Você está aqui: Java ::: Coleções (Collections) ::: Stack |
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Como retornar uma referência ao elemento no topo da Stack sem precisar removê-lo da pilhaQuantidade de visualizações: 7837 vezes |
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Muitas vezes precisamos verificar o elemento que está no topo de uma pilha sem removê-lo. Para esta finalidade, a classe Stack nos fornece o método peek(). Veja como usá-lo no trecho de código seguinte: import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria uma Stack de String Stack<String> pilha = new Stack<String>(); // adiciona três elementos na pilha pilha.push("Cuiabá"); pilha.push("Goiânia"); pilha.push("Belo Horizonte"); // obtém uma referência ao elemento no topo da // pilha mas não o remove String elem = pilha.peek(); System.out.println("Elemento no topo: " + elem); } } |
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C# ::: Namespace System.Drawing ::: Image |
Gráficos C# Windows Forms - Como usar a classe Image em suas aplicações C#Quantidade de visualizações: 6100 vezes |
A classe Image, do namespace System.Drawing (no assemply System.Drawing.dll) é uma classe abstrata de base que fornece funcionalidades para as classes derivadas Bitmap e Metafile (que são classes concretas e sealed, ou seja, não podem ter suas funcionalidades herdadas por outras classes). Por ser uma classe abstrata, não podemos criar novas instâncias de Image (usando new()). Em vez disso nós a usamos apenas para chamar seus métodos estáticos ou como referência para as classes derivadas. Veja um trecho de código no qual carregamos um bitmap e o exibimos em um PictureBox: private void button2_Click_1(object sender, EventArgs e){ try{ // vamos carregar o bitmap a partir de um diretório Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); // vamos exibir a imagem no PictureBox pictureBox1.Image = imagem; } catch(ArgumentException ae){ MessageBox.Show("Houve um erro ao carregar a imagem: " + ae.Message.ToString()); } } Veja que declaramos uma Image e a usamos como referência a um Bitmap. É claro que podemos perfeitamente trocar a linha: Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); por: Bitmap imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); O código compila normalmente, mas aí perdemos todo o poder que o polimorfismo nos entrega. Sempre que possível, devemos programar em cima das interfaces, superclasses e classes abstratas. Além dos métodos estáticos, a classe Image fornece várias propriedades. Veja uma modificação do exemplo anterior no qual obtemos a largura e a altura da imagem que foi carregada: private void button2_Click_1(object sender, EventArgs e){ try{ // vamos carregar o bitmap a partir de um diretório Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); // vamos exibir a imagem no PictureBox pictureBox1.Image = imagem; // vamos exibir a largura e altura da imagem MessageBox.Show("A imagem carregada possui a largura de " + imagem.Width + " pixels e altura de " + imagem.Height + " pixels."); } catch(ArgumentException ae){ MessageBox.Show("Houve um erro ao carregar a imagem: " + ae.Message.ToString()); } } Depois de carregada a imagem você verá uma mensagem parecida com: A imagem carregada possui a largura de 80 pixels e altura de 50 pixels. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como ordenar um array de strings em ordem alfabética em C# usando a classe StringComparerQuantidade de visualizações: 17115 vezes |
Nesta dica mostrarei como classificar um vetor de strings C# em ordem alfabética. Para isso nós vamos usar um objeto da classe StringComparer. Veja o código completo para o exemplo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // cria e inicializa um array de strings string[] cidades = {"Goiânia", "São Paulo", "Rio de Janeiro", "Curitiba"}; Console.WriteLine("Ordem original:"); for (int i = 0; i < cidades.Length; i++) { Console.WriteLine(cidades[i]); } // vamos criar um objeto da classe StringComparer StringComparer ordenar = StringComparer.CurrentCultureIgnoreCase; // agora classificamos o vetor em ordem alfabética Array.Sort(cidades, ordenar); Console.WriteLine(); Console.WriteLine("Ordem alfabética:"); for (int i = 0; i < cidades.Length; i++) { Console.WriteLine(cidades[i]); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Ordem original: Goiânia São Paulo Rio de Janeiro Curitiba Ordem alfabética: Curitiba Goiânia Rio de Janeiro São Paulo |
R ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Quais são as palavras reservadas da linguagem RQuantidade de visualizações: 1212 vezes |
As palavras reservadas, ou palavras-chaves, de uma linguagem de programação são um conjunto de palavras e símbolos que possuem significado especial dentro da linguagem, em seu interpretador ou compilador. Estas palavras não podem ser usadas como identificadores de funções, nomes de variáveis, constantes, nomes de classes, etc. A linguagem R, no momento que escrevo este texto, possui as seguintes palavras reservadas: if else repeat while function for in next break TRUE FALSE NULL Inf NaN NA NA_integer_ NA_real_ NA_complex_ NA_character_ ? A qualquer momento nós podemos listas estas palavras reservadas, seja na janela de comandos ou em um script do R. Basta disparmos os comandos abaixo: > ?reserved [ENTER] > help(reserved) [ENTER] > Entre essas palavras reservadas, if, else, repeat, while, function, for, in, next e break são usadas para os testes condicionais, laços e funções definidas pelo usuário. São estas palavras que formam a estrutura básica da linguagem R. As palavras TRUE e FALSE são as constantes lógicas em R. NULL representa a ausência de um valor, ou um valor indefinido (ainda não houve atribuição). A palavra reservada Inf significa "Infinity". Por exemplo, quando 1 é dividido por 0, enquanto NaN quer dizer "Not a Number" (não é um número). Um exemplo disso é quando dividimos 0 por 0. NA significa "Not Available" e é usada para representar valores não informados. A linguagem R é sensível a maiúsculas e minúsculas. Isso quer dizer que TRUE e True não são a mesma coisa. Enquanto TRUE é uma palavra reservada representando uma constante lógica, True pode ser usada como um nome de variável. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como embaralhar os elementos de um array em PHP usando a função shuffle() - Vetores e matrizes em PHPQuantidade de visualizações: 12302 vezes |
Em algumas situações nós precisamos misturar os elementos de um vetor em PHP, ou seja, embaralhar de forma aleatória os elementos. Para isso nós podemos usar a função shuffle(), que recebe um vetor e o devolve com a ordem dos elementos embaralhada de forma randômica. Veja o exemplo completo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $nomes = array("Osmar", "Marcos", "Igor", "Gustavo"); // ordem original for($i = 0; $i < count($nomes); $i++){ echo $nomes[$i] . "<br>"; } echo "<br>"; // embaralha o vetor shuffle($nomes); // ordem embaralhada for($i = 0; $i < count($nomes); $i++){ echo $nomes[$i] . "<br>"; } ?> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Osmar Marcos Igor Gustavo Gustavo Osmar Marcos Igor |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar os minutos em Ruby a partir de um objeto da classe Time usando a função minQuantidade de visualizações: 6083 vezes |
Muitas vezes precisamos obter os minutos de uma determinada hora a partir de um determinado objeto Time. Para isso a classe Time nos fornece o método min. Este método retorna um número inteiro na faixa 0..59. Veja uma demonstração de como usar este método no trecho de código a seguir: # constrói um objeto Time com a data e hora atual agora = Time.now # obtém os minutos minutos = agora.min # exibe o resultado puts "Os minutos são: " + minutos.to_s Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Os minutos são: 7 |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby |
Veja mais Dicas e truques de Ruby |
Dicas e truques de outras linguagens |
JavaScript - Como ordenar um array de strings em ordem alfabética em JavaScript - Vetores e matrizes em JavaScript |
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