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Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em CQuantidade de visualizações: 2871 vezes |
Todos estamos acostumados com o Teorema de Pitágoras, que diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". Baseado nessa informação, fica fácil retornar a medida do cateto oposto quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente. Isso, claro, via programação em linguagem C. Comece observando a imagem a seguir: Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros. Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras): \[c^2 = a^2 + b^2\] Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para: \[a^2 = c^2 - b^2\] Veja que agora o quadrado do cateto oposto é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto adjascente. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo. Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ float c = 36.056; // medida da hipotenusa float b = 30; // medida do cateto adjascente // agora vamos calcular o comprimento da cateto oposto float a = sqrt(pow(c, 2) - pow(b, 2)); // e mostramos o resultado printf("A medida do cateto oposto é: %f", a); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A medida do cateto oposto é: 20.000877 Como podemos ver, o resultado retornado com o código C confere com os valores da imagem apresentada. |
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C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Vetores e matrizes em C++ - Como passar vetores e matrizes para as suas funções C++Quantidade de visualizações: 11780 vezes |
Muitas vezes precisamos passar um vetor ou uma matriz C++ para nossas funções. O trecho de código abaixo mostra como isso é feito. Observe que a passagem de uma matriz para uma função é feita por referência, ou seja, qualquer alteração nos valores da matriz dentro do método será refletida na matriz original:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; // função usada para exibir os valores // da matriz void exibir_matriz(int matriz[], int quant) { for(int i = 0; i < quant; i++){ cout << matriz[i] << endl; } } int main(int argc, char *argv[]) { // cria uma matriz com 5 inteiros int valores[] = {54, 3, 89, 6, 1}; // passa a matriz para a função exibir_matriz() // veja que temos que enviar também a quantidade // de elementos exibir_matriz(valores, 5); system("PAUSE"); // pausa o programa return 0; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: 54 3 89 6 1 |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como contar as ocorrências de um caractere em uma string em VB.NET usando o método IndexOf()Quantidade de visualizações: 12407 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método IndexOf() da classe String do VB.NET e o laço While para contar quantas vezes um determinado caractere ocorre em uma palavra, frase ou string. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim frase As String = "Gosto muito de VB.NET e você?" Dim letra As Char = "o" Dim quant As Integer = 0 Dim pos As Integer = -1, pos_ant As Integer = -1 Dim cont As Integer = 0 ' mostra a frase Console.WriteLine("A frase é: " & frase) While cont < frase.Length pos = frase.IndexOf(letra, cont) If pos <> pos_ant And pos <> -1 Then Console.WriteLine("""" & letra & """ encontrada na posição " & pos) quant += 1 End If cont += 1 pos_ant = pos End While ' mostra a quantidade de ocorrências da letra "o" Console.WriteLine("Encontrei " & quant & " ocorrências da " _ & "letra " & letra) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: A frase é: Gosto muito de VB.NET e você? "o" encontrada na posição 1 "o" encontrada na posição 4 "o" encontrada na posição 10 "o" encontrada na posição 25 Encontrei 4 ocorrências da letra o |
HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas |
Como usar o método arc() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar arcos, curvas e círculosQuantidade de visualizações: 3886 vezes |
O método arc() do objeto Canvas do HTML5 nos permite criar figuras tais como arcos, curvas e círculos. Para isso é importante entender os seus parâmetros:arc(x, y, radius, ang1, ang2, direction); Os parâmetros x e y indicam as coordenadas do centro do círculo. O parâmetro radius indica o raio do círculo. Os parâmetros ang1 e ang2 indicam o ângulo inicial e o ângulo final. O parâmetro direction indica a direção do desenho. Se o valor true for informado, a direção será anti-horário. Se for false, o desenho será no sentido horário. É importante observar que os ângulos são medidos em radianos, não em graus. Assim, o ângulo 0 representa a posição 3 horas no relógio. A posição de 9 horas é (1 * PI), 12 horas é (1.5 * PI) e 6 horas é (0.5 * PI). Portanto, se você quiser desenhar um círculo completo, deverá sair do ângulo 0 e ir até (2 * PI). Veja um trecho de código que desenha um arco equivalente a um quarto de uma pizza, ou seja, 25%, saindo do ângulo 90º (em graus) e indo até 180º (graus): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <meta charset="utf-8"> <title>Estudos HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // vamos desenhar um arco sem preenchimento com raio de 80 contexto.beginPath(); // início um novo caminho // o arco começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 90 (em graus) // e vai até o ânculo 180 (graus) // as medidas na função arc() são em radianos, não em graus contexto.arc(100, 100, 80, Math.PI, 1.5 * Math.PI, false); contexto.lineWidth = 2; // largura da linha contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha contexto.stroke(); // realiza o desenho </script> </body> </html> Execute este código e veja que o arco realmente foi desenhado. Seu resultado deverá ser parecido com: No entanto, para parecer um pedação de pizza, ou seja, o ponto de partida para um gráfico de pizza, é preciso que tenhamos duas linhas ligado esse arco ao centro do círculo. Veja a modificação que fiz: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <meta charset="utf-8"> <title>Estudos HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // vamos desenhar um arco sem preenchimento com raio de 80 contexto.beginPath(); // início um novo caminho // primeiro movemos a caneta de desenho para o centro do círculo contexto.moveTo(100, 100); // o arco começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 90 (em graus) // e vai até o ânculo 180 (graus) // as medidas na função arc() são em radianos, não em graus contexto.arc(100, 100, 80, Math.PI, 1.5 * Math.PI, false); contexto.lineWidth = 2; // largura da linha contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha // agora desenhamos uma linha de volta para o arco contexto.lineTo(100, 100); contexto.stroke(); // realiza o desenho </script> </body> </html> Execute novamente e veja que agora o efeito ficou bem melhor. Seu resultado deverá ser parecido com: Para finalizar, vamos colorir o pedação de pizza. Veja a nova versão (com o código completo): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <!doctype html> <html> <head> <title>O objeto Canvas do HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // vamos desenhar um arco sem preenchimento com raio de 80 contexto.beginPath(); // início um novo caminho // primeiro movemos a caneta de desenho para o centro do círculo contexto.moveTo(100, 100); // o arco começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 90 (em graus) // e vai até o ânculo 180 (graus) // as medidas na função arc() são em radianos, não em graus contexto.arc(100, 100, 80, Math.PI, 1.5 * Math.PI, false); contexto.lineWidth = 2; // largura da linha contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha // agora desenhamos uma linha de volta para o arco contexto.lineTo(100, 100); // vamos preencher o gráfico contexto.fillStyle = "#CCCCCC"; // cor do preenchimento contexto.fill(); // preenche de fato contexto.stroke(); // realiza o desenho </script> </body> </html> Agora o resultado será: |
HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas |
Como carregar uma imagem (ou foto) no objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 2107 vezes |
O objeto Canvas do HTML5 nos permite carregar uma imagem ou foto em tempo de execução e desenhá-la em sua superfície. Para isso, comece criando um objeto Image para guardar a imagem temporariamente na memória:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- var imagem = new Image(); // vamos carregar a logo do nosso site imagem.src = "https://www.arquivodecodigos.com.br/logo.jpg"; O passo seguinte é adicionar um "ouvidor" de evento neste objeto Image para que ele nos avise quando a imagem estiver 100% carregada. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // vamos adicionar um "ouvidor" de evento no objeto Image imagem.addEventListener('load', desenharImagem); Pronto! Veja que agora, quando o evento load do objeto Image disparar, a função desenharImagem será chamada e a imagem será então desenhada no Canvas. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- function desenharImagem(){ // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // e finalmente desenhamos a imagem contexto.drawImage(imagem, 0, 0); } E aqui está o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>O objeto Canvas do HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> var imagem = new Image(); // vamos carregar a logo do nosso site imagem.src = "https://www.arquivodecodigos.com.br/logo.jpg"; // vamos adicionar um "ouvidor" de evento no objeto Image imagem.addEventListener('load', desenharImagem); function desenharImagem(){ // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // e finalmente desenhamos a imagem contexto.drawImage(imagem, 0, 0); } </script> </body> </html> Ao executar a página nós teremos o seguinte resultado: |
Node.js ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como obter o diretório de instalação do Node.js - O diretório de trabalho do Node.jsQuantidade de visualizações: 1799 vezes |
Em algumas situações nós gostaríamos de obter o diretório de instalação, ou diretório de trabalho do Node.js. Isso pode ser feito por meio da variável __dirname ou da função cwd() do objeto process. Tanto a variável quanto a função process.cwd() fazem parte do core do Node.js e não precisam ser importados. Veja abaixo um exemplo de um aplicação funcional que mostra o nome do diretório de trabalho: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // importamos o módulo HTTP var http = require("http"); http.createServer(function(request, response){ // Aqui nós enviamos o cabeçalho HTTP, com a resposta // 200 (OK) e o content type text/plain response.writeHead(200, {'Content-Type': 'text/plain'}); // Vamos obter e mostrar o diretório de trabalho do Node.js var diretorio = __dirname; // poderíamos também usar // var diretorio = process.cwd(); response.write('O diretório de trabalho é: ' + diretorio + '\n'); // fechamos a resposta HTTP response.end(); }).listen(8081); // o HTTP server vai ouvir na posta 8081 // Que tal uma mensagem no console? console.log('O servidor está ouvindo em http://127.0.0.1:8081/'); Depois de executar o servidor, abra seu navegador no endereço http://127.0.0.1:8081 e você terá o seguinte resultado: O diretório de trabalho é: c:\estudos_nodejs |
Veja mais Dicas e truques de Node.js |
Dicas e truques de outras linguagens |
C - Como ler o conteúdo de um arquivo um caractere de cada vez usando a função fgetc() da linguagem C |
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