Você está aqui: C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arquivos e Diretórios |
Como contar palavras em um arquivo texto usando C# - Lista de Exercícios Resolvidos de C#Quantidade de visualizações: 730 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C# para contar as palavras contidas em um arquivo texto. Sua saída deverá ser parecida com: Quantidade de palavras no arquivo: 14 Veja a resolução comentada deste exercício usando C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.IO; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // vamos abrir o arquivo texto StreamReader arquivo = File.OpenText(@"C:\estudos_java\conteudo.txt"); string linha; // para cada linha do arquivo int quantidadePalavras = 0; // para guardar a quantidade de palavras do { // vamos ler a linha linha = arquivo.ReadLine(); if (linha != null) { // vamos quebrar a linha nos caracteres de espaço string[] palavras = linha.Split(' '); quantidadePalavras += palavras.Length; } } while (linha != null); // vamos fechar o arquivo arquivo.Close(); Console.WriteLine("Quantidade de palavras no arquivo: " + quantidadePalavras); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
C# ::: Windows Forms ::: ListBox |
Como excluir todos os itens selecionados em uma ListBox de múltipla seleção do C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 11146 vezes |
Em algumas situações precisamos remover todos os itens selecionados em uma ListBox. Nesta dica mostrarei como isso pode ser feito. Comece criando uma ListBox com o nome listBox1 e adicione o código abaixo no evento Click de um botão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos adicionar alguns itens na ListBox listBox1.Items.Add("Java"); listBox1.Items.Add("C++"); listBox1.Items.Add("Delphi"); listBox1.Items.Add("Python"); listBox1.Items.Add("VB.NET"); // vamos definir a seleção da lista como seleção múltipla listBox1.SelectionMode = SelectionMode.MultiExtended; } Em seguida coloque o trecho de código abaixo no evento Click de um segundo botão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button2_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter a lista de itens selecionados ListBox.SelectedObjectCollection selecionados = new ListBox.SelectedObjectCollection(listBox1); // vamos excluir todos os itens selecionados for(int i = selecionados.Count - 1; i >= 0; i--){ listBox1.Items.Remove(selecionados[i]); } } Execute a aplicação e clique no primeiro botão. Isso fará com que alguns itens sejam inseridos na lista e seu modo de seleção seja definido como seleção múltipla. Agora selecione alguns itens e clique no segundo botão. Você verá que os itens selecionados são automaticamente excluídos. O primeiro passo foi obter um objeto da classe ListBox.SelectedObjectCollection contendo apenas os itens selecionados na ListBox. Em seguida nós usamos um laço for para percorrer os itens do objeto ListBox.SelectedObjectCollection e fornecer o índice de cada item selecionado ao método Remove() da coleção de itens da ListBox. Esta coleção é uma instância da classe ListBox.ObjectCollection. Há uma segunda forma de se excluir todos os itens da ListBox sem usar um objeto da classe ListBox.SelectedObjectCollection. Tudo que precisamos fazer é combinar os métodos GetSelected() da classe ListBox e o método RemoveAt() da coleção de itens (objeto da classe ListBox.ObjectCollection): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button2_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos excluir todos os itens selecionados for(int i = listBox1.Items.Count - 1; i >= 0; i--){ // o item está selecionado? if(listBox1.GetSelected(i)){ listBox1.Items.RemoveAt(i); } } } |
C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T> |
Como usar a classe genérica List<T> do C# em suas aplicaçõesQuantidade de visualizações: 15512 vezes |
A classe genérica List<T> da linguagem C# representa uma lista fortemente tipada de objetos que podem ser acessados por índices. Esta classe fornece métodos para pesquisar, ordenar e manipular seus elementos. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- System.Object System.Collections.Generic.List<T> System.ServiceModel.Install.Configuration. ServiceModelConfigurationSectionCollection System.ServiceModel.Install.Configuration. ServiceModelConfigurationSectionGroupCollection System.Workflow.ComponentModel.ActivityCollection System.Workflow.Activities.WorkflowRoleCollection System.Workflow.Activities.OperationParameterInfoCollection System.Workflow.ComponentModel.Design. ActivityDesignerGlyphCollection System.Workflow.Runtime.Tracking.ExtractCollection System.Workflow.Runtime.Tracking.TrackingAnnotationCollection System.Workflow.Runtime.Tracking.TrackingConditionCollection System.Workflow.Runtime.Tracking.ActivityTrackingLocationCollection System.Workflow.Runtime.Tracking.UserTrackingLocationCollection System.Workflow.Runtime.Tracking.ActivityTrackPointCollection System.Workflow.Runtime.Tracking.UserTrackPointCollection System.Workflow.Runtime.Tracking.WorkflowTrackPointCollection Esta classe implementa também as interfaces IList<T>, ICollection<T>, IEnumerable<T>, IList, ICollection e IEnumerable. A classe List<T> é a equivalente genérica da classe ArrayList. Ela implementa a interface genérica IList<T> usando um array (matriz) cujo tamanho é dinamicamente aumentado de acordo com a necessidade. Esta classe usa tanto um comparador de igualdade quanto um de ordenação. Os métodos tais como Contains(), IndexOf(), LastIndexOf() e Remove() usam um comparador de igualdade para os elementos da lista. O comparador de igualdade padrão para o tipo T é definido segundo as seguintes regras: Se o tipo T implementar a interface genérica IEquatable<T>, então o comparador de igualdade é o método Equals(T) dessa interface. Caso contrário, o comparador de igualdade padrão é Object.Equals(Object). Os métodos tais como BinarySearch() e Sort() usam um comparador de ordenação para os elementos da lista. O comparador padrão para o tipo T é definido da seguinte forma: Se o tipo T implementar a interface genérica IComparable<T>, então o comparador padrão é o método CompareTo(T) dessa interface. Caso contrário, se o tipo T implementar a interface não-genérica IComparable, então o comparador padrão é o método CompareTo(Object) dessa interface. Se o tipo T não implementar nenhuma destas duas interfaces, então não haverá comparador padrão, e um comparador ou delegate de comparação deve ser fornecido explicitamente. Uma lista List<T> não fornece garantias quanto à sua ordenação. Devemos ordená-la por conta própria antes de efetuar algumas operações (tais como BinarySearch) que exigem que a List<T> esteja ordenada. Os elementos em uma coleção do tipo List<T> podem ser acessados usando índices (que começam a partir de 0). Uma List<T> aceita o valor null como valor válido para tipos referência e aceita elementos duplicados. Em relação à performance, a documentação do .NET afirma que, embora List<T> e ArrayList possuam funcionalidade semelhante, a classe List<T> possui uma performance melhor na maioria dos casos, além de ser type safe (oferece segurança de tipos). Veja um trecho de código no qual criamos uma List<T> de inteiros, inserimos alguns valores e usamos o laço foreach para percorrer a lista e exibir os valores dos elementos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // vamos criar um objeto da classe List<T> List<int> valores = new List<int>(); // vamos inserir três valores na lista valores.Add(5); valores.Add(2); valores.Add(9); // vamos usar o laço foreach para percorrer os elementos // na lista foreach(int v in valores){ Console.WriteLine(v); } // vamos pausar a execução Console.ReadKey(); } |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
Computação gráfica C# Windows Forms - Como desenhar em C# - A classe GraphicsQuantidade de visualizações: 7665 vezes |
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos. O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP. A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing. Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical. A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.Drawing.Graphics Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na // cor preta e espessura de 1 pixel g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), new Point(320, 80)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
Firebird - Como usar o tipo de dados BLOB do Firebird para a gravação de imagens, vídeos e arquivos de música |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |