Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string Delphi usando a função ReplaceStr()

Quantidade de visualizações: 15987 vezes
Algumas vezes precisamos substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função ReplaceStr(). Esta função requer a string na qual a substituição ocorrerá, a substring a ser substituída e a nova substring. O resultado será uma nova string resultante da substituição. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  frase: string;
begin
  frase := 'PHP? Sim, eu gosto muito de PHP';

  // vamos substituir todas as ocorrências de "PHP" por "Delphi'
......


Lembre-se de que esta função diferencia maiúsculas e minúsculas.

Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Como alocar memória dinâmica em C usando a função malloc()

Quantidade de visualizações: 28621 vezes
A função malloc() é usada em C para alocarmos um bloco de memória. Esta função recebe a quantidade de bytes a serem alocados e retorna um ponteiro do tipo void (genérico) para o início do bloco de memória obtido. Veja sua assinatura:

void *malloc(size_t size);
......


Se a memória não puder se alocada, um ponteiro nulo (NULL) será retornado.

É importante se lembrar de alguns conceitos antes de usar esta função. Suponhamos que você queira alocar memória para um inteiro. Você poderia ter algo assim:

// aloca memória para um int
......


Embora este código esteja correto, não é um boa idéia assumir que um inteiro terá sempre 4 bytes. Desta forma, é melhor usar o operador sizeof() para obter a quantidade de bytes em um inteiro em uma determinada arquitetura. Veja:

// aloca memória para um int
......


Eis o código completo para um aplicativo C que mostra como alocar memória para um inteiro e depois atribuir e obter o valor armazenado no bloco de memória alocado:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // ponteiro para uma variável do tipo inteiro
  int *ponteiro;

  // aloca memória para um int
  ponteiro = malloc(sizeof(int));

  // testa se a memória foi alocada com sucesso
  if(ponteiro)
    printf("Memoria alocada com sucesso.\n");
......


Uma aplicação interessante da função malloc() é quando precisamos construir uma matriz dinâmica. Veja como isso é feito no código abaixo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int i;

  // quantidade de elementos na matriz
  int quant = 10;

  // ponteiro para o bloco de memória
  int *ponteiro;

  // aloca memória para uma matriz de inteiros
  ponteiro = malloc(quant * sizeof(int));

  // testa se a memória foi alocada com sucesso
  if(ponteiro)
    printf("Memoria alocada com sucesso.\n");
  else{
......



C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como adicionar conteúdo ao final de um arquivo em C# usando as classes FileStream e StreamWriter

Quantidade de visualizações: 9885 vezes
Nesta dica mostro como usar as classes FileStream e StreamWriter para adicionar conteúdo a um arquivo já existente. Note que usamos o construtor de FileStream que aceita o caminho e nome do arquivo e o modo que ele será aberto. Ao fornecer o valor FileMode.Append nós estamos informando que, se o arquivo existir, mais conteúdo será adicionando ao seu final. Do contrário o arquivo é criado.

Já no construtor de StreamWriter nós estamos fornecendo a codificação dos caracteres, neste caso, UTF-8. Para finalizar, escrevemos no arquivo usando os métodos Write() e WriteLine() da classe StreamWriter.

Veja o código:

static void Main(string[] args){
  // vamos criar uma instância de FileStream. Note que neste
  // construtor nós estamos informando o caminho e nome do
  // arquivo e o modo de abertura do arquivo. Se o arquivo já existir
  // o novo conteúdo é adicionado. Se não existir, o arquivo é criado
  FileStream fs = new FileStream("dados.txt", FileMode.Append);

  // já temos o FileStream? vamos fornecê-lo a um StreamWriter
  StreamWriter sw = new StreamWriter(fs, Encoding.UTF8);
......


Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Acabei de escrever no arquivo
Pressione qualquer tecla para sair...


Java ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números

Como usar o método System.out.printf() do Java para converter um valor na base decimal para hexadecimal

Quantidade de visualizações: 10296 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito do método System.out.printf() do Java 5.0 em diante para converter um valor na base decimal para hexadecimal e exibí-lo na tela.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    int num = 35;
   
    // exibe o valor na base hexadecimal
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O decimal 35 convertido para hexadecimal é 23


Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de Ruby - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equilátero

Quantidade de visualizações: 601 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra:

A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B).

Escreva um programa Ruby que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro lado do triângulo: 30
Informe o segundo lado do triângulo: 40
Informe o terceiro lado do triângulo: 60
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby:

# vamos ler o primeiro lado do triângulo
print "Informe o primeiro lado do triângulo: "
lado_a = Integer(gets)

# vamos ler o segundo lado do triângulo
print "Informe o segundo lado do triângulo: "
lado_b = Integer(gets)

# vamos ler o terceiro lado do triângulo
print "Informe o terceiro lado do triângulo: "
lado_c = Integer(gets)

# os lados informados formam um triângulo?
if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) \
  && (lado_c < (lado_a + lado_b)))
......



Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Java Swing - Como obter a quantidade de colunas em uma JTable usando o método getColumnCount()

Quantidade de visualizações: 8226 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível contar as colunas de uma JTable com uma chamada ao método getColumnCount() da interface TableModel, que representa os dados contidos na tabela. Note que, neste exemplo, eu escrevi toda a aplicação Java Swing "na unha", ou seja, sem nenhum editor visual. Esta técnica é boa para entender todas as partes que compoem uma aplicação Java Swing.

Veja o código completo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
         
    // colunas da tabela
    String[] colunas = {"Cidade", "Estado", "Habitantes"};
         
    // conteúdo da tabela
         
    Object[][] conteudo = {
        {"Goiânia", "GO", "43.023.432"},
        {"São Paulo", "SP", "5.343.234"},
        {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"},
        {"Jussara", "GO", "87.454"},
        {"Barra do Garças", "MT", "64.344"}
    };
         
    // constrói a tabela
    final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas);
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(
......


Ao executar este exemplo e clicar no botão nós veremos uma mensagem JOptionPane.showMessageDialog() com o seguinte texto:

Quantidade de colunas: 3


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 10 usuários muito felizes estudando em nosso site.