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Ler uma temperatura em graus Celsius e apresentá-la convertida em graus Fahrenheit - Lista de Exercícios Resolvidos de CQuantidade de visualizações: 445 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escrever um programa em C para ler uma temperatura em graus Celsius e apresentá-la convertida em graus Fahrenheit. A fórmula de conversão é: F = ((C * 9) / 5) + 32, sendo F a temperatura em Fahrenheit e C a temperatura em Celsius. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a temperatura em Celsius: 40 40.0 graus Celcius é igual à 104.0 graus Fahrenheit. Veja a resolução comentada deste exercício usando C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema float celsius, fahrenheit; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar a temperatura em // Celsius printf("Informe a temperatura em Celsius: "); // efetua a leitura da entrada do usuário scanf("%f", &celsius); // vamos converter os graus Celsius para graus // Fahrenheit fahrenheit = ((celsius * 9) / 5.0) + 32; // e agora mostramos o resultado printf("%.2f graus Celcius é igual à %.2f graus Fahrenheit.", celsius, fahrenheit); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
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Java ::: Java para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a velocidade de um corpo dado sua massa e sua energia cinética usando a linguagem JavaQuantidade de visualizações: 856 vezes |
A Energia cinética é uma das formas da energia mecânica e definida como a energia de movimento, pois está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Variando de acordo com o movimento e a massa do corpo, esse tipo de energia tem sua existência condicionada à velocidade, uma vez que nos corpos em repouso ela não existe, pois a velocidade é nula. Essa vertente de energia depende da relação entre corpo e o ponto referencial do observador. Se houver velocidade, haverá energia cinética. Portanto, não trata-se de uma energia invariável, mas sim de um tipo de energia mecânica que é determinada em função da massa do corpo em movimento, medida em quilogramas (kg), e da velocidade desenvolvida por ele, medida em metros por segundo (m/s). A fórmula para obtenção da velocidade de um corpo, quando temos a sua energia cinética e a sua massa é: \[\text{v} = \sqrt{\frac{E_c}{\frac{1}{2}\text{m}}}\] Onde: m ? massa do corpo (em kg). Ec ? energia cinética (em joule, J). v ? velocidade do corpo (em m/s). Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Determine qual é a velocidade em que se move um corpo de 20kg cuja energia cinética é igual a 400J. Note que o exercício já nos dá os valores em suas unidades de medidas no SI (Sistema Internacional de Medidas). Tudo que temos a fazer é converter a fórmula para código Java. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // energia cinética double energia_cinetica = 400; // em joule // massa do corpo double massa = 20; // em kg // e então calculamos a velocidade do corpo double velocidade = Math.sqrt(energia_cinetica / (0.5 * massa)); // mostramos o resultado System.out.println("A velocidade do corpo é: " + velocidade + "m/s"); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A velocidade do corpo é: 6.324555320336759m/s Não se esqueça de que a velocidade retornada estará em metros por segundo. |
JavaScript ::: DOM (Document Object Model) ::: Eventos JavaScript + DOM (Document Object Model) |
Como usar o evento DOMContentLoaded para verificar se o DOM (Document Object Model) já está disponível para manipulação via JavaScriptQuantidade de visualizações: 1892 vezes |
Em algumas situações nós precisamos iniciar a manipulação dos elementos de uma página HTML a partir de nossos códigos JavaScript mas não sabemos com certeza se os elementos do DOM (Document Object Model) já estão disponíveis para acesso. Para essas situações nós podemos usar o evento DOMContentLoaded, que é disparado quando todo o conteúdo DOM já estiver carregado, mesmo que imagens e folhas de estilo CSS ainda estejam pendentes de carregamento. Vamos ver um exemplo? Considere o código JavaScript abaixo (incluindo o código HTML): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos PHP</title> <script type="text/javascript"> // vamos obter uma referência ao elemento DIV var divElem = document.getElementById("m_div"); // vamos a cor do texto da DIV divElem.style.color = 'blue'; </script> </head> <body> <div id="m_div">Sou um elemento DIV</div> </body> </html> Veja que temos um elemento DIV na parte <body> do página e, na parte <head> temos um código JavaScript que tenta alterar a cor do texto da DIV. Como já era de se esperar, ao abrirmos este documento HTM no navegador, teremos o seguinte erro: Uncaught TypeError: Cannot read property 'style' of null at index.html:9 Isso aconteceu porque o código JavaScript foi executado antes que o elemento DIV fosse inserido no DOM da página. Para evitar isso, só precisamos usar o evento DOMContentLoaded. Veja a nova versão do código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos PHP</title> <script type="text/javascript"> // vamos tratar o evento DOMContentLoaded document.addEventListener('DOMContentLoaded', function(e){ // vamos obter uma referência ao elemento DIV var divElem = document.getElementById("m_div"); // vamos a cor do texto da DIV divElem.style.color = 'blue'; }); </script> </head> <body> <div id="m_div">Sou um elemento DIV</div> </body> </html> Agora execute o exemplo novamente e veja como o texto do elemento DIV é colorido de azul, uma boa indicação de que o evento DOMContentLoaded foi disparado com sucesso. Note ainda como usamos o método addEventListener() do objeto document para fazer a associação do evento. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies |
Cookies em JavaScript - Como excluir um cookie usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 12084 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos escrever uma função JavaScript excluirCookie() que recebe o nome do cookie e o remove do navegador. Em alguns browsers pode ser necessário reiniciar para que o cookie seja realmente excluído. Note que coloquei também uma função obterCookie() que permite verificar se o cookie foi realmente excluído. Veja o código JavaScript completo, incluindo o código HTML da página de teste: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> <script type="text/javascript"> // função que permite excluir um cookie. Pode // ser necessário reiniciar o navegador function excluirCookie(nome){ var exdate = new Date(); exdate.setTime(exdate.getTime() + (-1 * 24 * 3600 * 1000)); document.cookie = nome + "=" + escape("")+ ((-1 == null) ? "" : "; expires=" + exdate); } // função que permite obter um cookie function obterCookie(nome){ if(document.cookie.length > 0){ c_start = document.cookie.indexOf(nome + "="); if(c_start != -1){ c_start = c_start + nome.length + 1; c_end = document.cookie.indexOf(";", c_start); if(c_end == -1){ c_end = document.cookie.length; } return unescape(document.cookie.substring( c_start, c_end)); } } return null; } </script> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos excluir o cookie excluirCookie('nome_visitante'); // verifica se o cookie "nome_visitante" existe // e obtém seu valor var nome_visitante = obterCookie('nome_visitante'); if(nome_visitante != null){ document.writeln("O cookie nome_visitante existe. " + "Seu valor é: " + nome_visitante); } else{ document.writeln("O cookie nome_visitante não existe"); } </script> </body> </html> Ao executar este código, sabendo que o cookie "nome_visitante" existia anteriormente, nós teremos o seguinte resultado: O cookie nome_visitante não existe |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como inserir um determinado número de zeros antes de um número em PHP usando a função sprintf()Quantidade de visualizações: 8601 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função sprintf() da linguagem PHP para inserir uma determinada quantidade de zeros antes de um número. Por exemplo, suponhamos que temos o número 19 e queremos exibir este número na forma 000019, ou seja, preencher com zeros na frente até totalizar 6 dígitos. Assim, só precisamos chamar a função sprintf() com os sinalizadores corretos. Veja o código PHP a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?php $valor = 19; $valor1 = sprintf("%02d", $valor) . "\n"; $valor2 = sprintf("%03d", $valor) . "\n"; $valor3 = sprintf("%04d", $valor); echo "Com dois dígitos: " . $valor1; echo "Com três dígitos: " . $valor2; echo "Com quatro dígitos: " . $valor3; ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Com dois dígitos: 19 Com três dígitos: 019 Com quatro dígitos: 0019 |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Como criar módulos de código reutilizável em PythonQuantidade de visualizações: 8286 vezes |
Uma das características da boa programação é reutilizar ao máximo códigos bem testados e independentes. A criação de módulos de funções e definições de classes em Python pode ser feita de forma bem simples. 1) Comece criando um arquivo chamado funcoes.py com o seguinte conteúdo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- """ Sou um módulo Python. A única funcionalidade que ofereço é uma função que soma dois números """ def somar(num1, num2): return (num1 + num2) 2) Salve este arquivo no diretório atual de sua aplicação e vamos importá-lo. Para isso escreva um novo programa. Uma sugestão é: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- """ Sou o programa principal e vou importar o módulo que contém a função somar """ import funcoes def main(): print(funcoes.somar(3, 5)) if __name__== "__main__": main() 3) Execute o programa e veja o resultado. Para que este programa funcione corretamente, é preciso que o módulo a ser importado esteja no diretório atual ou em qualquer um dos diretórios pesquisados pelo interpretador Python, geralmente representados pelo variável de ambiente PYTHONPATH. Porém, há situações que queremos agrupar nossos módulos em um diretório dentro do diretório principal da aplicação. O exemplo abaixo mostra como importar um módulo localizado no diretório "lib" da aplicação atual: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- """ Sou o programa principal e vou importar o módulo que contém a função somar() """ # importa o módulo sys import sys # acrescenta o diretório lib na variável # de ambiente PYTHONPATH sys.path.append(sys.path[0] + '\\lib') # pode importar funcoes no diretório lib import funcoes # pode chamar o método somar agora def main(): print(funcoes.somar(3, 5)) if __name__== "__main__": main() |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
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Dicas e truques de outras linguagens |
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