Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
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Java Insertion Sort - Como ordenar um vetor de inteiros usando a ordenação Insertion Sort (Ordenação por Inserção)

Quantidade de visualizações: 4249 vezes
A ordenação Insertion Sort, Insertion-Sort, ou Ordenação por Inserção, possui uma complexidade de tempo de execução igual à ordenação Bubble Sort (Ordenação da Bolha), ou seja, O(n2). Embora mais rápido que o Bubble Sort, e ser um algorítmo de ordenação quadrática, a ordenação Insertion Sort é bastante eficiente para problemas com pequenas entradas, sendo o mais eficiente entre os algoritmos desta ordem de classificação, porém, nunca recomendada para um grande conjunto de dados.

A forma mais comum para o entendimento da ordenação Insertion Sort é compará-la com a forma pela qual algumas pessoas organizam um baralho num jogo de cartas. Imagine que você está jogando cartas. Você está com as cartas na mão e elas estão ordenadas. Você recebe uma nova carta e deve colocá-la na posição correta da sua mão de cartas, de forma que as cartas obedeçam à ordenação.

A cada nova carta adicionada à sua mão de cartas, a nova carta pode ser menor que algumas das cartas que você já tem na mão ou maior, e assim, você começa a comparar a nova carta com todas as cartas na sua mão até encontrar sua posição correta. Você insere a nova carta na posição correta, e, novamente, a sua mão é composta de cartas totalmente ordenadas. Então, você recebe outra carta e repete o mesmo procedimento. Então outra carta, e outra, e assim por diante, até não receber mais cartas.

Esta é a ideia por trás da ordenação por inserção. Percorra as posições do vetor (array), começando com o índice 1 (um). Cada nova posição é como a nova carta que você recebeu, e você precisa inseri-la no lugar correto no sub-vetor ordenado à esquerda daquela posição.

Vamos ver a implementação na linguagem Java agora? Observe o seguinte código, no qual temos um vetor de inteiros com os elementos {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}:

package arquivodecodigos;
 
public class Estudos{
  // método que permite ordenar o vetor de inteiros
  // usando a ordenação Insertion Sort
  public static void insertionSort(int[] vetor){
    // percorre todos os elementos do vetor começando
    // pelo segundo elemento
    for(int i = 1; i < vetor.length; i++){
      int atual = vetor[i]; // o valor atual a ser inserido
      // começa a comparar com a célula à esquerda de i
      int j = i - 1;
      
      // enquanto vetor[j] estiver fora de ordem em relação
      // a atual
      while((j >= 0) && (vetor[j] > atual)){
        // movemos vetor[j] para a direita e decrementamos j
        vetor[j + 1] = vetor[j];
        j--;
      }
      
      // colocamos atual em seu devido lugar
      vetor[j + 1] = atual;
    }
  }  
    
  public static void main(String args[]){
    // vamos criar um vetor com 9 elementos
    int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11};
    
    // exibimos o vetor na ordem original
    System.out.println("Ordem original:\n");
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print(valores[i] + "  ");  
    }
    
    // vamos ordenar o vetor agora
    insertionSort(valores);
    
    // exibimos o vetor ordenado
    System.out.println("\n\nOrdenado:\n");
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print(valores[i] + "  ");  
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Sem ordenação:

4 6 2 8 1 9 3 0 11

Ordenada usando Insertion Sort:

0 1 2 3 4 6 8 9 11

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GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular raiz quadrada usando a função sqrt() do GNU Octave

Quantidade de visualizações: 4020 vezes
A raiz quadrada de um algarismo é dada por um número positivo n, que ao ser elevado ao quadrado (multiplicado por ele mesmo), se iguala a x. Na área da matemática, a raiz quadrada auxilia na resolução de vários problemas, entre eles as equações de segundo grau e o Teorema de Pitágoras.

Relembrando que a raiz quadrada é o inverso da potenciação com expoente dois, temos que:

\[\sqrt{9} = 3\]

então, pela potenciação:

\[3^2 = 9\]

Agora veremos como calcular a raiz quadrada usando a função sqrt() do GNU Octave. Se você ainda não o fez, abra o GNU Octave e digite a seguinte expressão na janela de comandos:

>> raiz = sqrt(9) [ENTER]
raiz = 3
>>

Agora veja como podemos usar a função sqrt() em um script do GNU Octave:

valor = input("Informe o valor desejado: ");
raiz = sqrt(valor);
fprintf("A raiz quadrada do valor informado é %d\n", 
  raiz);

Uma saída deste código poderia ser:

Informe o valor desejado: 25
A raiz quadrada do valor informado é 5
>>

É importante ter em mente que a função sqrt() do GNU Octave retorna um erro caso o valor do radicando for negativo. Veja:

Informe o valor desejado: -5
A raiz quadrada do valor informado é error: octave_base_value::int64_scalar_value
(): wrong type argument 'complex scalar'
>>


PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como concatenar strings em PHP usando o operador "."

Quantidade de visualizações: 47318 vezes
Todas as linguagens de programação oferecem o seu operador de concatenação, que nos permite juntar palavras, frases, textos e valores de variáveis.

Na maioria das linguagens o operador de concatenação é o sinal de adição "+". Porém, em PHP, a concatenação é feita usando-se o operador ".". Veja um exemplo abaixo de como usá-lo:

<?php
$nome = "Carlos";
$cidade = "São Paulo";

echo "Meu nome é " . $nome . " e eu moro em " 
  . $cidade . ".";
?>



AutoCAD VBA ::: Dicas & Truques ::: Comprimentos, distâncias e ângulos

Como calcular a distância entre dois pontos no AutoCAD usando AutoCAD VBA

Quantidade de visualizações: 102 vezes
Em várias situações nós precisamos calcular e retornar a distância entre dois pontos na área de desenho do AutoCAD. Esta tarefa pode ser facilmente realizada com o uso da linguagem AutoCAD VBA.

Neste exemplo nós usaremos a função ThisDrawing.Utility.GetPoint() para pedir para o usuário selecionar dois pontos na área de desenho e em seguida vamos mostrar a distância entre eles.

Veja o código AutoCAD VBA completo para o exemplo:

' Esta macro AutoCAD VBA demonstra como podemos
' calcular a distância entre dois pontos na área de
' desenho do AutoCAD
Sub DistanciaDoisPontos()
  ' vamos declarar os dois pontos geométricos
  Dim p As Variant
  Dim q As Variant
  ' para guardar as coordenadas temporárias
  Dim x As Double, y As Double, z As Double
  ' para guardar a distância
  Dim distancia As Double

  ' vamos pedir para o usuário informar os dois pontos
  p = ThisDrawing.Utility.GetPoint(, vbCrLf & _
    "Indique o primeiro ponto: ")
  q = ThisDrawing.Utility.GetPoint(p, vbCrLf & _
    "Indique o segundo ponto: ")

  ' agora calculamos a distância entre os dois pontos informados
  x = p(0) - q(0)
  y = p(1) - q(1)
  z = p(2) - q(2)
  distancia = Sqr((Sqr((x ^ 2) + (y ^ 2)) ^ 2) + (z ^ 2))
 
  ' e mostramos o resultado
  MsgBox "A distância entre os dois pontos é: " & distancia
End Sub

Ao executar este código AutoCAD VBA nós teremos o seguinte resultado:

A distância entre os dois pontos é: 64.6029


JavaScript ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

JavaScript para iniciantes - Como testar condições em JavaScript usando if e if..else

Quantidade de visualizações: 10018 vezes
As estruturas if (se) e if..else (se..senão) da linguagem JavaScript são muito usadas quando queremos testar condições em nossos códigos e, dependendo do resultado do teste, efetuar desvios na execução das instruções. Veja a sintáxe do if:

if(condição){
  // instrução ou conjunto de instruções
}

A condição é qualquer teste que resulte em um valor boolean (true ou false). Veja, por exemplo, como podemos verificar se um valor é maior que 10:

<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var valor = 15;

  // vamos testar se o valor é maior que 10
  if(valor > 10){
    document.write("O valor é maior que 10.");
  }  
</script>

</body>
</html>

Ao executarmos este código, o texto "O valor é maior que 10." será exibido na tela. Porém, também gostaríamos de exibir uma mensagem caso o valor não for maior que 10. Para isso podemos usar a cláusula else. Veja:

<script type="text/javascript">
  var valor = 5;

  // vamos testar se o valor é maior que 10
  if(valor > 10){
    document.write("O valor é maior que 10.");
  }
  else{
    document.write("O valor NÃO é maior que 10.");
  }  
</script>

Ao executarmos o exemplo novamente, o texto "O valor NÃO é maior que 10." será exibido. Isso aconteceu porque, ao não satisfazer a condição do if, o fluxo de código caiu na cláusula else.

Há algumas situações nas quais precisamos testar muitas condições ao mesmo tempo. Assim, além do if e else podemos empregar também a cláusula else if (senão se). Veja um exemplo no qual expandimos o exemplo anterior para testar se o valor é maior, menor ou igual a 10:

<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var valor = 5;

  // vamos testar se o valor é maior, menor ou igual a 10
  if(valor > 10){
    document.write("O valor é maior que 10.");
  }
  else if(valor < 10){
    document.write("O valor é menor que 10.");
  }
  else{
    document.write("O valor é igual a 10.");
  }  
</script>

</body>
</html>

Esta dica foi escrita e testada no Internet Explorer 8 e Firefox 3.6.


C ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples

Estruturas de Dados em C - Como inserir antes de um determinado nó em uma lista encadeada simples usando C

Quantidade de visualizações: 1610 vezes
Em algumas situações nós precisamos inserir o novo nó antes de um determinado nó na lista encadeada simples. Veja, por exemplo, uma lista com o seguintes valores:

45 | 3 | 98 | 47

Suponha que queremos inserir o valor 50 antes do 98, então o novo conteúdo da lista será:

45 | 3 | 50 | 98 | 47

Observe que neste exemplo eu tratei o caso de inserir antes do primeiro nó, ou seja, antes do 45, mas não tratei a lista vazia. Há também a questão do laço infinito caso o usuário queira inserir antes de um nó não existente (não tratada). Veja o código completo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
// estrutura Nó
struct No{
  int valor;
  struct No *proximo;
};
// fim da estrutura Nó
 
// função que permite exibir os valores de
// todos os nós da lista
void exibir(struct No *n){
  if(n != NULL){
    do{
      printf("%d\n", n->valor);
      n = n->proximo;
    }while(n != NULL);
  }
  else
    printf("A lista esta vazia\n\n");
}
 
// função que permite inserir um novo nó
// antes de um determinado valor
struct No *inserir_antes_valor(struct No *n, int v, int v_antes){
  // reserva memória para o novo nó
  struct No *novo = (struct No*)malloc(sizeof(struct No));
  novo->valor = v;

  // guarda o nó antes do valor que procuramos
  struct No *anterior = NULL; 
  struct No *temp = n; // aponta para o início da lista
  // enquanto for diferente do valor que estamos procurando
  while(temp->valor != v_antes){
    anterior = temp; // anterior recebe temp
    // e temp recebe o seu próximo
    temp = temp->proximo;
  }
  
  // ATENÇÃO: não estamos tratando a condição
  // de lista vazia. Para isso veja minha dica
  // sobre como inserior no início da lista
  
  // devemos inserior no início da lista?
  if(anterior == NULL){
    // o próximo do novo nó é o início da lista
    novo->proximo = n;
    n = novo; // início da lista é o novo nó
  }
  else{
    // o proximo do anterior é o novo nó
    anterior->proximo = novo;
    // e o próximo do novo nó é temp
    novo->proximo = temp;
  }
  
  return n;
}

// função que permite inserir nós no
// final da lista.
// veja que a função recebe o valor a ser
// armazenado em cada nó e um ponteiro para o
// início da lista. A função retorna um
// ponteiro para o início da lista
struct No *inserir_final(struct No *n, int v){
  // reserva memória para o novo nó
  struct No *novo = (struct No*)malloc(sizeof(struct No));
  novo->valor = v;
 
  // verifica se a lista está vazia
  if(n == NULL){
    // é o primeiro nó...não deve apontar para
    // lugar nenhum
    novo->proximo = NULL;
    return novo; // vamos retornar o novo nó como sendo o início da lista
  }
  else{ // não está vazia....vamos inserir o nó no final
    // o primeiro passo é chegarmos ao final da lista
    struct No *temp = n; // vamos obter uma referência ao primeiro nó
    // vamos varrer a lista até chegarmos ao último nó
    while(temp->proximo != NULL){
      temp = temp->proximo;
    }
    // na saída do laço temp aponta para o último nó da lista
   
    // novo será o último nó da lista...o campo próximo dele deve
    // apontar para NULL
    novo->proximo = NULL;
    // vamos fazer o último nó apontar para o nó recém-criado
    temp->proximo = novo;
    return n; // vamos retornar o início da lista intacto
  }
}
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara a lista
  struct No *inicio = NULL;
 
  // vamos inserir quatro valores no final
  // da lista
  inicio = inserir_final(inicio, 45);
  inicio = inserir_final(inicio, 3);
  inicio = inserir_final(inicio, 98);
  inicio = inserir_final(inicio, 47);
 
  // vamos exibir a lista
  puts("Valores atuais:\n");
  exibir(inicio);
  
  // vamos inserir o valor 50 antes do 98
  inicio = inserir_antes_valor(inicio, 50, 98);
  
  // vamos exibir a lista novamente
  puts("\nValores agora:\n");
  exibir(inicio);
  
  puts("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

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