C - Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos - Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
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Mais Dicas e Truques de Programação |
C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como testar se uma matriz é uma matriz identidade usando CQuantidade de visualizações: 1076 vezes |
Seja M uma matriz quadrada de ordem n. A matriz M é chamada de Matriz Identidade de ordem n (indicada por In) quando os elementos da diagonal principal são todos iguais a 1 e os elementos restantes são iguais a zero. Para melhor entendimento, veja a imagem de uma matriz identidade de ordem 3, ou seja, três linhas e três colunas: ![]() Veja um código C completo no qual nós declaramos uma matriz quadrada de ordem 3, pedimos para o usuário informar os valores de seus elementos e no final informamos se a matriz é uma matriz identidade ou não: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português int n = 3; // ordem da matriz quadrada int matriz[n][n]; // matriz quadrada int i, j, linha, coluna; int identidade = 1; // vamos pedir para o usuário informar os elementos da matriz for (i = 0; i < n; i++){ for (j = 0; j < n; j++) { printf("Elemento na linha %d e coluna %d: ", (i + 1), (j + 1)); scanf("%d", &matriz[i][j]); } } // agora verificamos se a matriz é uma matriz identidade for(linha = 0; linha < n; linha++){ for(coluna = 0; coluna < n; coluna++){ if(matriz[linha][coluna] != 1 && matriz[coluna][linha] != 0){ identidade = 0; break; } } } // agora mostramos a matriz lida printf("\n"); for (i = 0; i < n; i++) { for (j = 0; j < n; j++) { printf("%d ", matriz[i][j]); } printf("\n"); } if (identidade){ printf("\nA matriz informada é uma matriz identidade."); } else{ printf("\nA matriz informada não é uma matriz identidade."); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Elemento na linha 1 e coluna 1: 1 Elemento na linha 1 e coluna 2: 0 Elemento na linha 1 e coluna 3: 0 Elemento na linha 2 e coluna 1: 0 Elemento na linha 2 e coluna 2: 1 Elemento na linha 2 e coluna 3: 0 Elemento na linha 3 e coluna 1: 0 Elemento na linha 3 e coluna 2: 0 Elemento na linha 3 e coluna 3: 1 1 0 0 0 1 0 0 0 1 A matriz informada é uma matriz identidade. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
Como calcular fatorial em Python usando uma função recursivaQuantidade de visualizações: 14234 vezes |
Sempre que estamos no assunto de recursão (ou recursividade), um dos primeiros exemplos que vêm à nossa mente é o cálculo de fatorial, pois seu entendimento é fácil e, dessa forma, podemos nos concentrar nos aspectos da função recursiva. Na matemática, o fatorial de um número natural n, representado por n!, é o produto de todos os inteiros positivos menores ou iguais a n. O fatorial de um número n pode ser definido recursivamente da seguinte forma: 0! = 1; n! = n x (n - 1)!; sendo n > 0 Entendida esta definição, veja agora o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # função recursiva para calcular o fatorial de um número def fatorial(num): if num <= 1: return 1 else: return num * fatorial(num - 1) # função principal do programa def main(): for i in range(11): print("%2d! = %d" % (i, fatorial(i))) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: 0! = 1 1! = 1 2! = 2 3! = 6 4! = 24 5! = 120 6! = 720 7! = 5040 8! = 40320 9! = 362880 10! = 3628800 Note que aqui nós calculamos e exibimos o fatorial dos números de 0 até 10. |
wxWidgets ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais |
Como baixar, compilar a biblioteca e criar um projeto C++ wxWidgets usando o Visual Studio 2017Quantidade de visualizações: 1979 vezes |
O wxWidgets (conhecido anteriormente como wxWindows) é um toolkit para a criação de interfaces gráficas de usuário (UI) multiplataforma. É lançado sob uma licença livre, a wxWindows Library Licence. Lançada em 1992 por Julian Smart, que continua como desenvolvedor, a biblioteca wxWidgets permite que um programa seja compilado e executado em diversas plataformas de computação, com poucas ou nenhuma modificação. Ela suporta sistemas como: Microsoft Windows, Apple Inc. Mac OS, Linux/Unix (para X11). A biblioteca é implementada em C++, mas outras implementações estão disponíveis para várias das linguagens de programação mais comuns, entre elas: Python, Smalltalk, Perl e Java. Fazendo o dowload do código fonte do wxWidgets Agora que você já sabe o que é o wxWidgets, chegou a hora da notícia triste. Compilar e usar esta biblioteca em nossos programas C++ é um pesadelo, principalmente no Windows. Por isso, resolvi compartilhar com todos as minha experiência, já que o entendimento de todos os passos envolvidos me consumiu alguns finais de semana. O primeiro passo é baixar o código fonte (source code) do wxWidgets. Para isso aponte o seu navegador para https://www.wxwidgets.org. Para esta dica eu usei a versão 3.1.3 no Visual Studio 2017. Acredito que outras versões, tanto do wxWidgets quanto do Visual Studio C++ tenham procedimentos parecidos. Vá até a área de downloads e localize o instalador Windows Installer 1.3.1, com o tamanho de 53Mb. Lembre-se que estamos baixando o código fonte da biblioteca, e não os binários já prontos. Finalizado o download, faça a instalação em um diretório sem espaços. Uma boa sugestão é "C:\wxWidgets-3.1.3" Compilando o wxWidgets usando o Visual Studio 2017 Chegou a hora da compilação. Se você ainda não o fez, abra o VS 2017, vá no menu Abrir -> Pasta/Solução e navegue até o diretório C:\wxWidgets-3.1.3\build\msw. Neste diretório você encontrará projetos para as mais diferentes versões do Visual Studio. Como estamos usando o VS 2017, o projeto a ser aberto é wx_vc15.sln. Escolhe logo este arquivo e clique Abrir. Para o processo de compilação nós temos quatro opções: Debug (static), DLL Debug, DLL Release e Release (static). O Debug deixa o executável maior, porque inclui verificações de faixas e outras informações importantes para o desenvolvimento. As versões com DLL são escolhas boas, pois deixa o executável menor e agiliza o processo de compilação. O alvo da CPU pode ser Win32 ou x64, dependendo do seu desejo. Para esta dica eu usei Win32. Agora vamos compilar para estas quatro opções. Escolha a primeira (Debug), defina a CPU alvo e use a opção Compilar Solução. Pode ir buscar um cafezinho porque o processo é um pouco demorado. Faça isso com as outras três opções de compilação. Correu tudo bem? Nada de erros? Vamos continuar então. Criando o seu primeiro projeto wxWidgets para testar sua compilação Em geral, quando terminamos de compilar o wxWidgets, a primeira coisa que fazemos é abrir uma das samples (amostras) que acompanham a biblioteca, tais como a "minimal", no diretório "C:\wxWidgets-3.1.3\samples\minimal". Se você fizer isso agora, verá que esta aplicação (minimal_vc15.sln) é compilada e executada com sucesso. O problema é quando queremos construir nossa aplicação a partir deste template. O simples fato de renomearmos o projeto ou movê-lo desse diretório já trará uma dor de cabeça danada. Então vamos criar nosso próprio projeto. Feche e abra o VS 2017 novamente. Em seguida vá até o menu Arquivo -> Novo -> Projeto -> Projeto Vazio. Dê um nome e um local para este projeto, sempre sem espaços e caracteres especiais. No Gerenciador de Soluções, clique com o botão auxiliar no nó Arquivos de Origem (Source Code) e escolha Adicionar -> Novo Item. Na janela que se abrirá, escolha Arquivo do C++ (.cpp), dê o nome "Main.cpp" e clique Adicionar. Agora copie o código abaixo (retirado do manual do wxWidgets) e cole no arquivo Main.cpp: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // wxWidgets "Hello World" Program // For compilers that support precompilation, // includes "wx/wx.h". #include <wx/wxprec.h> #ifndef WX_PRECOMP #include <wx/wx.h> #endif class MyApp : public wxApp { public: virtual bool OnInit(); }; class MyFrame : public wxFrame { public: MyFrame(); private: void OnHello(wxCommandEvent& event); void OnExit(wxCommandEvent& event); void OnAbout(wxCommandEvent& event); }; enum { ID_Hello = 1 }; wxIMPLEMENT_APP(MyApp); bool MyApp::OnInit() { MyFrame *frame = new MyFrame(); frame->Show(true); return true; } MyFrame::MyFrame() : wxFrame(NULL, wxID_ANY, "Hello World") { wxMenu *menuFile = new wxMenu; menuFile->Append(ID_Hello, "&Hello...\tCtrl-H", "Help string shown in status bar for this menu item"); menuFile->AppendSeparator(); menuFile->Append(wxID_EXIT); wxMenu *menuHelp = new wxMenu; menuHelp->Append(wxID_ABOUT); wxMenuBar *menuBar = new wxMenuBar; menuBar->Append(menuFile, "&File"); menuBar->Append(menuHelp, "&Help"); SetMenuBar(menuBar); CreateStatusBar(); SetStatusText("Welcome to wxWidgets!"); Bind(wxEVT_MENU, &MyFrame::OnHello, this, ID_Hello); Bind(wxEVT_MENU, &MyFrame::OnAbout, this, wxID_ABOUT); Bind(wxEVT_MENU, &MyFrame::OnExit, this, wxID_EXIT); } void MyFrame::OnExit(wxCommandEvent& event) { Close(true); } void MyFrame::OnAbout(wxCommandEvent& event) { wxMessageBox("This is a wxWidgets Hello World example", "About Hello World", wxOK | wxICON_INFORMATION); } void MyFrame::OnHello(wxCommandEvent& event) { wxLogMessage("Hello world from wxWidgets!"); } Assim que você colar esse código, você já verá um monte de erros, várias partes do código sublinhadas de vermelho. Não se desespere que nós vamos corrigir isso agora. Clique com o botão direito no nó do seu projeto e escolha a opção Propriedades. Nessa janela, localize a opção Configuração e selecione Todas as configurações. Plataforma fica à sua escolha, Win32 (x86) ou x64. Na dúvida deixe Win32. Agora vá em C/C++, na aba Geral e localize Diretórios de Inclusão Adicionais. Clique e escolha a opção Editar. Adicione uma nova entrada para o diretório "C:\wxWidgets-3.1.3\include" (sem as aspas). Clique a opção Aplicar. Agora, ainda na opção C/C++, escolha Pré-processador, clique Editar e vamos acrescentar o valor WXUSINGDLL. Clique Aplicar novamente e vamos agora até o Veiculador (Linker). Localize Diretórios de Bibliotecas Adicionais e adicione a entrada "C:\wxWidgets-3.1.3\lib\vc_dll". Clique Aplicar. Agora mude a configuração para Release. Em seguida vá na seção C/C++, localize a opção Diretórios de Inclusão Adicionais e acrescente a entrada "C:\wxWidgets-3.1.3\lib\vc_dll\mswu" (sem aspas). Vá agora no Veiculador (Linker), opção Entrada e informe o valores wxbase31u.lib e wxmsw31u_core.lib para Dependências Adicionais, cada um em uma linha. Vamos repetir a mesma coisa para a configuração Debug. Dessa vez os valores para Dependências Adicionais na opção Entrada do Veiculador serão wxbase31ud.lib e wxmsw31ud_core.lib (cada um em uma linha). Para finalizar, vá em C/C++ e adicione "C:\wxWidgets-3.1.3\lib\vc_dll\mswud" como uma nova entrada para Diretórios de Inclusão Adicionais. Chegou o grande momento Se você seguiu todos os passos atentamente, já está pronto para compilar seu projeto. Dispare a opção Compilar e cruze os dedos. É bem provável que você já veja de cara o erro abaixo: Erro LNK2019 símbolo externo indefinido _main referenciado na função "int __cdecl invoke_main(void)" (?invoke_main@@YAHXZ) estudos C:\estudos_wxwidgets\estudos\estudos\estudos\MSVCRTD.lib(exe_main.obj) 1 Se isso acontecer, vá de novo até as propriedades do projeto, selecione Todas as Configurações, localize a opção Veiculador (Linker) e depois Sistema. Em SubSystem, troque o valor Console (/SUBSYSTEM:CONSOLE) por Windows (/SUBSYSTEM:WINDOWS). Tente compilar novamente. É provável que você encontre mais um erro, e esperamos que será o último. O programa não pode ser iniciado porque está faltando wxmsw313u_core_vc_custom.dll no seu computador. Tente reinstalá-lo para resolver esse problema. O programa não pode ser iniciado porque está faltando wxbase313u_vc_custom.dll no seu computador. Tente reinstalá-lo para resolver esse problema. Isso aconteceu porque você deve estar compilando em Debug DLL ou Release DLL (o que não é uma má idéia). Para resolver, vá até "C:\wxWidgets-3.1.3\lib\vc_dll" e copie essas duas DLLs para o diretório do seu executável (que deve estar dentro da pasta Debug ou Release) ou para o diretório Windows. A opção de colocar junto ao seu executável é melhor, pois evita o risco de erros caso você tiver versões diferentes do wxWidgets no seu sistema. Abraços e vida longa ao C/C++. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como usar nil para testar ou indicar que um ponteiro Delphi não referencia nenhuma posição de memóriaQuantidade de visualizações: 14645 vezes |
O propósito dos ponteiros é nos permitir acessar e manipular os valores de outras variáveis. Isso é feito acessando-se diretamente o endereço de memória destas variáveis. Porém, há situações nas quais queremos testar se um determinado ponteiro está realmente apontando para um local na memória. Veja o seguinte trecho de código:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var pvalor: ^integer; begin // vamos exibir o valor da variável referenciada pelo // ponteiro pvalor ShowMessage(IntToStr(pvalor^)); end; Ao executarmos este código nós teremos um valor aleatório sendo exibido (e um warning do tipo W1036 Variable 'pvalor' might not have been initialized. Isso acontece porque criamos um ponteiro para um Integer mas não indicamos o endereço da variável para a qual ele aponta, ou seja, até o momento este ponteiro é nulo (não aponta para nenhuma posição de memória). Mova a declaração do ponteiro para a seção interface e verá que código compilará mas teremos uma exceção do tipo EAccessViolation (Exception class EAccessViolation with message 'Access violation at address ... in module ...). Clássico erro de lógica. Estamos tentando acessar dados não existentes na memória. Esta situação pode ser evitada testando se o ponteiro ainda é nulo antes de tentarmos desreferenciá-lo. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos exibir o valor da variável referenciada pelo // ponteiro pvalor if pvalor = nil then ShowMessage('O ponteiro ainda é nulo.') else ShowMessage(IntToStr(pvalor^)); end; Note que movi a declaração do ponteiro para a secão interface, de forma a torná-la global. Isso evita que o ponteiro seja automaticamente inicializado (o que sempre acontece com as variáveis locais). Ao executar o código novamente você verá a mensagem indicando que o ponteiro ainda é nulo. Podemos também usar nil para, explicitamente, marcar um ponteiro como nulo, ou seja, definir que o ponteiro não aponta para nenhum local na memória. Comece declarando as variáveis abaixo na seção interface do formulário: valor: Integer; pvalor: ^Integer; Em seguida coloque o código abaixo no evento Click de um botão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos atribuir um valor à variável valor valor := 14; // vamos "apontar" nosso ponteiro para o local de // memória da variável valor pvalor := @valor; // vamos exibir o valor da variável apontada por pvalor ShowMessage(IntToStr(pvalor^)); // vamos marcar pvalor como nulo pvalor := nil; // vamos causar um EAccessViolation já que pvalor // não aponta para nenhum local na memória agora ShowMessage(IntToStr(pvalor^)); end; Sempre que marcamos um ponteiro como nil, a memória até então ocupada por ele é liberada para uso por parte do sistema operacional ou demais programas. Este procedimento ajuda a evitar os vazamentos de memória (memory leak) tão frequentes em códigos que trabalham com memória alocada dinamicamente. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C# ::: Windows Forms ::: ListBox |
Como adicionar itens a uma ListBox do C# Windows Forms via código usando o método Add()Quantidade de visualizações: 25416 vezes |
Nesta dica eu mostrarei como podemos adicionar novos itens a um controle ListBox do C# Windows Forms em tempo de execução, ou seja, quando a aplicação já estiver sendo executada. Para isso nós podemos usar o método Add() do objeto ObjectCollection da classe ListBox. Veja um trecho de código no qual inserimos quatro nomes de cidades em uma ListBox. Os itens são adicionamos no evento Click de um botão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { listBox1.Items.Add("Goiânia"); listBox1.Items.Add("São Paulo"); listBox1.Items.Add("Rio de Janeiro"); listBox1.Items.Add("Curitiba"); } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string para letras maiúsculas usando o método toUpperCase() da classe String da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 17117 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método toUpperCase() da classe String para transformar em maiúsculas todas as letras de uma palavra, frase ou texto. Veja o exemplo abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String frase = "Programar em Java é bom"; System.out.println(frase); // vamos converter para letras maiúsculas frase = frase.toUpperCase(); System.out.println(frase); System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Programar em Java é bom PROGRAMAR EM JAVA É BOM |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar o dia do mês da data atual em C# usando a propriedade Day da classe DateTimeQuantidade de visualizações: 11371 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter o dia do mês de uma determinada data em C#. Para isso nós podemos acessar a propriedade Day da estrutura DateTime. Veja em seguida um trecho de código no qual mostramos o dia do mês da data atual: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos obter a data e hora atual DateTime agora = DateTime.Now; // agora vamos obter o dia da data int dia = agora.Day; // e mostramos o resultado Console.WriteLine("O dia do mês é: {0:D}", dia); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O dia do mês é: 16 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em PHP - Como obter o dia da data atual com dois dígitosQuantidade de visualizações: 11404 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter o dia da data atual (ou qualquer outra data) como um número inteiro de dois dígitos. Para isso nós podemos usar a função date() com o argumento "d". Veja o código PHP completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $dia = date("d"); echo "O dia da data atual é: " . $dia; ?> </body> </html> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O dia da data atual é: 22 |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o comprimento da hipotenusa em C++ dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascenteQuantidade de visualizações: 1651 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar a linguagem C++ para retornar o comprimento da hipotenusa dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente. Vamos começar analisando a imagem a seguir:![]() Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras): \[c^2 = a^2 + b^2\] Tudo que temos a fazer a converter esta fórmula para código C++. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> #include <math.h> #include <cstdlib> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ float a = 20; // medida do cateto oposto float b = 30; // medida do cateto adjascente // agora vamos calcular o comprimento da hipotenusa float c = sqrt(pow(a, 2) + pow(b, 2)); // e mostramos o resultado cout << "O comprimento da hipotenusa é: " << c << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: O comprimento da hipotenusa é: 36.0555 Como podemos ver, o resultado retornado com o código C++ confere com os valores da imagem apresentada. |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como navegar (percorrer) pelas células do TDBGrid do Delphi usando a tecla EnterQuantidade de visualizações: 11640 vezes |
Há situações nas quais queremos que os usuários de nossas aplicações Delphi sejam capazes de pressionar a tecla Enter para passar (ou saltar) pelas células dos controles DBGrid. A navegação padrão é com a tecla Tab e/ou as teclas de direção. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Suponha que você tem um componente TDBGrid com o nome "DBGrid1". Vá ao seu evento OnKeyPress e modifique-o para o código abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm3.DBGrid1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char); begin // o usuário pressionou a tecla Enter? if Key = #13 then begin // ainda não estamos na última coluna if DBGrid1.Columns.Grid.SelectedIndex < DBGrid1.Columns.Count - 1 then // vamos passar para a próxima célula DBGrid1.Columns[DBGrid1.Columns.Grid.SelectedIndex + 1].Field.FocusControl else begin // vamos passar para o próximo registro da tabela DBGrid1.DataSource.DataSet.Next; DBGrid1.Columns[0].Field.FocusControl; end; end; end; Execute a aplicação e experimente o efeito. É claro que a navegação com a tecla Enter só funciona em uma direção (tal qual a tecla Tab). Para voltar para as células anteriores você ainda terá que acionar as teclas de direção. Note o uso do método Next da classe TDataSet para forçarmos o foco a ir para a próxima linha do TDBGrid. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
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