Você está aqui: C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C# Básico

Um programa C# que recebe o ano de nascimento de uma pessoa e o ano atual e mostra a idade da pessoa em anos, meses, dias e semanas - Desafio de Programação Resolvido em C#

Quantidade de visualizações: 392 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C# que recebe o ano de nascimento de uma pessoa e o ano atual, calcule e mostre:

a) A idade da pessoa em anos;
b) A idade da pessoa em meses;
c) A idade da pessoa em dias;
d) A idade da pessoa em semanas.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano de seu nascimento: 1985
Informe o ano atual: 2023
A idade em anos é: 38
A idade em meses é: 456
A idade em dias é: 13680
A idade em semanas é: 1976
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C#:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // vamos ler o ano de nascimento
      Console.Write("Informe o ano de seu nascimento: ");
      int ano_nascimento = Int32.Parse(Console.ReadLine());
      Console.Write("Informe o ano atual: ");
      int ano_atual = Int32.Parse(Console.ReadLine());

      // calcula a idade em anos
      int idade_anos = ano_atual - ano_nascimento;
      Console.WriteLine("\nA idade em anos é: " + idade_anos);

      // calcula a idade em meses
      int idade_meses = idade_anos * 12;
      Console.WriteLine("A idade em meses é: " + idade_meses);

      // calcula a idade em dias
      int idade_dias = idade_anos * 12 * 30;
      Console.WriteLine("A idade em dias é: " + idade_dias);

      // calcula a idade em semanas
      int idade_semanas = idade_anos * 52;
      Console.WriteLine("A idade em semanas é: " + idade_semanas);
      
      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap

Como testar se uma determinada chave está contida no HashMap do Java usando o método containsKey()

Quantidade de visualizações: 8112 vezes
Em algumas situações precisamos verificar se uma determinada chave está contida no HashMap. Para isso podemos usar o método containsKey(), definido originalmente na interface Map. Veja sua assinatura:

public boolean containsKey(Object key)


Note que este método recebe um objeto contendo o valor da chave a ser pesquisada e retorna um valor true se o HashMap contiver a chave e false caso contrário. Veja o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    
    // vamos criar uma instância de HashMap
    HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<>();

    // vamos adicionar três chaves e seus valores
    clientes.put(1, "Osmar J. Silva");
    clientes.put(2, "Salvador Miranda de Andrade");
    clientes.put(3, "Marcos da Costa Santos");
      
    // vamos verificar se a chave 2 está contida no HashMap
    if(clientes.containsKey(2)){
      System.out.println("A chave está contida no mapa");
    }
    else{
      System.out.println("A chave NÃO está contida no mapa");
    }

    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A chave está contida no mapa


Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Como usar os argumentos padrões das funções e métodos em Python

Quantidade de visualizações: 7338 vezes
Geralmente quando efetuamos chamadas às funções, nosso código fica responsável por fornecer os valores para os argumentos da função. Em Python é possível termos argumentos padrões, e tais argumentos já podem ter um valor pré-definido. Desta forma, a passagem dos parâmetros se torna opcional. Veja um exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
 
# função com argumento padrão
def erro(msg = "Houve um erro."):
  print(msg)

def main():
  # chamada à função fornecendo o argumento
  erro("Erro desconhecido.")

  # chamada à função sem fornecer o argumento
  erro()  
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

Erro desconhecido.
Houve um erro.

Veja mais um exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# função com argumentos padrões
def volume(comprimento = 1, largura = 1, altura = 1):
  return (comprimento * largura * altura)

def main():
  # chamada à função fornecendo um argumento
  print(volume(3))

  # chamada à função fornecendo dois argumentos
  print(volume(4, 5))

  # chamada à função fornecendo três argumentos
  print(volume(4, 5, 7))

  # chamada à função fornecendo nenhum argumento
  print(volume())    
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

3
20
140
1

É importante observar que os argumentos padrões devem estar sempre à direita dos demais argumentos. Falhar em cumprir esta exigência pode causar um erro do tipo:

SyntaxError: non-default argument follows default argument



JavaScript ::: Web APIs (APIs Web) ::: MediaDevices Interface (Interface MediaDevices)

HTML5 + JavaScript - Como usar a interface MediaDevices em seus códigos JavaScript

Quantidade de visualizações: 1444 vezes
A interface MediaDevices é um daqueles objetos que vemos com frequencia em códigos JavaScript e não entendemos muito bem o seu funcionamento. Nesta dica vou decifrá-la.

O objetivo da interface MediaDevices é fornecer acesso aos dispositivos de entrada de mídia conectadas e às quais o navegador tem acesso, a saber, câmeras, microfone e compartilhamento de tela. É por meio dessa interface que acessamos tais dispositivos.

A interface MediaDevices está disponível como um objeto do objeto navigator. Veja como testar sua existência e suporte no seu navegador web:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />
 
<title>A interface MediaDevices</title>
  
</head>
<body>
 
<script type="text/javascript">
  // o browser suporta o MediaDevices?
  if(navigator.mediaDevices){
    window.alert("O navegador suporta o MediaDevices");  
  }
  else{
    window.alert("O navegador não suporta o MediaDevices");  
  }
</script>
  
</body>
</html>

Note que mediaDevices é um objeto Singleton do objeto navigator, ou seja, só há uma instância desse objeto disponível no contexto de execução de códigos no navegador. Há também a preocupação em relação à segurança. Alguns navegador podem restringir o acesso a este objeto se você não estiver em um ambiente HTTPS ou localhost.


Java ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples

Estruturas de Dados em Java - Como obter a quantidade de nós em uma lista singularmente ligada usando Java

Quantidade de visualizações: 6827 vezes
Em algumas situações precisamos obter a quantidade de nós em uma lista singularmente ligada. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Aqui estou assumindo que você criou uma lista singularmente ligada que possui dois nós gerenciadores, ou seja, uma referência para o primeiro nó na lista e uma referência para o último nó.

Veja o código para um método que retorna a quantidade de nós na lista:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// método que permite exibir os valores de
// todos os nós da lista
public int tamanho() {
  int tam = 0; // representa a quantidade de nós na lista

  // vamos obter uma referência ao início da lista
  No no = inicio;

  while (no != null) { // enquanto a lista não estiver vazia
    tam++; // incrementamos a variável tam
    no = no.proximo; // pula para o nó seguinte
  }

  return tam;
}

Veja como podemos chamar este nó a partir da classe principal da aplicação (Main.java):

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar uma nova lista
    Lista lista = new Lista();

    // insira alguns nós no início ou no final
    // da lista

    // exibe a quantidade de nós na lista
    System.out.println("A lista possui " + lista.tamanho() +
      " nós");
  }
}

Ao executar a aplicação você terá um resultado parecido com:

A lista possui 4 nós.


Lisp ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cosseno de um ângulo em LISP e AutoLISP (AutoCAD) usando a função cos() - Calculadora de cosseno em LISP

Quantidade de visualizações: 387 vezes
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da Common Lisp e da AutoLISP (a implementação LISP do AutoCAD). Esta função recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

(format t "Cosseno de 0 = ~F~%" (cos 0))
(format t "Cosseno de 1 = ~F~%" (cos 1))
(format t "Cosseno de 2 = ~F" (cos 2))

Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado:

Cosseno de 0 = 1.0
Cosseno de 1 = 0.5403023
Cosseno de 2 = -0.41614684

Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo:




Veja mais Dicas e truques de Lisp

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 61 usuários muito felizes estudando em nosso site.