Você está aqui: Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Um programa que lê duas notas, calcula a média aritmética e exibe uma mensagem de reprovado, exame ou aprovado - Desafio de Programação Resolvido em RubyQuantidade de visualizações: 863 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Ruby que leia duas notas (como float), calcule e mostre a média aritmética e uma mensagem de acordo com as seguintes regras: 1) Se a média for inferior a 4,0 escreva "Reprovado"; 2) Se a média for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0 escreva "Exame"; 3) Se a média for igual ou superior a 7,0 escreva "Aprovado". Sua saída deverá ser parecida com: Informe a primeira nota: 8 Informe a segunda nota: 7.4 A média obtida foi: 7.7 Aprovado Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos solicitar as duas notas do aluno print "Informe a primeira nota: " n1 = Float(gets) print "Informe a segunda nota: " n2 = Float(gets) # vamos calcular a média aritmética media = (n1 + n2) / 2 print("A média obtida foi: " + media.to_s) # vamos verificar se o aluno foi reprovado, está de exame ou aprovado if(media < 4.0) # reprovado print("\nReprovado") elsif((media >= 4.0) && (media < 7.0)) # exame print("\nExame") else print("\nAprovado") end |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Android Java ::: androidx.appcompat.app ::: AppCompatActivity |
Como usar o método startActivity() da classe Activity ou AppCompatActivity do Android para mudar de telasQuantidade de visualizações: 1545 vezes |
Por mais simples que nossas aplicações Android sejam, elas serão compostas de duas ou mais telas, ou seja, duas ou mais Activity ou AppCompatActivity. Nesta dica mostrarei como usar o método startActivity() dessas duas classes para levar o usuário da primeira tela para a segunda. Lembre-se de que AppCompatActivity herda de Activity e, nos dias atuais, é a classe preferida para representar as telas individuais das aplicações Android. Comece criando um novo projeto no Android Studio. Escolha Empty Activity e dê o nome "App Duas Telas" ao projeto. Observe que o Android Studio já criou uma Activity ou AppCompatActivity com o nome MainActivity.java. Vamos nos certificar de que esta Activity é de fato a tela principal da aplicação. Abra o arquivo AndroidManifest.xml e veja se seu elemento <activity> se parece com o que temos abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <activity android:name=".MainActivity"> <intent-filter> <action android:name="android.intent.action.MAIN" /> <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" /> </intent-filter> </activity> Se tudo estiver Ok, vamos agora criar a segunda tela. Clique com o botão direito em cima do pacote "com.example.appduastelas" e escolha New -> Activity -> Empty Activity. Dê o nome "SegundaTela", desmarque a opção Launcher Activity e clique o botão Finish. Se você observar o arquivo AndroidManifest.xml novamente, você verá que a segunda tela já foi adicionada lá. Agora vamos examinar o arquivo XML de layout para a primeira tela (layout\activity_main.xml): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="match_parent" android:padding="16dp" android:orientation="vertical" tools:context="com.example.appduastelas.MainActivity"> <Button android:id="@+id/abrir_tela" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:layout_marginTop="20dp" android:onClick="abrirSegundaTela" android:text="@string/abrir_tela" /> </LinearLayout> Note que temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <Button>. No botão nós declaramos o método abrirSegundaTela para seu atributo onClick. Não esqueça de atualizar o arquivo strings.xml para refletir o texto do botão "@string/abrir_tela". Pronto. Agora vamos ver o arquivo XML de layout para a segunda tela (layout\activity_segunda_tela.xml): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="match_parent" android:padding="16dp" android:orientation="vertical" tools:context="com.example.appduastelas.SegundaTela"> <TextView android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:text="Sou a segunda tela."/> </LinearLayout> Nesse layout nós temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <TextView>, que serve apenas para exibir um texto qualquer na segunda tela. Para finalizar, só precisamos escrever o método abrirSegundaTela() na MainActivity.java. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package com.example.appduastelas; import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity; import android.content.Intent; import android.os.Bundle; import android.view.View; public class MainActivity extends AppCompatActivity { @Override protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.activity_main); } // método usado para abrir a segunda tela public void abrirSegundaTela(View view) { Intent intent = new Intent(this, SegundaTela.class); startActivity(intent); } } Veja que dentro do método abrirSegundaTela(), que recebe uma View com parâmetro, nós criamos um novo objeto da classe Intent e fornecemos o nome da segunda tela. Em seguida fazemos uma chamada ao método startActivity() passando o Intent recém-criado como argumento. Pronto! É só isso. Execute a aplicação, clique no botão e veja a segunda tela ser exibida. Pressione o botão Voltar e repita quantas vezes quiser. Agora é só criar mais telas e desenvolver vários e vários apps Android. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Como passar um objeto de uma classe para uma função PHPQuantidade de visualizações: 8311 vezes |
Em algumas situações precisamos fornecer um objeto de uma classe para um método de outra classe ou mesmo uma simples função PHP. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Note que, ao receber o objeto da classe no método ou função, todas as alterações feitas no objeto serão refletidas no objeto original, ou seja, objetos de classe são automaticamente passados por referência em PHP. Eis o código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?php // classe Cliente com duas variáveis privadas e seus // correspondentes métodos mutatórios e acessórios class Cliente{ private $nome; private $email; public function setNome($nome){ $this->nome = $nome; } public function getNome(){ return $this->nome; } public function setEmail($email){ $this->email = $email; } public function getEmail(){ return $this->email; } } // vamos criar um novo objeto da classe Cliente $c = new Cliente; $c->setNome("Osmar J. Silva"); $c->setEmail("osmar@arquivodecodigos.com.br"); // vamos agora passar este objeto para uma função PHP imprimirCliente($c); // e aqui está a função que recebe o objeto da classe Cliente // e exibe o valor de suas variáveis function imprimirCliente($cliente){ echo "Nome: " . $cliente->getNome() . "<br> E-Mail: " . $cliente->getEmail(); } ?> Ao executar este código teremos o seguinte resultado: Nome: Osmar J. Silva E-Mail: osmar@arquivodecodigos.com.br |
Java ::: Classes e Componentes ::: JList |
Java Swing para iniciantes - Como adicionar itens a uma JList em tempo de execuçãoQuantidade de visualizações: 22119 vezes |
Este exemplo mostra como inserir itens em uma JList do Java Swing em tempo de execução. O valor a ser inserido é informado em um JTextField. Veja que estamos usando a classe DefaultListModel e seu método addElement() para adicionar os novos itens. Veja a janela JFrame e os componentes usados para exemplificar esta funcionalidade: E agora veja o código Java Swing completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JList lista; JTextField campo; public Estudos() { super("A classe JList"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); // Cria um novo DefaultListModel DefaultListModel modelo = new DefaultListModel(); // Cria a JList lista = new JList(); // Atribui o DefaultListModel à JList lista.setModel(modelo); // Um botão que permite adicionar itens na JList JButton btn = new JButton("Adicionar na JList"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ String valor = campo.getText(); if(valor.length() != 0){ ((DefaultListModel)(lista.getModel())) .addElement(valor); campo.setText(""); campo.requestFocus(); } } } ); // Adiciona a lista à janela c.add(new JScrollPane(lista)); // Cria um JTextField e o adiciona à janela campo = new JTextField(10); c.add(campo); // Adiciona o botão à janela c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
PHP ::: Boletos Bancários, Arquivos de Remessa e Retornos do Banco ::: Caixa Econômica Federal - Banco 104 |
Boleto Bancário PHP - Como calcular o Dígito Verificador do Nosso Número (Módulo 11) - Boleto Caixa EconômicaQuantidade de visualizações: 2556 vezes |
Nesta dica mostrarei, passo-a-passo, como calcular o Dígito Verificador do Nosso Número para o boleto e arquivos de remessa da Caixa Econômica Federal (Banco 104). O Nosso Número é o número de identificação do título no Banco. Este número deve ser único nos seus sistemas, pois, sua combinação com o código do cedente o torno único também no sistema bancário. Além disso, é o Nosso Número que permite ao Banco e a empresa identificar os dados da cobrança que deram origem ao bloqueto. Na Especificação do Código de Barras para Bloquetos de Cobrança Sem Registro e Registrada no SIGCB (67.119 v005 micro), o Nosso Número é composto de 17 posições, sendo as 02 posições iniciais para identificar a Carteira e as 15 posições restantes são para livre utilização pelo Cedente. Seu formato é XYNNNNNNNNNNNNNNN-D, onde: a) X = Modalidade/Carteira de Cobrança (1-Registrada/2-Sem Registro); b) Y = Emissão do bloqueto (4-Cedente); c) NNNNNNNNNNNNNNN = Nosso Número (15 posições livres do Cedente); d) D = Dígito Verificador do Nosso Número calculado através do Modulo 11, conforme código que mostrarei a seguir. Nos boletos e arquivos de remessa da Caixa, o Dígito Verificador do Nosso Número admite 0 (zero), diferentemente do DV Geral do Código de Barras (que também mostro como calcular em dicas dessa seção). O cálculo que mostrarei a seguir é baseado no Módulo 11 e está de acordo com as instruções do Manual de Leiaute de Arquivo Eletrônico Padrão CNAB 240 - Cobrança Bancária Caixa - SIGCB - Versão 67.118 v024 micro e Especificação do Código de Barras para Bloquetos de Cobrança Sem Registro e Registrada no SIGCB (67.119 v005 micro). Tenha certeza de verificar sua versão do manual antes de usar o código apresentado. Dito isso, veja o código PHP completo para uma função que recebe o Nosso Número e retorna seu dígito verificador: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?php // função que recebe o nosso número // e retorna o seu dígito verificador function dvNossoNumero($nossoNumero){ // o nosso número possui mais que 17 dígitos? if(strlen($nossoNumero) > 17){ die("O Nosso Número não pode ter mais que 17 dígitos."); } // agora vamos definir os índices de multiplicação $indices = "29876543298765432"; // e aqui a soma da multiplicação coluna por coluna $soma = 0; // fazemos a multiplicação coluna por coluna agora for($i = 0; $i < strlen($nossoNumero); $i++){ $soma = $soma + ((int)($nossoNumero[$i])) * ((int)($indices[$i])); } // obtemos o resto da divisão da soma por onze $resto = $soma % 11; // subtraímos onze pelo resto da divisão $digito = 11 - $resto; // atenção: Se o resultado da subtração for // maior que 9 (nove), o dígito será 0 (zero) if($digito > 9){ $digito = 0; } return $digito; } // vamos calcular o Dígito Verificador do // Nosso Número $carteira = "1"; // $emissao = "4"; // cedente $nossoNumero = "19"; // preenche com zeros até completar 15 posições $nossoNumero = sprintf("%015d", $nossoNumero); $nossoNumeroCompleto = $carteira . $emissao . $nossoNumero; $digito = dvNossoNumero($nossoNumeroCompleto); echo "O dígito verificador para o nosso número " . $nossoNumeroCompleto . " é: " . $digito; ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O dígito verificador para o nosso número 14000000000028288 é: 5 |
Android Java ::: Gerenciadores de Layout ::: LinearLayout |
Como usar o gerenciador de layout LinearLayout em suas aplicações AndroidQuantidade de visualizações: 7754 vezes |
O gerenciador de layout LinearLayout (no pacote android.widget) do Android SDK nos permite exibir seus componentes filhos em uma única coluna ou linha. Esta classe está disponível desde a API Level 1. Veja sua posição na hierarquia de classes do Android:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- java.lang.Object android.view.View android.view.ViewGroup android.widget.LinearLayout As classes diretas mais conhecidas são: NumberPicker, RadioGroup, SearchView, TabWidget, TableLayout, TableRow e ZoomControls. Veja um exemplo de como podemos usar o gerenciador LinearLayout em um arquivo de layout em XML: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" android:orientation="vertical" android:layout_width="fill_parent" android:layout_height="fill_parent"> </LinearLayout> Veja agora como este mesmo gerenciador pode ser criado em tempo de execução a partir do método onCreate() de uma activity: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivo.estudos; import android.app.Activity; import android.os.Bundle; import android.view.ViewGroup.LayoutParams; import android.widget.LinearLayout; public class EstudosActivity extends Activity { /** Called when the activity is first created. */ @Override public void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); // vamos criar o gerenciador de layout LinearLayout layout = new LinearLayout(this); layout.setOrientation(LinearLayout.VERTICAL); layout.setLayoutParams(new LinearLayout.LayoutParams( LayoutParams.FILL_PARENT, LayoutParams.FILL_PARENT)); // vamos atribuir este layout à janela setContentView(layout); } } Em ambos os exemplos, os componentes filhos serão dispostos em uma única coluna, ou seja, serão empilhados na vertical, uma vez que o valor da orientação do layout é vertical. Note que a orientação do layout LinearLayout é definida em um arquivo XML usando o atributo android:orientation. Via código, a orientação é definida por meio de uma chamada ao método setOrientation(). A orientação padrão de um LinearLayout é horizontal (os componentes são dispostos em uma linha horizontal e a quebra de linha só ocorrerá quando forçada por questões de espaço). |
Veja mais Dicas e truques de Android Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |