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Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C# - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente - Exercícios Resolvidos de C#Quantidade de visualizações: 480 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C# que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação Console.Write("Informe um caractere: "); // vamos ler o caractere informado char caractere = Console.ReadLine()[0]; // agora vamos obter o código ASCII correspondente int codigo = (int)caractere; // e mostramos o resultado Console.WriteLine("Você informou o caractere: " + caractere); Console.WriteLine("O código ASCII correspondente é: " + codigo); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
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C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados |
C# para iniciantes - Como usar o tipo de dados char da linguagem C#Quantidade de visualizações: 15611 vezes |
O tipo de dados char é usado quando queremos declarar, definir e usar caracteres em nossos programas. Em C#, uma variável do tipo char armazena um caractere Unicode, que são caracteres de 16 bits usados para representar a maioria das linguagens escritas mais conhecidas no mundo. O tipo char é um apelido C# para o tipo System.Char da plataforma .NET e sua faixa de valores varia de U+0000 à U+ffff (de 0 à 65535). Variáveis do tipo char podem ser declaradas e receber valores literais de três formas. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // define uma letra char letra = 'A'; // define um valor hexadecimal equivalente à letra "A" char letra2 = '\x0041'; // define um valor Unicode equivalente à letra "A" char letra3 = '\u0041'; Há ainda a possibilidade de efetuar um cast de um valor inteiro para o tipo char. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // converte o valor 65 para um char char letra = (char)65; // exibe o resultado Console.WriteLine("A letra é: " + letra); Quando se trata de conversões implícitas, o tipo char pode ser convertido implicitamente para os tipos ushort, int, uint, long, ulong, float, double e decimal. Contudo, o caminho contrário não é possível, ou seja, nenhum outro tipo de dados pode ser convertido para o tipo char sem a necessidade de um cast (conversão explícita). Para finalizar, veja um trecho de código que exibe o alfabeto completo em letras maiúsculas: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ for(int i = 65; i <= 90; i++){ char letra = (char)i; Console.Write(letra + " "); } // pausa o programa Console.ReadKey(); } |
C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T> |
Como pesquisar um elemento em uma lista do C# usando a função Find() e um PredicateQuantidade de visualizações: 14888 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de pesquisar e retornar o primeiro elemento de uma List<T> que obedece a algum critério de busca. Assim, poderíamos, por exemplo, pesquisar um nome que começa com uma determinada palavra ou um preço de produto maior ou igual a um determinado valor. Para tais situações podemos usar o método Find(). Este método possui a seguinte assinatura: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public T Find( Predicate<T> match ) Veja que o método pede um delegate do tipo Predicate<T> que define as condições para a pesquisa do elemento. Se o elemento for encontrado, este é retornado. Caso contrário, o valor padrão para T é retornado (null para referências). Veja um trecho de código no qual eu mostro como usar o método Find() em combinação com um método personalizado que permite usar um delegate anônimo. Desta forma conseguimos fornecer, em tempo de execução, o argumento para o parâmetro match do Predicate: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // vamos criar um objeto da classe List<T> List<string> nomes = new List<string>(); // vamos inserir quatro valores na lista nomes.Add("Osmar J. Silva"); nomes.Add("Salvador Miranda de Andrade"); nomes.Add("Dyego Fernandes de Souza"); nomes.Add("Marcos de Paula Rocha"); // vamos pesquisar um valor na lista usando um método personalizado // Neste exemplo vamos retornar o primeiro nome que contenha a palavra // "Dyego" string nome = encontrar(nomes, "Dyego"); // vamos verificar se o nome foi encontrado if(nome != null){ // foi encontrado....vamos retornar o resultado Console.WriteLine(nome); } else{ Console.WriteLine("Nenhum nome encontrado."); } // vamos pausar a execução Console.Write("\n\nPressione qualquer tecla para continuar..."); Console.ReadKey(); } // método auxiliar que permite encontrar um valor na lista usando // o método Find() da classe List<T> e um Predicate static string encontrar(List<string> lista, string texto){ string encontrado = null; // vamos pesquisar o valor na lista usando seu método Find() // Aqui o primeiro nome que passar no critério de busca será retornado encontrado = lista.Find(delegate(string valor){ return valor.Contains(texto); }); return encontrado; } O método Find() executa uma busca linear. Assim, este método é uma operação O(n), onde n é a quantidade de elementos na lista. |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
Computação gráfica C# Windows Forms - Como desenhar em C# - A classe GraphicsQuantidade de visualizações: 7589 vezes |
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos. O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP. A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing. Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical. A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.Drawing.Graphics Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na // cor preta e espessura de 1 pixel g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), new Point(320, 80)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
Como é chamada a área de relevo mais elevado entre cursos de água contíguos e que serve para delimitação das bacias hidrográficas? A) Vale fluvial. B) Colúvio. C) Interflúvio. D) Planalto. E) Planície pluvial. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Noções de licitação pública Modalidade de licitação é a forma específica de conduzir o procedimento licitatório a partir de critérios definidos em lei. Sobre as modalidades da licitação pública, analise as afirmativas a seguir: I. São modalidades de licitação taxativamente expressas tanto no texto da Lei n.º 8.666/1993 quanto no da Lei n.º 14.133/2021: a concorrência, a tomada de preços, o convite, o concurso, o leilão e o pregão. II. Na modalidade convite, vigente na Lei n.º 8.666/1993, mas suprimida na Lei n.º 14.133/2021, o instrumento convocatório carta-convite prescinde de publicação, mas não de publicidade. III. Concurso é a modalidade de licitação que visa a selecionar candidatos concorrentes a um cargo efetivo de uma entidade governamental. IV. Leilão é a modalidade de licitação utilizada para a venda de bens. Estão corretas: A) I, II e IV. B) II e III. C) II e IV. D) I, III e IV. E) I, II, III e IV. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Equação da continuidade Um cano de 2,00 cm de diâmetro se estreita para 8,00 mm. No primeiro segmento, um líquido flui com velocidade de 4,00 m/s. A velocidade do líquido no segundo segmento e a vazão de volume no cano valem, respectivamente: A) 16,0 m/s e 1,26 x 10-3 m3/s. B) 100 m/s e 5,03 x 10-4 m3/s. C) 25,0 m/s e 4,00 x 10-4 m3/s. D) 25,0 m/s e 1,26 x 10-3 m3/s. E) 1,00 m/s e 1,26 m3/s. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Estrutura e propriedade dos materiais Os materiais podem ser de várias classes de acordo com as suas propriedades. O objetivo de estudar suas tecnologias consiste em: A) controlar precisamente e individualmente os átomos para fabricar materiais com propriedades e desempenho específicos. B) fabricar materiais com novas propriedades. C) controlar as propriedades dos materiais. D) estudar e produzir materiais a nível macro para fabricar materiais com propriedades específicas. E) controlar os átomos, em geral, para fabricar materiais com desempenho específico. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Dimensionamento de pilares intermediários O pilar P6 é classificado como pilar intermediário porque as vigas são contínuas sobre o pilar, não originando flexão importante que deva ser considerada no cálculo do pilar. Considerando que a largura do pilar seja de 14cm, o coeficiente de majoração da carga yn é 1,25. Dados: Nk = 600kN lex = ley = 280cm Qual é a força normal de cálculo? A) 750kN. B) 1.050kN. C) 700kN. D) 690kN. E) 840kN. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
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Dicas e truques de outras linguagens |
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