90) + 10; // vamos pedir para o usuário informar o nome e // o sobrenome System.out.print("Informe o seu nome: "); String nome = entrada.nextLine(); System.out.print("Informe o seu sobrenome: "); String sobrenome = entrada.nextLine(); // o sobrenome possui no mínimo 5 caracteres? if(sobrenome.length() >= 5){ // vamos montar a string final String res = nome.charAt(0) + sobrenome.substring(0, 5) + numero; res = res.toUpperCase(); // e mostramos o resultado System.out.println("Resultado: " + res); } else{ System.out.println("O sobrenome deve ter no mínimo 5 caracteres."); } } } |
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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Algorítmos Úteis |
Como testar se uma palavra (ou frase) é palíndroma em JavaScriptQuantidade de visualizações: 11250 vezes |
Palíndromo é uma palavra, frase ou número que permanece igual quando lida de trás para diante. Por extensão, palíndromo é qualquer série de elementos com simetria linear, ou seja, que apresenta a mesma sequência de unidades nos dois sentidos. Uma palavra palíndroma é aquela cuja sequência de letras é simétrica, permitindo uma leitura idêntica da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda: ovo, osso, reler, anilina. Veja um código JavaScript que pede para o usuário informar um palavra e, em seguida, informa se a palavra é palíndroma ou não: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> function palin(pal){ var palindroma = true; pal = pal.toUpperCase(); for(var i = 0; i < (pal.length / 2); i++){ if(pal.charAt(i) != pal.charAt(pal.length - i - 1)){ palindroma = false; } } return palindroma; } // testa se uma palavra é palindroma var palavra = window.prompt("Informe a palavra", "palavra"); if(palin(palavra)){ alert("Esta palavra é palindroma"); } else{ alert("Esta palavra NÃO é palindroma"); } </script> </body> </html> |
C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
C# Windows Forms - Como verificar o estado da tecla Num Lock em suas aplicações C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 7892 vezes |
Em algumas situações nós precisamos verificar o estado da tecla Num Lock (que ativa ou desativa o teclado numérico), ou seja, precisamos saber se ela está ou não ativada. Em C# isso pode ser feito de duas formas: 1) A forma mais simples, oferecida no .NET Framework a partir da versão 2.0; 2) Usando código não gerenciado (unmanaged code) e acessar a API do Windows (Win32 API). Vamos começar com a forma mais fácil, disponível no .NET Framework a partir da versão 2.0: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos verificar se a tecla Num Lock está ativada if(Control.IsKeyLocked(Keys.NumLock)){ MessageBox.Show("A tecla Num Lock está ativada"); } else{ MessageBox.Show("A tecla Num Lock NÃO está ativada"); } } Aqui nós usamos o método IsKeyLocked() da classe Control e fornecemos como argumento a constante NumLock, da enumeração Keys. A segunda forma consiste em usar código não gerenciado (unmanaged code) e acessar a API do Windows (Win32 API). Para isso devemos seguir os seguintes passos: a) Adicionar using System.Runtime.InteropServices; na seção de importações. b) Adicionar o código abaixo no corpo da classe, como um método: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Função com código não gerenciado que obtém o estado de uma // determinada tecla [DllImport("user32.dll", CharSet = CharSet.Auto, ExactSpelling = true, CallingConvention = CallingConvention.Winapi)] public static extern short GetKeyState(int keyCode); c) Adicione o código abaixo no evento Click de um botão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o estado da tecla Num Lock como um boolean bool NumLock = (((ushort)GetKeyState(0x90)) & 0xffff) != 0; // vamos verificar se a tecla Num Lock está ativada if(NumLock){ MessageBox.Show("A tecla Num Lock está ativada"); } else{ MessageBox.Show("A tecla Num Lock NÃO está ativada"); } } |
C# ::: LINQ ::: LINQ to Objects |
Como retornar o maior elemento em um array de int em C# usando a função Max() do LINQQuantidade de visualizações: 726 vezes |
Nesta dica mostrarei, em um exemplo bem simples, como podemos usar o método Max() do LINQ (Language-Integrated Query) do C# para retornar o maior elemento de um vetor de inteiros. Note que temos um vetor de int com os valores {5, 2, 8, 3, 0, 1} e o valor 8 deverá ser retornado como sendo o maior. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.Linq; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // vamos construir um vetor de inteiros int[] valores = {5, 2, 8, 3, 0, 1}; // vamos obter o maior elemento do vetor int maior = valores.Max(); // vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("O maior valor é: {0}", maior); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O maior valor é: 8 Fique atento ao fato de que o método Max() pode atirar uma exceção do tipo InvalidOperation se o array ou coleção estiver vazia ou não incluir nenhum elemento que se encaixe nas condições testadas. Veja o resultado ao chamarmos este método em um vetor vazio: System.InvalidOperationException HResult=0x80131509 Message=Sequence contains no elements Source=System.Linq StackTrace: at System.Linq.ThrowHelper.ThrowNoElementsException() at System.Linq.Enumerable.Max(IEnumerable`1 source) at Estudos.Principal.Main(String[] args) in C:\estudos_c#\Estudos\Principal.cs:line 11 |
HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas |
Como carregar uma imagem (ou foto) no objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 2109 vezes |
O objeto Canvas do HTML5 nos permite carregar uma imagem ou foto em tempo de execução e desenhá-la em sua superfície. Para isso, comece criando um objeto Image para guardar a imagem temporariamente na memória:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- var imagem = new Image(); // vamos carregar a logo do nosso site imagem.src = "https://www.arquivodecodigos.com.br/logo.jpg"; O passo seguinte é adicionar um "ouvidor" de evento neste objeto Image para que ele nos avise quando a imagem estiver 100% carregada. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // vamos adicionar um "ouvidor" de evento no objeto Image imagem.addEventListener('load', desenharImagem); Pronto! Veja que agora, quando o evento load do objeto Image disparar, a função desenharImagem será chamada e a imagem será então desenhada no Canvas. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- function desenharImagem(){ // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // e finalmente desenhamos a imagem contexto.drawImage(imagem, 0, 0); } E aqui está o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>O objeto Canvas do HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> var imagem = new Image(); // vamos carregar a logo do nosso site imagem.src = "https://www.arquivodecodigos.com.br/logo.jpg"; // vamos adicionar um "ouvidor" de evento no objeto Image imagem.addEventListener('load', desenharImagem); function desenharImagem(){ // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // e finalmente desenhamos a imagem contexto.drawImage(imagem, 0, 0); } </script> </body> </html> Ao executar a página nós teremos o seguinte resultado: |
C ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como usar o tipo time_t do header <time.h> da linguagem CQuantidade de visualizações: 4823 vezes |
O tipo time_t, presente no header <time.h> é usado quando precisamos representar datas e horas e, quando necessário, efetuar operações aritméticas envolvendo as mesmas. Este tipo é obtido por meio de uma chamada à função time(). Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <time.h> int main(int argc, char *argv[]){ // declara uma variável do tipo time_t e atribui a ela // o resultado de uma chamada à função time() time_t hora_atual = time(NULL); printf("Segundos desde 01/01/1970: %d\n\n", hora_atual); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este trecho de código teremos algo parecido com: Segundos desde 01/01/1970: 1334017044 Como podemos ver, o tipo time_t é apenas um apelido para um long, como declarado no header time.h: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- typedef long time_t; Desta forma, time_t guarda a quantidade de segundos decorridos desde a meia-noite do dia 01/01/1970 UTC. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
TypeScript - Como calcular o coeficiente angular de uma reta em TypeScript dados dois pontos no plano cartesiano Delphi - Como usar o controle TStringGrid em suas aplicações Delphi - O componente TStringGrid do Delphi |
Códigos Fonte |
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