Você está aqui: Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea |
Como implementar Localizar e Localizar Próximo em um JTextAreaQuantidade de visualizações: 9477 vezes |
// Este exemplo mostra como pesquisar texto em um JTextField import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ JTextArea textArea; JTextField texto; JButton btn; int posInicial = 0; public Estudos() { super("Como pesquisar texto em um JTextArea"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); textArea = new JTextArea(10, 20); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(textArea); texto = new JTextField(10); btn = new JButton("Localizar/Localizar Próximo"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ String pesquisa = texto.getText(); int res = textArea.getText().indexOf(pesquisa, posInicial); if(res < 0){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Texto não encontrado"); posInicial = 0; } else{ textArea.requestFocus(); textArea.select(res, res + pesquisa.length()); posInicial = res + pesquisa.length(); } } } ); c.add(scrollPane); c.add(new JLabel("Texto:")); c.add(texto); c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Curso completo de Python - Como obter a quantidade de itens em uma lista PythonQuantidade de visualizações: 8561 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função len() da linguagem Python para obtermos a quantidade de itens em um objeto List. Não deixe de ver outros exemplos de List nesta mesma seção. Veja o código Python completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- def main(): # cria uma lista de nomes nomes = ['Carlos', 'Ricardo', 'Osmar'] # obtém a quantidade de elementos na lista print("A lista contém %d itens" % len(nomes)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: A lista contém 3 itens |
C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Como desenhar em um formulário C# usando o mouse - Código-fonte completoQuantidade de visualizações: 10109 vezes |
Quando estamos estudando os eventos do mouse, a primeira idéia que vem à cabeça é como usar tais eventos para escrever um programa de desenho. O código abaixo mostra como isso pode ser feito. Aqui nós usamos três eventos do mouse: MouseDown (ocorre quando o botão do mouse está pressionado), MouseUp (ocorre quando o botão do mouse é liberado) e MouseMove (ocorre quando movimentamos o mouse na superfície de um componente). Dessa forma, quando o botão do mouse é pressionado nós ativamos uma variável indicando que o movimento do mouse pode vir acompanhado de um desenho. Quando o botão do mouse é liberado nós definimos o valor desta variável como false. Isso faz com que o desenho só seja realizado se movermos o mouse com o botão pressionado. Veja o código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Threading.Tasks; using System.Windows.Forms; namespace EstudosWindowForms { public partial class Form1 : Form { // indica se podemos ou não desenhar no formulário bool pintar = false; public Form1() { InitializeComponent(); } private void Form1_MouseDown(object sender, MouseEventArgs e) { // podemos iniciar o desenho pintar = true; } private void Form1_MouseUp(object sender, MouseEventArgs e) { // vamos parar de desenhar pintar = false; } private void Form1_MouseMove(object sender, MouseEventArgs e) { // vamos desenhar? if (pintar) { // o botão do mouse está pressionado // vamos desenhar um círculo na posição atual do mouse Graphics g = CreateGraphics(); g.FillEllipse(new SolidBrush(Color.Maroon), e.X, e.Y, 5, 5); g.Dispose(); } } } } |
C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Strings e Caracteres |
Como converter caracteres individuais para letras maiúsculas usando a função CharUpper() da API do Windows a partir de seus códigos C++Quantidade de visualizações: 9371 vezes |
Pode usar a função CharUpper() da API do Windows para converter um caractere para seu correspondente em letra maiúscula. Veja o protótipo da função:LPTSTR CharUpper( LPTSTR lpsz ); Veja um exemplo no qual usamos esta função para converter uma letra minúscula em maiúscula: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ CHAR letra = 'a'; // vamos converter para letra maiúscula CharUpper(&letra); // vamos exibir o resultado cout << letra << endl; system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Note que aqui nós fornecemos um ponteiro para o caractere que queremos transformar. Isso resulta em uma conversão sendo efetuada diretamente no caractere para o qual o ponteiro está apontando no momento. Podemos também obter o resultado da conversão em um outro ponteiro e usá-lo posteriormente. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ CHAR letra = 'a'; // vamos converter para letra maiúscula CHAR *resultado = CharUpper(&letra); // vamos exibir o resultado cout << *resultado << endl; system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como contar as ocorrências de um caractere em uma string em VB.NET usando o método IndexOf()Quantidade de visualizações: 12415 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método IndexOf() da classe String do VB.NET e o laço While para contar quantas vezes um determinado caractere ocorre em uma palavra, frase ou string. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim frase As String = "Gosto muito de VB.NET e você?" Dim letra As Char = "o" Dim quant As Integer = 0 Dim pos As Integer = -1, pos_ant As Integer = -1 Dim cont As Integer = 0 ' mostra a frase Console.WriteLine("A frase é: " & frase) While cont < frase.Length pos = frase.IndexOf(letra, cont) If pos <> pos_ant And pos <> -1 Then Console.WriteLine("""" & letra & """ encontrada na posição " & pos) quant += 1 End If cont += 1 pos_ant = pos End While ' mostra a quantidade de ocorrências da letra "o" Console.WriteLine("Encontrei " & quant & " ocorrências da " _ & "letra " & letra) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: A frase é: Gosto muito de VB.NET e você? "o" encontrada na posição 1 "o" encontrada na posição 4 "o" encontrada na posição 10 "o" encontrada na posição 25 Encontrei 4 ocorrências da letra o |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Como bloquear o botão direito do mouse em suas páginas HTML usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 22838 vezes |
Em algumas situações, principalmente games desenvolvidos em JavaScript ou HTML5, nós gostaríamos de evitar o botão direito do mouse, ou seja, o menu de contexto no corpo da página web. Para isso só precisamos retornar false para o evento oncontextmenu. Veja como isso pode ser feito no trecho de código JavaScript abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body oncontextmenu="return false"> <h1>Você não pode usar o botão direito nessa página</h1> </body> </html> Uma boa idéia é avisar ao usuário (por meio de uma mensagem window.alert) que ele não pode usar o botão de contexto no documento HTML. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body oncontextmenu="return aviso()"> <script type="text/javascript"> function aviso(){ window.alert("Botão direito não permitido."); return false; } </script> </body> </html> Agora, ao clicarmos com o botão direito do mouse na página, uma mensagem window.alert será exibida com o seguinte texto: Botão direito não permitido. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript |
Veja mais Dicas e truques de JavaScript |
Dicas e truques de outras linguagens |
C# - Como excluir todos os itens selecionados em uma ListBox de múltipla seleção do C# Windows Forms |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |