Você está aqui: C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Escreva um programa C que vai solicitar ao usuário 5 valores do tipo int. Em seguida percorra o vetor e exiba a soma de todos os seus elementos - Exercícios Resolvidos de CQuantidade de visualizações: 523 vezes |
Exercício Resolvido de C - Escreva um programa C que vai solicitar ao usuário 5 valores do tipo int. Em seguida percorra o vetor e exiba a soma de todos os seus elementos Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que vai solicitar ao usuário 5 valores do tipo int. Em seguida percorra o vetor e exiba a soma de todos os seus elementos. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o 1.o número: 5 Informe o 2.o número: 1 Informe o 3.o número: 4 Informe o 4.o número: 8 Informe o 5.o número: 2 A soma dos elementos do vetor é: 20 Veja a resolução comentada deste exercício usando C console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ int i; // para controlar as repetições dos laços int valores[5]; // para guardar os números lidos int soma = 0; // para guardar o resultado da soma setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar 5 números inteiros for(i = 0; i < 5; i++){ printf("Informe o %d.o número: ", (i + 1)); scanf("%d", &valores[i]); } // vamos somar todos os elementos do vetor for(i = 0; i < 5; i++){ soma = soma + valores[i]; } // mostra o resultado printf("A soma dos elementos do vetor é: %d", soma); printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
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Delphi ::: Data Access Controls (Controles de Acesso a Dados) ::: TClientDataSet |
Como tornar o TClientDataSet do Delphi somente leitura usando a propriedade ReadOnlyQuantidade de visualizações: 11374 vezes |
Em algumas situações gostaríamos que um TClientDataSet fosse somente leitura, ou seja, não queremos permitir inserção, atualização ou exclusão dos dados do dataset. Para isso podemos usar a propriedade ReadOnly. Se seu valor for True, os dados do TClientDataSet serão apenas para leitura. Se o valor for False, os dados podem ser modificados e/ou novos dados podem ser inseridos no dataset. O valor padrão é False. Em tempo de design a propriedade ReadOnly do TClientDataSet pode ser ajustada selecionando-se o componente no formulário e acessando o Object Inspector. Em tempo de execução esta propriedade pode ser ajustada por meio do seguinte trecho de código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); begin // vamos tornar o TClientDataSet somente leitura ClientDataSet1.ReadOnly := True; end; Se necessário, podemos obter o valor desta propriedade em tempo de execução da seguinte forma: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); begin // vamos verificar se o TClientDataSet é somente leitura if ClientDataSet1.ReadOnly then ShowMessage('O ClientDataSet é somente leitura') else ShowMessage('O ClientDataSet NÃO é somente leitura') end; Ao executarmos este código e clicarmos no botão teremos uma mensagem parecida com: "O ClientDataSet NÃO é somente leitura". É importante observar que se tentarmos efetuar alguma operação que modifica o conteúdo de um TClientDataSet somente leitura nós teremos uma exceção do tipo: Project Project2.exe raised exception class EDatabaseError with message 'ClientDataSet1': Cannot modify a read-only dataset'. Quando ajustamos o valor da propriedade ReadOnly para True, automaticamente a propriedade CanModify do dataset é ajustada para False. Importante: Mesmo que o valor da propriedade ReadOnly seja False, os usuários ainda podem ser impedidos de modificar os dados de um client dataset se este obtém seus dados a partir de um provider (por exemplo: TDataSetProvider). A propriedade Options do provider pode limitar se os dados podem ser editados e, se puderem, os tipos de alterações permitidos. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar linhas em C# usando o método DrawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica usando C#Quantidade de visualizações: 12953 vezes |
Uma das tarefas mais simples que realizamos quando estamos desenhando em C# é o desenho de linhas. Para isso usamos o método DrawLine() da classe Graphics. Este método recebe um objeto da classe Pen (representando a cor e espessura da caneta de desenho) e as coordenadas iniciais e finais da linha a ser desenhada. Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha na cor vermelha e com a espessura de dois pixels: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha na cor vermelha e com espessura // de dois pixels g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), new Point(100, 150), new Point(400, 450)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } Execute este código e verá uma linha vermelha na vertical ser desenhada quando você clicar no botão. Aqui nós usamos dois objetos da classe Point. Um para as coordenadas iniciais (x = 100; y = 150) e outro para as coordenadas finais (x = 400; y = 450). É possível fornecer os valores das coordenadas diretamente. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), 100, 150, 400, 450); É possível também desenhar múltiplas linhas de uma só vez. Para isso podemos usar o método DrawLines(). Este método recebe um objeto da classe Pen e um array de objetos da classe Point representando as diversas coordenadas. Desta forma, todas as linhas serão conectadas. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos criar várias coordenadas x e y Point[] coordenadas = {new Point(15, 20), new Point(15, 300), new Point(400, 300), new Point(400, 20), new Point(15, 20)}; // vamos desenhar todas as linhas conectadas usando a cor azul e a // espessura de um pixel g.DrawLines(new Pen(Color.Blue, 1), coordenadas); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } Execute este código e clique no botão. Você verá um retângulo azul e com a espessura de 1 pixel ser desenhado no formulário. |
Flutter ::: Material Library - Biblioteca Material ::: TextField |
Como clicar em um botão, obter o texto digitado em um TextField do Flutter e exibí-lo em uma AlertDialogQuantidade de visualizações: 2402 vezes |
Nesta dica mostrarei como clicar em um botão, obter o texto que o usuário digitou em um TextField e exibí-lo em uma caixa de mensagem AlertDialog. Para isso vamos tirar proveito da classe TextEditingController, que nos fornece um controller que pode ser associado a uma caixa de texto. Quando o usuário clicar no botão, nós chamamos o método setState() para atualizar uma variável com o texto do controller e em seguida exibimos uma mensagem AlertDialog com o texto digitado. Veja o exemplo completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import 'package:flutter/material.dart'; // método principal do Dart, que inicia a aplicação void main() { runApp(MeuApp()); } class MeuApp extends StatelessWidget { // Este widget é a raiz da aplicação Flutter @override Widget build(BuildContext context) { return MaterialApp( title: 'Controle TextField', theme: ThemeData( primarySwatch: Colors.blue, ), home: TelaInicial(), ); } } // Vamos construir a view e retornar para a raiz da aplicação class TelaInicial extends StatefulWidget { TelaInicial({Key key}) : super(key: key); @override _TelaInicialState createState() => _TelaInicialState(); } class _TelaInicialState extends State<TelaInicial> { String nomeUsuario; // vai guarda o nome digitado no TextField // controler para o TextField TextEditingController nomeController = TextEditingController(); // método que nos permite obter o conteúdo digitado no TextField void obterTexto() { setState(() { // transferimos para a variável nomeUsuario o conteúdo // do texto do controller do TextField nomeUsuario = nomeController.text; }); // agora vamos mostrar o texto digitado em uma mensagem // AlertDialog showDialog<void>(context: context, barrierDismissible: false, builder: (BuildContext context) { return new AlertDialog( title: new Text("Texto Digitado"), content: new SingleChildScrollView( child: new ListBody( children: [ new Text("O texto digitado foi: $nomeUsuario"), ], ), ), actions: [ new FlatButton( child: new Text('OK'), onPressed: () { Navigator.of(context).pop(); }, ), ], ); }, ); } @override Widget build(BuildContext context) { // vamos criar uma caixa de texto chamada nomeTxt final nomeTxt = TextField( controller: nomeController, decoration: InputDecoration( border: OutlineInputBorder( borderRadius: BorderRadius.circular(10.0)), hintText: 'Digite seu nome' ), ); final btnNome = ElevatedButton( onPressed: obterTexto, child: Text('Clique Aqui'), ); return Scaffold( appBar: AppBar( title: Text("O Widget TextField"), ), body: Center( child: Container( child: Padding( padding: const EdgeInsets.all(20.0), child: Column( children: <Widget>[ // a caixa de texto TextField vai aqui nomeTxt, // o botão vai aqui btnNome, ], ), ), ), ), ); } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números |
Como usar o método format() da classe NumberFormat do Java para formatar um valor float ou double de acordo com as configurações regionais - RevisadoQuantidade de visualizações: 10787 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar o método format() da classe NumberFormat da linguagem Java. Esta classe está no pacote java.text e é usada para a formatação e análise de valores numéricos. Note como usei o método getInstance() sem argumentos. Isso nos permite retornar uma instância de NumberFormat de acordo com as configurações regionais da máquina na qual o código está sendo executado. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.text.NumberFormat; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos double a ser formatado double valor = 1234567.89; // vamos obter uma instância de acordo com as configurações // regionais NumberFormat nf = NumberFormat.getInstance(); // e agora usamos o método format() para formatar String numFormatado = nf.format(valor); // exibimos o valor original System.out.println("Sem formatação: " + valor); // com formatação System.out.println("Com formatação: " + numFormatado); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Sem formatação: 1234567.89 Com formatação: 1.234.567,89 Esta dica foi revisada e testada no Java 8. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar a quantidade de elementos em um array PHP usando a função sizeof()Quantidade de visualizações: 17134 vezes |
Em várias ocasiões nós precisamos retornar o tamanho de um vetor em PHP, ou seja, a quantidade de elementos do array. Para isso nós podemos usar a função sizeof(). Veja a seguir um exemplo de seu uso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?php /* Este exemplo mostra como obter a quantidade de elementos em um array usando sizeof(). */ $pessoas[0] = "Carlos"; $pessoas[1] = "Juliana"; $pessoas[2] = "Igor"; $pessoas[3] = "Marcelo"; $pessoas[4] = "Amélia"; $tam = sizeof($pessoas); echo "O array contém " . $tam . " elementos."; ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O array contém 5 elementos. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP |
Veja mais Dicas e truques de PHP |
Dicas e truques de outras linguagens |
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