Você está aqui: Java ::: Java Swing - Componentes Visuais ::: JPanel |
Como fazer uma sub-classe de JPanel para desenhar um gráfico no Java SwingQuantidade de visualizações: 12092 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos criar uma classe Desenho que herda da classe JPanel do Java Swing para criar uma área de desenho. Esta é uma das práticas mais comuns quando queremos desenhar gráficos ou exibir imagens em Java Swing. Note como sobrescrevemos o método paintComponent(Graphics g) herdado da classe JPanel para pintar o fundo do painel na cor amarela e depois desenhamos um retângulo azul. Veja o código Java Swing completo para o exemplo: package estudos; import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("A classe JPanel"); Container c = getContentPane(); Desenho desenho = new Desenho(); c.add(desenho); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } // Sub-classe de JPanel class Desenho extends JPanel{ public void paintComponent(Graphics g){ super.paintComponent(g); // Define a cor de fundo setBackground(Color.YELLOW); // Desenha um quadrado na cor azul g.setColor(Color.BLUE); g.fillRect(10, 10, 100, 100); } } |
![]() |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Python - Como criar arrays (vetores e matrizes) usando o objeto ndarray da biblioteca Numpy do Python |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |