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Ler um número inteiro, separar seus dígitos e imprimí-los individualmente separados por espaços - Lista de Exercícios Resolvidos de C#

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C# que leia um número inteiro de três dígitos, separe o valor em seus dígitos correspondentes e imprima-os individualmente separados por espaço. Por exemplo, se o usuário informar o valor 398, seu programa deverá exibir 3 9 8.

Veja a saída que deverá ser gerada (use apenas os operadores aritméticos para a realização desta tarefa):

Informe um valor inteiro de três dígitos: 398
Os dígitos separados são: 3 9 8
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C#:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // variáveis usadas na resolução do problema
      int valor, primeiro, segundo, terceiro;

      // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro
      // na faixa 100 a 999 (incluindo)
      Console.Write("Informe um valor inteiro de três dígitos: ");
      valor = Int32.Parse(Console.ReadLine());

      // vamos verificar se o valor está na faixa permitida
      if ((valor < 100) || (valor > 999)) {
        Console.WriteLine("Valor fora da faixa permitida");
      }
      else {
        // vamos extrair os dígitos indidualmente, da esquerda para a direita
        // vamos obter o primeiro dígito
        primeiro = valor / 100;
        valor = valor % 100;

        // vamos obter o segundo dígito
        segundo = valor / 10;
        valor = valor % 10;

        // vamos obter o terceiro valor
        terceiro = valor;

        Console.WriteLine("Os dígitos separados são: " + primeiro +
          " " + segundo + " " + terceiro);
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}


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Java ::: Dicas & Truques ::: Operadores de Manipulação de Bits (Bitwise Operators)

Como usar o operador de bits & (E/AND sobre bits) em Java - Java Avançado - Manipulação de bits em Java

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Esta dica de Java é muito útil para quem está se preparando para entrevistas de código ou desafios de programação. A manipulação de bits é fator importante para testar as habilidades de candidatos a vagas de programador, pois ela demonstra um conhecimento muito aprofundado de lógica de programação e também de rotinas de baixo nível.

O operador de bits & (E/AND sobre bits) da linguagem Java é usado quando queremos comparar os bits individuais de dois valores integrais (inteiros) e produzir um terceiro resultado. Os bits no resultado serão configurados como 1 se os bits correspondentes nos dois outros valores foram 1. Em caso contrário os bits são configurados como 0.

Vamos analisar os seguintes valores binários:

a) 0101 (5 decimal)
b) 0100 (4 decimal)

Quando aplicamos o operador & nestes dois valores teremos o seguinte resultado:

0101
0100
----
0100


Veja que o resultado é 0100, uma vez que apenas o segundo bit de cada valor está configurado como 1. Vamos ver isso em Java agora. Observe o seguinte trecho de código:

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public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    int a = 5;
    int b = 4;
    int c = a & b;
     
    // exibe o resultado (em inteiro e em bytes)
    System.out.println("a = " + obterBits(a) + " (" + a + ")");
    System.out.println("b = " + obterBits(b) + " (" + b + ")");
    System.out.println("a & b = " + obterBits(c) + " (" + c + ")");
  }
  
  // método auxiliar que converte um inteiro em sua representação em bits
  public static String obterBits(int valor){
    int mascara = 1 << 31;
    StringBuffer buffer = new StringBuffer(35);
    
    for(int i = 1; i <= 32; i++){
      if((valor & mascara) == 0){
    	buffer.append('0');
      }
      else{
    	buffer.append('1');
      }
      
      valor <<= 1;
      
      if(i % 8 == 0){
        buffer.append(' ');
      }
    }
    
    return buffer.toString();
  }
}


Ao executar este código teremos o seguinte resultado:

a = 00000000 00000000 00000000 00000101 (5)
b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4)
a & b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4)


JavaScript ::: JavaScript para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a distância entre dois pontos no plano em JavaScript - JavaScript para Geometria Analítica e Álgebra Linear

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Como calcular a Distância Euclidiana entre dois pontos usando JavaScript

Em várias aplicações envolvendo geometria, principalmente no desenvolvimento de jogos em JavaScript, é comum nos depararmos com a necessidade de calcular a distância entre dois pontos A e B. Nessa dica mostrarei como efetuar esse cálculo no R2, ou seja, no plano. Em outra dica eu abordo o cálculo no R3 (espaço).

Comece analisando a imagem abaixo:



Veja que temos um ponto A (x = 3; y = 6) e um ponto B (x = 9; y = 4). Para determinarmos a distância entre esses dois pontos no plano cartesiano, temos que realizar a análise tanto no sentido do eixo das abscissas (x) quanto no do eixo das ordenadas (y).

Veja a fórmula:

\[d_{AB} = \sqrt{\left(x_b - x_a\right)^2 + \left(y_b - y_a\right)^2}\]

Agora, jogando os valores dos dois pontos da fórmula nós teremos:

\[d_{AB} = \sqrt{\left(9 - 3\right)^2 + \left(6 - 4\right)^2}\]

Que resulta em 6,32 (aproximadamente).

E agora veja o código JavaScript completo que define as coordenadas dos dois pontos e mostra a distância entre eles:

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<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body>
 
<script type="text/javascript">
  // função que permite calcular a distância
  // entre dois pontos no plano (R2)
  function distancia2d(x1, y1, x2, y2){
    var a = x2 - x1;
    var b = y2 - y1;
    var c = Math.sqrt(Math.pow(a, 2) + Math.pow(b, 2));
    return c;
  }
 
  // vamos definir os dados do primeiro ponto
  var x1 = 3;
  var y1 = 6;
    
  // vamos ler os dados do segundo ponto
  var x2 = 9;
  var y2 = 4;
    
  // vamos obter a distância entre eles
  var distancia = distancia2d(x1, y1, x2, y2);
  document.writeln("Distância entre os dois pontos: " +
    distancia);
</script>
 
</body>
</html>

Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Distância entre os dois pontos: 6.324555320336759


Lisp ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como converter graus em radianos em LISP - Trigonometria em LISP

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Quando estamos trabalhando com trigonometria na linguagem Common Lisp (e AutoLISP, para programadores AutoCAD), é importante ficarmos atentos ao fato de que todos os métodos e funções trigonométricas em Lisp recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus.

Nesta dica veremos como converter graus em radianos (sem a chatice de ficar relembrando regra de três). Veja a fórmula abaixo:

\[Radianos = Graus \times \frac{\pi}{180}\]

Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código LISP:

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; programa LISP que converte graus em radianos
(let((graus)(radianos))
  ; valor em graus
  (setq graus 30)
  ; obtém o valor em radianos
  (setq radianos (* graus (/ pi 180)))
  
  ; mostra o resultado
  (format t "~F graus em radianos é ~F" graus radianos)
)

Ao executarmos este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado:

30 graus convertidos para radianos é 0.5235987755982988


Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como adicionar mais texto a um JTextArea usando o método append()

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Nesta dica mostrarei como é possível usar o método append() da classe JTextArea para adicionar mais conteúdo a esse controle. Esta é uma técnica muito importante no desenvolvimento de aplicações Java Swing.

Segue um exemplo completo (note que fiz toda a aplicação Java Swing na mão mesmo, ou seja, não usei o editor visual do NetBeans ou semelhantes):

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package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;

public class Estudos extends JFrame {
  JTextArea textArea;
  JTextField texto;
  JButton btn;

  public Estudos() {
    super("Como adicionar texto a um JTextArea");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);

    textArea = new JTextArea(10, 20);

    texto = new JTextField(10);
    btn = new JButton("Adicionar Texto");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener() {
        public void actionPerformed(ActionEvent e) {
          textArea.append(texto.getText());
        }
      }
    );

    c.add(textArea);
    c.add(texto);
    c.add(btn);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }

  public static void main(String args[]) {
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Veja que neste exemplo, mais conteúdo é adicionado ao controle JTextArea sem provocar uma quebra de linha. Em outras dicas e truques dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito.


TypeScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em TypeScript dados dois pontos no plano cartesiano

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O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem TypeScript que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

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// x e y do primeiro ponto
var x1:number = 3;
var y1:number = 6;
  
// x e y do segundo ponto
var x2:number = 9;
var y2:number = 10;   
   
var m:number = (y2 - y1) / (x2 - x1);
   
// mostramos o resultado
console.log("O coeficiente angular é: " + m);

Ao executar este código TypeScript nós teremos o seguinte resultado:

O coeficiente angular é: 0.6666666666666666

Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):

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// x e y do primeiro ponto
var x1:number = 3;
var y1:number = 6;
  
// x e y do segundo ponto
var x2:number = 9;
var y2:number = 10;   
   
// vamos obter o comprimento do cateto oposto
var cateto_oposto:number = y2 - y1;
// e agora o cateto adjascente
var cateto_adjascente:number = x2 - x1;
// vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipotenusa
// (em radianos, não se esqueça)
var tetha:number = Math.atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente);
// e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular
// o coeficiente angular
var tangente:number = Math.tan(tetha);
   
// mostramos o resultado
console.log("O coeficiente angular é: " + tangente);

Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


Veja mais Dicas e truques de TypeScript

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