Você está aqui: C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em C# - Lista de Exercícios Resolvidos de C#Quantidade de visualizações: 623 vezes |
Pergunta/Tarefa: O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano. No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano. Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir: ![]() Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo. Escreva um programa C# que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor x da coordenada: 12 Informe o valor y da coordenada: -7 A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-) Veja a resolução comentada deste exercício em C#: using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int x, y; // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas Console.Write("Informe o valor x da coordenada: "); x = Int32.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Informe o valor y da coordenada: "); y = Int32.Parse(Console.ReadLine()); // a coordenada está no primeiro quadrante? if (x > 0 && y > 0) { Console.WriteLine("A coordenada (" + x + "," + y + ") está no Primeiro Quadrante (+,+)"); } // a coordenada está no segundo quadrante? else if (x < 0 && y > 0) { Console.WriteLine("A coordenada (" + x + "," + y + ") está no Segundo Quadrante (-,+)"); } // a coordenada está no terceiro quadrante? else if (x < 0 && y < 0) { Console.WriteLine("A coordenada (" + x + "," + y + ") está no Terceiro Quadrante (-,-)"); } // a coordenada está no quarto quadrante? else if (x > 0 && y < 0) { Console.WriteLine("A coordenada (" + x + "," + y + ") está no Quarto Quadrante (+,-)"); } // a coordenada está na origem else { Console.WriteLine("A coordenada (" + x + "," + y + ") está na origem"); } Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
![]() |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
MySQL - Como usar joins no MySQL Android Java - Como usar a classe Toast em suas aplicações Android |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |