Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Como calcular lucro mensal de uma empresa em Java - O lucro de uma empresa é dado por L(x) = 10x - 5000, onde x é a quantidade - Exercícios Resolvidos de JavaQuantidade de visualizações: 309 vezes |
Pergunta/Tarefa: O lucro de uma empresa é dado por L(x) = 10x - 5000, onde x é a quantidade de produtos vendidos num determinado mês e 5000 são os custos de execução do trabalho da empresa. Escreva um programa Java que leia a quantidade de produtos vendidos como um número inteiro e calcule e mostre o lucro mensal dessa empresa. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a quantidade de produtos vendidos: 950 O lucro da empresa foi: R$ 4500.0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int quant_produtos_vendidos; double lucro; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir a quantidade de produtos vendidos System.out.print("Informe a quantidade de produtos vendidos: "); quant_produtos_vendidos = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos calcular o lucro da empresa lucro = (10 * quant_produtos_vendidos) - 5000; // e mostramos o resultado System.out.println("O lucro da empresa foi: R$ " + lucro); } } |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como pesquisar um valor em um vetor de inteiros em CQuantidade de visualizações: 9145 vezes |
Em algumas situações precisamos verificar se um determinado valor está contido em uma matriz de inteiros em C. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito usando a pesquisa ou busca linear. Veja o código completo comentado:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // vamos declarar e inicializar uma matriz de cinco inteiros int valores[] = {3, 8, 2, 1, 4}; int encontrei = 0; // vamos inicializar encontrei como falso int i; // variável de controle do laço int valor = 2; // valor a ser pesquisado // vamos percorrer os elementos da matriz e verificar se o valor // informado está contido na mesma for(i = 0; i < 5; i++){ // o valor pesquisado é igual ao valor do elemento atual? if(valores[i] == valor){ encontrei = 1; // encontrei agora é verdadeiro break; // vamos sair do laço } } // vamos mostrar o resultado if(encontrei) printf("O valor pesquisado esta contido na matriz"); else printf("O valor pesquisado NAO esta contido na matriz"); printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } Ao executar este trecho de código teremos o seguinte resultado: O valor pesquisado está contido na matriz. |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML |
Apostila jQuery - Como substituir uma classe por outra em um elemento HTML usando os métodos removeClass() e addClass() do jQueryQuantidade de visualizações: 13915 vezes |
Muitos métodos do jQuery retornam um objeto jQuery que pode ser usado para fins de encadeamento de chamadas de métodos. Podemos tirar proveito disso para trocar as classes de um elemento HTML de forma bem simples. Sabemos que os métodos removeClass() e addClass() retornam um objeto jQuery. Assim, o trecho de código abaixo é perfeitamente válido: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <script type="text/javascript"> <!-- function trocarClasse(){ // troca a classe "destaque" do parágrafo // com o id "parag" pela classe "destaque2" $('#parag').removeClass("destaque") .addClass("destaque2"); } //--> </script> |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como adicionar elementos no início de um array JavaScript usando a função unshift() do objeto ArrayQuantidade de visualizações: 7321 vezes |
Nesta dica mostrarei como adicionar um ou mais elementos no início de um array da linguagem JavaScript usando a função unshift() do objeto Array. Esta função é chamada na variável do tipo array e recebe um ou mais elementos, os quais serão inseridos no início do vetor. Veja o código JavaScript completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <!doctype html> <html> <head> <title>Arrays em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos criar um array em JavaScript var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5); // agora vamos mostrar o vetor criado document.write("Valores no array: " + valores + "<br>"); // vamos adicionar três elementos no início do // array valores.unshift(6, 7, 8); // e mostramos o resultado document.write("Adicionei três elementos no início do array<br>"); document.write("Valores no array: " + valores); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Valores no array: 1,2,3,4,5 Adicionei três elementos no início do array Valores no array: 6,7,8,1,2,3,4,5 |
Elixir ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais |
Como instalar a linguagem de programação Elixir no WindowsQuantidade de visualizações: 354 vezes |
Está curioso(a) para aprender um pouco mais sobre a linguagem de programação Elixir? Nesta dica mostrarei como instalar, configurar e testar o ambiente de programação desta linguagem. O primeiro passo para instalar a Elixir no Windows é verificar se você já tem uma instalação do ambiente de programação Erlang. Se ainda não tiver, veja a nossa dica correspondente. Como baixar e instalar a Elixir Para baixar a Elixir e as ferramentas necessárias, acesse a URL https://elixir-lang.org/install.html#windows e baixe o instalador elixir-websetup.exe. Em seguida dê duplo-clique neste instalador e siga as instruções apresentadas. Não se preocupe. Basta aceitar as opções padrões que o instalador fará a instalação completa, inclusive incluindo o diretório bin na variável de ambiente PATH. Como testar a instalação da Elixir Para testar se sua instalação da linguagem de programação Elixir ocorreu sem problemas, abra uma nova janela de terminal e dispare o seguinte comando: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- C:\Users\Osmar>elixirc --version Se tudo correu bem você verá o seguinte resultado: Erlang/OTP 25 [erts-13.2] [source] [64-bit] [smp:4:4] [ds:4:4:10] [async-threads:1] [jit:ns] Elixir 1.14.3 (compiled with Erlang/OTP 25) Pronto! Agora é só seguir as nossas dicas e truques de Elixir e ficar fluente em mais essa linguagem de programação. Bons estudos! |
Flutter ::: Material Library - Biblioteca Material ::: TextField |
Como clicar em um botão, obter o texto digitado em um TextField do Flutter e exibí-lo em uma AlertDialogQuantidade de visualizações: 2403 vezes |
Nesta dica mostrarei como clicar em um botão, obter o texto que o usuário digitou em um TextField e exibí-lo em uma caixa de mensagem AlertDialog. Para isso vamos tirar proveito da classe TextEditingController, que nos fornece um controller que pode ser associado a uma caixa de texto. Quando o usuário clicar no botão, nós chamamos o método setState() para atualizar uma variável com o texto do controller e em seguida exibimos uma mensagem AlertDialog com o texto digitado. Veja o exemplo completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import 'package:flutter/material.dart'; // método principal do Dart, que inicia a aplicação void main() { runApp(MeuApp()); } class MeuApp extends StatelessWidget { // Este widget é a raiz da aplicação Flutter @override Widget build(BuildContext context) { return MaterialApp( title: 'Controle TextField', theme: ThemeData( primarySwatch: Colors.blue, ), home: TelaInicial(), ); } } // Vamos construir a view e retornar para a raiz da aplicação class TelaInicial extends StatefulWidget { TelaInicial({Key key}) : super(key: key); @override _TelaInicialState createState() => _TelaInicialState(); } class _TelaInicialState extends State<TelaInicial> { String nomeUsuario; // vai guarda o nome digitado no TextField // controler para o TextField TextEditingController nomeController = TextEditingController(); // método que nos permite obter o conteúdo digitado no TextField void obterTexto() { setState(() { // transferimos para a variável nomeUsuario o conteúdo // do texto do controller do TextField nomeUsuario = nomeController.text; }); // agora vamos mostrar o texto digitado em uma mensagem // AlertDialog showDialog<void>(context: context, barrierDismissible: false, builder: (BuildContext context) { return new AlertDialog( title: new Text("Texto Digitado"), content: new SingleChildScrollView( child: new ListBody( children: [ new Text("O texto digitado foi: $nomeUsuario"), ], ), ), actions: [ new FlatButton( child: new Text('OK'), onPressed: () { Navigator.of(context).pop(); }, ), ], ); }, ); } @override Widget build(BuildContext context) { // vamos criar uma caixa de texto chamada nomeTxt final nomeTxt = TextField( controller: nomeController, decoration: InputDecoration( border: OutlineInputBorder( borderRadius: BorderRadius.circular(10.0)), hintText: 'Digite seu nome' ), ); final btnNome = ElevatedButton( onPressed: obterTexto, child: Text('Clique Aqui'), ); return Scaffold( appBar: AppBar( title: Text("O Widget TextField"), ), body: Center( child: Container( child: Padding( padding: const EdgeInsets.all(20.0), child: Column( children: <Widget>[ // a caixa de texto TextField vai aqui nomeTxt, // o botão vai aqui btnNome, ], ), ), ), ), ); } } |
Veja mais Dicas e truques de Flutter |
Dicas e truques de outras linguagens |
JavaScript - Formulários HTML - Como marcar ou desmarcar todas as checkboxes de um formulário HTML de uma só vez usando JavaScript |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |