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Você está aqui: C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Um método recursivo que conta de 0 até 10 - Desafio de Programação Resolvido em C

Quantidade de visualizações: 645 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que conta e exibe os valores de 0 até 10. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

void contar_recursivamente(int n){
  // sua implementação aqui
}
Veja que o método deverá receber o valor 0 e efetuar novas chamadas a si mesmo até que os valores de 0 a 10 sejam exibidos. O ponto de parada da recursividade é a exibição do valor 10.

Sua saída deverá ser parecida com:

0  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C console:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
  
// método recursivo que conta de 0 até 10;
void contar_recursivamente(int n){
  // vamos exibir o número atual
  printf("%d  ", n);
    
  // devemos prosseguir com a recursividade?
  if(n < 10){
    // incrementa o valor de n
    n++;  
    contar_recursivamente(n); // e faz uma nova chamada recursiva
  }
}  
  
// método principal do programa  
int main(int argc, char *argv[]){
  // efetua uma chamada ao método recursivo fornecendo o primeiro valor
  contar_recursivamente(0);
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}


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Java ::: Tratamento de Erros ::: Erros de Tempo de Execução

Como corrigir um erro ClassCastException em Java - Como tratar a exceção ClassCastException do Java

Quantidade de visualizações: 16367 vezes
A exceção ClassCastException é um erro de tempo de execução que ocorre quando tentamos fazer um cast (coerção - conversão explícita) de uma classe para outra classe diferente desta ou que não seja uma superclasse desta. Em outras palavras, casts válidos para classes e interfaces devem seguir as regras abaixo:

1) Se NovoTipo é uma classe, a classe da expressão sendo convertida deve ser do tipo NovoTipo ou herdar de NovoTipo.
2) Se NovoTipo é uma interface, a classe da expressão sendo convertida deve implementar NovoTipo.

Considere o código a seguir:

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public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Object x = new Integer(0);
    System.out.println((String)x);
  }
}

Este código compila normalmente. Porém, ao ser executado, a seguinte mensagem de erro é exibida:

Exception in thread "main" 
java.lang.ClassCastException: java.lang.Integer 
cannot be cast to java.lang.String
  at Estudos.main(Estudos.java:4)


Esta mensagem nos informa que a classe Integer não pode sofrer um cast para String, uma vez que Integer não é e nem herda de String. Veja agora a nova versão:

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public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Object x = new Integer(0);
    System.out.println((Integer)x);
  }
}

Veja que agora nós estamos fazendo o cast de uma referência Object para Integer. Embora Object não seja e nem herde de Integer, o sistema de tempo de execução sabe que x guarda atualmente uma referência a um Integer:

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Object x = new Integer(0);



C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística

Exercícios Resolvidos de C# - Como calcular juros simples em C# - Um programa C# que lê o valor principal, o tempo

Quantidade de visualizações: 338 vezes
Pergunta/Tarefa:

Saber como escrever um programa C# que recebe o valor principal, o tempo e a taxa de juros e retorna os juros simples a serem pagos ou recebidos é uma habilidade que todo programador deve aprender em algum ponto de sua carreira.

Sendo assim, escreva um algoritmo em C# que pede para o usuário informar um valor a ser pago ou recebido, o tempo em dias, meses ou anos e a taxa de juros (sem dividi-la por 100) e retorne os juros simples a serem pagos ou recebidos. Note que, se você quiser mostrar o valor total a ser pago ou recebido, basta somar os juros ao valor principal.

Antes, porém, veja a fórmula do cálculo de juros simples:

\[\text{Juros} = \frac{\text{C} \times \text{i} \times \text{t}}{100}\]

Onde:

C é o valor a ser pago ou a ser recebido;
i é a taxa de juros (sem dividir por 100);
t é o tempo em dias, meses, anos, etc.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor principal: 600
Taxa de juros: 12
Informe o tempo: 5
Juros a serem pagos ou recebidos: 360.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C#:

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using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // vamos ler o valor principal
      Console.Write("Informe o valor principal: ");
      double principal = Double.Parse(Console.ReadLine());

      // agora vamos ler a taxa de juros
      Console.Write("Taxa de juros: ");
      double taxa = Double.Parse(Console.ReadLine());

      // finalmente o tempo em dias, meses, anos, etc
      Console.Write("Informe o tempo: ");
      int tempo = Int32.Parse(Console.ReadLine());

      // vamos calcular os juros
      double juros = (principal * taxa * tempo) / 100;

      // e mostramos o resultado
      Console.WriteLine("Juros a serem pagos ou recebidos: " + juros);
      
      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como criar um diretório em Ruby usando a função FileUtils.mkdir()

Quantidade de visualizações: 7853 vezes
O trecho de código a seguir mostra como criar um diretório em Ruby usando o método mkdir() da classe FileUtils. Esta função recebe uma string contendo o nome e caminho do diretório a ser criado.

Veja o código Ruby completo para o exemplo:

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require "fileutils"

# nome e caminho do diretório a ser criado
diretorio = "C:\\estudos_ruby\\escola"

# cria o diretório
if FileUtils.mkdir diretorio
  puts "Diretório criado com sucesso"
else
  puts "Não foi possível criar o diretório"
end

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Diretório criado com sucesso

Veja que, se o diretório não puder ser criado, a seguinte mensagem de erro será exibida:

C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:243:in `mkdir': File 
  exists - estudos (Errno::
EEXIST)
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:243:in `fu_mkdir'
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:172:in `mkdir'
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:171:in `each'
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:171:in `mkdir'
  from estudos.rb:7



Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout

Como posicionar os componentes nas linhas e colunas de um GridBagLayout do Java Swing usando as propriedades gridx e gridy

Quantidade de visualizações: 12077 vezes
A classe GridBagConstraints, usada para definir como os componentes serão distribuidos em um GridBagLayout, possui duas variáveis que permitem definir a linha e coluna nas quais o componente será colocado. Veja-as abaixo:

gridx - Especifica a coluna na qual o componente será colocado. A primeira coluna possui o valor 0. Esta variável pode receber também o valor RELATIVE (valor padrão). Neste caso, o componente será colocado imediatamente após o último componente inserido (na horizontal).

gridy - Especifica a linha na qual o componente será colocado. A primeira linha possui o valor 0. Esta variável pode receber também o valor RELATIVE (valor padrão). Neste caso, o componente será colocado imediatamente abaixo do último componente inserido (na vertical).

Veja um trecho de código que mostra como posicionar seis botões nas linhas e colunas de um GridBagLayout:

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import javax.swing.*;
import java.awt.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Como usar a classe GridBagLayout");

    // define o layout
    setLayout(new GridBagLayout());

    // cria o GridBagConstraints
    GridBagConstraints gbc = new GridBagConstraints();

    // adiciona componentes à janela
    gbc.gridy = 0; // linha
    gbc.gridx = 0; // coluna
    add(new JButton("Botão 1"), gbc);

    gbc.gridy = 0; // linha
    gbc.gridx = 1; // coluna
    add(new JButton("Botão 2"), gbc);

    gbc.gridy = 0; // linha
    gbc.gridx = 2; // coluna
    add(new JButton("Botão 3"), gbc);

    gbc.gridy = 1; // linha
    gbc.gridx = 0; // coluna
    add(new JButton("Botão 4"), gbc);

    gbc.gridy = 1; // linha
    gbc.gridx = 1; // coluna
    add(new JButton("Botão 5"), gbc);

    gbc.gridy = 1; // linha
    gbc.gridx = 2; // coluna
    add(new JButton("Botão 6"), gbc);
    
    setSize(350, 150);
    setVisible(true);    
  }

  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como arredondar um valor numérico de ponto-flutuante para cima usando a função ceil() do objeto Math do JavaScript

Quantidade de visualizações: 14070 vezes
A função ceil() do objeto Math do JavaScript nos permite arrendondar um valor float ou double para o próximo inteiro maior. Dessa forma, um valor 1.45 será convertido para 2. Veja o código completo para o exemplo:

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----------------------------------------------------------------------

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var valor = 2.85;
  document.write("O resultado do arredondamento de " +
    valor + " é " + Math.ceil(valor));
</script>
 
</body>
</html>

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

O resultado do arredondamento de 2.85 é 3


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

Veja mais Dicas e truques de JavaScript

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