Você está aqui: C# ::: Namespace System.Net ::: HttpWebRequest |
Como usar um objeto da classe HttpWebRequest para enviar dados a uma página PHP, JSP, ASP.NET, etc, usando o método GET a partir de suas aplicações C#Quantidade de visualizações: 5608 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de enviar uma solicitação HTTP do tipo GET a uma página PHP, JSP, ASP.NET, etc, a partir de nossos programas C#. Para isso podemos usar um objeto da classe HttpWebRequest. Para este exemplo eu mostrarei como enviar uma requisição GET para uma página PHP. Comece analisando o código para o documento somar.php: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?php // obtém o primeiro valor $a = (int)$_GET["a"]; // obtém o primeiro valor $b = (int)$_GET["b"]; // vamos somar e mostrar o resultado $soma = $a + $b; echo "A soma dos dois números é: " . $soma; ?> Este código PHP não apresenta muitos segredos: obtemos dois números passados via GET, efetuamos a soma dos dois e escrevemos o resultado na página. Veja agora o código completo e comentado para a aplicação C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.Text; using System.Net; using System.IO; using System.Web; namespace EstudosCSharp{ class Program{ static void Main(string[] args){ HttpWebRequest requisicao; HttpWebResponse resposta; // url da página que receberá a requisição POST string url = "http://www.arquivodecodigos.net/somar.php"; // dados a serem enviados // atenção: os parâmetros aguardados pela página PHP são // "a" e "b" string n1 = "25", n2 = "3"; string dados = "a=" + HttpUtility.UrlEncode(n1) + "&b=" + HttpUtility.UrlEncode(n2); // já que a requisição é GET, vamos anexar os dados na URL url += "?" + dados; StreamReader leitor; string resultado = ""; Stream streamResposta; // vamos criar a requisição requisicao = (HttpWebRequest)WebRequest.Create(url); // e finalmente a disparamos resposta = (HttpWebResponse)requisicao.GetResponse(); // vamos obter o stream de resposta streamResposta = resposta.GetResponseStream(); // obtemos o leitor de stream leitor = new StreamReader(streamResposta); // pegamos o resultado da requisição resultado = leitor.ReadToEnd(); // e exibimos o resultao Console.WriteLine(resultado); Console.Write("\nPressione uma tecla para continuar..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar o programa, teremos uma mensagem no console parecida com: A soma dos dois números é: 28 |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
C ::: Dicas & Truques ::: Struct (Estruturas, Registros) |
Linguagem C para iniciantes - Como usar estruturas (struct) em CQuantidade de visualizações: 67812 vezes |
Vetores e matrizes (arrays) são muito importantes quando precisamos agrupar várias variáveis de um mesmo tipo de dados. Porém, há casos em que precisamos agrupar variáveis de diferentes tipos. Para estes casos a linguagem C nos fornece as estruturas (struct). Veja como declará-las:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // uma estrutura Pessoa struct Pessoa { char *nome; int idade; }; Veja que esta estrutura possui dois tipos de dados diferentes: um ponteiro para uma cadeia de caracteres e uma variável do tipo int. Para declarar variáveis do tipo Pessoa você tem duas opções. A primeira consiste em declarar as variáveis juntamente com a declaração da estrutura. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // uma estrutura Pessoa struct Pessoa { char *nome; int idade; }pessoa, cliente, chefe; A outra forma consiste em declarar a variável no local no qual ela será usada. Esta forma é mais prática. Veja um exemplo completo de como isso é feito: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma estrutura Pessoa struct Pessoa { char *nome; int idade; }; int main(int argc, char *argv[]) { // declara uma variável do tipo struct struct Pessoa cliente; cliente.nome = "Osmar J. Silva"; cliente.idade = 36; // obtém os dados printf("O nome do cliente e: %s\n", cliente.nome); printf("A idade do cliente e: %d\n", cliente.idade); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit |
Como definir o conteúdo de um TEdit do Delphi em tempo de execução usando a função SendMessage() da API do Windows e a mensagem WM_SETTEXTQuantidade de visualizações: 10970 vezes |
Embora o Delphi já nos forneça as ferramentas necessárias para definir o conteúdo de um TEdit em tempo de execução, é importante saber como realizar esta tarefa usando a API do Windows. Para isso, podemos usar a função SendMessage() em combinação com a mensagem WM_SETTEXT. A função SendMessage() da API do Windows possui a seguinte assinatura em C/C++: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- LRESULT SendMessage( HWND hWnd, UINT Msg, WPARAM wParam, LPARAM lParam ); No arquivo Windows.pas podemos encontrar o protótipo e corpo desta função convertidos para Object Pascal: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Protótipo {$EXTERNALSYM SendMessage} function SendMessage(hWnd: HWND; Msg: UINT; wParam: WPARAM; lParam: LPARAM): LRESULT; stdcall; // Implementação function SendMessage; external user32 name 'SendMessageW'; Note que precisamos de um HWND (Handle) para a caixa de texto. Feito isso só precisamos enviar a mensagem WM_SETTEXT juntamente com o conteúdo a ser exibido no controle. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var texto: String; begin // conteúdo a ser definido para a caixa de texto texto := 'Veja isso'; // vamos definir o conteúdo usando a função SendMessage // fornecendo a mensagem WM_SETTEXT SendMessage(Edit1.Handle, WM_SETTEXT, 0, Integer(PChar(texto))); end; Veja que o parâmetro wParam da função SendMessage não é usado quando a mensagem é WM_SETTEXT. Desta forma só precisamos fornecer o valor 0. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Vetores e matrizes em Python - Como inserir itens em posições aleatórias de uma listaQuantidade de visualizações: 9089 vezes |
Este exemplo mostra como adicionar itens em posições aleatórias de uma lista Python. Note como usamos o método insert() da classe List passando um valor randômico para o índice no qual o novo elemento será inserido. Veja o código completo para a dica: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo random import random def main(): # cria uma lista vazia valores = [] # início do laço for for i in range(1, 11): valor = int(input("Informe um inteiro: ")) if(len(valores) == 0): valores.insert(0, valor) else: # insere o valor em um posição aleatória valores.insert(random.randrange(0, len(valores)), valor) # exibe os valores da lista print("Valores na lista:", valores, "\n") # fim do laço for if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe um inteiro: 9 Valores na lista: [9] Informe um inteiro: 3 Valores na lista: [3, 9] Informe um inteiro: 2 Valores na lista: [2, 3, 9] Informe um inteiro: 8 Valores na lista: [2, 3, 8, 9] Informe um inteiro: 10 Valores na lista: [10, 2, 3, 8, 9] Informe um inteiro: 18 Valores na lista: [18, 10, 2, 3, 8, 9] Informe um inteiro: 30 Valores na lista: [18, 10, 30, 2, 3, 8, 9] Informe um inteiro: 60 Valores na lista: [18, 10, 30, 2, 3, 8, 60, 9] Informe um inteiro: 67 Valores na lista: [18, 10, 67, 30, 2, 3, 8, 60, 9] Informe um inteiro: 82 Valores na lista: [18, 10, 67, 30, 2, 3, 8, 82, 60, 9] |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercício Resolvido de Java - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em JavaQuantidade de visualizações: 836 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 16 O número informado foi: 16 O antecessor é 15 O sucessor é: 17 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro System.out.print("Informe um número inteiro: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos calcular o sucessor do número informado int sucessor = numero + 1; // vamos calcular o antecessor do número informado int antecessor = numero - 1; // e agora mostramos os resultados System.out.println("O número informado foi: " + numero); System.out.println("O antecessor é " + antecessor); System.out.println("O sucessor é: " + sucessor); } } |
Java ::: Pacote java.awt.image ::: BufferedImage |
Como desenhar um BufferedImage em um JComponent do JavaQuantidade de visualizações: 10733 vezes |
Neste exemplo nós usamos o método drawImage() da classe Graphics para desenhar o conteúdo de um BufferedImage (que contém uma imagem JPG) em uma JFrame do Java Swing:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.io.*; import java.awt.image.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; import javax.imageio.*; public class Estudos extends JFrame{ private BufferedImage imagem; public Estudos(){ super("Estudos Java"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JButton btn = new JButton("Carregar Imagem"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ imagem = null; try{ imagem = ImageIO.read( new File("imagens/fundo.jpg")); } catch(IOException exc){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao carregar a imagem: " + exc.getMessage()); } if(imagem != null){ desenhar(); } } } ); c.add(btn); setSize(400, 300); setVisible(true); } public void desenhar(){ // desenha a imagem no JFrame Graphics g = getGraphics(); g.drawImage(imagem, 0, 0, this); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |