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Escreva um programa Dart que usa o laço for para desenhar um padrão de diamante de estrelas - Desafio de Programação Resolvido em Dart

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Pergunta/Tarefa:

Neste exercício para a prática da linguagem Dart você deverá usar o laço for para desenhar o famoso padrão de diamante de estrelas. Você pode também usar o laço while, se assim você o desejar.

O programa deverá pedir que o usuário informe a quantidade de linhas que marcará a metade do diamante.

Seu programa deve apresentar a seguinte saída:

Informe a quantidade de linhas: 5
    *
   ***
  *****
 *******
*********
 *******
  *****
   ***
    *
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Dart:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import "dart:io";

void main(){
  // variáveis que vamos usar na resolução do problema
  int linhas, estrelas, espacos;
  
  // vamos pedir a quantidade de linhas 
  stdout.write("Informe a quantidade de linhas: ");
  // vamos ler a entrada do usuário
  linhas = int.parse(stdin.readLineSync());
  
  estrelas = 1; // começamos com uma estrela (no topo do diamante)
  // se linhas for igual a 5 nós começamos com 4 espaços
  espacos = linhas - 1;  
	
  // repete duas vezes a quantidade de linhas informadas
  for(int i = 1; i < linhas * 2; i++){
    // vamos imprimir os espaços
......


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PHP ::: Sistemas Completos com Código Fonte ::: Controle de Estoque

Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades

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Como escrever um Controle de Estoque em PHP e MySQL do zero?

Promoção Relâmpago: Este código fonte está disponível gratuitamente para os apoiadores do site. Chama no WhatsApp +55 (062) 98553-6711 para mais detalhes

Sim, é isso mesmo. Você já imaginou o trabalho que dá criar um sistema de Controle de Estoque do zero? Você já pensou na quantidade de horas de trabalho que isso envolve? Não seria bom já ter boa parte do sistema já desenvolvido e você implementar apenas mais algumas poucas funcionalidades? A resposta está no código fonte que desenvolvemos para você nessa seção.

Comece analisando a imagem a seguir:



Nesta tela inicial podemos ver que o sistema é composto de cadastro de usuários, de categorias de produtos, um cadastro de fornecedores e um cadastro de produtos. Tanto o cadastro de produtos quanto o cadastro de fornecedores permitem inserir imagens, incluindo o recorte de imagens, para deixar todas as imagens com o mesmo tamanho e mesma resolução. Isso é importante, pois permite que qualquer usuário com conhecimento básico de informática consiga escolher uma imagem no computador, fazer o upload, recortar e salvar no diretório de imagens do programa.

Na tela inicial podemos ver também a quantidade de produtos e itens cadastrados no estoque, a quantidade de produtos com estoque zero e estoque mínimo, assim como o investimento feito no estoque, o retorno e a margem de lucro.

O sistema é responsivo?

Sim, por ter sido escrito em Bootstrap, todas as páginas do sistema são responsíveis, ou seja, se adaptam à tela do computador e também do celular. Veja:



Neste código fonte nós usamos o Bootstrap 5, mas você conseguirá, com pouca ou nenhuma modificação, rodá-lo nas versões anteriores. No entanto, como estamos o tempo todo melhorando este código para nossos clientes, é bem provável que teremos versões compatíveis com as novas versões do Bootstrap. Ah, e não se preocupe, todo o código Bootstrap, jQuery, Choise.js, Datatable, e outros scripts necessários estão devidamente colocados nos diretórios do sistema, não havendo a necessidade de baixar nada, nem mesmo usar CDNs.

As telas do sistema obedecem um padrão de design?

Sim, o design das telas é bem consistente, exibindo uma combinação de cores muito agradáveis aos olhos. Veja:



Aqui nós o temos o Cadastro de Usuários do Sistema. Como se pode ver, é possível adicionar uma foto para cada usuário, com a opção de recortar a imagem antes de efetuar o download da mesma. Além disso, os usuários possuem níveis de acesso. O usuário admin possui os maiores privilégios. Os demais usuários podem ter permissões para cadastrar, alterar, excluir, ou somente cadastrar, ou somente visualizar, etc.

O sistema mantém um registro de log para cada ação efetuada. Dessa forma, o admin saberá, com apenas um clique, quem cadastrou, alterou ou excluiu dados do sistema.

Como o sistema controla a entrada e saída de produtos no estoque?

Veja a seguinte imagem:



Aqui nós temos o cadastro dos produtos, assim como suas fotos, as quais o usuário poderá recortar antes de fazer o upload. Note que a entrada no estoque solicita um fornecedor e a lista de produtos que farão parte da entrada. Assim que a entrada no estoque é confirmada, o valor de compra de cada produto é atualizado, assim como seu estoque. Na saída de estoque o sistema verifica se há estoque suficiente para as retiradas.

O sistema é fácil de instalar?

Sim, junto com o código fonte nós adicionamos instruções detalhadas de como criar a base de dados e as tabelas do MySQL. Em seguida você só precisa ajustar o servidor, usuário e senha do banco de dados no arquivo config.php, definir o caminho para os uploads das fotos dos usuários, fornecedores e produtos e executar o index.php. E o melhor de tudo: como apenas alguns "copiar-colar" você adiciona mais funcionalidades ao sistema, tornando-o ainda mais útil.

Como posso obter este código fonte?

Para adquirir este código fonte, me chama no WhatsApp +55 (062) 9 8553-6711 ou no e-mail osmar@arquivodecodigos.com.br. Se necessário podemos combinar e faço a instalação na sua máquina ou no seu domínio. Podemos também combinar as alterações ou a adição de novas funcionalidades.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto PHP do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.

Para quem deseja ver o sistema funcionando antes de fazer o download, colocamos uma demonstração no link abaixo (Usuário "admin" e senha "admin"):

Clique aqui para visualizar a demonstração (Live Demo) desse sistema


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de C - Declarar um vetor de 10 elementos e usar o laço for para solicitar ao usuário que informe os valores dos elementos do vetor

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Exercício Resolvido de C - Declarar um vetor de 10 elementos e usar o laço for para solicitar ao usuário que informe os valores dos elementos do vetor

Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que declara um vetor (array) de 10 elementos do tipo int. Em seguida use um laço for para solicitar ao usuário que informe 10 valores inteiros e armazene tais valores nos elementos do vetor:

Dica: Use a função scanf() para obter a entrada do usuário.

Resposta/Solução:

Veja abaixo a resolução completa para esta tarefa:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // vamos declarar um vetor de 10 inteiros
  int valores[10];
  int i;

  // agora vamos solicitar ao usuário que informe os 10 valores para
  // os elementos do vetor. O mais recomendável neste caso é usar um
  // laço for que repetirá 10 vezes e, a cada repetição, solicitaremos
  // um valor
  for(i = 0; i < 10; i++){
    printf("Informe o valor %d: ", (i + 1));
......



Java ::: Classes e Componentes ::: JComboBox

Como retornar o valor do item selecionado em um JComboBox do Java Swing usando a função getSelectedItem()

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Nesta dica mostrarei como podemos usar o método getSelectedItem() da classe JComboBox do Java Swing para obter e retornar o valor do item selecionado. Note que usei uma conversão forçada (casting) para String antes de exibir o valor do item selecionado.

Para finalizar, coloquei uma mensagem JOptionPane.showMessageDialog para exibir o valor do item selecionado no JComboBox. Veja o código completo para o exemplo:

package estudos;

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JComboBox combo;  

  public Estudos() {
    super("A classe JComboBox");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
    
    // Cria os itens da lista
    String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana",
      "Carolina", "Osmar"};

    // Cria o JComboBox
    combo = new JComboBox(nomes);

    // Um botão que permite obter o valor do item selecionado
    JButton btn = new JButton("Obter valor selecionado");
......


Ao executar este código Java nós teremos uma mensagem JOptionPane.showMessageDialog com o seguinte texto:

O valor selecionado é: Osmar


C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

C++ do básico ao avançado - Conheça a origem da linguagem C++

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C++ começou como uma versão expandida de C. As extensões C++ foram inventadas primeiramente por Bjarne Stroustrup, em 1979, no Bell Laboratories em Murray Hill, New Jersey. Ele inicialmente chamou a nova linguagem de "C com classes". Contudo, em 1983 o nome foi mudado para C++.

Embora C fosse uma das linguagens preferidas e mais usadas para programação profissional em todo o mundo, a invenção de C++ se fez necessária devido a um fator de programação: o aumento da complexidade. No decorrer dos anos, programas de computador se tornaram maiores e mais complexos. Mesmo sendo uma excelente linguagem de programação, C tem seus limites. Em C, uma vez que um programa atinja a marca de 25.000 à 100.000 linhas de códigos, este se torna tão complexo que é difícil analisá-lo como um todo. A manutenção de seu código se torna um pesadelo. O propósito de C++ é quebrar esta barreira. A essência do C++ é permitir que programadores compreendam e gerenciem programas cada vez mais complexos.

A maioria das adições feitas ao C por Stroustrup suportam a programação orientada a objetos, às vezes chamada de POO. Stroustrup afirmou que algumas das características da orientação a objetos de C++ foram inspiradas em uma linguagem chamada Simula67. Assim, C++ representa a combinação de dois métodos poderosos de programação.

Desde que C++ foi inventada, ela já passou por três revisões importantes, com adições e modificações da linguagem. A primeira revisão ocorreu em 1985 e a segunda em 1990. A terceira ocorreu durante a padronização do C++. Há vários anos que este trabalho de padronização foi iniciado. Para esta finalidade, uma associação entre a ANSI (American National Standards Institute) e a ISO (International Standards Organization) resultou em um comitê de padronização.

O primeiro documento contendo o padrão proposto foi criado em 25 de janeiro de 1994. Neste documento, o comitê ANSI/ISO C++ manteve as características definidas por Stroustrup e acrescentou algumas outras. Mas, no geral, este documento inicial refletiu o estado de C++ na época.

Logo após a finalização do primeiro documento de padronização C++, um evento ocorreu e com ele a linguagem foi amplamente expandida: a criação da Standard Template Library (STL) por Alexander Stepanov. A STL é um conjunto de rotinas generícas que podemos usar para manipular dados. A STL não é somente poderosa e elegante, mas também muito extensa.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string termina com uma determinada substring em JavaScript usando a função endsWith()

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O método endsWith() da linguagem JavaScript foi adicionado ao objeto String na revisão ECMAScript 2015, ou ES6, também chamado de ECMAScript 6.

Este método é chamado diretamente em uma variável do tipo string e retorna true se a palavra, frase ou texto terminar com uma substring específica e false em caso contrário.

Veja um exemplo no qual verificamos se uma frase termina com a palavra "JavaScript":

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>JavaScript 6</title>
</head>
 
<body>
 
<script type="text/javascript">
  var frase = "Eu prefiro programar em JavaScript";
  
  if(frase.endsWith("JavaScript")){
......


Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

A frase termina com a palavra JavaScript

É importante ter em mente que a função endsWith() diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

Veja mais Dicas e truques de JavaScript

Dicas e truques de outras linguagens

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Osmar J. Silva
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Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
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Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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