Você está aqui: C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C# Básico |
Ler um número inteiro, separar seus dígitos e imprimí-los individualmente separados por espaços - Lista de Exercícios Resolvidos de C#Quantidade de visualizações: 164 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C# que leia um número inteiro de três dígitos, separe o valor em seus dígitos correspondentes e imprima-os individualmente separados por espaço. Por exemplo, se o usuário informar o valor 398, seu programa deverá exibir 3 9 8. Veja a saída que deverá ser gerada (use apenas os operadores aritméticos para a realização desta tarefa): Informe um valor inteiro de três dígitos: 398 Os dígitos separados são: 3 9 8 Veja a resolução comentada deste exercício usando C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int valor, primeiro, segundo, terceiro; // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro // na faixa 100 a 999 (incluindo) Console.Write("Informe um valor inteiro de três dígitos: "); valor = Int32.Parse(Console.ReadLine()); // vamos verificar se o valor está na faixa permitida if ((valor < 100) || (valor > 999)) { Console.WriteLine("Valor fora da faixa permitida"); } else { // vamos extrair os dígitos indidualmente, da esquerda para a direita // vamos obter o primeiro dígito primeiro = valor / 100; valor = valor % 100; // vamos obter o segundo dígito segundo = valor / 10; valor = valor % 10; // vamos obter o terceiro valor terceiro = valor; Console.WriteLine("Os dígitos separados são: " + primeiro + " " + segundo + " " + terceiro); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
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Java ::: Dicas & Truques ::: Operadores de Manipulação de Bits (Bitwise Operators) |
Como usar o operador de bits & (E/AND sobre bits) em Java - Java Avançado - Manipulação de bits em JavaQuantidade de visualizações: 6488 vezes |
Esta dica de Java é muito útil para quem está se preparando para entrevistas de código ou desafios de programação. A manipulação de bits é fator importante para testar as habilidades de candidatos a vagas de programador, pois ela demonstra um conhecimento muito aprofundado de lógica de programação e também de rotinas de baixo nível. O operador de bits & (E/AND sobre bits) da linguagem Java é usado quando queremos comparar os bits individuais de dois valores integrais (inteiros) e produzir um terceiro resultado. Os bits no resultado serão configurados como 1 se os bits correspondentes nos dois outros valores foram 1. Em caso contrário os bits são configurados como 0. Vamos analisar os seguintes valores binários: a) 0101 (5 decimal) b) 0100 (4 decimal) Quando aplicamos o operador & nestes dois valores teremos o seguinte resultado: 0101 0100 ---- 0100 Veja que o resultado é 0100, uma vez que apenas o segundo bit de cada valor está configurado como 1. Vamos ver isso em Java agora. Observe o seguinte trecho de código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Main { public static void main(String[] args) { int a = 5; int b = 4; int c = a & b; // exibe o resultado (em inteiro e em bytes) System.out.println("a = " + obterBits(a) + " (" + a + ")"); System.out.println("b = " + obterBits(b) + " (" + b + ")"); System.out.println("a & b = " + obterBits(c) + " (" + c + ")"); } // método auxiliar que converte um inteiro em sua representação em bits public static String obterBits(int valor){ int mascara = 1 << 31; StringBuffer buffer = new StringBuffer(35); for(int i = 1; i <= 32; i++){ if((valor & mascara) == 0){ buffer.append('0'); } else{ buffer.append('1'); } valor <<= 1; if(i % 8 == 0){ buffer.append(' '); } } return buffer.toString(); } } Ao executar este código teremos o seguinte resultado: a = 00000000 00000000 00000000 00000101 (5) b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4) a & b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4) |
JavaScript ::: JavaScript para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a distância entre dois pontos no plano em JavaScript - JavaScript para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 4251 vezes |
Como calcular a Distância Euclidiana entre dois pontos usando JavaScript Em várias aplicações envolvendo geometria, principalmente no desenvolvimento de jogos em JavaScript, é comum nos depararmos com a necessidade de calcular a distância entre dois pontos A e B. Nessa dica mostrarei como efetuar esse cálculo no R2, ou seja, no plano. Em outra dica eu abordo o cálculo no R3 (espaço). Comece analisando a imagem abaixo: Veja que temos um ponto A (x = 3; y = 6) e um ponto B (x = 9; y = 4). Para determinarmos a distância entre esses dois pontos no plano cartesiano, temos que realizar a análise tanto no sentido do eixo das abscissas (x) quanto no do eixo das ordenadas (y). Veja a fórmula: \[d_{AB} = \sqrt{\left(x_b - x_a\right)^2 + \left(y_b - y_a\right)^2}\] Agora, jogando os valores dos dois pontos da fórmula nós teremos: \[d_{AB} = \sqrt{\left(9 - 3\right)^2 + \left(6 - 4\right)^2}\] Que resulta em 6,32 (aproximadamente). E agora veja o código JavaScript completo que define as coordenadas dos dois pontos e mostra a distância entre eles: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // função que permite calcular a distância // entre dois pontos no plano (R2) function distancia2d(x1, y1, x2, y2){ var a = x2 - x1; var b = y2 - y1; var c = Math.sqrt(Math.pow(a, 2) + Math.pow(b, 2)); return c; } // vamos definir os dados do primeiro ponto var x1 = 3; var y1 = 6; // vamos ler os dados do segundo ponto var x2 = 9; var y2 = 4; // vamos obter a distância entre eles var distancia = distancia2d(x1, y1, x2, y2); document.writeln("Distância entre os dois pontos: " + distancia); </script> </body> </html> Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Distância entre os dois pontos: 6.324555320336759 |
Lisp ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como converter graus em radianos em LISP - Trigonometria em LISPQuantidade de visualizações: 547 vezes |
Quando estamos trabalhando com trigonometria na linguagem Common Lisp (e AutoLISP, para programadores AutoCAD), é importante ficarmos atentos ao fato de que todos os métodos e funções trigonométricas em Lisp recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Nesta dica veremos como converter graus em radianos (sem a chatice de ficar relembrando regra de três). Veja a fórmula abaixo: \[Radianos = Graus \times \frac{\pi}{180}\] Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código LISP: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ; programa LISP que converte graus em radianos (let((graus)(radianos)) ; valor em graus (setq graus 30) ; obtém o valor em radianos (setq radianos (* graus (/ pi 180))) ; mostra o resultado (format t "~F graus em radianos é ~F" graus radianos) ) Ao executarmos este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado: 30 graus convertidos para radianos é 0.5235987755982988 |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea |
Java Swing - Como adicionar mais texto a um JTextArea usando o método append()Quantidade de visualizações: 19463 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método append() da classe JTextArea para adicionar mais conteúdo a esse controle. Esta é uma técnica muito importante no desenvolvimento de aplicações Java Swing. Segue um exemplo completo (note que fiz toda a aplicação Java Swing na mão mesmo, ou seja, não usei o editor visual do NetBeans ou semelhantes): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame { JTextArea textArea; JTextField texto; JButton btn; public Estudos() { super("Como adicionar texto a um JTextArea"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); textArea = new JTextArea(10, 20); texto = new JTextField(10); btn = new JButton("Adicionar Texto"); btn.addActionListener( new ActionListener() { public void actionPerformed(ActionEvent e) { textArea.append(texto.getText()); } } ); c.add(textArea); c.add(texto); c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]) { Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Veja que neste exemplo, mais conteúdo é adicionado ao controle JTextArea sem provocar uma quebra de linha. Em outras dicas e truques dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito. |
TypeScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em TypeScript dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 957 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem TypeScript que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // x e y do primeiro ponto var x1:number = 3; var y1:number = 6; // x e y do segundo ponto var x2:number = 9; var y2:number = 10; var m:number = (y2 - y1) / (x2 - x1); // mostramos o resultado console.log("O coeficiente angular é: " + m); Ao executar este código TypeScript nós teremos o seguinte resultado: O coeficiente angular é: 0.6666666666666666 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // x e y do primeiro ponto var x1:number = 3; var y1:number = 6; // x e y do segundo ponto var x2:number = 9; var y2:number = 10; // vamos obter o comprimento do cateto oposto var cateto_oposto:number = y2 - y1; // e agora o cateto adjascente var cateto_adjascente:number = x2 - x1; // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipotenusa // (em radianos, não se esqueça) var tetha:number = Math.atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente); // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular // o coeficiente angular var tangente:number = Math.tan(tetha); // mostramos o resultado console.log("O coeficiente angular é: " + tangente); Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
Veja mais Dicas e truques de TypeScript |
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