Você está aqui: C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C# Básico

Fazer um programa para receber um número inteiro de segundos do usuário e imprimir a quantidade correspondente em horas - Lista de Exercícios Resolvidos de C#

Quantidade de visualizações: 169 vezes
Pergunta/Tarefa:

Fazer um programa para receber um número inteiro de segundos do usuário e imprimir a quantidade correspondente em horas, minutos e segundos.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a quantidade de segundos: 10350
Resultado: 02:52:30
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C#:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // variáveis que vão guardar o resultado em horas,
      // minutos e segundos;
      int horas, minutos, segundos;
      int quant_segundos; // guardará os segundos informados

      // vamos pedir para o usuário informar a quantidade
      // de segundos
      Console.Write("Informe a quantidade de segundos: ");

      // vamos ler os segundos informados
      quant_segundos = Int32.Parse(Console.ReadLine());

      // vamos obter a quantidade de horas
      horas = quant_segundos / 3600;
      // vamos obter os minutos
      minutos = (quant_segundos / 60) % 60;
      // vamos obter os segundos restantes
      segundos = quant_segundos % 60;

      // vamos exibir o resultado em horas, minutos e segundos
      Console.Write("Resultado: {0}:{1}:{2}", horas.ToString("D2"),
      minutos.ToString("D2"), segundos.ToString("D2"));
      
      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como verificar se uma determinada data é um dia útil usando PHP

Quantidade de visualizações: 13071 vezes
Nesta dica eu mostro como é possível usar um código PHP para verificar se uma determinada data é um dia útil. Para isso nós usamos o argumento "w" para retornar um valor inteiro para o dia da semana e testamos se ele é diferente de 0 e 6, ou seja, sábado e domingo.

Veja o código PHP completo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>
</head>
 
<body>

<?php  
  // data: 22/11/2006
  $data = mktime(0, 0, 0, 11, 22, 2006);
  $dia_semana = date("w", $data);
   
  // domingo = 0;
  // sábado = 6;
  // verifica sábado e domingo
  if(($dia_semana != 0) && ($dia_semana != 6)){
    echo "Esta data é um dia útil";
  }
  else{
    echo "Esta data NÃO é um dia útil";
  }
?>  

</body>
</html>

Quando executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Esta data é um dia útil


Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Colunas e Pilares

Como rotacionar colunas e pilares no Revit via programação usando a função RotateElement() da classe ElementTransformUtils da Revit C# API

Quantidade de visualizações: 112 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função RotateElement() da classe ElementTransformUtils da Revit C# API para rotacionar uma coluna ou pilar no Revit, tudo isso via programação.

Essa dica é muito útil para programadores Revit C#, pois traz as técnicas necessárias para selecionar um único elemento na área de desenho do Revit, assim como obter sua caixa delimitadora (BoundingBox), seu ponto geométrico central e, o mais importante, fazer a rotação do elemento em seus eixos.

O primeiro passo é pedir para o usuário selecionar o pilar ou a coluna usando a função PickObject() da classe Selection, que retorna uma Reference. Após a seleção do elemento nós usamos a função GetElement() da classe Document para retornar o elemento como uma variável FamilyInstance, ou seja, uma instância de família do Revit.

De posse da instância de família nós usamos a função get_BoundingBox() para obter e retornar um objeto da classe BoundingBoxXYZ. É esse objeto que usamos para obter o ponto máximo, o ponto mínimo e o ponto geométrico central da coluna ou pilar.

O passo final é usar a função RotateElement() da classe ElementTransformUtils para rotacionar a coluna ou pilar de acordo com o ângulo de rotação desejado. Note que fiz a conversão de ângulos em graus para ângulos em radianos antes de efetuar a rotação.

Veja o código Revit C# API completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.DB.Structure;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using Autodesk.Revit.DB.Architecture;
using System.Linq;
 
namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao Document ativo
      Document doc = this.ActiveUIDocument.Document;
      UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument; 
      
      // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar uma
      // coluna ou pilar
      TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione uma coluna ou pilar");
        
      // obtemos uma referência ao objeto Selection do
      // UIDocument ativo
      Selection selecao = uidoc.Selection;
      
      // e finalmente esperamos que o usuário selecione o elemento
      Reference selecionado = selecao.PickObject(ObjectType.Element,
        "Selecione uma coluna ou pilar");
      
      // agora testamos se o usuário realmente selecionou um
      // elemento
      if (selecionado != null) {
        // vamos obter o elemento selecionado a partir da
        // referência
        FamilyInstance coluna = uidoc.Document.GetElement(selecionado) 
          as FamilyInstance;
        // vamos obter o elemento BoundingBoxXYZ
        BoundingBoxXYZ bounding = coluna.get_BoundingBox(null);
         
        // vamos obter as informações da BoundingBoxXYZ
        // primeiro o ponto mínimo (canto esquerdo inferior e
        // a parte de trás da caixa delimitadora)
        XYZ pontoMinimo = bounding.Min;
        // agora o ponto máximo (canto direito superior e
        // a parte da frente da caixa delimitadora)
        XYZ pontoMaximo = bounding.Max;
        
        // agora obtemos o ponto central da coluna         
        XYZ centro = (pontoMaximo + pontoMinimo) * 0.5;
        // construímos a linha que servirá de eixo de rotação
        Line eixos = Line.CreateBound(centro, centro + XYZ.BasisZ);
        // definimos o ângulo de rotação em graus        
        double angulo_rotacao_graus = 45;
        // convertemos para radianos
        double angulo_rotacao_radianos = angulo_rotacao_graus * (Math.PI / 180);        
        
        // iniciamos a transação
        Transaction transacao = new Transaction(doc);
        transacao.Start("Como rotacionar colunas e pilares no Revit");
        
        // rotacionamos a coluna ou pilar
        ElementTransformUtils.RotateElement(doc, coluna.Id, eixos,
          angulo_rotacao_radianos);
        
        // fazemos o commit da transação
        transacao.Commit();      
     
        // e mostramos o resultado
        TaskDialog.Show("Aviso", "A coluna foi rotacionada com sucesso.");
      }
    }
      
    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }
 
    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}



C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como percorrer os caracteres de uma string C usando um laço for

Quantidade de visualizações: 17172 vezes
Como em C uma string é um vetor de caracteres, tais caracteres podem ser acessados por meio de seu índice no vetor (um valor inteiro começando em 0). Este trecho de código mostra como você pode usar o laço for para acessar cada caractere individualmente e exibí-lo na tela do programa:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  char palavra[] = "Arquivo";

  // vamos percorrer os caracteres usando um laço for
  int i;
  for(i = 0; i < strlen(palavra); i++){
    printf("Caractere na posicao %d = %c\n", i, palavra[i]);
  }

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Caractere na posicao 0 = A
Caractere na posicao 1 = r
Caractere na posicao 2 = q
Caractere na posicao 3 = u
Caractere na posicao 4 = i
Caractere na posicao 5 = v
Caractere na posicao 6 = o


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como retornar apenas os três primeiros elementos de um array em JavaScript usando a função slice() do objeto Array

Quantidade de visualizações: 8468 vezes
Nesta dica eu mostrarei como é possível usar o método slice() do objeto Array da linguagem JavaScript para retornar um ou mais elementos de um vetor, como um novo objeto array.

Para isso só precisamos fornecer ao método o índice inicial e o índice final (não incluindo) dos elementos a serem retornados. É importante observar que o método slice() não modifica o vetor original.

Veja o exemplo completo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>
 
<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5, 6, 7);
  document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>");
  document.write("Retornando os três primeiros elementos<br>");
  var valores2 = valores.slice(0, 3);
  document.write("Valores no novo vetor: " + valores2);
</script>
 
</body>
</html>

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Valores no vetor: 1,2,3,4,5,6,7
Retornando os três primeiros elementos
Valores no novo vetor: 1,2,3


Java ::: Classes e Componentes ::: JTree

Java Swing - Como criar sua primeira JTree usando um vetor de nomes de linguagens de programação

Quantidade de visualizações: 12804 vezes
Este exemplo mostra como criar uma JTree bem simples, e que servirá de base para a criação de aplicações Java Swing mais elaboradas. Os itens da JTree são fornecidos como um vetor de objetos, de forma que cada sub-vetor constitui uma seção da árvore. Os elementos (nós) são inseridos em suas devidas posições usando uma função recursiva.

Veja o resultado na figura abaixo:



E agora o código Java completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import javax.swing.tree.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma JTree simples");
     
    Object[] linguagens = {
      "Linguagens",
      new Object[]{
        "Compiladas",
        "C++",
        "Delphi"
      }, 
      new Object[]{
        "Interpretadas",
        "JavaScript",
        "Python",
        "Ruby"
      }
    };
 
    DefaultMutableTreeNode raiz = montar(linguagens);
    JTree arvore = new JTree(raiz);  
 
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
             
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(arvore);
    c.add(scrollPane);
         
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
     
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
 
  private DefaultMutableTreeNode montar(Object[] hier){
    DefaultMutableTreeNode no = new DefaultMutableTreeNode(hier[0]), filho;
     
    for(int i = 1; i < hier.length; i++){
      Object n_no = hier[i];
      if(n_no instanceof Object[]){ // nó possui filhos
        filho = montar((Object[])n_no);
      }
      else{
        filho = new DefaultMutableTreeNode(n_no); // folha
      }
      
      no.add(filho);
    }
 
    return(no);
  }
}



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 73 usuários muito felizes estudando em nosso site.