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Escreva um programa em C que usa um ponteiro para calcular e retornar o tamanho de uma string. Seu código deverá pedir para o usuário informar uma palavra, frase ou texto - Lista de Exercícios Resolvidos de C

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa em C que usa um ponteiro para calcular e retornar o tamanho de uma string. Seu código deverá pedir para o usuário informar uma palavra, frase ou texto e, em seguida, usar uma variável do tipo ponteiro para char para percorrer todo o texto informado e incrementar um contador.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe uma palavra ou frase: Arquivo
A palavra ou frase possui 7 caracteres.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C console:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>   
   
int main(int argc, char *argv[]){
  char palavra[100]; // palavra ou frase com até 100 caracteres
  // um ponteiro do tipo char que aponta para o primeiro
  // caractere da palavra ou frase lida
  char *ponteiro = palavra;
  // contador de caracteres
  int contador = 0;
  
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
	
  // vamos ler a palavra ou frase
  printf("Informe uma palavra ou frase: ");
  gets(palavra);	

  // agora varremos a string, começando no primeiro
  // caractere e indo até o final (caractere nulo)
  while(*ponteiro != '\0'){
    contador++; // incrementamos o contador
    ponteiro++; // e avançamos o ponteiro 
  }	

  // finalmente mostramos o resultado
  printf("A palavra ou frase possui %d caracteres.", contador);
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}


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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de C - Escreva um programa C para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no array

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Pergunta/Tarefa:

Dado o seguinte vetor de inteiros:

// vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros
int valores[] = {0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9};
Escreva um programa C para mover todos os zeros para o final do vetor, ou seja, para a direita, sem alterar a ordem dos elementos diferentes de zero já presentes no array e sem criar um vetor adicional ou temporário.

Sua saída deverá ser parecida com:

Vetor na ordem original:

0   3   0   5   7   4   0   9   

Vetor com os zeros deslocados para o final:

3   5   7   4   9   0   0   0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>
  
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros
  int valores[] = {0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9};
  int i; // para o controle do laço
  int j; // variável auxiliar
  int temp; // variável temporária
  
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
		
  // vamos mostrar o vetor na ordem original
  printf("Vetor na ordem original:\n");
  for(i = 0; i < 8; i++){
    printf("%d   ", valores[i]);
  }
    
  // vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para
  // o primeiro elemento do vetor
  j = 0;
    
  // agora o laço for percorre todos os elementos do vetor,
  // incrementanto a variável i e deixando o j em 0
  for(i = 0; i < 8; i++){
    // encontramos um valor que não é 0
    if(valores[i] != 0){
      // fazemos a troca entre os elementos nos índices
      // i e j
      temp = valores[i];
      valores[i] = valores[j];
      valores[j] = temp;
      // e avançamos o j para o elemento seguinte
      j++;
    }
  }
    
  // agora mostramos o resultado
  printf("\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n");
  for(i = 0; i < 8; i++){
    printf("%d   ", valores[i]);
  }
    
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}

Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes.


C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como usar a Equação de Torricelli para calcular a velocidade da queda livre dada a altura (e a aceleração da gravidade) usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 2214 vezes
A Equação de Torricelli pode ser usada quando temos a altura na qual um corpo (objeto) foi abandonado e gostaríamos de calcular sua velocidade de queda livre em m/s ou km/h imediatamente antes de tal corpo tocar o chão.

Para isso usaremos a seguinte fórmula:

\[ v^2 = \text{2} \cdot \text{g} \cdot \text{H} \]

Onde:

g ? aceleração da gravidade (m/s2)

H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado.

Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado:

1) Uma bola de basquete é abandonada a uma altura de 5 metros em relação ao chão. Se essa bola estiver movendo-se em queda livre, qual será a velocidade da bola, em km/h, imediatamente antes de tocar o chão?

Note que o exercício pede a velocidade em km/h, e não m/s. Assim, veja o código C completo para o cálculo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h> 
     
int main(int argc, char *argv[]){
  // gravidade terrestre em m/s2
  float gravidade = 9.80665;
  // altura da queda (em metros)
  int altura = 5; // em metros
  // velocidade da queda em metros por segundo
  float velocidade_m_s = sqrt(2 * gravidade * altura);
  // velocidade da queda em km/h
  float velocidade_km_h = velocidade_m_s * 3.6;
  
  // mostramos o resultado
  printf("A velocidade da queda livre em m/s é: %fm/s",
    velocidade_m_s);
  printf("\nA velocidade da queda livre em km/h é: %fkm/h",
    velocidade_km_h);
	  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A velocidade da queda livre em m/s é: 9.902853m/s
A velocidade da queda livre em km/h é: 35.650272km/h

Note que definimos, no código, a aceleração da gravidade terreste como 9.80665m/s2.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Exercício Resolvido de C - Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em C

Quantidade de visualizações: 1423 vezes
Pergunta/Tarefa:

O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano.

No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano.

Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir:



Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo.

Escreva um programa C que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor x da coordenada: 12
Informe o valor y da coordenada: -7
A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-)
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int x, y;
  
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
 
  // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas
  printf("Informe o valor x da coordenada: ");
  scanf("%d", &x);
  printf("Informe o valor y da coordenada: ");
  scanf("%d", &y);
  
  // a coordenada está no primeiro quadrante? 
  if (x > 0 && y > 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Primeiro Quadrante (+,+)", x, y);
  }
  // a coordenada está no segundo quadrante?
  else if (x < 0 && y > 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Segundo Quadrante (-,+)", x, y);
  }
  // a coordenada está no terceiro quadrante?
  else if (x < 0 && y < 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Terceiro Quadrante (-,-)", x, y);
  }
  // a coordenada está no quarto quadrante?
  else if (x > 0 && y < 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Quarto Quadrante (+,-)", x, y);
  }
  // a coordenada está na origem
  else{
    printf("A coordenada (%d,%d) está na origem", x, y);
  }
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



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