Você está aqui: C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Escreva um programa em C que lê N números inteiros e os armazena em um vetor. O usuário deverá informar o tamanho do vetor (um número positivo entre 1 e 100) - Desafio de Programação Resolvido em CQuantidade de visualizações: 1414 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa em C que lê N números inteiros e os armazena em um vetor. O usuário deverá informar o tamanho do vetor (um número positivo entre 1 e 100). Em seguida mostre o vetor na ordem em que os elementos foram lidos e também em ordem invertida (ordem reversa). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o tamanho do vetor: 3 Informe o 1.o número: 9 Informe o 2.o número: 4 Informe o 3.o número: 1 Números na Ordem Original: 9 4 1 Números na Ordem Inversa: 1 4 9 Veja a resolução comentada deste exercício usando C console: |
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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como criar e usar arrays em Ruby - Vetores e matrizes na linguagem RubyQuantidade de visualizações: 12235 vezes |
Como criar arrays em Ruby - Vetores e matrizes na linguagem Ruby Arrays (vetores e matrizes) em Ruby são criadas a partir da classe Array. Esta classe serve para agrupar uma coleção de referências a objetos. Cada referência aos objetos ocupa uma posição no array, identificada por um número inteiro não negativo. Podemos criar arrays em Ruby de duas formas: usando literais ou explicitamente, criando um objeto Array. Veja como criar um array usando a notação literal: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # cria um array de valores inteiros valores = [43, 12, 8, 56] # obtém o valor do segundo elemento valor = valores[1] # altera o valor do primeiro elemento valores[0] = 5 Vamos agora criar um array usando um objeto da classe Array: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # cria um objeto da classe Array valores = Array.new # atribui valores inteiros ao array valores[0] = 76 valores[1] = 3 valores[2] = 9 valores[3] = 87 # obtém o valor do segundo elemento valor = valores[1] # altera o valor do primeiro elemento valores[0] = 5 Arrays em Ruby armazenam referências a objetos e, como em Ruby tudo é objeto, podemos criar arrays de tipos diferentes. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # cria um array de tipos diferentes valores = [43, "Osmar", 7.5] # obtém o valor do segundo elemento valor = valores[1] # altera o valor do primeiro elemento valores[0] = 5 |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como concatenar strings em Ruby usando o operador <<Quantidade de visualizações: 8239 vezes |
Esta dica mostra como podemos usar o operador << para concatenar strings em Ruby. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- frase1 = "Gosto muito de Ruby" frase2 = " e de Python" # vamos concatenar as duas strings res = frase1 << frase2 # exibe o resultado puts res Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Gosto muito de Ruby e de Python |
Java ::: Estruturas de Dados ::: Pilhas |
Como criar uma pilha em Java usando um vetor (array) - Estruturas de Dados em JavaQuantidade de visualizações: 2047 vezes |
A Pilha é uma estrutura de dados do tipo LIFO - Last-In, First-Out (Último a entrar, primeiro a sair). Neste tipo de estrutura, o último elemento a ser inserido é o primeiro a ser removido. Veja a imagem a seguir:![]() Embora seja mais comum a criação de uma estrutura de dados do tipo Pilha de forma dinâmica (usando ponteiros e referências), nesta dica eu mostrarei como podemos criá-la em Java usando um array, ou seja, um vetor. No exemplo eu usei inteiros, mas você pode modificar para o tipo de dados que você achar mais adequado. Veja o código completo para uma classe Pilha usando um vetor de ints. Veja que o tamanho do vetor é informado no construtor da classe. Note também a lógica empregada na construção dos métodos empilhar(), desempilhar() e imprimirPilha(): Código para Pilha.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Pilha { private int elementos[]; // elementos na pilha private int topo; // o elemento no topo da pilha private int maximo; // a quantidade máxima de elementos na pilha // construtor da classe Pilha public Pilha(int tamanho) { // constrói o vetor this.elementos = new int[tamanho]; // define o topo como -1 this.topo = -1; // ajusta o tamanho da pilha para o valor recebido this.maximo = tamanho; } // método usado para empilhar um novo elemento na pilha public void empilhar(int item) { // a pilha já está cheia? if (this.topo == (this.maximo - 1)) { System.out.println("\nA pilha está cheia\n"); } else { // vamos inserir este elemento no topo da pilha this.elementos[++this.topo] = item; } } // méodo usado para desempilhar um elemento da pilha public int desempilhar() { // a pilha está vazia if (this.topo == -1) { System.out.println("\nA pilha está vazia\n"); return -1; } else { System.out.println("Elemento desempilhado: " + elementos[topo]); return this.elementos[this.topo--]; } } // método que permite imprimir o conteúdo da pilha public void imprimirPilha() { // pilha vazia if (this.topo == -1) { System.out.println("\nA pilha está vazia\n"); } else { // vamos percorrer todos os elementos da pilha for (int i = 0; i <= this.topo; i++) { System.out.println("Item[" + (i + 1) + "]: " + this.elementos[i]); } } } } Veja agora o código para a classe principal, ou seja, a classe Main usada para testar a funcionalidade da nossa pilha: Código para Principal.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma nova pilha com capacidade para 5 elementos Pilha p = new Pilha(5); // vamos empilhar 3 elementos p.empilhar(34); p.empilhar(52); p.empilhar(18); // vamos mostrar os elementos na pilha System.out.println("Itens presentes na Pilha\n"); p.imprimirPilha(); // agora vamos remover e retornar dois elementos da pilha System.out.println(); p.desempilhar(); p.desempilhar(); // vamos mostrar os elementos na pilha novamente System.out.println("\nItens presentes na Pilha\n"); p.imprimirPilha(); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Itens presentes na Pilha Item[1]: 34 Item[2]: 52 Item[3]: 18 Elemento desempilhado: 18 Elemento desempilhado: 52 Itens presentes na Pilha Item[1]: 34 |
R ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Quais são as palavras reservadas da linguagem RQuantidade de visualizações: 1307 vezes |
As palavras reservadas, ou palavras-chaves, de uma linguagem de programação são um conjunto de palavras e símbolos que possuem significado especial dentro da linguagem, em seu interpretador ou compilador. Estas palavras não podem ser usadas como identificadores de funções, nomes de variáveis, constantes, nomes de classes, etc. A linguagem R, no momento que escrevo este texto, possui as seguintes palavras reservadas: if else repeat while function for in next break TRUE FALSE NULL Inf NaN NA NA_integer_ NA_real_ NA_complex_ NA_character_ ? A qualquer momento nós podemos listas estas palavras reservadas, seja na janela de comandos ou em um script do R. Basta disparmos os comandos abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- > ?reserved [ENTER] > help(reserved) [ENTER] > Entre essas palavras reservadas, if, else, repeat, while, function, for, in, next e break são usadas para os testes condicionais, laços e funções definidas pelo usuário. São estas palavras que formam a estrutura básica da linguagem R. As palavras TRUE e FALSE são as constantes lógicas em R. NULL representa a ausência de um valor, ou um valor indefinido (ainda não houve atribuição). A palavra reservada Inf significa "Infinity". Por exemplo, quando 1 é dividido por 0, enquanto NaN quer dizer "Not a Number" (não é um número). Um exemplo disso é quando dividimos 0 por 0. NA significa "Not Available" e é usada para representar valores não informados. A linguagem R é sensível a maiúsculas e minúsculas. Isso quer dizer que TRUE e True não são a mesma coisa. Enquanto TRUE é uma palavra reservada representando uma constante lógica, True pode ser usada como um nome de variável. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em C# - Como obter o ano da data atual usando a classe Calendar do C#Quantidade de visualizações: 10325 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter apenas o mês do ano da data atual ou para uma determinada data. Isso pode ser feito por meio de uma chamada ao método GetYear() da classe Calendar da linguagem C#. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.Globalization; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { DateTime agora = DateTime.Now; Calendar calendario = CultureInfo.InvariantCulture.Calendar; int ano = calendario.GetYear(agora); Console.WriteLine("Estamos no ano: {0}", ano); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Estamos no ano: 2021 |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
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