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Como calcular juros simples e montante usando CQuantidade de visualizações: 8127 vezes |
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos: J = P . i . n Onde: J = juros P = principal (capital) i = taxa de juros n = número de períodos Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em C pode ser feito assim: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { float principal = 2000.00; float taxa = 0.08; int meses = 2; float juros = principal * taxa * meses; printf("O total de juros a ser pago é: %f\n\n", juros); printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas: a) Montante = Principal + Juros b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos) M = P . (1 + (i . n)) Veja o código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { float principal = 2000.00; float taxa = 0.08; int meses = 2; float juros = principal * taxa * meses; float montante = principal * (1 + (taxa * meses)); printf("O total de juros a ser pago é: %f\n", juros); printf("O montante a ser pago é: %f", montante); printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
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C# ::: Namespace System.Windows.Forms ::: Formulários e Janelas |
Como usar a classe Form em suas aplicação C# Windows FormQuantidade de visualizações: 679 vezes |
A classe Form é usada para representar as janelas (formulários) ou caixas de diálogo que compõem a interface gráfica de uma aplicação Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma.NET:System.Object System.MarshalByRefObject System.ComponentModel.Component System.Windows.Forms.Control System.Windows.Forms.ScrollableControl System.Windows.Forms.ContainerControl System.Windows.Forms.Form É importante conhecer algumas classes derivadas da classe Form. Entre estas classes podemos citar: - System.ComponentModel.Design.CollectionEditor.CollectionForm - System.Messaging.Design.QueuePathDialog - System.ServiceProcess.Design.ServiceInstallerDialog - System.Web.UI.Design.WebControls.CalendarAutoFormatDialog - System.Web.UI.Design.WebControls.RegexEditorDialog - System.Windows.Forms.Design.ComponentEditorForm - System.Windows.Forms.PrintPreviewDialog - System.Windows.Forms.ThreadExceptionDialog Uma aplicação Windows Forms em C# é construida a partir de uma ou mais janelas. A classe Form permite criar formulários padrões, de ferramentas, sem bordas e flutuantes, cada um direcionado a uma determinada funcionalidade. É possível também usar a classe Form para criar caixas de diálogo modais. Há ainda um tipo especial de janela (ou formulário) conhecido como formulário de interface de múltiplos documentos (MDI) que contêm outros formulários chamados de filhos (MDI child forms). Uma janela do tipo MDI pode ser criada definindo-se o valor true para a propriedade IsMdiContainer da classe Form. Os formulários filhos MDI são criados definindo-se o nome do formulário-pai para a propriedade MdiParent do formulário que atuará como filho. Por meio das propriedades disponíveis na classe Form nós podemos determinar a aparência, tamanho, cor e os aspectos de gerenciamento da janela do formulário ou caixa de diálogo que estamos criando. A propriedade Text permite definir o título da janela. As propriedades Size e DesktopLocation permitem definir o tamanho e posição inicial da janela. A propriedade ForeColor define a cor do texto padrão de todos os componentes colocados no formulário. As propriedades FormBorderStyle, MinimizeBox e MaximizeBox permitem definirmos se o formulário poderá ser minimizado, maximizado ou redimensionado em tempo de execução. Além das propriedades, podemos usar os métodos da classe Form. Por exemplo, podemos usar o método ShowDialog() para exibir um formulário como uma caixa de diálogo modal. Podemos também efetuar uma chamada ao método SetDesktopLocation() para posicionar o formulário em uma determinada região do desktop. Os eventos disponíveis na classe Form permitem responder às ações realizadas no formulário. Podemos, por exemplo, usar o evento Activated para realizar operações tais como atualizar as informações exibidas nos controles do formulário quando este for ativado. Se estiver usando o Visual Studio 2005, 2008 ou mais recente, o formulário inicial de sua aplicação Windows Forms C# já será exibido inicialmente seguinte os seguintes passos: a) Vá no menu File -> New -> Project; b) Em Project types selecione Visual C# -> Windows; c) Em Templates selecione Windows Application; d) Dê um nome para o projeto, escolha um local, um nome para a solução e clique OK. Imediatamente o projeto será criado e você já verá o formulário principal da aplicação. e) Vá em View -> Toolbox. Clique e arraste alguns componentes para o formulário; f) Pressione F5 e execute a aplicação. Pronto! Agora é só verificar todas as dicas, truques e anotações para aprender e tirar proveito total da classe Form. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar gráficos em C# usando GDI+ - Computação gráfica em C# - Passos iniciasQuantidade de visualizações: 16648 vezes |
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos. O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP. A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing. Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical. A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- System.Object System.MarshalByRefObject System.Drawing.Graphics Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs. Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na // cor preta e espessura de 1 pixel g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), new Point(320, 80)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Python para iniciantes - Como importar módulos e identificadores Python usando a instrução import...asQuantidade de visualizações: 7601 vezes |
Quando importamos módulos para nossos programas, a linguagem Python permite que alteremos os nomes dos módulos. Isso pode ser feito com a instrução import...as. Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importa o módulo math com outro nome import math as matematica def main(): # usa o método ceil do namespace matematica print("Valor arredondado: ", matematica.ceil(8.12)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Valor arredondado: 9 É possível importar com outros nomes os métodos e identificadores de um módulo. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importa o ceil com outro nome from math import ceil as arredondar def main(): # usa o método arredondar print("Valor arredondado: ", arredondar(8.12)) if __name__== "__main__": main() |
Python ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como obter a série de Fibonacci recursivamente usando Python - Como calcular a sequência de Fibonacci em PythonQuantidade de visualizações: 15503 vezes |
Na matemática, os números de Fibonacci são uma sequência ou sucessão definida como recursiva pela fórmula: Fn = Fn - 1 + Fn - 2 Os primeiros números de Fibonacci são: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181, 6765, ... Esta sequência foi descrita primeiramente por Leonardo de Pisa, também conhecido como Fibonacci, para descrever o crescimento de uma população de coelhos. Veja um techo de código que mostra como calcular e mostrar a sequência de Fibonacci de forma recursiva: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # método recursivo para calcular o Fibonacci de um # número def fibonacci(num): if num < 0: print("Não é possível obter o fibonacci de um numero negativo.") if ((num == 0) or (num == 1)): return num else: return fibonacci(num - 1) + fibonacci(num - 2) def main(): # vamos ler a entrada do usuário numero = int(input("Informe um inteiro: ")) # vamos obter o resultado res = fibonacci(numero) print("Fibonacci(%d) = %d" % (numero, res)) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código nós teremos um resultado parecido com: Informe um inteiro: 7 Fibonacci(7) = 13 E agora saindo um pouco de Python: Leonardo Pisa (1175-1240) publicou a sequência de Fibonacci no seu livro Liber Abaci (Livro do Ábaco, em português), o qual data de 1202. Porém, comenta-se que os indianos já haviam descrito essa série antes dele. Se pegarmos um número da série de Fibonacci e o dividirmos pelo seu antecessor (por exemplo: 55 dividido por 34), teremos quase sempre o valor 1,618. Este valor é aplicado com muita frequência em análises financeiras e na informática. Leonardo Da Vinci, que chamou essa sequência de Divina Proporção, a usou para fazer desenhos perfeitos. De fato, se observarmos atentamente, perceberemos a sequência de Fibonacci também na natureza. São exemplos disso as folhas das árvores, as pétalas das rosas, os frutos, como o abacaxi, as conchas espiraladas dos caracóis ou as galáxias. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Java Avançado - Como verificar se a tecla Caps Lock está ativada usando o método getLockingKeyState() da classe Toolkit do JavaQuantidade de visualizações: 11046 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método getLockingKeyState() da classe Toolkit da linguagem Java para verificar se a tecla Caps Lock estão ou não ativada no seu computador. Note o valor KeyEvent.VK_CAPS_LOCK sendo passado para o método. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.awt.Toolkit; import java.awt.event.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Toolkit tk = Toolkit.getDefaultToolkit(); if(tk.getLockingKeyState(KeyEvent.VK_CAPS_LOCK)) System.out.println("A tecla Caps Lock está ativada"); else System.out.println("A tecla Caps Lock não está ativada"); System.exit(0); } } Ao executarmos este código você verá uma mensagem parecida com: A tecla Caps Lock está ativada |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
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