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Como retornar o tamanho de um arquivo em bytes, kilobytes e megabytes usando Java - Lista de Exercícios Resolvidos de JavaQuantidade de visualizações: 565 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o caminho e nome de um arquivo. Em seguida seu programa deverá informar o tamanho do arquivo em bytes, kilobytes e megabytes. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o nome e caminho do arquivo: C:\estudos_java\lago.jpg Tamanho em Bytes: 143060 bytes Tamanho em Kilobytes: 139.70 kb Tamanho em Megabytes: 0.13 mb Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.io.File; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar o nome de um arquivo System.out.print("Informe o nome e caminho do arquivo: "); String arquivoStr = entrada.nextLine(); // agora vamos criar uma instância da classe File File arquivo = new File(arquivoStr); // o arquivo existe? if(arquivo.exists()){ // vamos mostrar o tamanho do arquivo em bytes System.out.println("Tamanho em Bytes: " + arquivo.length() + " bytes"); // vamos mostrar o tamanho do arquivo em kilobytes System.out.println("Tamanho em Kilobytes: " + (double) (arquivo.length() / (1024 * 1.0)) + " kb"); // vamos mostrar o tamanho do arquivo em megabytes System.out.println("Tamanho em Megabytes: " + (double) (arquivo.length() / (1024 * (1024 * 1.0))) + " mb"); } else{ System.out.println("\nO arquivo não existe.\n"); } } } |
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C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como usar a classe/contêiner vector da STL em seus programas C++Quantidade de visualizações: 8723 vezes |
O vetor, ou vector, é uma das classes contêineres mais simples da STL - Standard Template Library do C++. Um vector se comporta como um vetor, ou seja, uma matriz de uma linha e várias colunas, ou seja, seus elementos estão dispostos em posições contiguas na memória. O que diferencia um vector de um array comum é que o tamanho de um vector pode ser modificado dinamicamente. A especificação do template da classe vector é: template <class T, class Allocator = allocator<T>> class vector Aqui T é o tipo de dados sendo armazenado (já ouvir falar em genéricos, não?) e Allocator define o modelo de alocação de armazenagem. Por padrão, o template da classe allocator para o tipo T é usado, o que define o modelo de alocação de memória mais simples e independente de valores. Objetos da classe vector são úteis nas seguintes situações: a) Acessar os elementos individualmente usando seus índices (tempo constante); b) Percorrer os elementos em qualquer ordem (tempo linear); b) Adicionar ou remover elementos no final do contêiner (tempo constante amortizado). Para usarmos um vector em nossos programas C++ temos que incluir este contêiner da seguinte forma: #include <vector> Veja um trecho de código no qual criamos um vector, inserimos três inteiros e finalmente usamos um iterador para percorrer os elementos e imprimir seus valores: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos percorrer o vector e exibir os elementos vector<int>::iterator it; for(it = valores.begin(); it < valores.end(); it++){ cout << *it << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado: 54 13 87 |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como concatenar strings em Ruby usando o operador +Quantidade de visualizações: 9384 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o operador + (operador de adição ou soma) para concatenar strings na linguagem Ruby. Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- frase1 = "Gosto muito de Ruby" frase2 = " e de Java" # vamos concatenar as duas strings res = frase1 + frase2 # exibe o resultado puts res Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Gosto muito de Ruby e de Java |
GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o comprimento da hipotenusa em GNU Octave dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascenteQuantidade de visualizações: 845 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar a linguagem GNU Octave para retornar o comprimento da hipotenusa dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente. Vamos começar analisando a imagem a seguir: Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras): \[c^2 = a^2 + b^2\] Tudo que temos a fazer a converter esta fórmula para código GNU Octave (um script do GNU Octave). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- a <- 20 # medida do cateto oposto b <- 30 # medida do cateto adjascente # agora vamos calcular o comprimento da hipotenusa c <- sqrt(power(a, 2) + power(b, 2)) # e mostramos o resultado fprintf("O comprimento da hipotenusa é: %f\n\n", c) Ao executar este código GNU Octave nós teremos o seguinte resultado: O comprimento da hipotenusa é: 36.056000 Como podemos ver, o resultado retornado com o código GNU Octave confere com os valores da imagem apresentada. |
Python ::: Python Turtle ::: Formulários e Janelas |
Como definir o título da janela do Python Turtle usando a função title()Quantidade de visualizações: 1066 vezes |
A função title() do Turtle é muito útil quando queremos definir o título da nossa aplicação Python Turtle. Tudo que temos a fazer é efetuar uma chamada a essa função fornecendo o título que queremos que seja exibido na barra de títulos. Veja o código Python Turtle para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo Turtle import turtle # método principal def main(): # vamos criar a tela gráfica tela = turtle.Screen() # vamos definir o título da janela tela.title("Meu programa Python Turtle") # vamos definir o tamanho da janela tela.setup(600, 450) # entramos no loop de eventos tela.mainloop() if __name__== "__main__": main() Note que não é possível usar a função title() para retornar o título da janela. Caso você queira fazer isso, é melhor usar uma variável para guardar o título da janela e manipulá-la durante a execução do programa. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Como desenhar em um formulário C# usando o mouse - Código-fonte completoQuantidade de visualizações: 10106 vezes |
Quando estamos estudando os eventos do mouse, a primeira idéia que vem à cabeça é como usar tais eventos para escrever um programa de desenho. O código abaixo mostra como isso pode ser feito. Aqui nós usamos três eventos do mouse: MouseDown (ocorre quando o botão do mouse está pressionado), MouseUp (ocorre quando o botão do mouse é liberado) e MouseMove (ocorre quando movimentamos o mouse na superfície de um componente). Dessa forma, quando o botão do mouse é pressionado nós ativamos uma variável indicando que o movimento do mouse pode vir acompanhado de um desenho. Quando o botão do mouse é liberado nós definimos o valor desta variável como false. Isso faz com que o desenho só seja realizado se movermos o mouse com o botão pressionado. Veja o código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Threading.Tasks; using System.Windows.Forms; namespace EstudosWindowForms { public partial class Form1 : Form { // indica se podemos ou não desenhar no formulário bool pintar = false; public Form1() { InitializeComponent(); } private void Form1_MouseDown(object sender, MouseEventArgs e) { // podemos iniciar o desenho pintar = true; } private void Form1_MouseUp(object sender, MouseEventArgs e) { // vamos parar de desenhar pintar = false; } private void Form1_MouseMove(object sender, MouseEventArgs e) { // vamos desenhar? if (pintar) { // o botão do mouse está pressionado // vamos desenhar um círculo na posição atual do mouse Graphics g = CreateGraphics(); g.FillEllipse(new SolidBrush(Color.Maroon), e.X, e.Y, 5, 5); g.Dispose(); } } } } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
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JavaScript - Como calcular o comprimento da hipotenusa em JavaScript dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente |
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