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Como calcular lucro mensal de uma empresa em Java - O lucro de uma empresa é dado por L(x) = 10x - 5000, onde x é a quantidade - Exercícios Resolvidos de Java

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Pergunta/Tarefa:

O lucro de uma empresa é dado por L(x) = 10x - 5000, onde x é a quantidade de produtos vendidos num determinado mês e 5000 são os custos de execução do trabalho da empresa. Escreva um programa Java que leia a quantidade de produtos vendidos como um número inteiro e calcule e mostre o lucro mensal dessa empresa.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a quantidade de produtos vendidos: 950
O lucro da empresa foi: R$ 4500.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    int quant_produtos_vendidos;
    double lucro;
    
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir a quantidade de produtos vendidos
    System.out.print("Informe a quantidade de produtos vendidos: ");
    quant_produtos_vendidos = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular o lucro da empresa
    lucro = (10 * quant_produtos_vendidos) - 5000;
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("O lucro da empresa foi: R$ " + lucro);
  }
}


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C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como pesquisar um valor em um vetor de inteiros em C

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Em algumas situações precisamos verificar se um determinado valor está contido em uma matriz de inteiros em C. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito usando a pesquisa ou busca linear. Veja o código completo comentado:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // vamos declarar e inicializar uma matriz de cinco inteiros
  int valores[] = {3, 8, 2, 1, 4};
  int encontrei = 0; // vamos inicializar encontrei como falso
  int i; // variável de controle do laço
  
  int valor = 2; // valor a ser pesquisado
  
  // vamos percorrer os elementos da matriz e verificar se o valor
  // informado está contido na mesma
  for(i = 0; i < 5; i++){
    // o valor pesquisado é igual ao valor do elemento atual?
    if(valores[i] == valor){
      encontrei = 1; // encontrei agora é verdadeiro
      break; // vamos sair do laço              
    }      
  }
  
  // vamos mostrar o resultado
  if(encontrei)
    printf("O valor pesquisado esta contido na matriz");
  else
    printf("O valor pesquisado NAO esta contido na matriz");  
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}

Ao executar este trecho de código teremos o seguinte resultado:

O valor pesquisado está contido na matriz.


jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML

Apostila jQuery - Como substituir uma classe por outra em um elemento HTML usando os métodos removeClass() e addClass() do jQuery

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Muitos métodos do jQuery retornam um objeto jQuery que pode ser usado para fins de encadeamento de chamadas de métodos. Podemos tirar proveito disso para trocar as classes de um elemento HTML de forma bem simples.

Sabemos que os métodos removeClass() e addClass() retornam um objeto jQuery. Assim, o trecho de código abaixo é perfeitamente válido:

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<script type="text/javascript">
<!--
  function trocarClasse(){
    // troca a classe "destaque" do parágrafo
    // com o id "parag" pela classe "destaque2"
    $('#parag').removeClass("destaque")
      .addClass("destaque2");
  }
//-->
</script>



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como adicionar elementos no início de um array JavaScript usando a função unshift() do objeto Array

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Nesta dica mostrarei como adicionar um ou mais elementos no início de um array da linguagem JavaScript usando a função unshift() do objeto Array. Esta função é chamada na variável do tipo array e recebe um ou mais elementos, os quais serão inseridos no início do vetor.

Veja o código JavaScript completo para o exemplo:

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<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Arrays em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos criar um array em JavaScript
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
  
  // agora vamos mostrar o vetor criado
  document.write("Valores no array: " + valores 
    + "<br>");
  
  // vamos adicionar três elementos no início do
  // array
  valores.unshift(6, 7, 8);
  
  // e mostramos o resultado
  document.write("Adicionei três elementos no início do array<br>");
  document.write("Valores no array: " + valores);
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Valores no array: 1,2,3,4,5
Adicionei três elementos no início do array
Valores no array: 6,7,8,1,2,3,4,5


Elixir ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais

Como instalar a linguagem de programação Elixir no Windows

Quantidade de visualizações: 354 vezes
Está curioso(a) para aprender um pouco mais sobre a linguagem de programação Elixir? Nesta dica mostrarei como instalar, configurar e testar o ambiente de programação desta linguagem.

O primeiro passo para instalar a Elixir no Windows é verificar se você já tem uma instalação do ambiente de programação Erlang. Se ainda não tiver, veja a nossa dica correspondente.

Como baixar e instalar a Elixir

Para baixar a Elixir e as ferramentas necessárias, acesse a URL https://elixir-lang.org/install.html#windows e baixe o instalador elixir-websetup.exe. Em seguida dê duplo-clique neste instalador e siga as instruções apresentadas. Não se preocupe. Basta aceitar as opções padrões que o instalador fará a instalação completa, inclusive incluindo o diretório bin na variável de ambiente PATH.

Como testar a instalação da Elixir

Para testar se sua instalação da linguagem de programação Elixir ocorreu sem problemas, abra uma nova janela de terminal e dispare o seguinte comando:

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C:\Users\Osmar>elixirc --version

Se tudo correu bem você verá o seguinte resultado:

Erlang/OTP 25 [erts-13.2] [source] [64-bit] [smp:4:4] [ds:4:4:10] [async-threads:1] [jit:ns]

Elixir 1.14.3 (compiled with Erlang/OTP 25)

Pronto! Agora é só seguir as nossas dicas e truques de Elixir e ficar fluente em mais essa linguagem de programação. Bons estudos!


Flutter ::: Material Library - Biblioteca Material ::: TextField

Como clicar em um botão, obter o texto digitado em um TextField do Flutter e exibí-lo em uma AlertDialog

Quantidade de visualizações: 2403 vezes
Nesta dica mostrarei como clicar em um botão, obter o texto que o usuário digitou em um TextField e exibí-lo em uma caixa de mensagem AlertDialog. Para isso vamos tirar proveito da classe TextEditingController, que nos fornece um controller que pode ser associado a uma caixa de texto.

Quando o usuário clicar no botão, nós chamamos o método setState() para atualizar uma variável com o texto do controller e em seguida exibimos uma mensagem AlertDialog com o texto digitado. Veja o exemplo completo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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import 'package:flutter/material.dart';

// método principal do Dart, que inicia a aplicação
void main() {
  runApp(MeuApp());
}

class MeuApp extends StatelessWidget {
  // Este  widget é a raiz da aplicação Flutter
  @override
  Widget build(BuildContext context) {
    return MaterialApp(
      title: 'Controle TextField',
      theme: ThemeData(
        primarySwatch: Colors.blue,
      ),
      home: TelaInicial(),
    );
  }
}

// Vamos construir a view e retornar para a raiz da aplicação
class TelaInicial extends StatefulWidget {
  TelaInicial({Key key}) : super(key: key);

  @override
  _TelaInicialState createState() => _TelaInicialState();
}

class _TelaInicialState extends State<TelaInicial> {
  String nomeUsuario; // vai guarda o nome digitado no TextField
  // controler para o TextField
  TextEditingController nomeController = TextEditingController();

  // método que nos permite obter o conteúdo digitado no TextField
  void obterTexto() {
    setState(() {
      // transferimos para a variável nomeUsuario o conteúdo
      // do texto do controller do TextField
      nomeUsuario = nomeController.text;
    });

    // agora vamos mostrar o texto digitado em uma mensagem
    // AlertDialog
    showDialog<void>(context: context,
      barrierDismissible: false, builder: (BuildContext context) {
        return new AlertDialog(
          title: new Text("Texto Digitado"),
          content: new SingleChildScrollView(
            child: new ListBody(
              children: [
                new Text("O texto digitado foi: $nomeUsuario"),
              ],
            ),
          ),
          actions: [
            new FlatButton(
              child: new Text('OK'),
              onPressed: () {
                Navigator.of(context).pop();
              },
            ),
          ],
        );
      },
    );
  }

  @override
  Widget build(BuildContext context) {
    // vamos criar uma caixa de texto chamada nomeTxt
    final nomeTxt = TextField(
      controller: nomeController,
      decoration: InputDecoration(
          border: OutlineInputBorder(
              borderRadius: BorderRadius.circular(10.0)),
          hintText: 'Digite seu nome'
      ),
    );

    final btnNome = ElevatedButton(
      onPressed: obterTexto,
      child: Text('Clique Aqui'),
    );

    return Scaffold(
      appBar: AppBar(
        title: Text("O Widget TextField"),
      ),
      body: Center(
        child: Container(
          child: Padding(
            padding: const EdgeInsets.all(20.0),
            child: Column(
              children: <Widget>[
                // a caixa de texto TextField vai aqui
                nomeTxt,
                // o botão vai aqui
                btnNome,
              ],
            ),
          ),
        ),
      ),
    );
  }
}



Veja mais Dicas e truques de Flutter

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