Você está aqui: C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C# Básico |
Como retornar o resto da divisão entre dois números inteiros sem usar o operador de módulo - Lista de Exercícios Resolvidos de C#Quantidade de visualizações: 193 vezes |
Pergunta/Tarefa: Sempre que o assunto é calcular o resto da divisão entre dois números inteiros em C#, a primeira coisa que vem à nossa mente é usar o operador de módulo (%). Mas você sabia que é possível efetuar essa tarefa sem usar este operador? Vamos ao desafio então. Escreva um programa C# que pede para o usuário informar dois números inteiros e mostre o resto da divisão entre os dois sem usar o operador de módulo. Seu código não poderá usar funções matemáticas prontas, apenas os demais operadores aritméticos fornecidos pela linguagem C#. Sua saída deverá ser parecida com: Primeiro número inteiro: 11 Segundo número inteiro: 7 O resto da divisão é: 4 Primeiro número inteiro: 9 Segundo número inteiro: 2 O resto da divisão é: 1 Primeiro número inteiro: 13 Segundo número inteiro: 5 O resto da divisão é: 3 Veja a resolução comentada deste exercício em C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int a, b, resto; // vamos ler os dois números inteiros Console.Write("Primeiro número inteiro: "); a = Int32.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Segundo número inteiro: "); b = Int32.Parse(Console.ReadLine()); // agora vamos calcular o resto da divisão resto = a - ((a / b) * b); // e mostramos o resultado Console.WriteLine("O resto da divisão é: " + resto); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Python ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular porcentagem em Python - Como efetuar cálculos de porcentagem em PythonQuantidade de visualizações: 25013 vezes |
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em Python. Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas. Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em Python: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Algoritmo que calcula porcentagem em Python def main(): valor = 178.00 # valor original percentual = 15.0 / 100.0 # 15% valor_final = valor + (percentual * valor) # mostra o resultado print("O valor final do produto é: {0}".format(valor_final)) # O resultado será 204,70 if __name__== "__main__": main() Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em Python: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Algoritmo que calcula porcentagem em Python def main(): valor = 250.00 # valor original percentual = 8.0 / 100.0 # 8% valor_final = valor - (percentual * valor) # mostra o resultado print("O valor final do produto é: {0}".format(valor_final)) # O resultado será 230,00 if __name__== "__main__": main() Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em Python: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Algoritmo que calcula porcentagem em Python def main(): perguntas = 90.0 acertos = 72.0 # mostra a porcentagem de acertos print("Porcentagem de acertos: {0}%".format((acertos / perguntas) * 100)) # mostra a porcentagem de erros print("Porcentagem de erros: {0}%".format(((perguntas - acertos) / perguntas) * 100)) # Os resultados serão 80% e 20% if __name__== "__main__": main() Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em Python: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Algoritmo que calcula porcentagem em Python def main(): valor_anterior = 300.0 # valor anterior novo_valor = 340.0 # valor novo # calcula a porcentagem de lucro # efetua o cálculo porcentagem_lucro = ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100 print("A porcentagem de lucro foi de: {0}%".format(porcentagem_lucro)) # O resultado será 13,33 if __name__== "__main__": main() Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em Python: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Algoritmo que calcula porcentagem em Python def main(): valor = 70.0 # valor do produto percentual = 5.0 / 100.0 # 5% # calcula a comissão comissao = percentual * valor # mostra o resultado print("O valor repassado ao vendedor é: {0}".format(comissao)) # O resultado será 3,5 if __name__== "__main__": main() |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar um Jogo da Velha em Java - Jogo completo com código fonte comentado - Versão consoleQuantidade de visualizações: 5393 vezes |
Faça o download do código-fonte Jogo da Velha em Java Sobre o Jogo da Velha em Java O Jogo da Velha, também conhecido como Tic-Tac-Toe, é um dos joguinhos mais fáceis de se programar em Java. Além disso, ele possibilita uma boa oportunidade de se entender matrizes, a estrutura switch, os laços for e while, assim como a estrutura básica presente em praticamente todos os games. O Jogo da Velha em Java Console Neste código fonte eu demonstro como o Jogo da Velha pode ser criado em Java usando o modo console, ou seja, em formato texto. Penso que o entendimento da lógica é mais fácil em modo console. Uma vez que você tenha aprendido todos os passos envolvidos, você poderá reproduzí-lo em modo gráfico sem muitas dificuldades. A versão do jogo apresentado nesta dica é um jogador humano, ou seja, você, contra o computador. Não coloquei inteligência artificial nem aprendizado de máquina nos movimentos do computador. Usei apenas jogadas sorteadas. Fica como desafio você implementar jogadas inteligentes por parte do computador como forma de deixar o jogo ainda mais interessante. Por enquanto o objetivo é só o aprendizado mesmo. Antes de continuarmos, veja uma imagem demonstrando o jogo: Me mostra um pouco do código Para mostrar a simplicidade do código, veja o método que registra a jogada do jogador humano: // este método registra a jogada do jogador humano private static void jogadaHumano(char[][] tabuleiro) { int jogada; // para registrar a jogada do jogador humano // repete até que a jogada seja válida while (true) { // lê a jogada do humano System.out.print("\nSua jogada (1 a 9): "); jogada = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // este movimento é válido? if (movimentoValido(tabuleiro, jogada)){ break; } else{ // não é válido System.out.println("O número " + jogada + " não é um movimento válido."); } } // vamos registrar esse movimento registrarMovimento(tabuleiro, jogada, 'X'); } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) JOGOVELHAJC - Jogo da Velha em Java Console - NetBeans IDE - Faça o Download. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como verificar se um arquivo existe usando a função FileExists() da unit SysUtils do DelphiQuantidade de visualizações: 19462 vezes |
Quando estamos trabalhando com arquivos, é sempre uma boa idéia checar se um arquivo já existe antes de permitir que nosso código tente criar outro arquivo com o mesmo nome. Em Delphi a existência de um arquivo pode ser verificada por meio do uso da função FileExists(), na unit SysUtils. Esta função recebe o caminho e nome do arquivo e retorna true se ele existir, e false caso contrário. Veja um trecho de código no qual testamos se um determinado aqui já existe no sistema: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var arquivo: string; begin // diretorio e nome do arquivo arquivo := 'C:\arquivo de codigos\dados.txt'; // vamos verificar se o arquivo existe no caminho especificado if FileExists(arquivo) then ShowMessage('O arquivo existe') else ShowMessage('O arquivo NÃO existe'); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Coleções (Collections) ::: HashSet |
Java Collections - Como usar a classe HashSet em seus programas JavaQuantidade de visualizações: 4828 vezes |
A classe HashSet, no pacote java.util, é uma classe concreta que implementa a interface Set. Na maioria das vezes nós usamos objetos desta classe para armazenar elementos não duplicados (ainda que o elemento null seja permitido). Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma Java:java.lang.Object java.util.AbstractCollection<E> java.util.AbstractSet<E> java.util.HashSet<E> Veja um trecho de código no qual inserimos cinco elementos do tipo String em um HashSet e os listamos em seguida: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.HashSet; import java.util.Iterator; import java.util.Set; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe HashSet Set<String> conjunto = new HashSet<>(); // vamos inserir cinco Strings neste conjunto conjunto.add(null); // o elemento null é permitido conjunto.add("Marcos"); conjunto.add("Osmar"); conjunto.add("Osmar"); // elemento duplicado aqui conjunto.add("Fernanda"); // vamos exibir os elementos Iterator iterator = conjunto.iterator(); while(iterator.hasNext()){ System.out.println(iterator.next()); } } } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: null Fernanda Marcos Abel Osmar |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Python - Uma função recursiva que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de inteirosQuantidade de visualizações: 227 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma função recursiva em Python que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de 10 inteiros. Sua função deverá ter a seguinte assinatura: # função recursiva que recebe um valor e informa quantas vezes # ele aparece no vetor também informado def quant_repeticoes(indice, valor, vetor): # sua implementação aqui Sua saída deverá ser parecida com: Informe o 1 valor: 2 Informe o 2 valor: 7 Informe o 3 valor: 4 Informe o 4 valor: 7 Informe o 5 valor: 1 Informe o valor a ser pesquisado no vetor: 7 O valor informado se repete 2 vezes. Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # método principal def main(): # vamos declarar um vetor de 10 inteiros valores = [0 for x in range(5)] # vamos pedir ao usuário que informe os valores do vetor for i in range(len(valores)): valores[i] = int(input("Informe o %d.o valor: " % ((i + 1)))) # agora vamos pedir para informar o valor a ser pesquisado valor = int(input("\nInforme o valor a ser pesquisado no vetor: ")) # e vamos ver a quantidade de repetições repeticoes = quant_repeticoes(0, valor, valores) print("O valor informado se repete {0} vezes.".format(repeticoes)) # função recursiva que recebe um valor e informa quantas vezes # ele aparece no vetor também informado def quant_repeticoes(indice, valor, vetor): if indice == len(vetor) - 1: # caso base...hora de parar a recursividade if vetor[indice] == valor: return 1 # mais um repetição foi encontrada else: # dispara mais uma chamada recursiva if vetor[indice] == valor: # houve mais uma repetição return 1 + quant_repeticoes(indice + 1, valor, vetor) else: return 0 + quant_repeticoes(indice + 1, valor, vetor) # não repetiu return 0 # só para deixar o compilador satisfeito...esta linha nunca é executada if __name__== "__main__": main() |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
Python - Como excluir e retornar um item da lista Python baseado em seu índice usando a função pop() Python - Exercícios Resolvidos de Python - Como testar se um número é potência de dois usando Python |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |