Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
Crie uma classe Esfera contendo um atributo de instância chamado diametro, do tipo double. Defina um construtor público que receberá o valor do diâmetro - Exercícios Resolvidos de JavaQuantidade de visualizações: 510 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Este desafio de programação Java aborda a Programação Orientada a Objetos. Crie uma classe Esfera contendo um atributo de instância chamado diametro, do tipo double. Defina um construtor público que receberá o valor do diâmetro da esfera e o usará para inicializar a variável diametro privada. Em seguida crie um método que calcula e retorna o volume da esfera como um double. Crie também um método que calcula e retorna a área da esfera. Finalmente, na classe principal da sua aplicação Java, crie três instâncias da classe Esfera e mostre os volumes e áreas correspondentes a cada uma. Para que você relembre as propriedades de uma esfera, dê uma olhada na imagem a seguir: ![]() Para facilitar na tarefa, a fórmula para o volume da esfera quando temos o raio é: \[ \text{V} = \frac{\text{4} \cdot \pi \cdot r^3}{3} \] Já a fórmula para o cálculo da área da esfera é: \[ \text{A} = \text{4} \cdot \pi \cdot r^2 \] Lembre-se de que o raio é o diâmetro dividido por 2. Sua saída deve ser parecida com: Informe o diâmetro da primeira esfera: 7 O volume da esfera é: 179.5943800302165 A área da esfera é: 153.93804002589985 Informe o diâmetro da segunda esfera: 5 O volume da esfera é: 65.44984694978736 A área da esfera é: 78.53981633974483 Informe o diâmetro da terceira esfera: 9.4 O volume da esfera é: 434.8927654315375 A área da esfera é: 277.59112687119415 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: Código para a classe Esfera (Esfera.java): ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
package estudos;
// definição da classe Esfera
public class Esfera {
private double diametro;
// construtor da classe
public Esfera(double diametro) {
this.diametro = diametro;
}
// método que calcula e retorna o volume da esfera
public double getVolume(){
// calculamos o raio
double raio = this.diametro / 2;
// calculamos o volume
double volume = (4 * Math.PI * Math.pow(raio, 3)) / 3.0;
// e retornamos o volume calculado
return volume;
}
// método que calcula e retorna a área da esfera
public double getArea(){
// calculamos o raio
double raio = this.diametro / 2;
// calculamos a área
double area = 4 * Math.PI * Math.pow(raio, 2);
// e retornamos a área calculada
return area;
}
public double getDiametro() {
return diametro;
}
public void setDiametro(double diametro) {
this.diametro = diametro;
}
}
Código para a classe de testes (Estudos.java): ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// variáveis usadas na resolução do problema
double diametro;
Esfera e1, e2, e3;
// para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos ler o diâmetro da primeira esfera
System.out.print("Informe o diâmetro da primeira esfera: ");
diametro = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
// criamos uma instância da classe Esfera
e1 = new Esfera(diametro);
// mostramos as informações
System.out.println("O volume da esfera é: " + e1.getVolume());
System.out.println("A área da esfera é: " + e1.getArea());
// vamos ler o diâmetro da segunda esfera
System.out.print("\nInforme o diâmetro da segunda esfera: ");
diametro = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
// criamos uma nova instância da classe Esfera
e2 = new Esfera(diametro);
// mostramos as informações
System.out.println("O volume da esfera é: " + e2.getVolume());
System.out.println("A área da esfera é: " + e2.getArea());
// vamos ler o diâmetro da terceira esfera
System.out.print("\nInforme o diâmetro da terceira esfera: ");
diametro = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
// criamos uma nova instância da classe Esfera
e3 = new Esfera(diametro);
// mostramos as informações
System.out.println("O volume da esfera é: " + e3.getVolume());
System.out.println("A área da esfera é: " + e3.getArea());
}
}
|
|
|
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |







