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É melhor abastecer com álcool ou gasolina? Escreva um programa C# para ajudar o motorista a se decidir - Lista de Exercícios Resolvidos de C#

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Pergunta/Tarefa:

Existe a convenção de que o etanol será mais econômico se custar até 70% do preço da gasolina ou sair 30% mais barato, conforme parâmetros do Inmetro. Ela foi determinada a partir da diferença de consumo entre os dois combustíveis: como o álcool bebe 30% mais que a gasolina, seu custo deve ser pelo menos 30% inferior ao da gasolina para ser vantajoso.

Para saber o que ficará mais em conta, divida o preço do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0.7, o recomendável é abastecer com álcool. Caso seja maior, o mais viável é escolher a gasolina.

Escreva um programa C# que pede ao usuário o preço do litro de etanol e o preço do litro da gasolina e informe qual dos dois combustíveis é recomendável colocar. Lembre-se: Se o preço do etanol for acima de 70% o recomendável é abastecer com gasolina.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o valor do litro de etanol: 3.22
Informe o valor do litro de gasolina: 5.46
Compensa colocar etanol
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C#:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // variáveis usadas na resolução do problema
      double preco_etanol, preco_gasolina;

      // vamos ler o preço do litro de etanol
      Console.Write("Informe o valor do litro de etanol: ");
      preco_etanol = Double.Parse(Console.ReadLine());

      // vamos ler o preço do litro de gasolina
      Console.Write("Informe o valor do litro de gasolina: ");
      preco_gasolina = Double.Parse(Console.ReadLine());

      // compensa colocar gasolina?
      if ((preco_etanol / preco_gasolina) > (70 / 100.0)) {
        Console.WriteLine("Compensa colocar gasolina");
      }
      // melhor colocar etanol então
      else {
        Console.WriteLine("Compensa colocar etanol");
      }
      
      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}


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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas

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Exercício Resolvido de Java - Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas

Pergunta/Tarefa:

Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas e R$ 5,00 para cada 1 hora abaixo destas 3 horas.

Faça um programa (algorítmo) Java que leia a quantidade de horas que a charrete foi usada, calcule e escreva o valor a ser pago pelo cliente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Quantidade de horas que a charrete foi usada: 7
Valor total a ser pago: R$ 25,00
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package exercicio;

import java.text.NumberFormat;
import java.util.Scanner;

public class Exercicio {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler a quantidade de horas que a charrete foi usada
    System.out.print("Quantidade de horas que a charrete foi usada: ");
    int horas = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular o valor por 3 horas exatas
    int valor = horas / 3;
    
    // valor a ser pago para cada hora abaixo de 3
    int restante = horas % 3;
    
    // finalmente calculamos o valor total a ser pago
    double valor_total = (valor * 10.0) + (restante * 5);
    
    // e exibimos o resultado
    NumberFormat formato = NumberFormat.getCurrencyInstance();
    System.out.println("Valor total a ser pago: " + formato.format(valor_total));
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como transformar em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra em uma string Java

Quantidade de visualizações: 11844 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos combinar os métodos da classe String e da classe StringBuffer para converter em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra de uma frase ou texto. Para isso nós vamos usar os métodos charAt(), length(), toUpperCase() e setCharAt().

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar uma string contendo a nossa frase
    String frase = "Programar em java é bom demais";
    System.out.println("A frase original é: " + frase);
    
    // vamos converter a frase em letras minúsculas
    frase = frase.toLowerCase();
    
    // agora criamos um StringBuffer contendo a frase anterior 
    StringBuffer frase2 = new StringBuffer(frase);
    
    // um laço que percorra todos os caracteres da frase
    for(int i = 0; i < frase2.length(); i++){
      Character letra = frase2.charAt(i);
      if(i == 0){
        letra = Character.toUpperCase(letra);
        frase2.setCharAt(i, letra);
      }
      else if((i > 0) && (frase2.charAt(i - 1) == ' ')){
        letra = Character.toUpperCase(letra);
        frase2.setCharAt(i, letra);
      }
    }
    
    // retornamos para a string    
    frase = frase2.toString(); 
    // e exibimos o resultado
    System.out.println("Resultado: " + frase);
    
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A frase original é: Programar em java é bom demais
Resultado: Programar Em Java É Bom Demais


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter uma string para letras maiúsculas usando o método toUpperCase() da classe String da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 17226 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método toUpperCase() da classe String para transformar em maiúsculas todas as letras de uma palavra, frase ou texto.

Veja o exemplo abaixo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Programar em Java é bom";
    System.out.println(frase); 
    
    // vamos converter para letras maiúsculas
    frase = frase.toUpperCase();
     
    System.out.println(frase);
     
    System.exit(0);
  }
}  

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Programar em Java é bom
PROGRAMAR EM JAVA É BOM


PostgreSQL ::: Dicas & Truques ::: Comandos DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados)

Como excluir uma tabela no PostgreSQL usando o comando DDL DROP TABLE

Quantidade de visualizações: 7222 vezes
Em algumas situações precisamos excluir uma tabela em uma base de dados PostgreSQL. Isso pode ser feito por meio do comando DDL DROP TABLE. Este comando remove a tabela da base de dados completamente, incluindo índices, regras (rules), triggers e restrições (constraints). Para disparar um comando DROP TABLE, você precisa ser um super usuário ou possuir privilégios sobre a tabela e o schema na qual ela reside.

Em geral excluímos tabelas usando a ferramenta pgAdmin. No entanto, é importante conhecer e dominar este comando de forma a conseguirmos excluir tabelas a partir da janela de Query do pgAdmin, do SQL Shell (psql) ou usando uma linguagem de programação.

Veja um comando DDL DROP TABLE usado para excluir uma tabela chamada produtos:

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DROP TABLE produtos;

Se o comando for executado com sucesso, o PostgreSQL nos exibirá a seguinte mensagem:

Query returned successfully with no result in 31 ms.
Se tentarmos excluir uma tabela que não existe na base de dados, o PostgreSQL abortará a operação com a seguinte mensagem de erro:

ERRO:  tabela "produtos" não existe

********** Error **********

ERRO: tabela "produtos" não existe
SQL state: 42P01
Por este motivo, é interessante usar a cláusula IF EXISTS em conjunto com o comando DROP TABLE. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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DROP TABLE IF EXISTS produtos;

Agora o PostgreSQL trocará a mensagem de erro por uma mensagem de advertência:

NOTA:  tabela "produtos" não existe, ignorando

Query returned successfully with no result in 14 ms.



Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção

Como pedir para o usuário selecionar vários elementos no Revit usando a função PickObjects() do objeto Selection da Revit C# API

Quantidade de visualizações: 163 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função PickObjects() do objeto Selection da Revit C# API para pedir ao usuário que selecione vários elementos na área de desenho do Revit e então efetuar alguma operação envolvendo todos eles, de uma só vez.

Veja que o objeto Selection é retornado a partir de um UIDocument, que é obtido a partir de uma chamada this.ActiveUIDocument. Então nós chamamos a função PickObjects(), fornecendo o parâmetro ObjectType.Element e guardamos as referências retornadas como um objeto IList.

O passo seguinte é acessar a propriedade Count da IList para mostrar a quantidade de objetos selecionados. Note que é preciso clicar o botão Concluir (fica entre o botão Cancelar e a caixa de seleção Múltiplo) para indicar que o usuário concluiu a seleção e nosso código poder prosseguir.

Veja o código Revit C# completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo
      UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument;
      
      // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um
      // elemento
      TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ou mais elementos");
      
      // obtemos uma referência ao objeto Selection do
      // UIDocument ativo
      Selection selecao = uidoc.Selection;
    
      // e finalmente esperamos que o usuário selecione um ou
      // mais elementos e os guardamos em uma lista
      IList<Reference> selecionados = selecao.PickObjects(ObjectType.Element);
    
      // agora mostramos a quantidade de elementos selecionados
      TaskDialog.Show("Aviso", "Você selecionou " + selecionados.Count +
        " elementos.");
    }

    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }

    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}

Execute a macro, selecione um ou mais elementos, clique o botão Concluir e você verá uma janela TaskDialog com a seguinte mensagem:

Você selecionou 5 elementos.


Veja mais Dicas e truques de Revit C#

Dicas e truques de outras linguagens

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