Você está aqui: VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico |
Escreva um programa VisuAlg que leia um número inteiro e informe se ele é par ou ímpar - Lista de Exercícios Resolvidos de VisuAlgQuantidade de visualizações: 629 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algorítmo em VisuAlg que pede para o usuário informar um número inteiro. Depois da leitura do número digitado, informe se ele é par ou ímpar. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número: 14 O número é par Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Um algorítmo para tstar se um número é par ou ímpar" Var // variáveis usadas na resolução do problema numero: inteiro Inicio // vamos pedir para o usuário informar o número escreva("Informe um número: ") leia(numero) // vamos testar se o número é par ou ímpar se numero mod 2 = 0 entao escreval("O número é par") senao escreval("O número é ímpar") fimse Fimalgoritmo Na versão 3.0.7.0 do VisuAlg nós podemos usar "mod" ou "%" para representar o operador de módulo. Por favor, verifique qual o operador suportado pela sua versão. |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como usar a função isdigit() do header ctype.h da linguagem C para verificar se um caractere é um dígito de 0 a 9Quantidade de visualizações: 14136 vezes |
Em algumas situações podemos precisar verificar se um dado caractere é um dígito (número) de 0 a 9. Isso pode ser feito com o auxílio da função isdigit() no header ctype.h. Esta função recebe um caractere e retorna um valor diferente de 0 se o caractere testado for um dígito de 0 a 9. Caso contrário o retorno é 0. Veja um exemplo completo de seu uso:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> #include <ctype.h> int main(int argc, char *argv[]){ char caractere; // vamos ler o caractere informado pelo usuário printf("Informe um caractere e tecle ENTER: "); scanf("%c", &caractere); // vamos verificar se o usuário informou um dígito // de 0 a 9 if(isdigit(caractere)) printf("Voce informou um digito de 0 a 9"); else printf("Voce NAO informou um digito de 0 a 9"); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um diretório em Java usando o método renameTo() da classe File - Arquivos e diretórios em JavaQuantidade de visualizações: 8701 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método renameTo() da classe File da linguagem Java para renomear um diretório. Veja que este método retorna boolean, ou seja, o valor true caso o diretório for renomeado com sucesso e false em caso contrário. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // diretorio com o nome antigo File dir1 = new File("c:\\java"); // diretorio com o novo nome File dir2 = new File("c:\\java_novo"); boolean ok = dir1.renameTo(dir2); if(ok){ System.out.println("Diretorio renomeado com sucesso."); } else{ System.out.println("Nao foi possivel renomear o diretorio."); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Diretorio renomeado com sucesso. |
C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios |
Arquivos e diretórios em C++ - Como escrever em arquivos usando a função WriteFile() da API do WindowsQuantidade de visualizações: 8856 vezes |
A função WriteFile() da Win32 API é útil quando precisamos escrever em arquivos. Esta função foi projetada para escritas síncronas e assíncronas, enquanto WriteFileEx() é somente para escritas assíncronas. Veja o protótipo desta função: BOOL WINAPI WriteFile( HANDLE hFile, LPCVOID lpBuffer, DWORD nNumberOfBytesToWrite, LPDWORD lpNumberOfBytesWritten, LPOVERLAPPED lpOverlapped ); Antes de escrevermos em um arquivo, é importante entendermos o significado dos parâmetros da função WriteFile(): a) HANDLE hFile - Este é o handle para o arquivo no qual queremos escrever. Este handle deve ser criado com os direitos de acesso de escrita GENERIC_WRITE. b) LPCVOID lpBuffer - Um ponteiro para o buffer que contém os dados que serão escritos no arquivo. c) DWORD nNumberOfBytesToWrite - O número de bytes a serem escritos no arquivo. d) LPDWORD lpNumberOfBytesWritten - Um ponteiro para uma variável que receberá o número de bytes escritos. A função WriteFile() define o valor desta variável como zero antes de fazer seu trabalho ou verificação de erro. d) LPOVERLAPPED lpOverlapped - Um ponteiro para um estrutura OVERLAPPED. Esta estrutura é exigida se o handle para o arquivo for obtido usando FILE_FLAG_OVERLAPPED para o parâmetro dwFlagsAndAttributes da função CreateFile(). Geralmente usamos NULL para este parâmetro. Veja um trecho de código no qual usamos a função WriteFile() para escrever duas linhas em um arquivo texto: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // dados a serem escritos no arquivo CHAR frase[80]; DWORD nOut; // bytes escritos // nome do arquivo CHAR arquivo[] = "C:\\testes.txt"; // vamos abrir o arquivo para escrita. // se o arquivo não existir nós vamos criá-lo. HANDLE hArquivo = CreateFile(arquivo, GENERIC_WRITE, 0, NULL, CREATE_ALWAYS, FILE_ATTRIBUTE_NORMAL, NULL); if(hArquivo == INVALID_HANDLE_VALUE){ cout << "Erro ao abrir o arquivo: " << GetLastError() << endl; } else{ // arquivo aberto com sucesso. Vamos escrever // dados a serem escritos no arquivo CHAR frase1[80] = "Programar em C++ é bom demais\r\n"; CHAR frase2[80] = "E a Win32 é da hora!!!!"; DWORD nOut; // bytes escritos // vamos escrever a primeira frase WriteFile(hArquivo, frase1, strlen(frase1), &nOut, NULL); cout << nOut << " bytes foram escritos. " << endl; // vamos escrever a segunda frase WriteFile(hArquivo, frase2, strlen(frase2), &nOut, NULL); cout << nOut << " bytes foram escritos. " << endl; } // vamos fechar o handle CloseHandle(hArquivo); system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercícios Resolvidos de Python - Como testar se um número é potência de dois usando PythonQuantidade de visualizações: 481 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python contendo um método que recebe um número inteiro e retorna um valor boolean indicando se o valor informado é potência de dois. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um valor inteiro: 8 O valor 8 é potência de dois Informe um valor inteiro: 34 O valor 34 não é potência de dois Informe um valor inteiro: 64 O valor 64 é potência de dois Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # método que recebe um número inteiro e informe se ele é # potência de dois def is_potencia_dois(n): # usamos o operador AND de bits para verificar se n AND n-1 # é igual a 0 return (n > 0) and (n & (n - 1)) == 0 # método principal def main(): # vamos pedir para o usuário informar um valor inteiro valor = int(input("Informe um valor inteiro: ")) # vamos testar se o número informado é potência de dois if is_potencia_dois(valor): print("O valor {0} é potência de dois".format(valor)) else: print("O valor {0} não é potência de dois".format(valor)) if __name__== "__main__": main() |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar a instrução continue da linguagem C#Quantidade de visualizações: 8983 vezes |
A instrução continue é usada quando queremos abandonar completamente a iteração atual de um laço e saltar imediatamente para a próxima iteração. Veja um exemplo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ for(int i = 0; i <= 10; i++){ // se o valor de i não for par, vamos passar // para a próxima iteração if(i % 2 != 0) continue; Console.WriteLine("{0}", i); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Aqui nós estamos exibindo somente os números pares de 0 a 10. Note que, cada vez que o valor de i for ímpar, nós usamos a instrução continue para interromper a instrução atual e saltar para a próxima. Veja mais um exemplo, desta vez usando um laço while: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ int valor = 0; while(valor <= 10){ if((valor >= 5) && (valor <= 7)){ valor++; continue; } Console.WriteLine("{0}", valor); valor++; } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Este laço conta de 0 a 10 mas não exibe os valores 5, 6 e 7. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
Delphi - Delphi para iniciantes - Como criar uma data e hora em Delphi usando a função EncodeDateTime() |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |