Você está aqui: C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Escreva uma função C# que recebe três números inteiros e retorna o menor deles - Lista de Exercícios Resolvidos de C#Quantidade de visualizações: 271 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C# que contenha um método ou função que recebe três números inteiros e retorne o menor deles como um inteiro. Seu método não deve produzir nenhuma saída, apenas retornar o menor número entre os três argumentos fornecidos. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 8 Informe o segundo número: 10 Informe o terceiro número: 7 O menor número é: 7 Veja a resolução comentada deste exercício em C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; // Algoritmo C# para ler três numeros e informar qual deles // é o menor namespace Estudos { class Principal { // método que recebe três números e retorna o menor deles public static int Menor(int a, int b, int c) { return Math.Min(Math.Min(a, b), c); } // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // vamos pedir para o usuário informar três // números inteiros Console.Write("Informe o primeiro número: "); int n1 = Int32.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Informe o segundo número: "); int n2 = Int32.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Informe o terceiro número: "); int n3 = Int32.Parse(Console.ReadLine()); // agora vamos calcular o menor número int menorNumero = Menor(n1, n2, n3); // e mostramos o resultado Console.WriteLine("O menor número é: " + menorNumero); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em Ruby usando o método cos() da biblioteca Math - Calculadora de cosseno em RubyQuantidade de visualizações: 585 vezes |
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Ruby. Esta método, que faz parte da biblioteca Math, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- puts "Cosseno de 0 = " + Math.cos(0).to_s puts "Cosseno de 1 = " + Math.cos(1).to_s puts "Cosseno de 2 = " + Math.cos(2).to_s Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.0 Cosseno de 1 = 0.5403023058681398 Cosseno de 2 = -0.4161468365471424 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como adicionar horas à data e hora atual em VB.NET usando a função AddHours() da classe DateTimeQuantidade de visualizações: 12094 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos adicionar horas à data e hora atual em VB.NET usando o método AddHours() da classe DateTime. Note que estamos obtendo a data e hora atual usando DateTime.Now. Em seguida nós adicionamos 5 horas e mostramos a nota data e hora. Veja o código VB.NET completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim agora As DateTime = DateTime.Now Dim horas As Integer = 5 ' vamos adicionar 5 horas ' exibe a data e hora atual Console.WriteLine("Agora são: " _ & agora.ToString("dd/MM/yyyy - hh:mm:ss")) ' adiciona as horas agora = agora.AddHours(horas) ' exibe a nova data e hora Console.WriteLine("Daqui " & horas & " horas será: " _ & agora.ToString("dd/MM/yyyy - hh:mm:ss")) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: Agora são: 11/07/2022 - 03:47:01 Daqui 5 horas será: 11/07/2022 - 08:47:01 |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como usar a classe Date do Ruby em seus programasQuantidade de visualizações: 7264 vezes |
A classe Date da linguagem Ruby representa datas. Ela o faz trabalhando com anos, meses, semanas e dias. Tenha em mente que, ao usar a classe Date não temos acesso a nada relacionado a horas, minutos ou segundos. Internamente, uma data é representada como um número: ajd (Astronomical Julian Day Number). O dia da reforma do calendário (Day of Calendar Reform), sg, também é armazenado, para conversões para outros formatos de datas (há também um campo chamado "of" para a diferença de fuso horário, mas este é usado somente na subclasse DateTime). Um novo objeto Date é criado usando-se um dos métodos de criação de objetos da classe. E tais métodos recebem nomes de acordo com o formato de data. Além disso, os argumentos fornecidos devem obedecer ao formato de data desejado, por exemplo, Date::civil() (apelido para Date::new()) com ano, mês e dia do ano, ou Date::ordinal() com ano e dia do ano. Todos estes métodos de criação de objetos da classe também aceitam o dia da reforma do calendário (Day of Calendar Reform) como um argumento opcional. Objetos Date são imutáveis após sua criação. Após criarmos um objeto Date, valores de data podem ser obtidos para os diferentes formatos de data suportados usando métodos de instância. Por exemplo, mon() retorna o mês civil, cwday() retorna o dia comercial da semana, e yday() retorna o dia ordinal do ano. Valores Date podem ser obtidos em qualquer formato, independente de qual formato foi usado para criar a instância do objeto. A classe Date inclui o módulo Comparable, o que permite que objetos Date possam ser comparados e ordenados, faixas de datas possam ser criadas e assim por diante. Veja no trecho de código abaixo como podemos criar um objeto Date representando a data atual: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importa o módulo date require 'date' # obtém a data de hoje hoje = Date.today # exibe o resultado puts "Hoje é " + hoje.strftime("%e/%m/%Y") |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Miscelâneas |
Como adicionar um método isPar() ao objeto Number do JavaScript que indicará se um número é par ou imparQuantidade de visualizações: 7283 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível adicionar uma função isPar() ao objeto Number da linguagem JavaScript por meio do objeto prototype. Nossa função aceitará um valor numérico e retornará true se o valor for par, e false em caso contrário. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos adicionar uma nova função ao objeto Number Number.prototype.isPar = function(){ // retorna true se o número for par return (this % 2 == 0); } // agora vamos testar a nova função isPar() var numero = 13; // declara um valor numérico // vamos verificar se o número é par ou ímpar if(numero.isPar()){ document.write("O número informado é par."); } else{ document.write("O número informado NÃO é par."); } </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: O número informado NÃO é par. |
C ::: C para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a transposta de uma matriz em C - Curso de C para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 740 vezes |
A matriz transposta de uma matriz A é a matriz AT. Tal matriz é obtida quando copiamos os elementos da matriz A para uma outra matriz (ou para ela mesma) e trocamos de posição as linhas e colunas. Dessa forma, a primeira linha da matriz A se transforma na primeira coluna da matriz transposta, a segunda linha da matriz A se transforma na segunda coluna da matriz transposta e assim por diante. Em termos de notação, podemos dizer, de forma algébrica, que: ATji = Aij Onde i representa as linhas e j representa as colunas, tanto na matriz original quanto na matriz transposta. É importante estar atento à quantidade de linhas e colunas na matriz original e na matriz transposta equivalente. Assim, se a matriz original for 3x2, a matriz transposta será 2x3. Antes de vermos o código C, dê uma olhada na seguinte matriz de duas linhas e três colunas: \[A = \left[\begin{matrix} 3 & 5 & 7 \\ 1 & 2 & 9 \end{matrix}\right] \] Sua matriz transposta correspondente é: \[A^T = \left[\begin{matrix} 3 & 1 \\ 5 & 2 \\ 7 & 9 \end{matrix}\right] \] E agora veja o código C que declara uma matriz 2x3 e gera a matriz transposta 3x2: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos declarar e construir uma matrix // 2x3 (duas linhas e três colunas int matriz[2][3] = {{3, 5, 7}, {1, 2, 9}}; int i, j; // vamos exibir os valores da matriz printf("Elementos da matriz:\n"); for(i = 0; i < 2; i++){ for(j = 0; j < 3; j++){ printf("%5d ", matriz[i][j]); } printf("\n"); } // como temos uma matriz 2x3, a transposta deverá ser // 3x2, ou seja, três linhas e duas colunas int linhas = 3; // linhas da matriz original int colunas = 2; // colunas da matriz original int transposta[linhas][colunas]; // e agora vamos preencher a matriz transposta for(i = 0; i < 2; i++){ for(j = 0; j < 3; j++){ transposta[j][i] = matriz[i][j]; } } // vamos exibir os valores da matriz transposta printf("Elementos da matriz transposta:\n"); for(i = 0; i < 3; i++){ for(j = 0; j < 2; j++){ printf("%5d ", transposta[i][j]); } printf("\n"); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Elementos da matriz: 3 5 7 1 2 9 Elementos da matriz transposta: 3 1 5 2 7 9 |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
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