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Como retornar a relação de canais no Sintetizador MIDI do Java usando o método getChannels()

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A especificação MIDI 1.0 define 16 canais, nos quais podemos gerar sons, trocar instrumentos, definir volume, etc. No Java, esta relação de canais pode ser obtida por meio de uma chamada ao método getChannels() da classe Synthesizer. Este método retorna um vetor de objetos da classe MidiChannel.

É importante, antes de usar cada um dos canais retornados, verificar se se ele não está vazio, ou seja, null. Se um canal for retornado como null, não seremos capazes de enviar mensagens MIDI para ele.

Veja um trecho de código no qual obtemos um objeto Synthesizer e acessamos a lista de canais usando o seu método getChannels():

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import javax.sound.midi.MidiChannel;
import javax.sound.midi.MidiSystem;
import javax.sound.midi.MidiUnavailableException;
import javax.sound.midi.Synthesizer;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) throws MidiUnavailableException{
    // obtemos o Sintetizador
    Synthesizer sintetizador = MidiSystem.getSynthesizer();
    // o abrimos
    sintetizador.open();
    
    // obtemos a lista de canaix
    MidiChannel[] canais = sintetizador.getChannels();
    
    // vamos mostrar a quantidade de canais
    int quantCanais = canais.length;
    System.out.println("Quantidade de canais: " + quantCanais);
    
    // vamos verificar quais canais estão ativos
    for(int i = 0; i < quantCanais; i++){
      if(canais[i] != null){
        System.out.println("Canal " + i + " ativo.");
      }
      else{
        System.out.println("Canal " + i + " INATIVO.");
      }
    }
    
    // fechamos o sintetizador
    sintetizador.close();
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Quantidade de canais: 16
Canal 0 ativo.
Canal 1 ativo.
Canal 2 ativo.
Canal 3 ativo.
Canal 4 ativo.
Canal 5 ativo.
Canal 6 ativo.
Canal 7 ativo.
Canal 8 ativo.
Canal 9 ativo.
Canal 10 ativo.
Canal 11 ativo.
Canal 12 ativo.
Canal 13 ativo.
Canal 14 ativo.
Canal 15 ativo.

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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Set (Conjunto)

Como retornar elementos presentes no primeiro vetor e não presentes no segundo vetor em JavaScript usando o objeto Set

Quantidade de visualizações: 1131 vezes
Este é um código muito interessante de ser feito em JavaScript. Dados dois arrays a e b, temos que retornar os números que estão presentes no primeiro array, mas que não estão presentes no segundo array.

Este código pode ser escrito usando diversas abordagens. Nesta dica mostrarei como resolvê-lo usando um objeto Set, adicionado à linguagem JavaScript na revisão ECMAScript 2015, também chamada de ES6 e ECMAScript 6.

Vamos ao código então:

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<html>
<head>
  <title>O objeto Set do JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // primeiro vetor
  var a = [4, 8, 1, 23, 65];
  // segundo vetor
  var b = [23, 8, 90, 3, 7];
  // vetor resultante
  var c = [];
  
  // criamos um objeto Set e guardamos nele os
  // elementos do segundo vetor
  var set = new Set();
  for (var i = 0; i < b.length; i++){
    set.add(b[i]);
  }
  
  // agora varremos o primeiro vetor e usamos
  // o método has() do objeto Set para verificar se
  // o valor não está contido nele
  for (var i = 0; i < a.length; i++){
    if(!set.has(a[i])){
      c.push(a[i]);
    }
  }
  
  document.writeln("Primeiro vetor: " + a);
  document.writeln("<br>Segundo vetor: " + b);
  document.writeln("<br>Resultado: " + c);
</script>

</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Primeiro vetor: 4, 8, 1, 23, 65
Segundo vetor: 23, 8, 90, 3, 7
Resultado: 4, 1, 65

Note que os valores 4, 1 e 65 estão presentes no primeiro array mas não estão presentes no segundo.


Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Tratamento de Erros

Como corrigir o erro OperationCanceledException em macros e add-ins do Revit C# API

Quantidade de visualizações: 100 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos tratar a exceção OperationCanceledException em macros e plug-ins feitos para o Revit usando a Revit C# API. Esta exceção está no namespace Autodesk.Revit.Exceptions e deve ser declarada por seu nome completo, para não ser confundida com System.OperationCanceledException.

O erro OperationCanceledException ocorre quando uma operação é cancelada de forma inesperada. Por exemplo, no código abaixo nós pedimos para o usuário selecionar um grupo e, em seguida, informar um ponto na área de desenho do Revit para que o grupo seja copiado e colocado no ponto indicado.

Se o usuário clicar com o botão direito ou pressionar Esc, a operação é cancelada automaticamente. O tratamento da exceção OperationCanceledException nos permite reagir a isso, indicando ao usuário o melhor caminho a ser seguido.

O código apresentado aqui já foi visto em dicas e truques sobre a criação e manipulação de grupos de elementos no Revit usando a Revit C# API. No entanto, no código apresentado eu não fiz o tratamento de exceções.

Veja o código Revit C# API completo para o exemplo:

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using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.DB.Structure;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
 
namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao Document ativo
      Document doc = this.ActiveUIDocument.Document;
      
      // Vamos definir um objeto Reference para guardar
      // o elemento selecionado pelo usuário
      Reference ref_selecionado = null;
  
      // pedimos para o usuário selecionar um grupo
      Selection selecao = this.ActiveUIDocument.Selection;
      
      try {
        ref_selecionado = selecao.PickObject(ObjectType.Element,
          "Selecione um grupo");
        Element elem = doc.GetElement(ref_selecionado);
        Group group = elem as Group;
      
        // vamos pedir para o usuário selecionar um ponto na área de
        // desenho do Revit
        XYZ ponto = selecao.PickPoint(
          "Selecione um ponto para posicionar o grupo");
      
        // criamos uma nova transação e posicionamos a cópia do
        // grupo nas coordenadas indicadas pelo usuário
        Transaction transacao = new Transaction(doc);
        transacao.Start("Copiar Grupo no Revit");
        doc.Create.PlaceGroup(ponto, group.GroupType);
        transacao.Commit();
      
        // mostramos o resultado
        TaskDialog.Show("Aviso", "O grupo foi copiado com sucesso.");
      }
      // Se o usuário clicar com o botão direito ou pressionar Esc
      catch (Autodesk.Revit.Exceptions.OperationCanceledException ex) {
        TaskDialog.Show("Aviso", "Erro: Operação cancelada pelo usuário");
      }
      catch (Exception ex) {
        TaskDialog.Show("Aviso", "Erro: " + ex.Message);
      }
    }
    
    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }
 
    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}

Se o usuário cancelar a operação, ou seja, não selecionar nenhum grupo (talvez pressionando a tecla Esc), o código reagirá e mostrará a mensagem:

Erro: The user aborted the pick operation.

Se, em vez de selecionar um grupo, o usuário selecionar um outro elemento, então a mensagem de erro será:

Erro: Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto.


Python ::: wxPython ::: wxFrame

Como definir o ícone para uma janela wx.Frame do wxPython

Quantidade de visualizações: 7087 vezes
Nesta dica mostrarei como usar a função SetIcon() da classe wx.TopLevelWindow para definir o ícone da janela de nossa aplicação wxPython. Observe que, se o ícone não for encontrado, uma mensagem de erro será exibida.

Veja o código completo para o exemplo:

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# vamos importar a biblioteca Wx
import wx

# vamos criar uma classe que herda de wxFrame
class MinhaJanela(wx.Frame):
  def __init__(self):
    # chamamos o construtor da super classe
    wx.Frame.__init__(self, None, -1, 
      "Cadastro de Clientes", size=(350, 200))
    
    # Define o ícone para a janela
    self.SetIcon(wx.Icon("icone.ico", wx.BITMAP_TYPE_ICO))

if __name__ == "__main__":
  app = wx.App()
  janela = MinhaJanela()
  janela.Show(True)
  app.MainLoop()



PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Comentários

Aprenda a programar em PHP - Como inserir comentários em seus códigos PHP

Quantidade de visualizações: 15664 vezes
Comentários em nossos códigos são sempre uma boa idéia. Primeiro porque, no momento que estávamos escrevendo, a lógica está fresca em nossa cabeça. Porém, alguns dias depois podemos não entender muito bem a estratégia usada na resolução de um determinado problema.

A outra razão para o uso de comentários é facilitar o trabalho da pessoa que dará manutenção em nossos códigos, ou talvez permitir um melhor entendimento por parte do cliente que nos contratou para desenvolver uma determinada rotina.

Comentários em PHP podem ser usados de três formas diferentes. Para comentários de múltiplas linhas, devemos usar a sintáxe da linguagem C/C++:

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<?
  /*
  Este é um exemplo de comentário de múltiplas
  linhas. Você pode usar quantas linhas quiser neste
  tipo de comentário. Este tipo de comentário é o mesmo
  usado na linguagem C/C++.
  */
   
  $valor = 15;
  echo "O valor informado é: " . $valor;
?>

Podemos usar comentários de uma linha apenas, usando a sintáxe da linguagem C++:

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<?
  $valor = 30; // Define o valor da variável
  echo "O valor informado é: " . $valor; // exibe resultado
?>

A terceira forma de comentário usa o modelo de Shell:

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<?
  $valor = 120; # Define o valor da variável
  echo "O valor informado é: " . $valor; # exibe resultado
?>



Python ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números

Como formatar inteiros com uma determinada quantidade de zeros à esquerda usando Python

Quantidade de visualizações: 10837 vezes
Nesta dica eu mostro como formatar um valor inteiro com uma determinada quantidade de zeros à sua esquerda. Note que aqui eu estou combinando a função print() com o operador de módulo (%) para indicar os valores que serão formatados.

Esta técnica foi muito usada na época do Python 2.5 e ainda está disponível no Python 3.0 (e creio que deverá continuar por muito tempo ainda).

Veja o trecho de código completo:

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# função principal do programa
def main():
  valor1 = 343
  valor2 = 3
 
  # exibirá 000342
  print("O valor é %06d" % (valor1))
 
  # exibirá 0342 e 00000003
  print("Os valor sao %04d e %08d" % (valor1, valor2))
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O valor é 000343
Os valor são 0343 e 00000003


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

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