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Como inserir um elemento em uma determinada posição do Vector

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/*
  Este exemplo mostra como adicionar um elemento
  em uma determinada posição de um Vector. O 
  método usado para tal finalidade é:

  public void add(int index, E element)

  É preciso ter muito cuidado ao usar este método.
  Se o índice da posição na qual o novo elemento
  vai ser inserido for menor que 0 ou maior que
  a quantidade de elementos no Vector, uma
  exceção ArrayIndexOutOfBoundsException será
  atirada.
*/

import java.util.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria um Vector
    Vector<Integer> valores = new Vector<Integer>();

    // adiciona itens ao Vector
    valores.addElement(54);
    valores.addElement(87);
    valores.addElement(6);

    // Lista os itens do Vector
    for(Enumeration e = valores.elements(); 
           e.hasMoreElements();){
      int valor = (Integer)e.nextElement();
      System.out.print(valor + "  ");
    }

    // Adiciona um elemento na segunda posição
    valores.add(1, 10);
    System.out.println();

    // Lista os itens do Vector
    for(Enumeration e = valores.elements(); 
           e.hasMoreElements();){
      int valor = (Integer)e.nextElement();
      System.out.print(valor + "  ");
    }    
  } 
}  


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C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como retornar o tamanho de um array em C++ - Curso de C++ - Vetores e matrizes em C++

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Muitas vezes precisamos saber a quantidade de elementos em vetor (array). Em C++, isso pode ser feito com o uso da função sizeof(). O que fazemos é obter a quantidade de bytes contidos em todo o vetor e depois dividimos pela quantidade de bytes no primeiro elemento. Veja o código:

#include <iostream>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara e inicializa um array de 5 inteiros
  int valores[5] = {43, 12, 8, 4, 102};
 
  // obtém a quantidade de elementos na matriz
......


Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Quant. elementos : 5


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Operadores de Manipulação de Bits (Bitwise Operators)

JavaScript Avançado - Como usar o operador de bits & (E/AND sobre bits) da linguagem JavaScript

Quantidade de visualizações: 1010 vezes
O operador de bits & (E/AND sobre bits) da linguagem JavaScript é usado quando queremos comparar os bits individuais de dois valores integrais (inteiros) e produzir um terceiro resultado. Os bits no resultado serão configurados como 1 se os bits correspondentes nos dois outros valores foram 1. Em caso contrário os bits são configurados como 0.

Para quem gosta de Lógica Matemática, ou a Tabela Verdade da Lógica de Boole, vai se lembrar do conectivo "^", que diz que a proposição resultante da conjunção só será verdadeira quando as proposições simples individuais forem verdadeiras. O operador de bits & do JavaScript é similar ao conectivo "^" da Lógica Proposicional.

Vamos analisar os seguintes valores binários:

a) 0101 (5 decimal)
b) 0100 (4 decimal)

Quando aplicamos o operador & nestes dois valores teremos o seguinte resultado:

0101
0100
......


Veja que o resultado é 0100, uma vez que apenas o segundo bit de cada valor está configurado como 1. Vamos ver isso em JavaScript agora. Observe o seguinte trecho de código:

<html>
<head>
  <title>Manipulação de Bits em JavaScript</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  var a = 5;
  var b = 4;
  var c = a & b;
  
  // exibe o resultado (em binário e em decimal)
  document.writeln("a = " + obterBits(a) + " (" + a + ")");
  document.writeln("<br>b = " + obterBits(b) + " (" + b + ")");
  document.writeln("<br>a & b = " + obterBits(c) + " (" + c + ")");
  
  // função auxiliar que converte um decimal em sua representação em bits
  function obterBits(valor){
    var mascara = 1 << 31; // 10000000 00000000 00000000 00000000
......


Ao executar este código teremos o seguinte resultado:

    a = 00000000 00000000 00000000 00000101 (5) 
    b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4)
......



C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear ou mover arquivos em C# usando a função Move() da classe File

Quantidade de visualizações: 15996 vezes
O método Move() da classe File é útil quando precisamos renomear ou mover arquivos. Este método recebe os caminhos e nomes antigo e novo do arquivo a ser renomeado ou movido de diretório. Veja um trecho de código no qual mostramos como renomear um arquivo texto (sem movê-lo para um diretório diferente):

static void Main(string[] args){
  // não esqueça
  // using System.IO;
  
  // caminho e nome atual do arquivo
  string antigo = "C:\\estudos_csharp\\arquivo.txt";
  
  // caminho e novo nome do arquivo
  string novo = "C:\\estudos_csharp\\arquivo2.txt";
......



C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

C# Windows Forms - Como tratar eventos do mouse em suas aplicações C# Windows Forms

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Aplicações de interface gráfica (GUI) em C# fazem uso extensivo do mouse e qualquer classe que herde de System.Windows.Forms.Control pode receber e tratar seus eventos. Os eventos do mouse mais comuns são pressionamento (click), liberação, movimento, etc. E cada um possui suas particularidades.

Sempre que um evento do mouse ocorre, as informações sobre tal evento são fornecidas ao método de tratamento de evento por meio de um objeto da classe MouseEventArgs (alguns eventos usam EventArgs) e o delegate usado para criar os gerenciadores de eventos do mouse é MouseEventHandler. Veja, por exemplo, o tratador de evento para o evento MouseClick de um Button:

private void button1_MouseClick(object sender, MouseEventArgs e){
  MessageBox.Show("Sou um Button e acabei de ser clicado!");
......


A classe MouseEventArgs é muito útil, pois é ela que nos permite obter informações sobre qual botão foi pressionado, as coordenadas x e y do evento, se um duplo-clique ocorreu, etc.

Veja um trecho de código no qual verificamos qual botão do mouse foi pressionado durante um evento MouseUp em um formulário:

private void Form1_MouseUp(object sender, MouseEventArgs e){
  if(e.Button == MouseButtons.Left){
    MessageBox.Show("Fui clicado com o botão esquerdo!");
  }
  else if(e.Button == MouseButtons.Right){
    MessageBox.Show("Fui clicado com o botão direito!");
......


Veja os eventos do mouse que possuem um objeto da classe EventArgs:

a) MouseEnter - Ocorre quando o cursor do mouse entra na área de um controle.

b) MouseLeave - Ocorre quando o cursor do mouse deixa a área de um controle.

c) Click - Ocorre quando clicamos na área de um controle. Note que um click do mouse envolve pressionar e liberar o botão do mouse.

Veja os eventos do mouse que possuem um objeto da classe MouseEventArgs:

a) MouseDown - Ocorre quando o botão do mouse é pressionado dentro da área de um controle.

b) MouseHover - Ocorre quando o cursor do mouse pára sobre a área de um controle (sem clique, pressionamento ou movimento).

c) MouseMove - Ocorre quando movimentamos o mouse na área de um controle.

d) MouseUp - Ocorre quando o botão do mouse é liberado sobre a área de um controle.

e) MouseClick - Ocorre quando clicamos na área de um controle. Note que um click do mouse envolve pressionar e liberar o botão do mouse.

Há algumas diferenças significativas entre os eventos Click e MouseClick. Não deixe de consultar as outras dicas desta seção para aprofundar seus conhecimentos.


Delphi ::: Data Access Controls (Controles de Acesso a Dados) ::: TClientDataSet

Como usar a propriedade Bof para verificar se estamos no primeiro registro do TClientDataSet do Delphi

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Em algumas situações gostaríamos de verificar se já estamos no primeiro registro do TClientDataSet, ou seja, estamos percorrendo todos os registros do dataset de trás para frente e queremos saber se já estamos no primeiro. Para isso podemos usar a propriedade Bof da classe TClientDataSet. Esta propriedade retorna true se estivermos no primeiro registro e false em caso contrário.

Veja um trecho de código no qual usamos um laço while para percorrer todos os registros de um TClientDataSet de trás para frente. Note o uso da propriedade Bof para finalizar as iterações do laço:

procedure TForm3.Button4Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos percorrer todos os registros do TClientDataSet
  // de trás para frente
  ClientDataSet1.Last; // vamos para o último registro
  // e agora disparamos um laço While
  while not ClientDataSet1.Bof do
......


A propriedade Bof é verdadeira quando:

a) Abrimos um dataset.

b) Efetuamos uma chamada ao método First (primeiro) do dataset.

c) Chamamos o método Prior (anterior) do dataset e a chamada falha porque o registro atual já é o primeiro registro no dataset.

d) Efetuamos uma chamada ao método SetRange em uma faixa de dados ou dataset vazio.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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