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Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: React Native ::: React Native - Componentes Visuais ::: Image

Como exibir imagens e fotos em aplicações React Native usando o componente Image

Quantidade de visualizações: 659 vezes
O componente Image do React Native é usado quando queremos carregar imagens e exibí-las em nossas aplicações mobile. Este componente possibilita a exibição de diferentes tipos de imagens, incluindo imagens remotas (em um site, por exemplo), recursos estáticos, imagens em locais temporários e imagens a partir do armazenamento local, tais como imagens da câmera.

Veja uma aplicação React Native completa que mostra como carregar uma imagem da internet e exibí-la em um componente Image. Note que a imagem a ser exibida é a logo do nosso site. Eis o código:

import React, {Component} from 'react';  
import {Image, View} from 'react-native';  
   
type Props = {};  
export default class App extends Component<Props> {  
  render() {  
    return (        
      <View style={{padding: 10, flexDirection: 'column'}}>  
        <Image style={{width: 237, height: 49}} source={{uri:
           'https://www.arquivodecodigos.com.br/logo2.jpg'}} /> 
      </View>  
    );  
  }
}

É importante observar que, quando a imagem estiver sendo carregada de uma rede (internet, por exemplo) ou via propriedade data, temos que, manualmente, indicar as dimensões da imagem a ser exibida.

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Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de Portugol - Como testar se um ano é bissexto em Portugol - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 937 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa Portugol que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Webstudio:

// Como testar se um ano é bissexto em Portugol
programa {
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    inteiro ano

    // vamos solicitar que o usuário informe um ano
    escreva("Informe o ano: ")
    leia(ano)

    // vamos verificar se o ano informado é bissexto
    se (((ano % 4 == 0) e (ano % 100 != 0)) ou (ano % 400 == 0)) {
      escreva("O ano informado é bissexto.")
    }
    senao {
      escreva("O ano informado não é bissexto.")
    }
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que lê três números e os classifica e exibe em ordem crescente

Quantidade de visualizações: 6360 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede ao usuário três números inteiros. Em seguida, ordene os três valores em ordem crescente e os exiba.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro valor: 7
Informe o segundo valor: 4
Informe o terceiro valor: 6
Os números ordenados em ordem crescente são: 
4  6  7
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos pedir que o usuário informe três números inteiros
    System.out.print("Informe o primeiro valor: ");
    int num1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o segundo valor: ");
    int num2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o terceiro valor: ");
    int num3 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // o primeiro número é maior que o segundo? vamos trocá-los
    if(num1 > num2){
      int temp = num1;
      num1 = num2;
      num2 = temp;
    }

    // o segundo número é maior que o terceiro? vamos trocá-los
    if(num2 > num3){
      int temp = num2;
      num2 = num3;
      num3 = temp;
    }

    // depois da segunda troca o número 1 é novamente maior que o número 2?
    if(num1 > num2){
      int temp = num1;
      num1 = num2;
      num2 = temp;
    }
    
    // mostra o resultado
    System.out.println("Os números ordenados em ordem crescente são: ");
    System.out.println(num1 + "  " + num2 + "  " + num3);
    
    System.out.println("\n");
  }
}



C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço while em C - Linguagem C para iniciantes em programação

Quantidade de visualizações: 33086 vezes
O laço while é usado quando queremos que um bloco de instruções seja executado ENQUANTO uma condição for verdadeira (true). Veja um trecho de código exemplificando isso:

 
int valor = 1;

while(valor <= 10){
  printf("%d  ", valor);
  valor++;
}

Este trecho de código exibe os números de 1 à 10 na página. Veja agora o mesmo trecho de código, desta vez contando de 10 à 1:

int valor = 10;

while(valor >= 1){
  printf("%d  ", valor);
  valor--;
}

Lembre-se de que a condição testada em um laço while deve resultar em um valor boolean (true ou false). O trecho de código seguinte deixa isso mais claro:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int continuar = 1; // 1 é true em C
  int valor = 1;

  while(continuar){
    printf("%d  ", valor);
    valor++;

    if(valor > 10)
      continuar = 0; // 0 é false em C
  }

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Para finalizar, lembre-se de que um laço while pode nunca ser executado, ou seja, se a condição testada na primeira iteração já resultar false, o fluxo de código é transferido para a primeira instrução após o laço.


Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como salvar o conteúdo de um JTextArea em um arquivo (usando um JFileChooser para localizar o diretório e arquivo)

Quantidade de visualizações: 15216 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível como salvar o conteúdo de um JTextArea em um arquivo texto. Essa operação é muito frequente em aplicações Java Swing. Note que faremos uso de um JFileChooser para localizar o arquivo no qual o conteúdo será gravado, ou poderemos informar o nome do arquivo.

Observe também o uso do método write() da classe FileWriter para escrever o conteúdo no arquivo. Para finalizar, perceba que não fiz os devidos tratamentos de erros e as mensagens de sucesso das operações e coisas. Fica como exercício para você finalizar.

Veja o código completo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import java.io.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JTextArea textArea;
  JButton btn;
 
  public Estudos() {
    super("Salvando o conteúdo de um JTextArea em um arquivo");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
     
    textArea = new JTextArea(10, 20);
    textArea.setLineWrap(true);
     
    btn = new JButton("Salvar Arquivo");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          JFileChooser fc = new JFileChooser();
       
          if(fc.showSaveDialog(Estudos.this) != JFileChooser.APPROVE_OPTION){
            return;
          }
             
          File arquivo = fc.getSelectedFile();
          if(arquivo == null){
            return;
          }
 
          FileWriter writer = null;
          try {
            writer = new FileWriter(arquivo);
            writer.write(textArea.getText());
          } 
          catch(IOException ex){
            // Possiveis erros aqui
          } 
          finally {
            if(writer != null){
              try{
                writer.close();
              } 
              catch (IOException x){
                // trate os erros aqui   
              }
            }
          }
        }
      }
    );
        
    c.add(textArea);
    c.add(btn);
     
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Geolocation API

Como usar a API Geolocation do HTML5

Quantidade de visualizações: 1552 vezes
A API Geolocation foi uma das adições mais importantes ao HTML5. Por meio desta API, os usuários podem compartilhar sua localização com seus sites favoritos. Um código JavaScript pode, por exemplo, capturar sua latitude e longitude, enviar para o backend de um servidor web e permitir que algumas aplicações façam coisas tais como encontrar lojas e locais mais próximos de você ou até mesmo mostrar sua localização em um mapa.

Nos dias atuais (março de 2020), a maioria dos navegadores web e dispositivos móveis (celulares, computadores de bordo de veículos, etc) dão suporte à API Geolocation. É claro que, antes de usá-la, temos que estar atentos à algumas considerações:

1) A localização mais precisa é aquela fornecida por um GPS, e este geralmente não está presente em laptops ou desktop. No entanto, alguns sistemas operacionais possuem a capacidade de obter tal localização se você estiver usando posicionamento de WI-FI e também por meio do seu endereço IP (Internet Protocol).

2) O usuário poderá se recusar a fornecer sua localização. Assim, fique atento a este fato e teste sempre a existência da API Geolocation e também a concordância do usuário antes de efetuar alguma ação crucial nas suas aplicações.

3) Alguns navegadores web restringem o acesso à API Geolocation somente em ambiente HTTPs. Fique atento a este detalhe também.

Vamos agora ver um trecho de código JavaScript que verifica a existência da API Geolocation no navegador:

<html>
<head>
  <title>Testando a existência da API Geolocation</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  if(window.navigator.geolocation) {
    window.alert("A API Geolocation foi encontrada.");
  }
  else{
    window.alert("A API Geolocation não foi encontrada neste navegador.");   
  }
</script>

</body>
</html>

Notem que o novo objeto geolocation foi adicionado ao objeto navigator, já existente nos navegadores desde suas primeiras versões, e tudo que fizemos foi testar a existência de tal objeto.

Pronto! Agora que já sabemos para que serve a API Geolocation e como verificar a existência do objeto geolocation, o passo seguinte é aprender como detectar a latitude e longitude do usuário. Nesta seção você encontrará mais dicas relacionadas a isso.


Veja mais Dicas e truques de HTML5

Dicas e truques de outras linguagens

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