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Ler uma temperatura em graus Celsius e apresentá-la convertida em graus Fahrenheit - Lista de Exercícios Resolvidos de C

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Pergunta/Tarefa:

Escrever um programa em C para ler uma temperatura em graus Celsius e apresentá-la convertida em graus Fahrenheit. A fórmula de conversão é: F = ((C * 9) / 5) + 32, sendo F a temperatura em Fahrenheit e C a temperatura em Celsius.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a temperatura em Celsius: 40
40.0 graus Celcius é igual à 104.0 graus Fahrenheit. 
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float celsius, fahrenheit;
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
  
  // vamos pedir para o usuário informar a temperatura em
  // Celsius
  printf("Informe a temperatura em Celsius: ");
  // efetua a leitura da entrada do usuário
  scanf("%f", &celsius);
   
  // vamos converter os graus Celsius para graus
  // Fahrenheit
  fahrenheit = ((celsius * 9) / 5.0) + 32;
    
  // e agora mostramos o resultado
  printf("%.2f graus Celcius é igual à %.2f graus Fahrenheit.", celsius,
    fahrenheit);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}


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Java ::: Java para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a velocidade de um corpo dado sua massa e sua energia cinética usando a linguagem Java

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A Energia cinética é uma das formas da energia mecânica e definida como a energia de movimento, pois está relacionada com o estado de movimento de um corpo.

Variando de acordo com o movimento e a massa do corpo, esse tipo de energia tem sua existência condicionada à velocidade, uma vez que nos corpos em repouso ela não existe, pois a velocidade é nula.

Essa vertente de energia depende da relação entre corpo e o ponto referencial do observador. Se houver velocidade, haverá energia cinética. Portanto, não trata-se de uma energia invariável, mas sim de um tipo de energia mecânica que é determinada em função da massa do corpo em movimento, medida em quilogramas (kg), e da velocidade desenvolvida por ele, medida em metros por segundo (m/s).

A fórmula para obtenção da velocidade de um corpo, quando temos a sua energia cinética e a sua massa é:

\[\text{v} = \sqrt{\frac{E_c}{\frac{1}{2}\text{m}}}\]

Onde:

m ? massa do corpo (em kg).

Ec ? energia cinética (em joule, J).

v ? velocidade do corpo (em m/s).

Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado:

1) Determine qual é a velocidade em que se move um corpo de 20kg cuja energia cinética é igual a 400J.

Note que o exercício já nos dá os valores em suas unidades de medidas no SI (Sistema Internacional de Medidas). Tudo que temos a fazer é converter a fórmula para código Java. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // energia cinética
    double energia_cinetica = 400; // em joule
    // massa do corpo
    double massa = 20; // em kg
    
    // e então calculamos a velocidade do corpo
    double velocidade = Math.sqrt(energia_cinetica / (0.5 * massa));
  
    // mostramos o resultado
    System.out.println("A velocidade do corpo é: " + velocidade + "m/s");     
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A velocidade do corpo é: 6.324555320336759m/s

Não se esqueça de que a velocidade retornada estará em metros por segundo.


JavaScript ::: DOM (Document Object Model) ::: Eventos JavaScript + DOM (Document Object Model)

Como usar o evento DOMContentLoaded para verificar se o DOM (Document Object Model) já está disponível para manipulação via JavaScript

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Em algumas situações nós precisamos iniciar a manipulação dos elementos de uma página HTML a partir de nossos códigos JavaScript mas não sabemos com certeza se os elementos do DOM (Document Object Model) já estão disponíveis para acesso.

Para essas situações nós podemos usar o evento DOMContentLoaded, que é disparado quando todo o conteúdo DOM já estiver carregado, mesmo que imagens e folhas de estilo CSS ainda estejam pendentes de carregamento.

Vamos ver um exemplo? Considere o código JavaScript abaixo (incluindo o código HTML):

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<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>

<script type="text/javascript">
  // vamos obter uma referência ao elemento DIV
  var divElem = document.getElementById("m_div");
  // vamos a cor do texto da DIV
  divElem.style.color = 'blue';
</script>

</head>
 
<body>

<div id="m_div">Sou um elemento DIV</div>

</body>
</html>

Veja que temos um elemento DIV na parte <body> do página e, na parte <head> temos um código JavaScript que tenta alterar a cor do texto da DIV. Como já era de se esperar, ao abrirmos este documento HTM no navegador, teremos o seguinte erro:

Uncaught TypeError: Cannot read property 'style' of null
at index.html:9

Isso aconteceu porque o código JavaScript foi executado antes que o elemento DIV fosse inserido no DOM da página. Para evitar isso, só precisamos usar o evento DOMContentLoaded. Veja a nova versão do código:

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<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>

<script type="text/javascript">
  // vamos tratar o evento DOMContentLoaded
  document.addEventListener('DOMContentLoaded', function(e){
    // vamos obter uma referência ao elemento DIV
    var divElem = document.getElementById("m_div");
    // vamos a cor do texto da DIV
    divElem.style.color = 'blue';
  });
</script>

</head>
 
<body>

<div id="m_div">Sou um elemento DIV</div>

</body>
</html>

Agora execute o exemplo novamente e veja como o texto do elemento DIV é colorido de azul, uma boa indicação de que o evento DOMContentLoaded foi disparado com sucesso. Note ainda como usamos o método addEventListener() do objeto document para fazer a associação do evento.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies

Cookies em JavaScript - Como excluir um cookie usando JavaScript

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Nesta dica mostrarei como podemos escrever uma função JavaScript excluirCookie() que recebe o nome do cookie e o remove do navegador. Em alguns browsers pode ser necessário reiniciar para que o cookie seja realmente excluído. Note que coloquei também uma função obterCookie() que permite verificar se o cookie foi realmente excluído.

Veja o código JavaScript completo, incluindo o código HTML da página de teste:

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<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>

<script type="text/javascript">
  // função que permite excluir um cookie. Pode
  // ser necessário reiniciar o navegador
  function excluirCookie(nome){
    var exdate = new Date();
    exdate.setTime(exdate.getTime() + (-1 * 24 * 3600 
       * 1000));
    document.cookie = nome + "=" + escape("")+ ((-1 
       == null) ? "" : "; expires=" + exdate);
  }  

  // função que permite obter um cookie
  function obterCookie(nome){    
    if(document.cookie.length > 0){
      c_start = document.cookie.indexOf(nome + "=");
      if(c_start != -1){ 
        c_start = c_start + nome.length + 1; 
        c_end = document.cookie.indexOf(";", c_start);
        if(c_end == -1){
          c_end = document.cookie.length;
        }
        
        return unescape(document.cookie.substring(
          c_start, c_end));
      } 
    }
    return null;
  }
</script>

</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos excluir o cookie
  excluirCookie('nome_visitante');  

  // verifica se o cookie "nome_visitante" existe
  // e obtém seu valor
  var nome_visitante = obterCookie('nome_visitante');
  
  if(nome_visitante != null){
    document.writeln("O cookie nome_visitante existe. " + 
      "Seu valor é: " + nome_visitante);
  }
  else{
    document.writeln("O cookie nome_visitante não existe");
  }
</script>
 
</body>
</html>

Ao executar este código, sabendo que o cookie "nome_visitante" existia anteriormente, nós teremos o seguinte resultado:

O cookie nome_visitante não existe


PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como inserir um determinado número de zeros antes de um número em PHP usando a função sprintf()

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Nesta dica mostrarei como podemos usar a função sprintf() da linguagem PHP para inserir uma determinada quantidade de zeros antes de um número.

Por exemplo, suponhamos que temos o número 19 e queremos exibir este número na forma 000019, ou seja, preencher com zeros na frente até totalizar 6 dígitos. Assim, só precisamos chamar a função sprintf() com os sinalizadores corretos.

Veja o código PHP a seguir:

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<?php
  $valor = 19;
  $valor1 = sprintf("%02d", $valor) . "\n";
  $valor2 = sprintf("%03d", $valor) . "\n";
  $valor3 = sprintf("%04d", $valor);

  echo "Com dois dígitos: " . $valor1;
  echo "Com três dígitos: " . $valor2;
  echo "Com quatro dígitos: " . $valor3;
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Com dois dígitos: 19
Com três dígitos: 019
Com quatro dígitos: 0019


Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

Como criar módulos de código reutilizável em Python

Quantidade de visualizações: 8286 vezes
Uma das características da boa programação é reutilizar ao máximo códigos bem testados e independentes. A criação de módulos de funções e definições de classes em Python pode ser feita de forma bem simples.

1) Comece criando um arquivo chamado funcoes.py com o seguinte conteúdo:

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"""
  Sou um módulo Python. A única funcionalidade que
  ofereço é uma função que soma dois números
"""

def somar(num1, num2):
  return (num1 + num2)

2) Salve este arquivo no diretório atual de sua aplicação e vamos importá-lo. Para isso escreva um novo programa. Uma sugestão é:

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----------------------------------------------------------------------

"""
  Sou o programa principal e vou importar
  o módulo que contém a função somar
"""

import funcoes

def main():
  print(funcoes.somar(3, 5))  
    
if __name__== "__main__":
  main()

3) Execute o programa e veja o resultado.

Para que este programa funcione corretamente, é preciso que o módulo a ser importado esteja no diretório atual ou em qualquer um dos diretórios pesquisados pelo interpretador Python, geralmente representados pelo variável de ambiente PYTHONPATH.

Porém, há situações que queremos agrupar nossos módulos em um diretório dentro do diretório principal da aplicação. O exemplo abaixo mostra como importar um módulo localizado no diretório "lib" da aplicação atual:

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----------------------------------------------------------------------

"""
  Sou o programa principal e vou importar
  o módulo que contém a função somar()
"""

# importa o módulo sys
import sys

# acrescenta o diretório lib na variável
# de ambiente PYTHONPATH
sys.path.append(sys.path[0] + '\\lib')

# pode importar funcoes no diretório lib
import funcoes

# pode chamar o método somar agora
def main():
  print(funcoes.somar(3, 5))

if __name__== "__main__":
  main()



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

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