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Como converter uma string em um valor inteiro em Ruby usando a função to_i da classe String

Quantidade de visualizações: 11023 vezes
Em algumas situações precisamos transformar um valor contido em uma string em um valor numérico do tipo inteiro. Em Ruby podemos fazer isso usando o método to_i da classe String.

Veja:

# um número inteiro declarado como string
valor = "34"

# vamos somar este número a um outro
......


Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

64

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Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como obter um datetime da data e hora atual usando o método today() da classe datetime da linguagem Python

Quantidade de visualizações: 10239 vezes
Neste exemplo mostrarei como podemos usar o método today() da classe datetime do Python para retornar a data e hora local.

Veja o código completo:

from datetime import datetime

def main():
  # Obtém um datetime da data e hora atual
  hoje = datetime.today()
 
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Hoje é: 2018-03-03 15:54:01.477809


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um diretório em PHP usando a função rename()

Quantidade de visualizações: 11263 vezes
Diretórios podem ser renomeados usando a função rename() da linguagem PHP. Esta função recebe o nome atual do diretório e o novo nome e retorna um valor boolean (true ou false) informando o sucesso ou não da operação. Antes de usar esta função verifique se você possui as permissões adequadas para renomear o diretório.

Veja um trecho de código no qual renomeamos um diretório no diretório public_html:

<?php
  // renomeia o diretório "recentes" para "atuais"
  $diretorio_antigo = "/site/public_html/recentes";
  $diretorio_novo = "/site/public_html/atuais";
  
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Diretório renomeado com sucesso.

Seja cuidadoso. Se você não tiver as permissões adequadas para renomear um diretório, a seguinte mensagem de erro será exibida:

Warning: rename(imagens,imagens_novas)
[function.rename]: Permission denied in
/site/public_html/testes.php on line 9
Não foi possível renomear o diretório.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como trabalhar com strings em Delphi - Como usar strings na linguagem Delphi

Quantidade de visualizações: 27786 vezes
Strings estão presentes em praticamente todos os programas que desenvolvemos, não importa a linguagem de programação usada. Sempre que queremos trabalhar com nomes de pessoas, nomes de cidades, palavras, frases e textos, as strings estão lá para nos auxiliar. Assim, para as linguagens de programação, as strings são apenas matrizes de caracteres (letras ou símbolos).

Em Delphi podemos declarar e inicializar strings da seguinte forma:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string; // declara uma variável do tipo string
begin
......


Quando declaramos uma string em Delphi usando a palavra-chave string, o compilador automaticamente assume o tipo UnicodeString, com uma capacidade de 2^30 caracteres (mais ou menos 1.073.741.824 caracteres) com uma capacidade variando de 4 bytes até 2GB.

Além do tipo string, o Delphi suporta outros tipos que possibilitam também o trabalho com strings e caracteres. Entre eles podemos citar ShortString, AnsiString, WideString entre outros. Quando puder dê mais uma revisada nas minha dicas sobre strings e caracteres para aprender mais.

É possível também usar o tipo string para criar strings com tamanhos pré-definidos. Veja:

var
  nome: string[5]; // declara uma variável do tipo string
......


Aqui temos uma string que não suportará mais que cinco caracteres. Importante notar que, internamente, teremos agora uma string do tipo ShortString e não mais UnicodeString como anteriormente. Se tentarmos atribuir mais que cinco caracteres nesta variável, o restante será truncado:

nome := 'Osmar J. Silva'; // inicializa a variável
......


Para finalizar, veja como podemos solicitar ao usuário que informe seu nome e exibí-lo usando a função ShowMessage():

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string; // declara uma variável do tipo string
begin
  // vamos solicitar ao usuário que informe seu nome
......


Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Firebird ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados

Como usar o tipo de dados BLOB do Firebird para a gravação de imagens, vídeos e arquivos de música

Quantidade de visualizações: 17902 vezes
Um BLOB é um tipo de dados que permite armazenar grandes informações no formato binário (Binary Large OBject). Campos deste tipo podem conter dados binários ou ASCII, por exemplo, grandes arquivos de texto, documentos para o processamento de dados, arquivos de programas CAD, imagens e gráficos, vídeos, arquivos de música, etc.

O tamanho de um BLOB é quase ilimitado, uma vez que eles podem ser armazenados utilizando-se várias páginas. Isso assume, contudo, que um tamanho de página suficiente tenha sido fornecido para a base de dados. Por exemplo, usando uma página de 1kb, o tamanho do BLOB não pode exceder 0,5Gb. Se usarmos um tamanho de página de 4Kb, o tamanho do BLOB está limitado a 8Gb.

O Firebird suporta dois tipos pré-definidos de BLOB, diferenciados pelo atributo sub-type (palavra-chave SQL SUB_TYPE):

a) BLOB SUB_TYPE 0 - Este é o tipo BLOB genérico para o armazenamento de qualquer tipo de dados, incluindo texto. Geralmente chamado de "BLOB binário sem registro de tipo".

b) BLOB SUB_TYPE 1 (BLOB SUB_TYPE TEXT) - Sub-tipo mais especializado para o armazenamento de texto puro. É equivalente aos tipos CLOB e MEMO implementados em alguns bancos de dados (DBMS). É recomendado para uso com interfaces de aplicações tais como componentes RAD ou motores de pesquisa que fornecem um tratamento especial para tais tipos.

Veja um comando DDL CREATE TABLE que cria uma tabela contendo um campo do tipo BLOB (usando o sub-tipo text):

CREATE TABLE COMPROMISSOS (
  ID         INTEGER NOT NULL,
  DESCRICAO  BLOB SUB_TYPE 1 SEGMENT SIZE 4096 NOT NULL,
......


Aqui nós temos uma tabela com três campos: ID é do tipo INTEGER, DESCRICAO é do tipo BLOB com o sub-tipo 1 e DATA_HORA é do tipo TIMESTAMP. Veja agora um comando DML INSERT INTO que insere um registro nesta tabela:

INSERT INTO COMPROMISSOS VALUES(10, 'REUNIÃO COM CLIENTE - SÃO PAULO',
......


Note que os valores para campos do tipo BLOB devem ser fornecidos entre aspas simples. Agora, veja um comando SQL DML SELECT que lista o registro inserido anteriormente:

SELECT * FROM COMPROMISSOS;
......


Este comando vai gerar o seguinte resultado:

ID  DESCRICAO	                     DATA_HORA
10  REUNIÃO COM CLIENTE - SÃO PAULO  2/12/2010 12:30:00



Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o tamanho de uma string em Java usando o método length() da classe String

Quantidade de visualizações: 22842 vezes
O método length() da classe String do Java é muito útil quando queremos o tamanho, ou seja, o comprimento de uma string. Uma string é um conjunto de caracteres que compôem uma palavra, frase ou texto em Java.

Este método é chamado diretamente na instância da classe String e retorna um int contendo o tamanho da string. Veja um exemplo de seu uso:

package arquivodecodigos;
 
// Este exemplo mostra como obter o tamanho de uma string
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Java é muito interessante";
    
    // vamos obter o tamanho da string
......


Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Esta string contem 25 caracteres.


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Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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