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Como usar a Equação de Torricelli para calcular a velocidade da queda livre dada a altura (e a aceleração da gravidade) usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 2550 vezes |
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A Equação de Torricelli pode ser usada quando temos a altura na qual um corpo (objeto) foi abandonado e gostaríamos de calcular sua velocidade de queda livre em m/s ou km/h imediatamente antes de tal corpo tocar o chão. Para isso usaremos a seguinte fórmula: \[ v^2 = \text{2} \cdot \text{g} \cdot \text{H} \] Onde: g ? aceleração da gravidade (m/s2) H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado. Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Uma bola de basquete é abandonada a uma altura de 5 metros em relação ao chão. Se essa bola estiver movendo-se em queda livre, qual será a velocidade da bola, em km/h, imediatamente antes de tocar o chão? Note que o exercício pede a velocidade em km/h, e não m/s. Assim, veja o código C completo para o cálculo: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
int main(int argc, char *argv[]){
// gravidade terrestre em m/s2
float gravidade = 9.80665;
// altura da queda (em metros)
int altura = 5; // em metros
// velocidade da queda em metros por segundo
float velocidade_m_s = sqrt(2 * gravidade * altura);
// velocidade da queda em km/h
float velocidade_km_h = velocidade_m_s * 3.6;
// mostramos o resultado
printf("A velocidade da queda livre em m/s é: %fm/s",
velocidade_m_s);
printf("\nA velocidade da queda livre em km/h é: %fkm/h",
velocidade_km_h);
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A velocidade da queda livre em m/s é: 9.902853m/s A velocidade da queda livre em km/h é: 35.650272km/h Note que definimos, no código, a aceleração da gravidade terreste como 9.80665m/s2. |
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