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Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: C# ::: Windows Forms ::: ListView

Como permitir ou evitar a seleção múltipla de itens (ou linhas) de uma ListView

Quantidade de visualizações: 8041 vezes
Em algumas situações nós queremos controlar se o usuário poderá ou não selecionar múltiplos itens (ou linhas) em nossos controles ListView. Isso pode ser feito por meio da propriedade MultiSelect. Esta propriedade aceita os valores true ou false. Se o valor for true o usuário poderá selecionar mais de um item de uma vez. Se o valor for false apenas um item poderá ser selecionado. O valor padrão é true.

Veja como o valor desta propriedade pode ser manipulado em tempo de execução:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos definir o modo de exibição da ListView
  listView1.View = View.Details;

  // vamos permitir a seleção de linha
  listView1.FullRowSelect = true;

  // vamos adicionar três colunas
  listView1.Columns.Add("Código");  
  listView1.Columns.Add("Produto");
  listView1.Columns.Add("Valor");

  // vamos adicionar uma linha de dados
  listView1.Items.Add("56"); // primeira coluna
  listView1.Items[0].SubItems.Add("Arroz Tipo 3"); // segunda coluna
  listView1.Items[0].SubItems.Add("4,30"); // terceira coluna

  // vamos adicionar mais uma linha de dados
  listView1.Items.Add("105"); // primeira coluna
  listView1.Items[1].SubItems.Add("Feijão Carioca"); // segunda coluna
  listView1.Items[1].SubItems.Add("5,40"); // terceira coluna

  // vamos adicionar mais uma linha de dados
  listView1.Items.Add("16"); // primeira coluna
  listView1.Items[2].SubItems.Add("Açucar Super Doce"); // segunda coluna
  listView1.Items[2].SubItems.Add("2,86"); // terceira coluna
}

private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos evitar a seleção múltipla de itens
  listView1.MultiSelect = false;
}

Quando o valor da propriedade MultiSelect da ListView está definido como true, múltiplos itens podem ser selecionados mantendo-se a tecla Ctrl pressionado e clicando nos itens que se deseja selecionar. Podemos ainda selecionar um faixa de itens clicando no primeiro item, mantendo a tecla Shift pressionada e clicando no último item.

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Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como passar uma ArrayList para um método Java - Como escrever um método Java que recebe uma ArrayList

Quantidade de visualizações: 11854 vezes
Em algumas situações precisamos passar um objeto da classe ArrayList para um método Java. Esta dica mostra como isso pode ser feito:

package estudos_java;

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar um ArrayList, adicionar alguns elementos
    // e passá-lo para um método
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<>();
    nomes.add("Osmar J. Silva");    
    nomes.add("Fernanda de Castro");
    nomes.add("José de Oliveira");

    // vamos passar o ArrayList para o método
    imprimir(nomes);

    System.exit(0);
  }

  // um método que recebe um ArrayList e exibe o
  // o valor de seus elementos
  public static void imprimir(ArrayList<String> lista){
    for(int i = 0; i < lista.size(); i++){
      System.out.println(lista.get(i));
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Osmar J. Silva
Fernanda de Castro
José de Oliveira


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade)

JavaScript Avançado - Como remover todas as ocorrências de uma substring em uma string usando uma função recursiva

Quantidade de visualizações: 9664 vezes
Esta dica contém um ótimo exercício de recursão. Trata-se de uma função JavaScript recursiva para remover todas as ocorrências de uma substring em uma string. Analise o código cuidadosamente e você conseguirá desenvolver várias funções de recursividade a partir dele.

Veja o código JavaScript completo:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // função recursiva que remove todas as ocorrências
  // de uma substring em uma string
  function remover(string, substring){
    // primeiro obtemos o índice da substring
    // dentro da string
    var indice = string.indexOf(substring);
    var resultado = "";
  
    // interromper a recursividade? 
    if(indice == -1){
      return string;
    }
    else{
      resultado += string.substring(0, indice) + 
        remover(string.substring(indice + substring.length),
        substring);
    }    

    return resultado;
  }

  // hora de testar a função recursiva
  var frase = "Ontem comprei duas camisas e uma calça";
  document.writeln("Original: " + frase);
  frase = remover(frase, "duas");
  document.writeln("<br>Nova frase: " + frase);  
</script>
 
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Original: Ontem comprei duas camisas e uma calça
Nova frase: Ontem comprei camisas e uma calça


Dart ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Estruturas de Controle

Como usar if...else em Dart - Como usar a estrutura condicional if... else if... else da linguagem Dart

Quantidade de visualizações: 2747 vezes
Na maioria das linguagens de programação, a estrutura condicional if... else if... else é usada para testar condições e, baseado no resultado dos testes, desviar o fluxo de execução do algorítmo.

Veja um exemplo no qual pedimos para o usuário digitar um valor inteiro e efetuamos um teste para saber se o valor é maior que 10:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import 'dart:io';

void main() {
  // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro
  stdout.write("Digite um número inteiro: ");
  // vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e
  // e guardar na variavel valor
  int valor = int.parse(stdin.readLineSync());

  // vamos verificar se o valor lido é maior que 10
  if (valor > 10) {
    print("O valor é maior que 10.");
  } else {
    // não é maior que 10
    print("O valor não é maior que 10.");
  }
}

Este código produz as seguintes saídas:

c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart
Digite um número inteiro: 4
O valor não é maior que 10.

c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart
Digite um número inteiro: 10
O valor não é maior que 10.

c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart
Digite um número inteiro: 15
O valor é maior que 10.

Note que testamos apenas um condição e já desviamos para o else caso ela não seja satisfeita. A linguagem Dart nos permite usar if...else aninhados. Veja:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import 'dart:io';

void main() {
  // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro
  stdout.write("Digite um número inteiro: ");
  // vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e
  // e guardar na variavel valor
  int valor = int.parse(stdin.readLineSync());

  // vamos verificar se o valor lido é maior que 10
  if (valor > 10) {
    print("O valor é maior que 10.");
  } else if (valor == 10) {
    // é igual a 10
    print("O valor é igual a 10.");
  } else {
    // é menor que 10
    print("O valor é menor que 10.");
  }
}

Execute este código, digite um valor inteiro e observe seu comportamento.


Java ::: Coleções (Collections) ::: Stack

Java Collections - Como adicionar novos elementos a uma Stack Java

Quantidade de visualizações: 8872 vezes
Elementos são adicionados a uma pilha (um objeto da classe Stack) por meio do método push(). Veja sua assinatura:

public E push(E item)
Veja que este método nos permite adicionar o elemento E no topo da pilha e ao mesmo tempo obter uma referência ao elemento adicionado. É claro que raramente esta referência é útil, mas é bom saber exatamente a operação fornecida pelo método.

Veja um trecho de código no qual adicionamos três elementos à pilha:

package arquivodecodigos;

import java.util.*;
 
public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria uma Stack de String
    Stack<String> pilha = new Stack<>();
    System.out.println("Tamanho da pilha antes: " +
      pilha.size());
    
    // adiciona três elementos na pilha
    pilha.push("Cuiabá");
    pilha.push("Goiânia");
    pilha.push("Belo Horizonte");
    
    System.out.println("Tamanho da pilha agora: " +
      pilha.size());
  } 
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Tamanho da pilha antes: 0
Tamanho da pilha agora: 3


C ::: C para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando C - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando C

Quantidade de visualizações: 3657 vezes
Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0).

Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2:

\[\vec{v} = \left(7, 6\right)\]

Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D:



Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9.

Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6).

Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras:

\[a^2 = b^2 + c^2\]

Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira:

\[a = \sqrt{b^2 + c^2}\]

Passando para os valores x e y que já temos:

\[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final:

\[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

E aqui está o código C que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
  
int main(int argc, char *argv[]){
  float x, y, norma;
  // vamos ler os valores x e y
  printf("Informe o valor de x: ");
  scanf("%f", &x);
  printf("Informe o valor de y: ");
  scanf("%f", &y);
  
  // vamos calcular a norma do vetor
  norma = sqrt(pow(x, 2) + pow(y, 2));
    
  // mostra o resultado
  printf("A norma do vetor é: %f", norma);
 
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: 7
Informe o valor de y: 6
A norma do vetor é: 9.219544457292887

Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

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