Você está aqui: C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos

Como desenhar linhas em C# usando o método DrawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica usando C#

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Uma das tarefas mais simples que realizamos quando estamos desenhando em C# é o desenho de linhas. Para isso usamos o método DrawLine() da classe Graphics. Este método recebe um objeto da classe Pen (representando a cor e espessura da caneta de desenho) e as coordenadas iniciais e finais da linha a ser desenhada.

Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha na cor vermelha e com a espessura de dois pixels:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar uma linha na cor vermelha e com espessura
  // de dois pixels
  g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), new Point(100, 150), 
    new Point(400, 450));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

Execute este código e verá uma linha vermelha na vertical ser desenhada quando você clicar no botão. Aqui nós usamos dois objetos da classe Point. Um para as coordenadas iniciais (x = 100; y = 150) e outro para as coordenadas finais (x = 400; y = 450). É possível fornecer os valores das coordenadas diretamente. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), 100, 150, 400, 450);

É possível também desenhar múltiplas linhas de uma só vez. Para isso podemos usar o método DrawLines(). Este método recebe um objeto da classe Pen e um array de objetos da classe Point representando as diversas coordenadas. Desta forma, todas as linhas serão conectadas. Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos criar várias coordenadas x e y
  Point[] coordenadas = {new Point(15,  20), new Point(15, 300),
     new Point(400,  300), new Point(400, 20), new Point(15,  20)};

  // vamos desenhar todas as linhas conectadas usando a cor azul e a 
  // espessura de um pixel
  g.DrawLines(new Pen(Color.Blue, 1), coordenadas);

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

Execute este código e clique no botão. Você verá um retângulo azul e com a espessura de 1 pixel ser desenhado no formulário.

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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como trabalhar com strings em Delphi - Como usar strings na linguagem Delphi

Quantidade de visualizações: 27808 vezes
Strings estão presentes em praticamente todos os programas que desenvolvemos, não importa a linguagem de programação usada. Sempre que queremos trabalhar com nomes de pessoas, nomes de cidades, palavras, frases e textos, as strings estão lá para nos auxiliar. Assim, para as linguagens de programação, as strings são apenas matrizes de caracteres (letras ou símbolos).

Em Delphi podemos declarar e inicializar strings da seguinte forma:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string; // declara uma variável do tipo string
begin
  nome := 'Osmar J. Silva'; // inicializa a variável
  ShowMessage(nome); // exibe o conteúdo da string
end;

Quando declaramos uma string em Delphi usando a palavra-chave string, o compilador automaticamente assume o tipo UnicodeString, com uma capacidade de 2^30 caracteres (mais ou menos 1.073.741.824 caracteres) com uma capacidade variando de 4 bytes até 2GB.

Além do tipo string, o Delphi suporta outros tipos que possibilitam também o trabalho com strings e caracteres. Entre eles podemos citar ShortString, AnsiString, WideString entre outros. Quando puder dê mais uma revisada nas minha dicas sobre strings e caracteres para aprender mais.

É possível também usar o tipo string para criar strings com tamanhos pré-definidos. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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var
  nome: string[5]; // declara uma variável do tipo string
                   // que guardará apenas 5 caracteres

Aqui temos uma string que não suportará mais que cinco caracteres. Importante notar que, internamente, teremos agora uma string do tipo ShortString e não mais UnicodeString como anteriormente. Se tentarmos atribuir mais que cinco caracteres nesta variável, o restante será truncado:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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nome := 'Osmar J. Silva'; // inicializa a variável
ShowMessage(nome); // mostrará apenas "Osmar"

Para finalizar, veja como podemos solicitar ao usuário que informe seu nome e exibí-lo usando a função ShowMessage():

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string; // declara uma variável do tipo string
begin
  // vamos solicitar ao usuário que informe seu nome
  nome := Dialogs.InputBox('Nome', 'Informe seu nome:', '');
  ShowMessage('Seu nome é: ' + nome); // mostrará apenas "Osmar"
end;

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva uma classe Biblioteca que possui uma ArrayList de objetos da classe Livro. Forneça um menu para listar, cadastrar, pesquisar e excluir livros

Quantidade de visualizações: 300 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java contendo duas classes: Biblioteca e Livro. A classe Biblioteca deverá ter uma coleção de livros, ou seja, uma ArrayList de objetos da classe Livro. Além da coleção de livros a classe Biblioteca deverá conter um atributo nome, que será informado assim que a classe for instanciada.

A classe Livro, por sua vez, deverá possuir os atributos id, titulo, autor e paginas. O atributo id deverá ser auto-incremento, isto é, 1 para o primeiro livro cadastrado, 2 para o segundo, e assim por diante. Além disso, a exclusão de livros deverá ser feita de acordo com o seu id ou título.

Seu programa deverá exibir um menu de opções para as diversas operações da biblioteca. Uma boa opção em Java é usar a estrutura switch case para a criação do menu de opções. Atenção: todos os métodos de manipulação de livros deverão estar na classe Biblioteca, e não na classe principal do programa Java.

Para finalizar, tanto a classe Biblioteca quanto a classe Livro deverão apresentar boas práticas de programação orientada a objetos: nomenclatura correta de classes, atributos e métodos, encapsulamento de dados e construtores.

Sua saída deverá ser parecida com:

-------------------------------------------------
:: Biblioteca Programação e Artes ::
-------------------------------------------------
Bem-vindo(a) ao sistema. Escolha a opção desejada

1 - Novo Livro
2 - Listar Livros
3 - Pesquisar Livro
4 - Excluir Livro
5 - Sair

Sua opção: 1

Título: JAVA PARA INICIANTES
Autor: OSMAR J SILVA
Quant Páginas: 480

O livro foi cadastrado com sucesso
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

Código para a classe Livro, que deve estar no arquivo Livro.java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

// definição da classe Livro
public class Livro {
  private int id; // id do livro. Não pode repetir
  private String titulo;
  private String autor;
  private int paginas;
  
  // construtor vazio da classe Livro
  public Livro() {}
  
  // construtor cheio da classe Livro
  public Livro(int id, String titulo, String autor, int paginas) {
    this.id = id;
    this.titulo = titulo;
    this.autor = autor;
    this.paginas = paginas;
  }

  public int getId() {
    return id;
  }

  public void setId(int id) {
    this.id = id;
  }

  public String getTitulo() {
    return titulo;
  }

  public void setTitulo(String titulo) {
    this.titulo = titulo;
  }

  public String getAutor() {
    return autor;
  }

  public void setAutor(String autor) {
    this.autor = autor;
  }

  public int getPaginas() {
    return paginas;
  }

  public void setPaginas(int paginas) {
    this.paginas = paginas;
  }
}

Código para a classe Biblioteca, que deve estar no arquivo Biblioteca.java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

// imports necessários
import java.util.ArrayList;
import java.util.Scanner;

// definição da classe Biblioteca
public class Biblioteca {
  String nome;
  ArrayList<Livro> livros; // ArrayList para guardar os livros
  // variável do tipo int para gerar IDs auto-incremento para os livros
  int idUltimoLivroCadastrado = 0;
  
  // construtor da classe
  public Biblioteca(String nome) {
    this.nome = nome;
    this.livros = new ArrayList();
  }
  
  // exibe o menu de opções da biblioteca
  public void exibirMenu(){
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // variáveis temporárias
    Livro temp;
    String pesquisaLivro;
    
    // um laço infinito com as opções do menu
    while(true){
      System.out.println("\n-------------------------------------------------");
      System.out.println(":: " + this.nome + " ::");
      System.out.println("-------------------------------------------------");
      System.out.println("Bem-vindo(a) ao sistema. Escolha a opção desejada\n");
      System.out.println("1 - Novo Livro");
      System.out.println("2 - Listar Livros");
      System.out.println("3 - Pesquisar Livro");
      System.out.println("4 - Excluir Livro");
      System.out.println("5 - Sair");
      System.out.print("\nSua opção: ");
      // lê a opção do usuário
      int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
      // um menu switch para ler as opções do menu 
      switch(opcao){
        case 1: // vamos cadastrar um novo livro
          System.out.print("\nTítulo: ");
          String titulo = entrada.nextLine();
          System.out.print("Autor: ");
          String autor = entrada.nextLine();
          System.out.print("Quant Páginas: ");
          int quantPaginas = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
          
          // vamos gerar o id deste livro
          int id = ++this.idUltimoLivroCadastrado;
        
          // agora vamos criar um novo objeto da classe Livro
          Livro livro = new Livro(id, titulo, autor, quantPaginas);
          // e o adicionamos no ArrayList de livros
          livros.add(livro);
        
          // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso.
          System.out.println("\nO livro foi cadastrado com sucesso");
        
          break;
        
        case 2: // vamos listar os livros cadastrados
          if(livros.isEmpty()){
            System.out.println("\nNão há nenhum livro cadastrado.");  
          }
          else{
            for(int i = 0; i < livros.size(); i++){
              temp = livros.get(i); // obtém o livro da iteração atual
              System.out.println("\nId: " + temp.getId());
              System.out.println("Título: " + temp.getTitulo());
              System.out.println("Autor: " + temp.getAutor());
              System.out.println("Quant. Paginas: " + temp.getPaginas());
            }  
          }
          break;  
          
        case 3: // vamos pesquisar um livro
          System.out.print("\nInforme o id ou título do livro: ");
          pesquisaLivro = entrada.nextLine();
          // chamamos o método que pesquisa o livro
          temp = this.pesquisarLivro(pesquisaLivro);
          if(temp == null){ // livro não encontrado
            System.out.println("\nO livro náo foi encontrado.");  
          }
          else{
            // mostra o livro encontrado
            System.out.println("\nId: " + temp.getId());
            System.out.println("Título: " + temp.getTitulo());
            System.out.println("Autor: " + temp.getAutor());
            System.out.println("Quant. Paginas: " + temp.getPaginas());
          }
          
          break;
        
        case 4: // vamos excluir um livro
          System.out.print("\nInforme o id ou título do livro a ser excluído: ");
          pesquisaLivro = entrada.nextLine();
          // chamamos o método que pesquisa o livro
          temp = pesquisarLivro(pesquisaLivro);
          if(temp == null){ // livro não encontrado
            System.out.println("\nO livro não foi encontrado.");  
          }
          else{
            // vamos excluir este livro
            livros.remove(temp);
            System.out.println("\nLivro excluído com sucesso.");
          }
          
          break;  
          
        case 5: // sai da aplicação
          System.out.println("\nObrigado por usar a biblioteca\n");
          System.exit(0);
          
        default:
          System.out.println("\nOpção inválida\n");
          break;
      }
    }
  }
  
  // método que pesquisa um livro pelo id ou e retorna um objeto da classe Livro
  public Livro pesquisarLivro(String pesquisaLivro){
    Livro livro = null;
    
    // este livro existe?
    for(int i = 0; i < livros.size(); i++){
      // pesquisa pelo id
      if(Integer.toString(livros.get(i).getId()).equals(pesquisaLivro)){
        return livros.get(i);  
      }
      // pesquisar por título
      else if(livros.get(i).getTitulo().contains(pesquisaLivro)){
        return livros.get(i);  
      }
    }
    
    return livro;
  }
}

E aqui está o código para a classe principal Estudos, no arquivo Estudos.java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar um novo objeto da classe Biblioteca
    Biblioteca b = new Biblioteca("Biblioteca Programação e Artes");
    
    // mostra o menu da biblioteca
    b.exibirMenu();
  }
}



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Miscelâneas

JavaScript para iniciantes - Como usar o método escape() para codificar uma frase em JavaScript

Quantidade de visualizações: 12258 vezes
A função escape() da linguagem JavaScript é usada quando precisamos codificar uma palavra, frase ou texto, ou seja, uma string. Em geral nós a usamos para codificar caracteres especiais em uma string, com a exceção dos caracteres e símbolos "* @ - _ + . /".

Veja um exemplo completo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var frase = "Programar em JavaScript é muito bom";
  document.write("Original: " + frase + "<br>");
  document.write("Codificada: " + escape(frase));
</script>
 
</body>
</html>

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Original: Programar em JavaScript é muito bom
Codificada: Programar%20em%20JavaScript
%20%E9%20muito%20bom

Lembre-se de que o objetivo da função escape() é tornar uma string portável, ou seja, que pode ser transmitida pela rede para qualquer computador que suportar os caracteres ASCII.

Nota: A função escape() foi marcada como desatualizada (deprecated) a partir do JavaScript 1.5. Em vez dela nós devemos usar as funções encodeURI() ou encodeURIComponent().


PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Apostila PHP para iniciantes - Como testar múltiplas condições usando a construção if...elseif...else da linguagem PHP

Quantidade de visualizações: 9160 vezes
A construção if...else (se...do contrário) pode ser extendida com o uso de elseif para testar múltiplas condições. Desta forma, você pode ter quantos blocos elseif (ou então se) você desejar. Veja o trecho de código a seguir:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<?php
  $valor = 20;
  
  if($valor == 15){
    echo "O valor é igual à 15";
  }
  elseif($valor > 15){
    echo "O valor é maior que 15";
  }
  else{
    echo "O valor é menor que 15";
  }
?>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O valor é maior que 15


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Como usar o laço for para percorrer os elementos de um array e exibí-los na ordem original e invertidos

Quantidade de visualizações: 14609 vezes
Pergunta/Tarefa:

Considere o seguinte array de inteiros:

// um array de inteiros contendo sete elementos
int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17};
Escreva um programa Java console que usa um laço for para percorrer todos os elementos deste vetor duas vezes e exibí-los na ordem original e invertidos (somente na exibição, ou seja, não é necessário alterar a ordem dos elementos no array).

Seu programa deverá exibir a seguinte saída:

Ordem original:
6  9  12  34  83  20  17  

Ordem inversa:
17  20  83  34  12  9  6 
Resposta/Solução:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

public static void main(String[] args){
  // um vetor de inteiros contendo sete elementos
  int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17};
    
  // primeiro vamos exibir os valores do vetor na ordem original
  System.out.println("Ordem original:\n");

  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    System.out.print(valores[i] + "  ");
  }

  // agora vamos exibir na ordem inversa
  System.out.println("\n\nOrdem inversa:\n");

  for(int i = valores.length - 1; i >= 0; i--){
    System.out.print(valores[i] + "  ");
  }
}



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