Você está aqui: C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
A cada número n lido, desenhe o histograma referente a este número, ou seja, para cada número n, exiba um linha de n caracteres "#" - Exercícios Resolvidos de CQuantidade de visualizações: 477 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que solicita ao usuário 10 números inteiros positivos maiores que 0. Use um vetor de inteiros para guardar estes números. Percorra o vetor e, para cada número, desenhe o histograma referente a este número, ou seja, para cada número n, exiba um linha de n caracteres "#". Seu código deverá, obrigatoriamente, usar o laço for (talvez laços aninhados). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o 1.o: 7 Informe o 2.o: 2 Informe o 3.o: 5 Informe o 4.o: 13 Informe o 5.o: 3 Informe o 6.o: 8 Informe o 7.o: 7 Informe o 8.o: 1 Informe o 9.o: 10 Informe o 10.o: 6 ####### ## ##### ############# ### ######## ####### # ########## ###### Veja a resolução comentada deste exercício usando C: |
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C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
C# Windows Forms - Como tratar eventos do mouse em suas aplicações C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 16231 vezes |
Aplicações de interface gráfica (GUI) em C# fazem uso extensivo do mouse e qualquer classe que herde de System.Windows.Forms.Control pode receber e tratar seus eventos. Os eventos do mouse mais comuns são pressionamento (click), liberação, movimento, etc. E cada um possui suas particularidades. Sempre que um evento do mouse ocorre, as informações sobre tal evento são fornecidas ao método de tratamento de evento por meio de um objeto da classe MouseEventArgs (alguns eventos usam EventArgs) e o delegate usado para criar os gerenciadores de eventos do mouse é MouseEventHandler. Veja, por exemplo, o tratador de evento para o evento MouseClick de um Button: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_MouseClick(object sender, MouseEventArgs e){ MessageBox.Show("Sou um Button e acabei de ser clicado!"); } A classe MouseEventArgs é muito útil, pois é ela que nos permite obter informações sobre qual botão foi pressionado, as coordenadas x e y do evento, se um duplo-clique ocorreu, etc. Veja um trecho de código no qual verificamos qual botão do mouse foi pressionado durante um evento MouseUp em um formulário: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void Form1_MouseUp(object sender, MouseEventArgs e){ if(e.Button == MouseButtons.Left){ MessageBox.Show("Fui clicado com o botão esquerdo!"); } else if(e.Button == MouseButtons.Right){ MessageBox.Show("Fui clicado com o botão direito!"); } else if (e.Button == MouseButtons.Middle){ MessageBox.Show("Fui clicado com o botão do meio!"); } else{ MessageBox.Show("O que está acontecendo?"); } } Veja os eventos do mouse que possuem um objeto da classe EventArgs: a) MouseEnter - Ocorre quando o cursor do mouse entra na área de um controle. b) MouseLeave - Ocorre quando o cursor do mouse deixa a área de um controle. c) Click - Ocorre quando clicamos na área de um controle. Note que um click do mouse envolve pressionar e liberar o botão do mouse. Veja os eventos do mouse que possuem um objeto da classe MouseEventArgs: a) MouseDown - Ocorre quando o botão do mouse é pressionado dentro da área de um controle. b) MouseHover - Ocorre quando o cursor do mouse pára sobre a área de um controle (sem clique, pressionamento ou movimento). c) MouseMove - Ocorre quando movimentamos o mouse na área de um controle. d) MouseUp - Ocorre quando o botão do mouse é liberado sobre a área de um controle. e) MouseClick - Ocorre quando clicamos na área de um controle. Note que um click do mouse envolve pressionar e liberar o botão do mouse. Há algumas diferenças significativas entre os eventos Click e MouseClick. Não deixe de consultar as outras dicas desta seção para aprofundar seus conhecimentos. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Como desenhar em um formulário C# usando o mouse - Código-fonte completoQuantidade de visualizações: 10169 vezes |
Quando estamos estudando os eventos do mouse, a primeira idéia que vem à cabeça é como usar tais eventos para escrever um programa de desenho. O código abaixo mostra como isso pode ser feito. Aqui nós usamos três eventos do mouse: MouseDown (ocorre quando o botão do mouse está pressionado), MouseUp (ocorre quando o botão do mouse é liberado) e MouseMove (ocorre quando movimentamos o mouse na superfície de um componente). Dessa forma, quando o botão do mouse é pressionado nós ativamos uma variável indicando que o movimento do mouse pode vir acompanhado de um desenho. Quando o botão do mouse é liberado nós definimos o valor desta variável como false. Isso faz com que o desenho só seja realizado se movermos o mouse com o botão pressionado. Veja o código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Threading.Tasks; using System.Windows.Forms; namespace EstudosWindowForms { public partial class Form1 : Form { // indica se podemos ou não desenhar no formulário bool pintar = false; public Form1() { InitializeComponent(); } private void Form1_MouseDown(object sender, MouseEventArgs e) { // podemos iniciar o desenho pintar = true; } private void Form1_MouseUp(object sender, MouseEventArgs e) { // vamos parar de desenhar pintar = false; } private void Form1_MouseMove(object sender, MouseEventArgs e) { // vamos desenhar? if (pintar) { // o botão do mouse está pressionado // vamos desenhar um círculo na posição atual do mouse Graphics g = CreateGraphics(); g.FillEllipse(new SolidBrush(Color.Maroon), e.X, e.Y, 5, 5); g.Dispose(); } } } } |
JavaScript ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
JavaScript para iniciantes - Como usar o laço do-while da linguagem JavaScriptQuantidade de visualizações: 7487 vezes |
O laço do..while (também chamado de loop ou laço repita enquanto) da linguagem JavaScript é usado quando queremos repetir uma instrução ou um grupo de instruções ENQUANTO uma condição for satisfeita. Veja sua sintáxe:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- do{ // uma instrução ou grupo de instruções }while(condição); A condição pode ser qualquer expressão que resulte em um valor boolean (true ou false). Note também que, diferente do laço while (enquanto) o teste condicional do laço do-while é feito DEPOIS de cada iteração (repetição) do laço. Isso faz com que este laço seja executado no mínimo uma vez. Veja um trecho de código no qual usamos o laço do..while para contar de 0 até 10: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var i = 0; do{ document.write(i + "<br>"); i++; }while(i <= 10); </script> </body> </html> Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Veja que declaramos uma variável de controle i e a inicializamos com o valor 0. No corpo do laço nós exibimos o valor da variável de controle e a incrementamos em 1. Em seguida nós verificamos se seu valor é menor ou igual a 10. Como esta condição é satisfeita, o laço é executado pela segunda vez. Dessa forma o ciclo continua até que o valor da variável de controle seja maior que 10, o que faz com que o laço cesse sua repetição. Veja agora como modificar o laço do-while anterior para exibir os números de 10 até 0: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var i = 10; do{ document.write(i + "<br>"); i--; }while(i >= 0); </script> </body> </html> Agora o resultado do código será: 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Esta dica foi escrita e testada no Internet Explorer 8 e Firefox 3.6. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string é maior, menor ou igual a outra em C# usando o método Compare()Quantidade de visualizações: 11629 vezes |
Em algumas situações nós precisamos fazer a comparação de duas palavras, frase ou texto e verificar se as duas strings são iguais ou se uma é maior ou menor que a outra. Para isso nós podemos usar a função Compare() da classe String da linguagem C#. Este método retorna maior que 0 se a primeira string for maior que a segunda, menor que 0 se a primeira string for menor que a segunda e 0 se as duas strings forem iguais. Veja um código C# completo demonstrando o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string palavra1 = "aacd"; string palavra2 = "abcd"; if (String.Compare(palavra1, palavra2) > 0) { Console.WriteLine("Palavra1 é maior que palavra2"); } else if (String.Compare(palavra1, palavra2) < 0) { Console.WriteLine("Palavra1 é menor que palavra2"); } else { Console.WriteLine("Palavra1 é igual a palavra2"); } Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executarmos este código C# nós teremos o seguinte resultado: Palavra1 é menor que palavra2 |
GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em GNU Octave usando a função cos() - Calculadora de cosseno em OctaveQuantidade de visualizações: 2401 vezes |
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem GNU Octave (script do GNU Octave). Esta função, já embutida na linguagem, recebe um valor numérico double e retorna um valor double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos calcular o cosseno de três números fprintf("Cosseno de 0 = %f\n", cos(0)) fprintf("Cosseno de 1 = %f\n", cos(1)) fprintf("Cosseno de 2 = %f\n", cos(2)) Ao executar este código GNU Octave nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.000000 Cosseno de 1 = 0.540302 Cosseno de 2 = -0.416147 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: |
Veja mais Dicas e truques de GNU Octave |
Dicas e truques de outras linguagens |
Quem Somos |
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