Você está aqui: C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Faça um algoritmo em C# que leia 9 números inteiros, guarde-os em uma matriz 3x3 e mostre os números pares - Desafio de Programação Resolvido em C#Quantidade de visualizações: 389 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um algoritmo em C# que leia 9 números inteiros e guarde-os em uma matriz 3x3. Imprima a matriz no formato tabular, usando a melhor formatação que você conseguir. Em seguida, percorra a matriz novamente e imprima somente os números que são pares, todos na mesma linha e separados por espaço. Sua saída deverá ser parecida com: Linha 1 e coluna 1: 8 Linha 1 e coluna 2: 1 Linha 1 e coluna 3: 5 Linha 2 e coluna 1: 3 Linha 2 e coluna 2: 9 Linha 2 e coluna 3: 30 Linha 3 e coluna 1: 7 Linha 3 e coluna 2: 23 Linha 3 e coluna 3: 10 Valores na matriz 8 1 5 3 9 30 7 23 10 Os valores pares são: 8 30 10 Veja a resolução completa para o exercício em C#, comentada linha a linha (fiz a resolução no Visual Studio 2019): |
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Python ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números |
Python para matemática - Como definir a precisão (casas decimais) na exibição de um valor de ponto-flutuante em PythonQuantidade de visualizações: 14667 vezes |
Este trecho de código mostra como definir a precisão com que um número de ponto-flutuante será exibido. Atenção: Arredondamentos podem ocorrer dependendo da redução das casas decimais. Veja o código Python completo para a dica: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- def main(): valor = 43.13985765 # com dois dígitos print("O valor e %.2f" % valor) # com três dígitos print("O valor e %.3f" % valor) # com um dígito print("O valor e %.1f" % valor) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O valor é 43.14 O valor é 43.140 O valor é 43.1 |
C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular juros simples e montante usando CQuantidade de visualizações: 8210 vezes |
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos: J = P . i . n Onde: J = juros P = principal (capital) i = taxa de juros n = número de períodos Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em C pode ser feito assim: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { float principal = 2000.00; float taxa = 0.08; int meses = 2; float juros = principal * taxa * meses; printf("O total de juros a ser pago é: %f\n\n", juros); printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas: a) Montante = Principal + Juros b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos) M = P . (1 + (i . n)) Veja o código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { float principal = 2000.00; float taxa = 0.08; int meses = 2; float juros = principal * taxa * meses; float montante = principal * (1 + (taxa * meses)); printf("O total de juros a ser pago é: %f\n", juros); printf("O montante a ser pago é: %f", montante); printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como concatenar strings em C usando a função strcat() - Aprenda a programar na linguagem CQuantidade de visualizações: 41818 vezes |
Concatenar strings é a operação de anexar uma string a outra. Em C, isso é feito com o auxílio da função strcat(), disponível no header string.h. Esta função recebe a string de destino, a string de origem, anexa a string de destino no final da string de origem e retorna um ponteiro para o resultado final. Veja um exemplo no qual usamos esta função para concatenar três strings:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { char frase1[100] = "Gosto"; strcat(frase1, " muito de "); strcat(frase1, " programar em C"); // exibe o resultado printf("%s\n\n", frase1); system("PAUSE"); return 0; } Veja que a string de destino deve ser declarada com um tamanho suficiente para acomodar as strings que serão anexadas a ela. Veja agora um exemplo que usa o ponteiro retornado pela função strcat() para inicializar um ponteiro do tipo char: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // declara e inicializa duas strings char frase1[100] = "Gosto muito de "; char frase2[15] = "programar em C"; char *res = strcat(frase1, frase2); // exibe o resultado printf("%s\n\n", res); system("PAUSE"); return 0; } |
JavaScript ::: DOM (Document Object Model) ::: Navegação e Pesquisa de Nós (Nodes) |
Como obter o tipo de um nó no DOM (Document Object Model) usando a propriedade nodeType a partir de seus códigos JavaScriptQuantidade de visualizações: 8190 vezes |
Como obter o tipo de um nó no DOM (Document Object Model) usando a propriedade nodeType a partir de seus códigos JavaScript A propriedade nodeType, definida no World Wide Web Consortium (W3C) Document Object Model (DOM) Level 1, pode ser usada quando precisamos obter o tipo de um determinado nó (node) na hierarquia de elementos HTML no DOM (Document Object Model). Esta propriedade retorna um valor inteiro indicando o tipo de nó sendo testado. Os valores mais comuns são 1 (nó elemento) e 3 (nó texto). Veja uma página HTML na qual temos um parágrafo e um elemento span. Na primeira vez nós vamos obter uma referência ao parágrafo e testar o tipo do nó. Na segunda vez nós obtemos uma referência ao primeiro nó filho do elemento span, o que resultará em seu conteúdo sendo testado. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> <script type="text/javascript"> function obterNodeType(){ // vamos obter uma referência ao parágrafo com o id "paragrafo" var elem = document.getElementById("paragrafo"); // vamos obter o tipo de nó deste elemento var tipo = elem.nodeType; // vamos mostrar o resultado window.alert("O tipo deste elemento é: " + tipo); // vamos obter uma referência ao span com o id "frase" elem = document.getElementById("frase"); // vamos obter o tipo de nó do primeiro filho deste elemento tipo = elem.firstChild.nodeType; // vamos mostrar o resultado window.alert("O tipo deste elemento é: " + tipo); } </script> </head> <body> <p id="paragrafo">Sou um parágrafo</p> <span id="frase">Veja esta frase</span> <br><button onclick="obterNodeType()">Obter tipo do nó (nodeType)</button> </body> </html> Note que esta propriedade é somente-leitura, ou seja, não podemos modificar seu valor em tempo de execução. A propriedade nodeType pode ser obtida a partir dos seguintes elementos: a, abbr, acronym, address, applet, area, b, base, basefont, bdo, bgsound, big, blink, blockquote, body, br, button, caption, center, cite, code, col, colgroup, comment, dd, del, dfn, dir, div, dl, dt, em, embed, fieldset, font, form, frame, frameset, h1, h2, h3, h4, h5, h6, head, hr, html, i, iframe, img, input:button, input:checkbox, input:file, input:hidden, input:image, input:password, input:radio, input:range, input:reset, input:search, input:submit, input:text, ins, isindex, kbd, keygen, label, legend, li, link, listing, map, marquee, menu, meta, nobr, noframes, noscript, object, ol, optgroup, option, p, param, plaintext, pre, q, rt, ruby, s, samp, script, select, small, span, strike, strong, style, sub, sup, table, tbody, td, textarea, tfoot, th, thead, title, tr, tt, u, ul, var, wbr, xml e xmp. Esta dica foi escrita e testada no Internet Explorer 8 e Firefox 3.6. |
Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent |
Java Swing para iniciantes - Como usar o método getKeyCode() da classe KeyEvent para detectar qual tecla de direção (setas) foi pressionadaQuantidade de visualizações: 3159 vezes |
Em algumas situações nós precisamos detectar qual das teclas de direção (setas) o usuário pressionou. Para isso podemos usar o método getKeyCode() da classe KeyEvent e testar se o código equivale a uma das constantes KeyEvent.VK_UP, KeyEvent.VK_DOWN, KeyEvent.VK_RIGHT ou KeyEvent.VK_LEFT. Veja o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.awt.Container; import java.awt.FlowLayout; import java.awt.event.KeyEvent; import java.awt.event.KeyListener; import javax.swing.JFrame; import javax.swing.JOptionPane; public class Janela extends JFrame implements KeyListener{ public Janela(){ super("Eventos do Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); // vamos adicionar o objeto listener addKeyListener(this); setSize(350, 250); setVisible(true); } @Override public void keyPressed(KeyEvent e){ switch(e.getKeyCode()){ // seta para cima case KeyEvent.VK_UP: JOptionPane.showMessageDialog(null, "A seta para cima foi pressionada"); break; // seta para baixo case KeyEvent.VK_DOWN: JOptionPane.showMessageDialog(null, "A seta para baixo foi pressionada"); break; // seta para a direita case KeyEvent.VK_RIGHT: JOptionPane.showMessageDialog(null, "A seta para a direita foi pressionada"); break; // seta para a esquerda case KeyEvent.VK_LEFT: JOptionPane.showMessageDialog(null, "A seta para a esquerda foi pressionada"); break; default: JOptionPane.showMessageDialog(null, "Nenhuma tecla de direção foi pressionada"); break; } } @Override public void keyReleased(KeyEvent e){ // sem implementação } @Override public void keyTyped(KeyEvent e){ // sem implementação } public static void main(String args[]){ Janela j = new Janela(); j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } É importante observar que as teclas de direção podem ser detectadas somente nos eventos keyPressed e keyReleased. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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