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Em uma linha de produção de uma fábrica, verifica-se a qualidade de peças cilíndricas através do diâmetro da base e da altura das peças - Desafio de Programação Resolvido em JavaQuantidade de visualizações: 322 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Em uma linha de produção de uma fábrica, verifica-se a qualidade de peças cilíndricas através do diâmetro da base e da altura das peças. Toda vez que uma peça tiver um diâmetro superior a 10cm ou uma altura inferior a 20cm ela é rejeitada. Elabore um programa Java que solicite ao usuário o número de peças que serão analisadas. Depois, para cada peça deve-se solicitar as entradas do diâmetro da base e da altura. Ao final deverá exibir quantas peças foram aprovadas, quantas foram rejeitadas por conta do diâmetro e quantas rejeitadas por conta da altura. Seu programa Java deverá exibir uma saída parecida com: Quantidade de peças: 4 Diâmetro da base da 1.a peça: 12 Altura da 1.a peça: 8 Diâmetro da base da 2.a peça: 9 Altura da 2.a peça: 3 Diâmetro da base da 3.a peça: 43 Altura da 3.a peça: 5 Diâmetro da base da 4.a peça: 2 Altura da 4.a peça: 83 Peças aprovadas: 1 Rejeitadas por conta do diâmetro: 2 Rejeitadas por conta da altura: 1 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int quant_pecas; double diametro_base, altura; int aprovadas = 0, rejeitadas_diametro = 0, rejeitadas_altura = 0; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir a quantidade de peças a serem analisadas System.out.print("Quantidade de peças: "); quant_pecas = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // agora vamos pedir o diâmetro da base e a altura de // cada peça System.out.println(); for(int i = 1; i <= quant_pecas; i++){ System.out.print("Diâmetro da base da " + i + ".a peça: "); diametro_base = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Altura da " + i + ".a peça: "); altura = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // essa peça foi reprovada por causa do diâmetro da base? if(diametro_base > 10){ rejeitadas_diametro = rejeitadas_diametro + 1; } // foi reprovada por causa da altura? else if(altura < 20){ rejeitadas_altura = rejeitadas_altura + 1; } // foi aprovada else{ aprovadas = aprovadas + 1; } // adiciona mais uma linha System.out.println(); } // mostramos os resultados System.out.println("Peças aprovadas: " + aprovadas); System.out.println("Rejeitadas por conta do diâmetro: " + rejeitadas_diametro); System.out.println("Rejeitadas por conta da altura: " + rejeitadas_altura); } } |
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Analise o seguinte trecho de código JavaScriptvar valores = new Array(2, 4); Este código A) cria uma matriz chamada valores com 2 linhas e 4 colunas. B) cria um array valores e atribui os valores 2 e 4 para valores[1] e valores[2]. C) cria um array valores e atribui os valores 2 e 4 para valores[0] e valores[1]. D) cria um array de três elementos com os índices variando de 2 até 4. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Instalações prediais de combate a incêndio O fogo é fundamental para o desenvolvimento da humanidade, mas é muito danoso às edificações, visto que pode causar prejuízos financeiros e sociais. Para tanto, as edificações necessitam de instalações prediais de combate a incêndio, que são projetadas para evitar prejuízos materiais e de vida decorrentes de um incêndio na edificação. Sobre as instalações prediais de combate a incêndio, são feitas as seguintes proposições: I - Têm sistemas concebidos para preservar a vida dos ocupantes das edificações e de áreas de risco, em caso de incêndio. II - São projetadas com dispositivos que dificultam a propagação do fogo, diminuindo os prejuízos ao patrimônio e ao meio ambiente. III - São concebidas para controlar e extinguir o incêndio, bem como favorecer a entrada do corpo de bombeiros na edificação. Quais proposições estão corretas? A) I, II e III. B) I e II. C) II e III. D) I e III. E) Apenas a III. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?estados = {"SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS", "RJ": "RIO DE JANEIRO"} estados.pop("RJ") print(estados) A) {'SP': 'SÃO PAULO', 'GO': 'GOIÁS'} B) {'RJ': 'RIO DE JANEIRO'} C) Um erro TypeError: pop expected at least 1 argument, got 0 na linha 3 D) {'SP': 'SÃO PAULO', 'GO': 'GOIÁS', 'RJ': 'RIO DE JANEIRO'} E) {'GO': 'GOIÁS', 'RJ': 'RIO DE JANEIRO'} Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?valor = 56.21 print("Valor: %.5d" % valor) A) Valor: 00056 B) Valor: 21 C) Valor: 00056.21 D) Valor: 56 E) Valor: 6.2100 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Responsabilidade civil dos prepostos e preponentes De acordo com as definições de preposto gerente, assinale a alternativa correta. A) O gerente é autorizado a praticar todos os atos necessários ao exercício dos poderes que lhe foram outorgados, mesmo que a lei exija poderes especiais para tal. B) O gerente responde sozinho pelos atos praticados em seu nome e em nome do preponente. C) O preponente pode estar em juízo em nome do gerente, pelas obrigações resultantes do exercício da sua função. D) Considera-se gerente o preposto permanente no exercício da empresa, em sua sede, filial ou agência. E) Os gerentes são responsáveis pelos atos dos preponentes, praticados nos seus estabelecimentos e relativos à atividade da empresa, ainda que não autorizados por escrito. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que lê um salário e concede um aumento de 20% para os salários inferiores a R$ 800,00Quantidade de visualizações: 4562 vezes |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que lê um salário e concede um aumento de 20% para os salários inferiores a R$ 800,00 Pergunta/Tarefa: A empresa XYZ decidiu conceder um aumento de 20% aos funcionários com salários inferiores a R$ 800,00. Faça um programa Java que solicita o salário do funcionário e mostre o valor do salário reajustado ou uma mensagem, caso o funcionário não tenha direito ao aumento. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o salário: 520 O salário informado foi: 520.0 O salário reajustado é: 530.4 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar o salário do funcionário System.out.print("Informe o salário: "); double salario = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.println("O salário informado foi: " + salario); // vamos conceder o aumento ao salário inferior a 800,00 if(salario < 800.00){ double novoSalario = salario + (salario * (2.0 / 100.00)); System.out.println("O salário reajustado é: " + novoSalario); } else{ System.out.println("Não tem direito ao reajuste."); } System.out.println("\n"); } } |
Java ::: Coleções (Collections) ::: Vector |
Java Collections - Como remover um determinado elemento de um Vector baseado em seu valorQuantidade de visualizações: 11640 vezes |
Muitas vezes precisamos excluir um determinado elemento de um Vector baseado em seu valor. Isso pode ser feito com o método remove(). Veja sua assinatura:public boolean remove(Object o) ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria o Vector Vector<String> nomes = new Vector<String>(); // adiciona itens ao Vector nomes.addElement("Osmar"); nomes.addElement("Marcos"); nomes.addElement("Ingrid"); // vamos exibir os elementos for(String nome : nomes) System.out.println(nome); // vamos excluir o elemento "Ingrid" boolean sucesso = nomes.remove("Ingrid"); if(sucesso) System.out.println("\nO elemento foi removido " + "com sucesso.\n"); else System.out.println("\nO elemento NAO foi removido " + "com sucesso.\n"); // vamos exibir os elementos novamente for(String nome : nomes) System.out.println(nome); } } Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado: Osmar Marcos Ingrid O elemento foi removido com sucesso. Osmar Marcos |
Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
Como desenhar texto na superfície de uma JLabel do Java Swing usando o método drawString() da classe GraphicsQuantidade de visualizações: 11490 vezes |
A classe Graphics possui um método chamado drawString() que é usado para desenhar uma string na superfície de um componente. Veja a assinatura deste método:public abstract void drawString(String str, int x,int y) Como podemos ver, só precisamos fornecer a string a ser desenhada, a coordenada x e a coordenada y. Estas coordenadas são obtidas a partir do canto superior esquerdo do componente no qual desenharemos. O trecho de código abaixo mostra como desenhar a string "Arquivo de Códigos" em um JLabel: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar uma string"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ // Desenha uma string no JLabel Graphics graphics = label.getGraphics(); graphics.drawString("Arquivo de Códigos", 20, 50); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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