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Escreva um programa C# que declara duas variáveis do tipo int e atribui a elas os valores 9 e 4 (nessa ordem). Em seguida mostre, em uma linha de cada vez - Desafio de Programação Resolvido em C#

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C# que declara duas variáveis do tipo int e atribui a elas os valores 9 e 4 (nessa ordem). Em seguida mostre, em uma linha de cada vez, a soma, a diferença, o produto (multiplicação), a divisão desses dois valores e o resto da divisão do primeiro número pelo segundo.

Fique atento(a): A divisão entre números inteiros em C# pode não ser tão simples quanto parece.

Sua saída deverá ser parecida com:

A soma é: 13
A diferença é: 5
O produto é: 36
A divisão é: 2.25
O resto da divisão é: 1
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C#:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // vamos declarar duas variáveis do tipo int
      int a = 9;
      int b = 4;

      // vamos mostrar a soma dos dois números
      Console.WriteLine("A soma é: " + (a + b));

      // agora vamos mostrar a subtração
      Console.WriteLine("A diferença é: " + (a - b));

      // agora vamos mostrar a multiplicação
      Console.WriteLine("O produto é: " + (a * b));

      // agora a divisão
      Console.WriteLine("A divisão é: " + ((double)a / b));

      // e finalmente o resto da divisão inteira
      Console.WriteLine("O resto da divisão é: " + (a % b));
    }
  }
}


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C# ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como excluir todos os elementos de uma ArrayList do C# usando o método Clear()

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A remoção, ou seja, a exclusão de todos os elementos de uma ArrayList do C# pode ser feita com uma chamada ao método Clear(). Veja que este método poderá lançar uma exceção NotSupportedException se a ArrayList for somente leitura ou possuir um tamanho fixo.

Veja um exemplo de seu uso:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;
using System.Collections;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // Cria o ArrayList
      ArrayList cidades = new ArrayList();

      // Adiciona nomes de cidades
      cidades.Add("Goiânia");
      cidades.Add("Cuiabá");
      cidades.Add("Fortaleza");
      cidades.Add("Curitiba");

      // obtém a quantidade de elementos
      int quant = cidades.Count;
      Console.Write("A lista contém {0} itens\n", quant);

      // vamos remover todos os elementos
      cidades.Clear();

      // obtém a quantidade de elementos novamente
      quant = cidades.Count;
      Console.Write("A lista contém {0} itens", quant);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

A lista contém 4 itens
A lista contém 0 itens

Pressione uma tecla para sair...


C# ::: Windows Forms ::: DataGridView

Como ligar um DataGridView do C# Windows Forms à tabela de um banco de dados e efetuar inserção, alteração e remoção de registros

Quantidade de visualizações: 32733 vezes
Uma das principais dúvidas que recebo em meu site é em relação aos passos necessários para associar um DataGridView com a tabela de um banco de dados e listar os dados. Em tempo de design este processo é relativamente fácil, visto que temos wizards que nos acompanham e fazem o trabalho mais pesado nos bastidores. No entanto, o cenário é completamente diferente quando temos que realizar tal tarefa via código. Espero que esta dica o deixe mais preparado para enfrentar tais situações.

Para esta dica eu fiz uma conexão Visual C# 2005 + MySQL 5.0 usando ODBC (caso tenha dúvidas sobre isso, veja minha seção sobre C# + MySQL). Criei uma tabela MySQL chamada clientes contendo id, nome, idade, cidade e estado do cliente. Criei uma classe de conexão, inseri um DataGridView no formulário e coloquei as declarações abaixo na classe do formulário Form1.cs (fora dos métodos, para que os dados sejam globais na classe):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// membros de instância de acesso global na classe
// Dica: Se estiver usando SQL Server, troque "Odbc" por
// "Sql" (Ex: SQLConnection, SqlCommand, SqlDataAdapter)

// conexão com o banco de dados
OdbcConnection conn = null;
OdbcCommand cmd = null;
OdbcDataAdapter adapter = null;
DataSet ds = null;


Em seguida colocamos o código abaixo no evento Click de um botão:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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private void button4_Click(object sender, EventArgs e){
  // Dica: Se estiver usando SQL Server, troque "Odbc" 
  // por "Sql" (Ex: SqlCommand, SqlDataAdapter, etc)
  
  // obtém a conexão com o banco de dados
  conn = ConexaoODBC.obterConexao();

  if(conn != null){
    // obtém todos os clientes cadastrados
    cmd = new OdbcCommand("SELECT * FROM clientes",
      conn);

    adapter = new OdbcDataAdapter(cmd);
    ds = new DataSet();
    adapter.Fill(ds, "clientes_table");

    // exibe os dados da tabela no DataGridView 
    dataGridView1.DataSource = ds;
    dataGridView1.DataMember = "clientes_table";

    // fecha a conexão
    ConexaoODBC.fecharConexao();
  }
}

Aqui os dados já são listados no DataGridView. Porém, as alterações efetuadas no controle ainda não são repassadas para o banco de dados. Veja o código adicional no evento Click de outro botão:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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private void button5_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos salvar os dados do DataGridView para a tabela do
  // banco de dados
  
  // Dica: Se estiver usando SQL Server, troque "Odbc" por
  // "Sql" (Ex: SqlCommandBuilder)

  // obtém a conexão com o banco de dados
  conn = ConexaoODBC.obterConexao();

  if(conn != null){
    OdbcCommandBuilder cmb = new OdbcCommandBuilder(adapter);
    cmb.GetUpdateCommand();
    adapter.Update(ds.Tables["clientes_table"]);

    // fecha a conexão
    ConexaoODBC.fecharConexao();
  }
}

Pronto! Execute a aplicação, clique no primeiro botão para carregar os dados da tabela MySQL no DataGridView. Em seguida efetue algumas alterações, insira ou exclua linhas e clique no segundo botão. Feche a aplicação e abra-a novamente e se certifique de que os registros foram atualizados, inseridos ou removidos com sucesso.


C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

C# para iniciantes - Programação orientada a objetos em C#: Classes, objetos, métodos e variáveis de instância

Quantidade de visualizações: 30523 vezes
A melhor forma de entender a programação orientada a objetos é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso? Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido. O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro.

Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria.

Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método. O método descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa. O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido. Em C#, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe. Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante.

Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela.

Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas.

Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento. Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe.

Veremos agora como definir uma classe em C# e usar um objeto desta classe em um programa. Se estiver usando o Visual C# 2005 ou 2008, a forma mais comum de adicionar uma classe ao seu projeto é clicando com o botão direito no namespace do projeto (o primeiro filho do solution explorer) e escolhendo a opção Add -> Class. Em seguida dê o nome "Cliente.cs" para a classe e clique o botão Add. Imediatamente o código inicial para a classe será exibido, contendo o namespace e alguns using padrões. Agora faça sua classe Cliente parecida com o código abaixo (não altere nada em relação ao namespace):

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class Cliente{
  private String nome;

  // Um método que permite definir um valor
  // para a variável privada nome
  public void setNome(String nome){
    this.nome = nome;
  }

  // Um método que permite obter o valor
  // da variável privada nome
  public String getNome(){
    return this.nome;
  }
}

Agora vamos aprender a usar esta classe a partir da classe principal do programa (aquela que contém o método Main). Veja:

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static void Main(string[] args){
  // Cria uma instância da classe Cliente
  Cliente c = new Cliente();

  // Define um nome para o cliente
  c.setNome("Osmar J. Silva");

  // Obtém o nome do cliente
  string nome = c.getNome();
  Console.WriteLine(nome);

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

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