Você está aqui: C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
É melhor abastecer com álcool ou gasolina? Escreva um programa C# para ajudar o motorista a se decidir - Lista de Exercícios Resolvidos de C#Quantidade de visualizações: 204 vezes |
Pergunta/Tarefa: Existe a convenção de que o etanol será mais econômico se custar até 70% do preço da gasolina ou sair 30% mais barato, conforme parâmetros do Inmetro. Ela foi determinada a partir da diferença de consumo entre os dois combustíveis: como o álcool bebe 30% mais que a gasolina, seu custo deve ser pelo menos 30% inferior ao da gasolina para ser vantajoso. Para saber o que ficará mais em conta, divida o preço do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0.7, o recomendável é abastecer com álcool. Caso seja maior, o mais viável é escolher a gasolina. Escreva um programa C# que pede ao usuário o preço do litro de etanol e o preço do litro da gasolina e informe qual dos dois combustíveis é recomendável colocar. Lembre-se: Se o preço do etanol for acima de 70% o recomendável é abastecer com gasolina. Sua saída deve ser parecida com: Informe o valor do litro de etanol: 3.22 Informe o valor do litro de gasolina: 5.46 Compensa colocar etanol Veja a resolução comentada deste exercício usando C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double preco_etanol, preco_gasolina; // vamos ler o preço do litro de etanol Console.Write("Informe o valor do litro de etanol: "); preco_etanol = Double.Parse(Console.ReadLine()); // vamos ler o preço do litro de gasolina Console.Write("Informe o valor do litro de gasolina: "); preco_gasolina = Double.Parse(Console.ReadLine()); // compensa colocar gasolina? if ((preco_etanol / preco_gasolina) > (70 / 100.0)) { Console.WriteLine("Compensa colocar gasolina"); } // melhor colocar etanol então else { Console.WriteLine("Compensa colocar etanol"); } Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destasQuantidade de visualizações: 5719 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas Pergunta/Tarefa: Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas e R$ 5,00 para cada 1 hora abaixo destas 3 horas. Faça um programa (algorítmo) Java que leia a quantidade de horas que a charrete foi usada, calcule e escreva o valor a ser pago pelo cliente. Sua saída deverá ser parecida com: Quantidade de horas que a charrete foi usada: 7 Valor total a ser pago: R$ 25,00 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package exercicio; import java.text.NumberFormat; import java.util.Scanner; public class Exercicio { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler a quantidade de horas que a charrete foi usada System.out.print("Quantidade de horas que a charrete foi usada: "); int horas = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos calcular o valor por 3 horas exatas int valor = horas / 3; // valor a ser pago para cada hora abaixo de 3 int restante = horas % 3; // finalmente calculamos o valor total a ser pago double valor_total = (valor * 10.0) + (restante * 5); // e exibimos o resultado NumberFormat formato = NumberFormat.getCurrencyInstance(); System.out.println("Valor total a ser pago: " + formato.format(valor_total)); } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra em uma string JavaQuantidade de visualizações: 11844 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos combinar os métodos da classe String e da classe StringBuffer para converter em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra de uma frase ou texto. Para isso nós vamos usar os métodos charAt(), length(), toUpperCase() e setCharAt(). Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma string contendo a nossa frase String frase = "Programar em java é bom demais"; System.out.println("A frase original é: " + frase); // vamos converter a frase em letras minúsculas frase = frase.toLowerCase(); // agora criamos um StringBuffer contendo a frase anterior StringBuffer frase2 = new StringBuffer(frase); // um laço que percorra todos os caracteres da frase for(int i = 0; i < frase2.length(); i++){ Character letra = frase2.charAt(i); if(i == 0){ letra = Character.toUpperCase(letra); frase2.setCharAt(i, letra); } else if((i > 0) && (frase2.charAt(i - 1) == ' ')){ letra = Character.toUpperCase(letra); frase2.setCharAt(i, letra); } } // retornamos para a string frase = frase2.toString(); // e exibimos o resultado System.out.println("Resultado: " + frase); System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: Programar em java é bom demais Resultado: Programar Em Java É Bom Demais |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string para letras maiúsculas usando o método toUpperCase() da classe String da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 17226 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método toUpperCase() da classe String para transformar em maiúsculas todas as letras de uma palavra, frase ou texto. Veja o exemplo abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String frase = "Programar em Java é bom"; System.out.println(frase); // vamos converter para letras maiúsculas frase = frase.toUpperCase(); System.out.println(frase); System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Programar em Java é bom PROGRAMAR EM JAVA É BOM |
PostgreSQL ::: Dicas & Truques ::: Comandos DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados) |
Como excluir uma tabela no PostgreSQL usando o comando DDL DROP TABLEQuantidade de visualizações: 7222 vezes |
Em algumas situações precisamos excluir uma tabela em uma base de dados PostgreSQL. Isso pode ser feito por meio do comando DDL DROP TABLE. Este comando remove a tabela da base de dados completamente, incluindo índices, regras (rules), triggers e restrições (constraints). Para disparar um comando DROP TABLE, você precisa ser um super usuário ou possuir privilégios sobre a tabela e o schema na qual ela reside. Em geral excluímos tabelas usando a ferramenta pgAdmin. No entanto, é importante conhecer e dominar este comando de forma a conseguirmos excluir tabelas a partir da janela de Query do pgAdmin, do SQL Shell (psql) ou usando uma linguagem de programação. Veja um comando DDL DROP TABLE usado para excluir uma tabela chamada produtos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- DROP TABLE produtos; Se o comando for executado com sucesso, o PostgreSQL nos exibirá a seguinte mensagem: Query returned successfully with no result in 31 ms. ERRO: tabela "produtos" não existe ********** Error ********** ERRO: tabela "produtos" não existe SQL state: 42P01 ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- DROP TABLE IF EXISTS produtos; Agora o PostgreSQL trocará a mensagem de erro por uma mensagem de advertência: NOTA: tabela "produtos" não existe, ignorando Query returned successfully with no result in 14 ms. |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção |
Como pedir para o usuário selecionar vários elementos no Revit usando a função PickObjects() do objeto Selection da Revit C# APIQuantidade de visualizações: 163 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função PickObjects() do objeto Selection da Revit C# API para pedir ao usuário que selecione vários elementos na área de desenho do Revit e então efetuar alguma operação envolvendo todos eles, de uma só vez. Veja que o objeto Selection é retornado a partir de um UIDocument, que é obtido a partir de uma chamada this.ActiveUIDocument. Então nós chamamos a função PickObjects(), fornecendo o parâmetro ObjectType.Element e guardamos as referências retornadas como um objeto IList. O passo seguinte é acessar a propriedade Count da IList para mostrar a quantidade de objetos selecionados. Note que é preciso clicar o botão Concluir (fica entre o botão Cancelar e a caixa de seleção Múltiplo) para indicar que o usuário concluiu a seleção e nosso código poder prosseguir. Veja o código Revit C# completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using System.Linq; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument; // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um // elemento TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ou mais elementos"); // obtemos uma referência ao objeto Selection do // UIDocument ativo Selection selecao = uidoc.Selection; // e finalmente esperamos que o usuário selecione um ou // mais elementos e os guardamos em uma lista IList<Reference> selecionados = selecao.PickObjects(ObjectType.Element); // agora mostramos a quantidade de elementos selecionados TaskDialog.Show("Aviso", "Você selecionou " + selecionados.Count + " elementos."); } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } } Execute a macro, selecione um ou mais elementos, clique o botão Concluir e você verá uma janela TaskDialog com a seguinte mensagem: Você selecionou 5 elementos. |
Veja mais Dicas e truques de Revit C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Como retornar a quantidade de palavras em uma string Java usando um objeto da classe StringTokenizer |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |