Você está aqui: HTML5 ::: Canvas Element ::: Linhas |
Computação gráfica usando HTML 5 - Como usar o método lineTo() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar retasQuantidade de visualizações: 2458 vezes |
O método lineTo() do objeto Canvas do HTML5 nos permite desenhar linhas retas entre um ponto x e um ponto y. Para isso, usamos o método moveTo() para mover a caneta (ou pena) de desenho para um coordenada x, y e a partir deste ponto nós especificamos as coordenadas x, y para a outra extremidade da linha. O trecho de código a seguir desenha uma linha saindo das coordenadas x = 20, y = 20 e chegando até x = 300, y = 150. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- contexto.moveTo(20, 20); // move a caneta para x, y contexto.lineTo(300, 150); // coordenadas x, y E aqui estão os códigos HTML e JavaScript para o exemplo completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <!doctype html> <html> <head> <title>O objeto Canvas do HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); contexto.beginPath(); // inicia ou reseta o caminho anterior contexto.moveTo(20, 20); // move a caneta para x, y contexto.lineTo(300, 150); // coordenadas x, y contexto.stroke(); // finaliza o desenho </script> </body> </html> Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C# Básico |
Exercício Resolvido de C# - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em C#Quantidade de visualizações: 736 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C# para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 16 O número informado foi: 16 O antecessor é 15 O sucessor é: 17 Veja a resolução comentada deste exercício usando C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // vamos pedir ao usuário que informe um número inteiro Console.Write("Informe um número inteiro: "); int numero = Int32.Parse(Console.ReadLine()); // vamos calcular o sucessor do número informado int sucessor = numero + 1; // vamos calcular o antecessor do número informado int antecessor = numero - 1; // e agora mostramos os resultados Console.WriteLine("O número informado foi: {0}", numero); Console.WriteLine("O antecessor é {0}", antecessor); Console.WriteLine("O sucessor é: {0}", sucessor); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o tamanho de uma string em VB.NET usando a propriedade Length da classe StringQuantidade de visualizações: 8670 vezes |
Podemos obter o tamanho de uma string, ou seja, a quantidade de caracteres em uma palavra, frase ou texto em VB.NET usando a propriedade Length da classe String do .NET Framework. Esta propriedade retorna um número inteiro indicando a quantidade de caracteres no objeto String atual. Veja um exemplo de seu uso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim site As String = "Arquivo de Códigos" ' obtém o tamanho da string Dim tam As Integer = site.Length Console.WriteLine("A string contém " & tam & " caracteres") Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: A string contém 18 caracteres |
Java ::: Dicas & Truques ::: Expressões Regulares |
Java Expressões Regulares - Como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string usando expressões regularesQuantidade de visualizações: 9019 vezes |
Este exemplo mostra como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string usando expressões regulares na linguagem Java. Nesta dica nós substituimos todas as ocorrências de "Java" por "C++". Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.regex.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ String padrao = "Java"; Pattern regPat = Pattern.compile(padrao); String frase = "Java? Gosto muito de Java."; System.out.println("Frase original: " + frase); Matcher matcher = regPat.matcher(frase); String res = matcher.replaceAll("C++"); System.out.println("Depois da substituição: " + res); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Frase original: Java? Gosto muito de Java. Depois da substituição: C++? Gosto muito de C++. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em C++ - Como usar construtores em suas classes C++Quantidade de visualizações: 15522 vezes |
Quando um objeto de uma classe C++ é criado, a linguagem chama um construtor para tal classe. Se nenhum construtor estiver definido, um construtor padrão é invocado. Este construtor aloca memória para o objeto, mas não o inicializa. Um construtor é um método que definimos em nossas classes C++ e que possui o mesmo nome da classe. Um construtor não possui tipo de retorno e não retorna nenhum valor. Em geral construtores são públicos, mas, é possível termos construtores privados. Neste caso, somente um método estático da classe poderia criar novos objetos da classe (quando puder dê uma olhada no padrão de projeto Singleton). O uso mais frequente dos métodos construtores é quando queremos inicializar valores das variáveis e demais recursos no momento da criação de uma nova instância da classe. Esta é uma técnica útil, visto que não precisamos dispor de esforço extra para inicializar as variáveis de instância de um objeto, individualmente, após sua criação. Vamos ver um exemplo da definição e uso de construtores em uma classe C++? Comece analisando o código para o arquivo de definição da classe Pessoa: Código para Pessoa.h: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // vamos evitar múltiplas inclusões do // arquivo de cabeçalho (header file) #ifndef PESSOA_H #define PESSOA_H // vamos incluir o header string #include <string> using namespace std; class Pessoa{ public: // construtor da classe Pessoa Pessoa(string, string, int); // método que permite retornar o nome da pessoa string getNome(); // método que permite retornar o e-mail da pessoa string getEmail(); // método que permite retornar a idade da pessoa int getIdade(); private: // variáveis privadas string nome; string email; int idade; }; #endif Veja a assinatura do método construtor: Pessoa(string, string, int); Note que na lista de parâmetros do construtor não precisamos informar os nomes dos parâmetros, apenas seus tipos. Veja agora o arquivo de implementação para esta classe: Código para Pessoa.cpp: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // arquivo de implementação para a // classe Pessoa // vamos incluir o header Pessoa.h #include "Pessoa.h" // implementação do construtor Pessoa::Pessoa(string nome, string email, int idade){ this->nome = nome; this->email = email; this->idade = idade; } // método que permite obter o nome da pessoa string Pessoa::getNome(){ return this->nome; } // método que permite obter o email da pessoa string Pessoa::getEmail(){ return this->email; } // método que permite obter a idade da pessoa int Pessoa::getIdade(){ return this->idade; } Note que na implementação do método construtor nós recebemos os argumentos para os parâmetros e os usamos para inicializar as variáveis privadas da instância da classe. Observe o uso do ponteiro this para nos referirmos à instância atual da classe Pessoa. Finalmente, veja o código para o método main() do programa. É aqui que criamos um novo objeto da classe Pessoa e usamos seu método construtor para inicializar suas variáveis privadas de uma só vez: Código para main.cpp: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> // vamos incluir a classe Pessoa #include "Pessoa.h" using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // vamos criar um novo objeto da classe Pessoa Pessoa *p = new Pessoa("Osmar J. Silva", "osmar@arquivodecodigos.net", 38); // vamos exibir os dados da pessoa cout << "Nome: " << p->getNome() << endl; cout << "E-Mail: " << p->getEmail() << endl; cout << "Idade: " << p->getIdade() << endl; system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Além do construtor, uma classe C++ possui também um método destrutor. Veja minhas dicas relacionadas a este assunto para aprender como definir e usar destrutores em suas classes C++. |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Java para iniciantes - Como usar o laço do-while da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 52637 vezes |
O laço do-while é uma variação do laço while. A diferença é que, no laço do-while a condição de continuidade é testada após a execução do bloco de códigos desejado. Isso nos faz crer que este laço é executado no mínimo uma vez. Veja sua sintáxe:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- do{ // bloco de instruções }while(condição); Se a condição testada for verdadeira, o laço continua sua execução. Do contrário a execução do programa segue a partir do ponto onde o laço se encontra. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import javax.swing.JOptionPane; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { int valor; int soma = 0; // Lê continuamente até o usuário informar 0 do{ // efetua a próxima leitura String str = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe um valor inteiro:\n(ou 0 para sair)", "Estudos", JOptionPane.QUESTION_MESSAGE); valor = Integer.parseInt(str); soma += valor; }while(valor != 0); JOptionPane.showMessageDialog(null, "A soma é: " + soma, "Estudos", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE); } } Use o laço do-while quando você tiver instruções dentro do laço que precisem ser executadas no mínimo uma vez. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Como retornar a hora atual em Java usando um objeto da classe Calendar - Datas e Horas em Java |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |