Você está aqui: C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em C# - Lista de Exercícios Resolvidos de C#Quantidade de visualizações: 835 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano. No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano. Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir: ![]() Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo. Escreva um programa C# que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor x da coordenada: 12 Informe o valor y da coordenada: -7 A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-) Veja a resolução comentada deste exercício em C#: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
using System;
namespace Estudos {
class Principal {
// função principal do programa C#
static void Main(string[] args) {
// variáveis usadas na resolução do problema
int x, y;
// vamos pedir para o usuário informar as coordenadas
Console.Write("Informe o valor x da coordenada: ");
x = Int32.Parse(Console.ReadLine());
Console.Write("Informe o valor y da coordenada: ");
y = Int32.Parse(Console.ReadLine());
// a coordenada está no primeiro quadrante?
if (x > 0 && y > 0) {
Console.WriteLine("A coordenada (" + x + "," +
y + ") está no Primeiro Quadrante (+,+)");
}
// a coordenada está no segundo quadrante?
else if (x < 0 && y > 0) {
Console.WriteLine("A coordenada (" + x + "," +
y + ") está no Segundo Quadrante (-,+)");
}
// a coordenada está no terceiro quadrante?
else if (x < 0 && y < 0) {
Console.WriteLine("A coordenada (" + x + "," +
y + ") está no Terceiro Quadrante (-,-)");
}
// a coordenada está no quarto quadrante?
else if (x > 0 && y < 0) {
Console.WriteLine("A coordenada (" + x + "," +
y + ") está no Quarto Quadrante (+,-)");
}
// a coordenada está na origem
else {
Console.WriteLine("A coordenada (" + x + "," +
y + ") está na origem");
}
Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
}
}
|
|
|
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |





