Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestações - Desafio de Programação Resolvido em JavaQuantidade de visualizações: 211 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestações. Se o valor da prestação for maior que 20% do salário seu código deverá mostrar a mensagem "Empréstimo não pode ser concedido". Se o empréstimo puder ser concedido escreva "Empréstimo pode ser concedido". Sua saída deve ser parecida com: Informe o salário: 1350 Informe o valor do empréstimo: 6000 Informe a quantidade de parcelas: 12 O valor das parcelas do empréstimo é: 500.0 Empréstimo não pode ser concedido Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: |
![]() |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Aprenda a programar em Python - Como criar suas próprias funções em PythonQuantidade de visualizações: 17588 vezes |
Funções em Python são definidas usando a palavra-chave def. Tal palavra é seguida pelo nome da função, seguida de um par de parênteses que podem conter os parâmetros da função. Finalmente os dois-pontos (:) finalizam a definição da função. Veja um exemplo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- def minhaFuncao(): print "Fui chamada" # chama a função minhaFuncao() Veja agora um exemplo de função com um parâmetro: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- def escrever(texto): print texto # chama a função escrever("Gosto de programar em Python") Em Python, funções podem retornar um resultado para o código chamador usando a palavra-chave return. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- def maior(x, y): if x > y: return x else: return y # chama a função print maior(43, 6) |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como embaralhar os caracteres de uma string em C++ usando a função random_shuffle()Quantidade de visualizações: 12654 vezes |
Em algumas situações, tais como o desenvolvimento de um gerador de senhas aleatórias, pode ser necessário embaralharmos as letras de uma palavra. Em C++ isso pode ser feito por meio do uso da função random_shuffle() da STL (Standard Template Library). Não se esqueça de efetuar uma chamada a srand() antes do código que embaralha os caracteres da string. Veja o código C++ completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> #include <algorithm> #include <time.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos iniciar o gerador de números // aleatórios srand(time(NULL)); // vamos criar uma string string palavra = "JAVASCRIPT"; cout << "Palavra original: " << palavra << endl; // vamos embaralhar as palavras da string random_shuffle(palavra.begin(), palavra.end()); // exibe o resultado cout << "Palavra com caracteres embaralhados: " << palavra << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Palavra original: JAVASCRIPT Palavra com caracteres embaralhados: RPSAITCVAJ |
JavaFX ::: Pacote javafx.scene.control ::: TextField (Classe TextField) |
Como usar caixas de texto TextField em suas aplicações JavaFXQuantidade de visualizações: 1756 vezes |
Um objeto da classe TextField, do pacote javafx.scene.control, e disponível no JavaFX desde a versão 2.0, é usado para obter dados dos usuários de nossas aplicações. Este controle visual possibilita a digitação de dados (texto) no formato de uma linha apenas. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do JavaFX: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- java.lang.Object javafx.scene.Node javafx.scene.Parent javafx.scene.layout.Region javafx.scene.control.Control javafx.scene.control.TextInputControl javafx.scene.control.TextField A classe TextField implementa as Styleable, EventTarget e Skinnable e sua sub-classe direta é PasswordField. Veja o código completo para uma aplicação JavaFX que possui um Label, um TextField e um Button dispostos em um gerenciador de layout HBox: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.geometry.Insets; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Button; import javafx.scene.control.Label; import javafx.scene.control.TextField; import javafx.scene.layout.HBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage){ // vamos criar um rótulo, um botão e uma // caixa de texto Label label = new Label("Seu nome:"); // vamos deixar o texto do Label em negrito label.setStyle("-fx-font-weight: bold;"); // vamos aumentar o tamanho da fonte label.setStyle("-fx-font-size: 150%;"); TextField nomeTxt = new TextField(); Button btn = new Button("Enviar"); // agora criamos um laytou HBox e colocamos // os componentes nele HBox hBox = new HBox(); hBox.getChildren().add(label); hBox.getChildren().add(nomeTxt); hBox.getChildren().add(btn); // vamos definir o espaço interno do HBox hBox.setPadding(new Insets(10, 10, 10, 10)); // vamos definir o espaço entre os // componentes do HBox hBox.setSpacing(10); // criamos a cena e fornecemos o layout a ela // e definimos a largura e altura da cena Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300); // adicionamos a cena ao palco principal primaryStage.setScene(scene); // e mostramos o palco primaryStage.show(); } } Ao executar este exemplo JavaFX nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como adicionar elementos no início de um array JavaScript usando a função unshift() do objeto ArrayQuantidade de visualizações: 7440 vezes |
Nesta dica mostrarei como adicionar um ou mais elementos no início de um array da linguagem JavaScript usando a função unshift() do objeto Array. Esta função é chamada na variável do tipo array e recebe um ou mais elementos, os quais serão inseridos no início do vetor. Veja o código JavaScript completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <!doctype html> <html> <head> <title>Arrays em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos criar um array em JavaScript var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5); // agora vamos mostrar o vetor criado document.write("Valores no array: " + valores + "<br>"); // vamos adicionar três elementos no início do // array valores.unshift(6, 7, 8); // e mostramos o resultado document.write("Adicionei três elementos no início do array<br>"); document.write("Valores no array: " + valores); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Valores no array: 1,2,3,4,5 Adicionei três elementos no início do array Valores no array: 6,7,8,1,2,3,4,5 |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TComboBox |
Como retornar o texto do item selecionado em um ComboBox do DelphiQuantidade de visualizações: 28345 vezes |
Uma das tarefas mais frequentes que precisamos realizar quando estamos usando o controle TComboBox em nossas aplicações Delphi é obter o texto do item selecionado. Isso pode ser feito fornecendo-se o índice do item selecionado (itemIndex) como subscrito para a propriedade Items (do tipo TStrings) do ComboBox. Veja o exemplo abaixo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var item: string; begin // vamos obter o valor do item selecionado no ComboBox item := ComboBox1.Items[ComboBox1.ItemIndex]; // mostra o resultado ShowMessage('O item selecionado é: ' + item); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi |
Veja mais Dicas e truques de Delphi |
Dicas e truques de outras linguagens |
Quem Somos |
![]() Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
|
![]() Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..
|
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |
Códigos Fonte |
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |