Você está aqui: C# ::: Windows Forms ::: TextBox |
|
Aprenda a tratar a tecla Enter em caixas de texto de múltiplas linhasQuantidade de visualizações: 17866 vezes |
|
Por padrão, quando pressionamos a tecla Enter em uma caixa de texto de múltiplas linhas, uma nova linha é criada e o cursor é posicionado no início desta. Em algumas situações pode ser necessário alterar este comportamento, ou seja, poderíamos querer pressionar Enter na caixa de texto e imediatamente acionar o botão padrão do formulário (aquele definido na propriedade AcceptButton do formulário). Para isso podemos usar a propriedade AcceptsReturn da classe TextBox. Veja um exemplo de como disparar o botão padrão ao pressionar Enter na caixa de texto:private void button7_Click(object sender, EventArgs e){ // define a caixa de texto como sendo de múltiplas // linhas textBox1.Multiline = true; // alteramos o comportamento padrão da tecla Enter // para disparar o botão padrão do formulário textBox1.AcceptsReturn = false; } Veja que tudo que fizemos foi definir o valor false para a propriedade AcceptsReturn. Por padrão este valor é true. Lembre-se de que o valor desta propriedade pode ser obtido em tempo de execução. Veja: private void button7_Click(object sender, EventArgs e){ // obtém o valor da propriedade AcceptsReturn bool valor = textBox1.AcceptsReturn; // exibe o resultado MessageBox.Show("O valor da propriedade AcceptsReturn" + " é " + valor); } Se estiver definindo o valor false para a propriedade AcceptsReturn de uma caixa de texto de múltiplas linhas, lembre-se de definir o botão padrão do formulário. Do contrário o efeito desejado não será obtido. |
|
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: | |
AutoLISP ::: Dicas & Truques ::: Linha, Linhas, Comando LINE |
Como desenhar uma linha no AutoCAD usando AutoLISP - Dois pontos geométricos e o comando LINEQuantidade de visualizações: 341 vezes |
Nesta dica mostrarei como desenhar linhas no AutoCAD usando AutoLISP e o comando LINE. Para isso nós vamos definir dois pontos geométricos p e q. Para deixar o código simples eu defini os pontos (coordenadas x, y, z) usando listas. Posteriormente você poderá pedir para o usuário clicar na área de desenho (GA) e obter as coordenadas usando a função getpoint() da AutoLISP. Veja o código AutoLISP completo para o exemplo: ; Este programa é usado para desenhar uma ; linha a partir de dois pontos definidos no ; código. Opcionalmente você poderá pedir ; para o usuário informar as coordenadas dos ; dois pontos usando a função getpoint() (defun desenhar-linha() ; vamos definir as coordenadas do ; primeiro ponto (setq p (list 300 250 0)) ; vamos definir as coordenadas do ; segundo ponto (setq q (list 1900 650 0)) ; Agora chamamos o comando LINE passando os ; dois pontos geométricos (command "LINE" p q "") ) Dica: Para carregar seu código AutoLISP no AutoCAD, digite (LOAD "C:\\codigos_autolisp\\desenho.lsp"), com duas barras invertidas na separação dos diretórios e nome do arquivo, na janela de comandos e depois chame a função desejada digitando (DESENHAR-LINHA), por exemplo. Opcionalmente você pode ir até o menu Manage e escolher a opção Load Application. Em seguida selecione o arquivo desejado e clique o botão Load. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JComponent |
Java Avançado - Como verificar se uma classe herda de JComponentQuantidade de visualizações: 8393 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito dos métodos getClass(), getSuperclass() e getName() da classe Class para verificarmos se uma determinada classe herda da classe JComponent. Embora este exemplo busque relacionar controles do Java Swing, a técnica usada pode ser aplicada em qualquer classe da linguagem Java. Veja o código completo: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // verifica se JLabel herda de JComponent JLabel label = new JLabel("Teste"); if(herdaJComponent(label)){ System.out.println("JLabel herda de JComponent"); } else{ System.out.println( "JLabel não herda de JComponent"); } // verifica se Timer herda de JComponent java.util.Timer timer = new java.util.Timer(); if(herdaJComponent(timer)){ System.out.println( "java.util.Timer herda de JComponent"); } else{ System.out.println( "java.util.Timer não herda de JComponent"); } System.exit(0); } static boolean herdaJComponent(Object obj){ Class cls = obj.getClass(); Class superclass = cls.getSuperclass(); while(superclass != null){ String className = superclass.getName(); if(className.equals("javax.swing.JComponent")){ return true; } cls = superclass; superclass = cls.getSuperclass(); } return false; } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: JLabel herda de JComponent java.util.Timer não herda de JComponent |
Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent |
Java Swing - Como usar o método getKeyCode() da classe KeyEvent para detectar as teclas de Espaço, Enter ou EscQuantidade de visualizações: 5546 vezes |
Em algumas situações nós precisamos detectar o pressionamento das teclas de Espaço, Enter ou Esc. Para isso podemos usar o método getKeyCode() da classe KeyEvent e testar se o código equivale a uma das constantes KeyEvent.VK_SPACE (espaço), KeyEvent.VK_ENTER (Enter) ou KeyEvent.VK_ESCAPE (Esc). Veja um trecho de código no qual testamos se alguma destas três teclas foi pressionada: package estudos; import java.awt.Container; import java.awt.FlowLayout; import java.awt.event.KeyEvent; import java.awt.event.KeyListener; import javax.swing.JFrame; import javax.swing.JOptionPane; public class Janela extends JFrame implements KeyListener{ public Janela(){ super("Eventos do Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); // vamos adicionar o objeto listener addKeyListener(this); setSize(350, 250); setVisible(true); } @Override public void keyPressed(KeyEvent e){ // a tecla Space foi pressionada? if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_SPACE){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A tecla de espaço foi pressionada"); } // a tecla Enter foi pressionada? else if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_ENTER){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A tecla Enter foi pressionada"); } // a tecla Esc foi pressionada? else if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_ESCAPE){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A tecla Esc foi pressionada"); } else{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Outra tecla foi pressionada"); } } @Override public void keyReleased(KeyEvent e){ // sem implementação } @Override public void keyTyped(KeyEvent e){ // sem implementação } public static void main(String args[]){ Janela j = new Janela(); j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } É importante observar que as teclas Space, Enter e Esc podem ser detectadas somente nos eventos keyPressed e keyReleased. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como comparar strings em C++ usando o método compare() da classe StringQuantidade de visualizações: 22332 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função compare() da classe String da linguagem C++ para comparar duas palavras, frases ou textos. Se as duas strings forem iguais, o valor 0 é retornado. Um valor diferente de 0 indica que as duas strings não são iguais. Lembre-se de que esta função distingue entre maiúsculas e minúsculas. Veja como esta função pode ser usada: int compare(const string& str) const; int compare(const char* s) const; Podemos chamar esta função de duas formas: a) Fornecendo uma variável como parâmetro; b) Fornecendo uma string entre aspas. Veja agora um exemplo C++ completo demonstrando o seu uso: #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ string str1("Java"); string str2("JAVA"); if(str1.compare(str2) == 0){ cout << str1 << " é igual a " << str2 << "\n"; } else{ cout << str1 << " é diferente de " << str2 << "\n"; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Java é diferente de JAVA |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como excluir uma substring de uma string usando o método delete() da classe StringBuffer do Java - RevisadoQuantidade de visualizações: 14568 vezes |
Em algumas situações nós gostaríamos de excluir parte de uma palavra ou texto, ou seja, remover uma substring de uma string. Para isso nós podemos usar o método delete() da classe StringBuffer da linguagem Java. Lembrando que a classe StringBuffer, do pacote java.lang, é usada em vez da classe String quando precisamos fazer muitas concatenações e adições ou remoções no conteúdo da string. Veja um exemplo de código no qual removemos parte do conteúdo de um StringBuffer: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de Java"); // mostra o conteúdo original System.out.println("Frase original: " + frase); String remover = "muito "; // vamos obter o índice inicial do conteúdo a ser removido int pos = frase.indexOf(remover); // e agora vamos remover frase.delete(pos, pos + remover.length()); // com a remoção System.out.println("Depois da remoção: " + frase); System.exit(0); } } Após a execução deste código nós teremos o seguinte resultado: Frase original: Gosto muito de Java Depois da remoção: Gosto de Java |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |