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Como inserir dados em uma tabela MySQL usando INSERT INTO e consultas parametrizadas no C#Quantidade de visualizações: 788 vezes |
As consultas parametrizadas podem ser definidas para o método ExecuteNonQuery() da classe MySqlCommand por meio dos métodos Add() e AddWithValue() do objeto Parameters. Neste exemplo eu mostrarei como usar AddWithValue(), já que ele nos permite informar tanto o parâmetro quanto o seu valor. Observe que a tabela usada nesta dica possui os campos id, titulo, autor, paginas e data_cadastro. O campo id é auto-incremento (recebendo o valor NULL) e o campo data_cadastro é do tipo DATETIME (e recebe o valor NOW()). Veja o código completo para o exemplo (incluindo a conexão C# + MySQL usando a classe MySqlConnection): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.Data; using System.Windows.Forms; using MySql.Data.MySqlClient; namespace EstudosMySQL { public partial class Form1 : Form { public Form1() { InitializeComponent(); } private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { // objeto de conexão MySqlConnection conn = null; // string de conexão string connStr = "server=localhost;user id=root; " + "password=osmar1234; database=estudos; pooling=false"; try { conn = new MySqlConnection(connStr); conn.Open(); if (conn.State == ConnectionState.Open) { // primeiro criamos um novo objeto MySqlCommand MySqlCommand comando = new MySqlCommand(); // definimos a conexão para este comando comando.Connection = conn; // definimos o comando SQL a ser executado usando parâmetros comando.CommandText = "INSERT INTO livros (id, titulo, autor, paginas, data_cadastro) " + "VALUES(NULL, @titulo, @autor, @paginas, NOW())"; // agora definimos os valores para os parâmetros comando.Parameters.AddWithValue("@titulo", "APLICAÇÕES PHP REST"); comando.Parameters.AddWithValue("@autor", "CARLOS JUNIOR SOUZA"); comando.Parameters.AddWithValue("@paginas", 280); comando.Prepare(); // e executamos o comando SQL int res = comando.ExecuteNonQuery(); if (res > 0) { MessageBox.Show("Operação realizada com sucesso. " + res + " linhas afetadas."); } else { MessageBox.Show("Deve ter acontecido alguma coisa. " + res + " linhas afetadas."); } } } catch (MySqlException ex) { MessageBox.Show("Erro: " + ex.Message); } } } } |
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PHP ::: Dicas & Truques ::: Upload de Arquivos |
Como fazer upload de arquivos em PHP - Escreva do zero seu código de upload de arquivos e imagens em PHPQuantidade de visualizações: 10520 vezes |
Nesta dica mostrarei como escrever seu primeiro código para upload de arquivos em PHP. Trata-se de um código realmente básico e, depois de aprendê-lo, recomendo que leia as demais dicas desta seção e implemente outras funcionalidades, tais como restringir os tipos e tamanhos dos arquivos a serem enviados ao servidor. O primeiro passo é definir em qual diretório de sua hospedagem os arquivos enviados serão salvos. Feito isso, verifique se você possui permissão de escrita neste diretório. Se estiver usando Linux, um CHMOD 666 ou 777 deve resolver. Vamos começar então. Crie uma página contendo o seguinte formulário: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Upload de arquivos usando PHP</title> </head> <body> <form action="testes.php" method="post" enctype="multipart/form-data"> Arquivo: <input type="file" name="arquivo"><br> <input type="submit" name="submit" value="Enviar"> </form> </body> </html> Veja que este formulário aponta para um arquivo testes.php e contém um campo <input type="file"> chamado "arquivo". Tenha este nome em mente para o perfeito entendimento do código. Veja agora o conteúdo do arquivo testes.php: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?php // diretório no qual o arquivo será gravado. este diretório // deverá ter permissão de escrita $diretorio = "/home/xxx/xxx/xxx/imagens/"; // vamos verificar o código do erro if($_FILES['arquivo']['error'] == UPLOAD_ERR_OK){ // o arquivo foi transferido com sucesso. vamos usar a // função move_uploaded_file() para copiá-lo para // seu local definitivo move_uploaded_file($_FILES["arquivo"]["tmp_name"], $diretorio . $_FILES["arquivo"]["name"]); echo "Upload feito com sucesso"; } else echo "Ocorreu um erro no upload"; ?> Salve os dois arquivos na sua área de hospedagem, acesse a primeira página e envie um arquivo. Se você seguiu as instruções corretamente, o upload será feito com sucesso. A parte mais importante deste código é o uso da função move_uploaded_file(). Esta função recebe o o local e nome temporário do arquivo e o diretório e nome para o qual o arquivo será enviado em definitivo. Note que usamos o nome original do arquivo na máquina do usuário para salvá-lo com o mesmo nome. É neste procedimento que aproveitamos para remover espaços e caracteres especiais do nome do arquivo. Se você faz parte do mundo Linux entenderá perfeitamente o que estou dizendo. |
Java ::: Coleções (Collections) ::: Stack |
Java Collections - Como remover o elemento no topo de uma Stack usando seu método pop()Quantidade de visualizações: 9176 vezes |
Uma estrutura do tipo pilha (representada aqui por um objeto da classe Stack) permite que seus elementos sejam removidos sempre na ordem contrária em que foram inseridos, ou seja, o último elemento inserido é sempre o primeiro a sair. Veja no trecho de código abaixo como usar o método pop() para remover e retornar o elemento no topo da pilha:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria uma Stack de String Stack<String> pilha = new Stack<String>(); // adiciona três elementos na pilha pilha.push("Cuiabá"); pilha.push("Goiânia"); pilha.push("Belo Horizonte"); // remove os elementos, sempre removendo o // elemento do topo primeiro while(!pilha.empty()){ String elem = pilha.pop(); System.out.println("Elemento removido: " + elem); } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Elemento removido foi: Belo Horizonte Elemento removido foi: Cuiabá Elemento removido foi: Goiânia |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como contar as ocorrências de um determinado caractere em uma string usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 10988 vezes |
Em algumas situações precisamos obter a quantidade de vezes que um caractere ocorre dentro de uma string. Para isso podemos usar a função personalizada char_count(). Esta função recebe a string e o caractere que desejamos pesquisar e retorna um inteiro contendo a quantidade de vezes que o caractere foi encontrado. Veja o código (usando apenas ANSI-C): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> // função personalizada que permite contar as // ocorrências de um caractere em uma string int char_count(const char *str, char caractere){ int i, quant = 0; // vamos percorrer todos os caracteres da string for(i = 0; str[i]; i++){ if(str[i] == caractere){ // localizamos quant++; } } return quant; } int main(int argc, char *argv[]){ char frase[] = "Gosto muito de Java, JavaScript e Python"; printf("Ocorrencias encontradas: %d", char_count(frase, 'a')); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Ocorrencias encontradas: 4 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se um número é positivo ou negativo em JavaQuantidade de visualizações: 12549 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro. Em seguida seu código deverá informar se o número informado é positivo, negativo ou neutro. O zero não é um número positivo nem negativo, já que não é maior nem menor que si mesmo. Por essa razão dizemos que ele é um número neutro. Sua saída deve ser parecida com: Informe um número inteiro: 3 O número 3 é positivo. Informe um número inteiro: -5 O número -5 é negativo. Informe um número inteiro: 0 O número 0 é neutro. Veja a solução comentada deste exercício usando a linguagem Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o número System.out.print("Informe um número inteiro: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // o número é positivo? if(numero > 0){ System.out.println("O número " + numero + " é positivo."); } // o número é negativo? else if(numero < 0){ System.out.println("O número " + numero + " é negativo."); } else{ // o número é neutro System.out.println("O número " + numero + " é neutro."); } } } |
Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Grupos - Groups |
Como copiar grupos no Revit usando a função Create.PlaceGroup() e o Revit Python ShellQuantidade de visualizações: 93 vezes |
O código que apresento nesta dica mostra como podemos pedir para o usuário selecionar um grupo na área de desenho do Revit e, em seguida, usando a API do Revit e o Revit Python Shell, criar uma cópia do grupo escolhido e posicioná-la em um ponto escolhido pelo usuário. Em realidade, este código é o mesmo apresentado no tutorial "Como criar seu primeiro plug-in no Revit usando a Revit C# API" da documentação oficial fornecida pela Autodesk. O que fiz foi modificar o código para usar Revit Python Shell em vez de C#, como mostrado no tutorial. O primeiro passo é importar o objeto ObjectType a partir do módulo Autodesk.Revit.UI.Selection. Em seguida nós usamos __window__.Hide() para que o foco vá para a janela do Revit. Isso é necessário para que o usuário possa selecionar um grupo usando uidoc.Selection.PickObject. Note que coloquei uma mensagem TaskDialog.Show() chamando a atenção do usuário para esta tarefa. Como a função PickObject() retorna um objeto Reference, nós precisamos fornecer essa referência para a função doc.GetElement() e assim obter o elemento real que queremos manipular. Então, o passo seguinte é pedir para o usuário indicar um ponto na tela de desenho do Revit usando a função uidoc.Selection.PickPoint(). Esta função vai nos retornar um objeto da classe XYZ da API do Revit. Depois que o usuário selecionar o grupo e o ponto, nós criamos uma nova transação usando Transaction(doc, "Copiar grupo") e a iniciamos com uma chamada à sua função Start(). Então, para concluir, basta uma chamada à doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType) e verificar o resultado na tela de desenho do Revit. Veja o código Revit Python Shell completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # faz o import necessário from Autodesk.Revit.UI.Selection import ObjectType # precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell __window__.Hide() # agora fazemos uma chamada à função PickObject() do objeto Selection e retornamos # uma Reference TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um grupo") selecionado = uidoc.Selection.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um grupo") # obtemos o grupo a partir de sua referência usando a função # GetElement() do objeto Document grupo = doc.GetElement(selecionado) # vamos pedir para o usuário selecionar um ponto na área de # desenho do Revit TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto") ponto = uidoc.Selection.PickPoint("Selecione um ponto para posicionar o grupo") # criamos uma nova transação e posicionamos a cópia do # grupo nas coordenadas indicadas pelo usuário transacao = Transaction(doc, "Copiar grupo") # iniciamos a transação transacao.Start() # copiamos o grupo selecionado pelo usuário e o colocamos no # ponto indicado doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType) # fechamos a transação transacao.Commit() # e mostramos o resultado TaskDialog.Show("Aviso", "O grupo foi copiado com sucesso") # depois que o usuário fizer a seleção nós mostramos a janela do # Revit Python Shell novamente __window__.Show() __window__.Topmost = True |
Veja mais Dicas e truques de Revit Python Shell |
Dicas e truques de outras linguagens |
CSS - Como definir uma imagem de fundo para um botão HTML usando a propriedade background-image do CSS PHP - Datas e horas em PHP - Como subtrair horas de uma data usando a função mktime() da linguagem PHP |
Códigos Fonte |
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