Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

O caractere ausente. Escreva um método Java que receba uma string não vazia e um inteiro positivo. - Desafio de Programação Resolvido em Java

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Pergunta/Tarefa:

O desafio do caractere faltante.

Escreva um programa Java contendo um método que receberá uma palavra, frase ou texto e um inteiro positivo. Este método deverá retornar a palavra, frase ou texto com o caractere removido no índice especificado pelo inteiro fornecido como segundo argumento para o método.

Certifique-se de que a string passada para o método não esteja vazia e de que o valor inteiro no segundo argumento não esteja fora da faixa permitida, ou seja, não seja menor que 0 nem maior que o comprimento da string - 1.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe uma palavra, frase ou texto: JAVASCRIPT
Informe um número inteiro: 4
O resultado é: JAVACRIPT
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar uma palavra, frase ou texto
    System.out.print("Informe uma palavra, frase ou texto: ");
    String str = entrada.nextLine().trim();
    // agora vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
    System.out.print("Informe um número inteiro: ");
    int indice = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // os dados são válidos?
    if(str.isEmpty()){
      System.out.println("\nA string informada está vazia\n");
    }
    else if(indice < 0 || indice > str.length() - 1){
      System.out.println("\nO índice não está na faiza permitida\n");
    }
    else{
      String resultado = caractereFaltante(str, indice);
      System.out.println("O resultado é: " + resultado);
    }
  }
  
  public static String caractereFaltante(String str, int indice){
    // primeiro nós obtemos uma substring que vai do primeiro
    // índice até o indice informado pelo usuário, sem incluí-lo
    String inicio = str.substring(0, indice);
    
    // agora obtemos o restante da string a partir do índice informado
    // pelo usuário, sem incluí-lo, é claro
    String fim = str.substring(indice + 1, str.length());
    
    return inicio + fim;
  }
}


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Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Java Swing Avançado - Como exibir imagens nas células de uma JTable em suas aplicações Java Swing

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Nesta dica mostrarei como criar uma classe personalizada que estende a classe JLabel e implementa a interface TableCellRenderer. O objetivo é fornecer esta JLabel ao método setCellRenderer() de uma das colunas da JTable e exibir uma imagem ou foto ao lado do conteúdo da célula.

Veja o resultado da figura abaixo:



E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import javax.swing.table.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
         
    // colunas da tabela
    String[] colunas = {"Nome", "Idade", "Sexo"};
         
    // conteúdo da tabela   
    Object[][] conteudo = {
        {"Osmar J. Silva", "32", "Masculino"},
        {"Maria Clara Gomes", "19", "Feminino"},
        {"Fernando Gomes", "15", "Masculino"},
        {"Carlos Vieira", "40", "Masculino"}
    };
         
    // constrói a tabela
    JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas);
     
    // quero exibir imagens ao lado do texto da primeira coluna
    TableCellRenderer tcr = new Imagem();
    TableColumn column = tabela.getColumnModel().getColumn(0);
    column.setCellRenderer(tcr);
  
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50));
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
             
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);
         
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
     
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}
 
class Imagem extends JLabel implements TableCellRenderer{
  public Imagem(){
    setOpaque(true);
  }
   
  public Component getTableCellRendererComponent(JTable table, 
     Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus, int row, 
     int column){
     
     Icon imagem = new ImageIcon("C:\\estudos_java\\icon.gif");
     // certifique-se da existencia da imagem "icon.gif" antes de executar
     
     if(isSelected)
       setBackground(table.getSelectionBackground());
     else
       setBackground(table.getBackground());        
      
     setIcon(imagem);
     setText(value.toString());
         
     return this;       
  }
   
  public void validate() {}
  public void revalidate() {}
  protected void firePropertyChange(String propertyName, 
    Object oldValue, Object newValue) {}
  public void firePropertyChange(String propertyName, 
    boolean oldValue, boolean newValue) {}  
}



Java ::: Classes e Componentes ::: JButton

Como definir a cor do texto de um botão JButton do Java Swing

Quantidade de visualizações: 9347 vezes
Nesta dica eu mostrarei como é possível definir a cor do texto de um componente JButton do Java Swing. Para isso nós usamos o método setForeground() da classe JButton, fornecendo a cor desejada, por exemplo, Color.RED.

Veja um exemplo Java Swing completo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;
 
import java.awt.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos() {
    super("Estudos Swing");
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
 
    // Cria um JButton com a cor do texto vermelho
    JButton btn1 = new JButton("Clique Aqui!");
    btn1.setForeground(Color.RED);
 
    // Cria um JButton com a cor de fundo verde
    JButton btn2 = new JButton("Clique Aqui!");
    btn2.setForeground(Color.GREEN);
 
    // Adiciona os botões à janela
    c.add(btn1);
    c.add(btn2);  
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de Java - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equilátero

Quantidade de visualizações: 12554 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra:

A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B).

Escreva um programa Java que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro lado do triângulo: 30
Informe o segundo lado do triângulo: 40
Informe o terceiro lado do triângulo: 60
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
      
    // vamos ler o primeiro lado do triângulo
    System.out.print("Informe o primeiro lado do triângulo: ");
    int ladoA = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos ler o segundo lado do triângulo
    System.out.print("Informe o segundo lado do triângulo: ");
    int ladoB = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos ler o terceiro lado do triângulo
    System.out.print("Informe o terceiro lado do triângulo: ");
    int ladoC = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // os lados informados formam um triângulo?
    if((ladoA < (ladoB + ladoC)) && (ladoB < (ladoA + ladoC)) 
      && (ladoC < (ladoA + ladoB))){
      // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)?
      if((ladoA == ladoB) && (ladoB == ladoC)){
        System.out.println("O triângulo é equilátero");  
      }
      else{
        // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)?
        if((ladoA == ladoB) || (ladoA == ladoC) || (ladoC == ladoB)){
          System.out.println("O triângulo é isósceles");  
        }
        else{
          // é escaleno
          System.out.println("O triângulo é escaleno");
        }
      }
    }
    else{
      System.out.println("Os lados informados não formam um triângulo.");
    }
  }
}



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